Petrolina registra 322 casos de covid e mais oito mortes; ocupação dos leitos segue alta

(Foto: Ascom PMP)

322 casos. Esse foi o total de novos infectados pela covid-19 registrados em Petrolina na quarta-feira (24). Também foram confirmados mais oito óbitos e o município soma 19.117 positivados, 17.187 recuperados e 255 mortes em decorrência da doença.

Novos casos

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, dos novos casos, 133 são de pessoas do sexo masculino e 189 do feminino. Os pacientes têm entre cinco meses e 87 anos. As mortes contabilizadas ontem são de quatro homens e quatro mulheres.

Elas tinham 59, 76, 77 e 80 anos e não possuíam comorbidades. Todas morreram na terça-feira (23). Já os homens tinham 43, 64, 66 e 80 anos. Eles vieram a óbito entre 23 e 24 de março.

Ocupação dos leitos

Petrolina ganhou mais dois leitos de UTI, dessa vez na UPAE do Governo de Pernambuco. Agora são 82 vagas, mas 79 estão ocupadas: 62 pessoas são de Petrolina e 17 da região. A taxa de ocupação é de 96,3%.

LEIA MAIS

Areia Branca, Santa Luzia e José e Maria são sanitizados pela Prefeitura

Dando continuidade as ações de prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Petrolina está realizando o serviço de sanitização das ruas e espaços públicos. O primeiro local a receber a ação foi o Centro da cidade. Ontem foi a vez da Areia Branca, Santa Luzia e José e Maria. Nesta quinta-feira (25), a equipe estará na Cohab Massangano, Cohab VI e São Gonçalo e na sexta-feira (26), a sanitização chegará na Avenida Sete de Setembro e na Avenida do Tropeiros.

A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, conta com o apoio dos agentes de limpeza das Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade, de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, da Autarquia Municipal de Mobilidade e empresários locais que doaram os equipamentos e os produtos sanitizantes. O uso do material, tem como objetivo diminuir o risco de transmissão do coronavírus.

“É um esforço em conjunto, feito pela @prefeiturapetrolina e a iniciativa privada, para que a gente continue combatendo a proliferação do coronavírus. Mantenha os cuidados para proteger a si mesmo e a quem você ama. Vamos vencer juntos!”, postou em suas redes sociais o prefeito Miguel Coelho.

“Não vamos interromper a aceleração da Covid sem passar por este período de quarentena”, afirma Paulo Câmara

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em pronunciamento nesta quarta-feira (24), comentou sobre a primeira morte da Covid-19 em Pernambuco, em 25 de março de 2020. Ele também demonstrou preocupação com os dados da doença no Estado -de março do ano passado até esta quarta, já foram registrados 11.807 óbitos provocados pela doença no Estado.

“Temos, nesse momento, 1.325 pessoas internadas em leitos de UTI por causa da Covid-19. É um quadro grave, de emergência sanitária, que precisa ser enfrentado com todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para que mais vidas não sejam perdidas”, afirmou.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inicia vacinação contra covid-19 para idosos da zona rural

A Prefeitura de Petrolina iniciou mais uma etapa de imunização contra o novo coronavírus para os idosos que residem na zona rural do município. A ação começou nesta quarta-feira (24), através das equipes volantes, e pretende imunizar todas as pessoas na faixa etária acima de 68 anos.

Somente nesta quarta, foram imunizados cerca de 300 idosos nas comunidades de Lajedo, KM-25; N-11 e Caititu. A vacinação continua durante a semana e, em algumas localidades, está sendo realizada em domicílio, já em outras, o atendimento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde. As informações estão sendo repassadas através dos Agentes Comunitários de Saúde de cada localidade.

Para ajudar na identificação e organização do fluxo, os idosos da zona rural também podem aderir ao cadastramento através da plataforma eletrônica. Essa é uma das estratégias que a prefeitura está utilizando para garantir maior controle e transparência do número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra a COVID-19. Para fazer o cadastro é só acessar o site vacinacaopetrolina.tisaude.com.

Ex-vereador de Ouricuri morre em decorrência da Covid-19 em hospital de Juazeiro do Norte-CE

Ex-vereador do município de Ouricuri, onde exerceu mandatos no período de 2004 a 2016,  João Soares Filho, mais conhecido como ‘Giba’, 64 anos, morreu no Hospital Unimed de Juazeiro do Norte-CE nesta quarta-feira (24), em decorrência da Covid-19.

No dia 13 de março ele foi internado internado em um m leito de enfermaria com fortes sintomas da doença, o quadro clínico se agravou e ele precisou ser transferido para uma UTI. No final de semana Giba apresentou uma pequena melhora, mas ontem o quadro piorou e o político acabou falecendo.

 

Covid-19: Bahia bate novo recorde de internados com casos graves e Juazeiro está entre as cidades com maior número de contaminados

A Bahia alcançou, nesta quarta-feira (24), um novo recorde de pacientes internados com casos graves da Covid-19. Agora, são 1.246 pessoas ocupando unidades de terapia intensiva, sendo 1.224 adultos e 22 crianças, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

O aumento, entretanto, não refletiu em maior percentual de vagas de UTI ocupadas, devido à constante ampliação da oferta de leitos por parte do governo do estado. Entre as unidades para adultos, a taxa de ocupação se mantém em 86%.

LEIA MAIS

Corpo do ex-deputado federal e dirigente do PC do B Haroldo Lima é cremado em Salvador

(Foto: Assessoria de Comunicação/PCdoB)

O corpo do ex-deputado federal do PCdoB da Bahia e dirigente do partido, Haroldo Lima, foi cremado na tarde desta quarta-feira (24), em Salvador. O ex-deputado federal morreu na madrugada desta quarta, aos 81 anos, por complicações da Covid-19, no Hospital Aliança, na capital baiana.

Uma carreata foi feita para acompanhar a chegada do corpo no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, na capital baiana. As informações são da assessoria do partido. A cerimônia de cremação aconteceu às 16h, restrita a familiares.

LEIA MAIS

Anvisa autoriza teste do soro do Instituto Butantan em humanos

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu hoje (24) a anuência para pesquisa clínica com o soro hiperimune anti-Sars-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Butantan, contra a Covid-19. Com isso, o instituto tem autorização para fazer o teste do soro em humanos. Até o momento, o soro foi testado somente em animais.

O teste em humanos é uma etapa chave para que o Instituto possa avançar no desenvolvimento do medicamento e, posteriormente, solicitar seu registro junto à Anvisa, condição necessária para que ele seja usado no mercado.

LEIA MAIS

Brasil chega a 300 mil mortos por Covid-19; 100 mil em apenas dois meses e meio

O Brasil chegou a 300.015 mortes pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (24). São mais de 300 mil vidas perdidas em pouco mais de um ano de pandemia – muitas delas em meio ao colapso hospitalar e sem a assistência médica necessária. O número de óbitos foi de 1.172 nas últimas 24 horas, segundo balanço parcial (10 Estados) com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa e divulgados às 16h40.

O descontrole da pandemia aqui tem reflexo no mundo. O Brasil completou na sexta-feira (19), o período de duas semanas como o país com mais mortes diárias pela Covid no mundo, apontam dados da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford (Reino Unido).

LEIA MAIS

Juazeiro registra 64 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira e hospitais dispõe apenas de 1 leito de UTI

(Foto: Arquivo)

Sessenta e quatro novos casos de Covid-19 foram registrados nesta quarta-feira (24) em Juazeiro, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. O município agora contabiliza 11.035 moradores que já foram infectados desde o início da pandemia.

Desse total, 10.127 já estão recuperados, mas ainda tem 716 pacientes considerados casos ativos do novo coronavírus. Não foi registrado nenhum óbito no boletim desta quarta-feira. Sendo assim, o município permanece com o total de 192 mortes pela Covid-19.

LEIA MAIS

Jaguarari registra 7novos casos de Covid-19 em 24 horas

Jaguarari (BA).

Foram registrados sete novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (24), em Jaguarari. Os pacientes residem no Distrito de Pilar. A Secretaria Municipal de Saúde calcula 1.517 casos confirmados de coronavírus.

O número de casos ativos aumentou para 90. Cento e trinta e três pessoas estão em monitoramento domiciliar e 12 estão internadas. Dezessete pacientes aguardam o resultado dos exames pelo Lacen.

Casos curados somam 1.407. O número de óbitos se mantém em 23.

Petrolina: irmãs morrem vítima da covid em intervalo de uma hora

(Foto: Arquivo Pessoal)

Petrolina amanheceu enlutada nesta quarta-feira (24), após a morte das irmãs Sizenice e Rita Gonçalves, 77 e 75 anos, respectivamente. Elas foram mais duas vítimas da covid-19 no município e o que chamou a atenção foi o intervalo dos óbitos. Rita morreu às 16h30 e Sizenice, às 17h45 da última terça-feira (23).

As duas eram muito ligadas à cultura local e também eram muito próximas uma da outra. Sizenice lutava contra o mal de Parkinson, enquanto Rita era diabética e hipertensa. As comorbidades agravaram a saúde de ambas, mas nem mesmo a covid foi capaz de separar a dupla.

“Elas ficaram o tempo todo juntas, camas vizinhas. É como se tivesse uma harmonia entre as duas, tanto que uma morreu e uma hora e quinze depois a outra morreu”, conta uma sobrinha das vítimas, Maria Alice Amorim. (Com informações do G1 Petrolina).

Petrolina registra mais 147 casos de covid e vê ocupação dos leitos superar 90%

(Foto: Ascom/PMP)

O boletim de terça-feira (23) registrou mais 147 casos positivos de covid-19 em Petrolina. Outro dado preocupante é o crescimento da ocupação dos leitos, que passou a ser de 93,7%. Após a atualização de ontem o município soma 18.795 pacientes infectados, 16.856 recuperados e permanece com 247 mortes.

Novos casos e ocupação dos leitos

Dos 147 casos registrados ontem, 65 são do sexo masculino (idades entre dois e 83 anos) e 82 do feminino (pacientes têm entre 14 e 88 anos). Sobre a ocupação dos leitos, dos 80 disponíveis, 75 estão ocupados: 57 com pessoas de Petrolina e outros 18 da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.665 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 12 são pretos, 109 pardos, dois amarelos, 21 brancos e três não declararam raça;
  • Casos descartados: Até agora, 77.310 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.692 casos ativos do novo coronavírus.

Petrolina vacina idosos com mais de 70 anos nesta quarta-feira

(Foto: Ascom/PMP)

A vacinação do grupo prioritário em Petrolina segue nesta quarta-feira (24), agora com idosos com mais de 70 anos. Esse grupo receberá a primeira dose do imunizante e precisam estar atentos aos locais onde há vacina. As equipes da Secretaria de Saúde estão das 8h às 17h em sete pontos da cidade:

  • Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz – Alto do Cocar;
  • Igeprev – Centro;
  • Escola Prof. José Joaquim – José e Maria;
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – João de Deus;
  • Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) – Cohab Massangano;
  • SESI;
  • SESC.

Documentação

Os idosos precisam levar um documento com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência. Sem a apresentação da documentação não será possível receber a vacina.

Plataforma

Petrolina disponibiliza aos idosos a possibilidade de agendar a vacinação. Basta acessar o http://vacinacaopetrolina.tisaude.com e se programar para no dia e hora marcado, comparecer ao posto de imunização.

Bolsonaro diz que Brasil será autossuficiente na produção de vacinas

O presidente Jair Bolsonaro fez nessa terça-feira (23) um pronunciamento em cadeia de rádio e TV em que afirmou que o país, em poucos meses, será autossuficiente na produção de vacinas contra a covid-19.

“Não sabemos por quanto tempo teremos que enfrentar essa doença, mas a produção nacional vai garantir que possamos vacinar os brasileiros todos os anos, independentemente das variantes que possam surgir”, disse o presidente.

LEIA MAIS