HU Univasf-Ebserh alcança importante marca de 61,9% de Taxa de Recuperação de Pacientes Graves acometidos pela Covid-19

Salvar vidas, essa é a motivação que impulsiona os profissionais de saúde em todo o país no desafio diário do enfrentamento à pandemia. No HU Univasf-Ebserh não é diferente. Desde as primeiras melhoras clínicas até alta dos pacientes, cada conquista é comemorada com extrema alegria e alimenta a sensação de dever cumprido.

Como coroação de todo o esforço da equipe do HU, a UTI Covid da Policlínica hoje registra uma das maiores taxas de recuperação de pacientes em tratamento intensivo do país, chegando à notável marca de 61,9% de cura das pessoas adoecidas que corriam risco de morrer em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus, tornando-a referência para tratamento de pacientes graves acometidos pela Covid-19 na região.

LEIA MAIS

Covid-19: Pernambuco está com menos de 50 leitos públicos de UTI disponíveis

Secretário de Saúde André Longo. (Foto: Heudes Regis/SEI)

Em menos de um mês, Pernambuco se mobilizou para abrir mais de 500 leitos de terapia intensiva (UTI) voltados a pacientes com sintomas graves de covid-19. A marca foi alcançada neste domingo (28), com a ampliação da capacidade do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda, localizado na maternidade Brites de Albuquerque. No local, foram abertos mais 20 leitos de UTI. Com as novas vagas, a unidade passa a contar com 120 leitos, sendo 70 de UTI. “Estamos chegando a mais de 500 leitos de UTI abertos só em março. Isso significa que aumentamos o número de UTIs em 50% nos últimos 28 dias, salientou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Infelizmente a curva da Covid-19 sobe de forma  tão veloz, dia a pós dia, que a demanda de pacientes com casos graves da doença  cresce mais rápido do que a instalação de novas vagas no Estado. Atualmente dos 1.506 leitos de UTI regulados pelo Estado, 97% estão ocupados. Ou seja, menos de 50 vagas desse tipo estão livres para atender o crescente número de infectados. Já a enfermaria (1.167 vagas ao todo) está com taxa de ocupação de 87%, o que também representa uma zona de criticidade. Em relação à rede privada, 91% de suas 445 vagas de UTI têm pacientes com sintomas de covid-19 em assistência (ou seja, cerca de 40 estão livres), e outros 70% dos 306 leitos de enfermaria estão com pessoas em tratamento contra quadros respiratórios sugestivos ou confirmados da infecção.

Em todas as faixas etárias, com exceção do público a partir de 85 anos, o governo estadual observa um aumento nas internações em leitos de UTI. “Como não temos nenhum medicamento que trate a covid-19, a mortalidade dos pacientes internados com suporte intensivo é muito elevada. Isso reforça que só é possível interromper a aceleração da doença com a redução na circulação de pessoas e principalmente com o reforço no cuidado”, destacou Longo. Ele reforçou que a decisão de cada pessoa de ficar em casa vai fazer a diferença.

Pernambuco ultrapassa marca de 500 leitos de UTI abertos nos últimos 28 dias

(Foto: Hélia Scheppa/SEI )

Pernambuco ultrapassou a marca de 500 leitos abertos, apenas nos últimos 28 dias. O balanço foi apresentado pelo governador Paulo Câmara (PSB) neste domingo (28). O gestor estadual fez um pronunciamento online e reafirmou o compromisso do Estado no combate à covid-19.

Câmara esteve no Hospital de Referência à covid-19 de Olinda, que ganhou mais 20 leitos de UTI. Ainda de acordo com o governador, a rede estadual de saúde conta, neste momento, com mais de 1,5 mil leitos de UTI e quase 1,2 mil de enfermaria dedicados aos pacientes com o novo coronavírus, em 16 municípios do Litoral ao Sertão.

“É um esforço logístico e sanitário sem precedentes, que só terá efeito prático com o respeito de todos ao distanciamento social e ao uso de máscaras. Duas ações ao alcance de cada um, para conseguirmos reduzir a aceleração da doença”, disse.

Juazeiro não registra novos casos de covid; rede municipal segue com 100% de leitos ocupados

Juazeiro (BA) não registrou novos casos de covid-19 neste domingo (28). De acordo com a Prefeitura, o Ministério da Saúde bloqueou o sistema que fornece as informações para o boletim epidemiológico e “não foi possível a atualização”.

Portanto, a cidade permanece com 11.285 infectados, 10.306 recuperados e 201 óbitos, mesmo número de sábado (27).

Em relação a ocupação dos leitos, a rede municipal permanece com 100% das vagas de UTI ocupadas. Na Rede PEBA há apenas 13 leitos disponíveis (96% da ocupação).

Sobre as vacinas, das 21.208 doses doses recebidas o município aplicou 17.556, o que representa 82,78% do total (1ª dose). Na segunda, o percentual é de 75,03%.

Morre Eulália Gonçalves, tia da comunicadora Neya Gonçalves

Eulália Gonçalves, tia da comunicadora Neya Gonçalves morreu neste domingo (28), em decorrência da covid-19. Ela estava internada na UTI e infelizmente perdeu a batalha contra o vírus, que já vitimou mais de 300 mil vidas no país.

Eulália era mãe da jornalista e atriz, Katia Gonçalves, que também trabalhou no Sistema Grande Rio de Comunicação. O sepultamento acontece às 16h de hoje, no cemitério de Poço de Fora, em Curaçá (BA). O Blog Waldiney Passos se solidariza com a família nesse momento de dor.

Centro tem quase 1 mil casos confirmados de covid, segundo Prefeitura de Petrolina

(Foto: Internet)

Além de atualizar os números da covid-19 no município, o boletim de sábado (27) também apresentou o balanço da doença em Petrolina. E dos bairros e comunidades rurais onde há casos positivos da doença, o Centro segue na liderança do ranking negativo.

São 946 pacientes infectados, número bem acima do bairro Areia Branca (759), segundo local com mais doentes desde o início da pandemia. Em terceiro aparece o José e Maria (750) e, na sequência, a Cohab Massangano (741). Confira a lista completa a seguir:

Lista De Bairros Casos COVID (2)

Quilombolas serão vacinados nesta segunda-feira em Santa Mª da Boa Vista

(Foto: Programa Nossa Voz)

O novo lote de vacinas contra a covid-19 permitirá que a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, imunize quilombolas. A campanha de vacinação desse grupo prioritário começará nesta segunda-feira (29).

As vacinas serão distribuídas em Inhanhuns, Cupira e Serrote. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), 900 doses da AstraZeneca foram encaminhadas ao município, exclusivamente aos quilombolas.

Também no dia 29/03 a Secretaria de Saúde aplicará as primeiras doses em idosos com mais de 65 anos, ampliando a imunização nesse grupo. Ao todo, somando idosos e quilombolas, a cidade foi contemplada com 1.420 novas doses.

Covid: Petrolina encerra semana com taxa de ocupação das UTIs próxima de 100%

(Foto: Ascom PMP)

Petrolina encerrou a semana com mais um caso positivo de covid-19 e com a ocupação dos leitos próximo dos 100%. Após a atualização de sábado (27), a cidade soma 19.587 pacientes infectados, 17.626 recuperados e permanece com 261 mortes.

Novo caso e ocupação dos leitos

Segundo a Prefeitura, a nova paciente é uma mulher de 38 anos. Ontem a cidade fechou o dia com 80 dos 82 leitos ocupados, o que representa 97,6% da ocupação. Do total, 58 pacientes são de Petrolina e 22 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.772 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: O novo infectado é branco;
  • Casos descartados: Até agora, 79.951 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.700 casos ativos do novo coronavírus.

Absurdo: pessoas são flagradas “curtindo” na Ilha do Maroto em pleno lockdown

Mais um flagrante desrespeito ao decreto estadual, que impôs lockdown no comércio de Pernambuco, foi feito em Petrolina neste final de semana. No sábado (27), várias pessoas foram vistas na Ilha do Maroto, sem máscara e aglomeradas.

A imagem circulou as redes sociais e gerou indignação na população do Vale. Isso porque, enquanto muitos “curtem” festinhas em plena pandemia, regadas a bebidas alcóolicas, nas suas lanchas e jet skis, há estabelecimentos comerciais impedidos de funcionar.

Além disso, outros cidadãos lutam por suas vidas nas UTIs de covid-19. Apesar do flagrante registrado nas redes sociais, não há qualquer relato de fiscalização na ilha durante o sábado.

Juazeiro registra mais dois óbitos por covid; ocupação de leitos segue em 100%

Juazeiro (BA) confirmou mais 61 casos de covid e dois novos óbitos neste sábado (27). Com a atualização de hoje, o município soma 11.285 pacientes infectados, 10.306 recuperados e 201 mortes em decorrência da doença. Em relação à ocupação dos leitos de UTI, a rede municipal permanece com 100%.

Óbitos

As mortes confirmadas hoje são de uma mulher de 69 anos e um homem de 67. Ambos apresentavam comorbidades e estavam internados na rede particular de Juazeiro.

Ocupação de leitos

A ocupação na Rede PEBA é de 89%, com 20 leitos disponíveis. Já na rede municipal não há mais vagas em hospitais, estando todos os leitos ocupados.

Imunização

A Prefeitura de Juazeiro recebeu 17.508 doses de vacina contra o coronavírus, até o momento. E aplicou 16.474, o que representa 94,09%. Para a segunda dose, foram recebidas 5.180, e aplicadas 3.867 doses (74,65%).

Pesquisa aponta Petrolina como a cidade com menor taxa de mortalidade por covid no Brasil

(Foto: Go Nakamura/Getty Images/AFP)

Petrolina é a cidade que mais conseguiu salvar vidas da covid-19 no Brasil. O levantamento foi apresentado pela revista Exame, na sexta-feira (26) e observou centenas de municípios com mais de 100 mil habitantes em todo país. A pesquisa foi realizada pela consultoria Macropaln.

Petrolina aparece com um índice de 65,3 mortes por 100 mil moradores. A cidade pernambucana supera Taubaté (SP), Ribeirão das Neves (MG), Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA). Por outro lado, a cidade com maior mortalidade por covid-19 é Manaus (AM).

“Estamos orgulhosos do resultado, em especial, a nossa equipe de saúde, que se dedicou a salvar vidas nesses meses dolorosos. Gostaríamos de ter tido nenhuma morte, mas saber que moramos na cidade que mais salvou vidas, traz esperança para seguir trabalhando“, celebra o prefeito Miguel Coelho.

Confira o top 10 da pesquisa:

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 312 novos casos de covid-19

(Foto: Ascom PMP)

Petrolina registrou mais 312 casos de covid-19 na sexta-feira (26). A notícia positiva é que a ocupação de leitos apresentou uma leve queda, atingindo o patamar de 95,1%. A cidade soma 19.586 pacientes infectados, 17.507 recuperados e permanece com 261 óbitos.

Novos casos

142 dos novos infectados são do sexo masculino e 170 do feminino. Os pacientes têm entre quatro meses e 81 anos.

Ocupação dos leitos

Petrolina tem 95,1% dos leitos ocupados. Isso significa dizer que, dos 82 disponíveis, 78 estão ocupados. 61 pacientes são de Petrolina e 17 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 47 são pretos, um indígena, 210 pardos, dois amarelos, 45 brancos e sete não declararam raça.
  • Casos descartados: Até agora, 79.917 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 1.818 casos ativos do novo coronavírus.

Covid-19: Petrolina também fará plantão neste sábado para vacinar idosos

(Foto: Ascom/PMP)

Idosos com 67 anos de idade ou mais, poderão se vacinar contra a Covid-19 neste sábado (27), em Petrolina. Equipes da Secretaria da Saúde estarão de plantão, em pontos estratégicos, para imunizar pessoas dessa faixa etária, das 8h às 17h. Veja abaixo os locais de vacinação.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco cria programa de recuperação de crédito para empresas

O governador Paulo Câmara sancionou nesta sexta-feira (26), a lei que cria um novo programa de recuperação de crédito para empresas. O objetivo é auxiliar os setores produtivos e de saúde, diante da crise gerada pela pandemia da Covid-19.

A medida vai possibilitar uma redução de juros e multas de até 90% do valor dos débitos acumulados, relativos ao pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que tenham ocorrido até o mês de agosto de 2020.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro fará plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado

(Foto: Ascom)

Na cidade, o público alvo para receber a primeira dose da vacina, é de idosos acima de 67 anos. Três postos estratégicos receberão exclusivamente essa faixa etária.

Um posto fixo, montado no primeiro piso do Juá Garden Shopping, um posto no Campus da Univasf e o outro posto na Creche Mariá Tanuri, localizada no bairro Santo Antônio. O funcionamento será das 8h às 12h.

LEIA MAIS