Cotada para assumir Saúde, Ludhmila Hajjar teria recusado convite

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Favorita a assumir o Ministério da Saúde, a médica cardiologista Ludhmilla Hajjar não aceitará o convite. A informação já circula nos bastidores do Palácio do Planalto. Segundo a imprensa da capital brasileira, a reunião de Hajjar com Jair Bolsonaro (sem partido) no domingo (14) não terminou da forma desejada.

O ponto de divergência são as crenças de Hajjar em certas diretrizes para combater a pandemia, enquanto Bolsonaro tem outras ideologias. Segundo o Poder 360, o presidente falou do uso de cloroquina e dos exageros que vê em medidas restritivas à circulação de pessoas em locais mais afetados pela doença.

Hoje a dupla volta a se reunir e Hajjar deve oficializar a recusa ao convite, pois acredita que tais medidas não são eficazes contra a covid. Enquanto isso, o atual ministro, Eduardo Pazuello negou estar doente e disse aguardar uma decisão de Bolsonaro sobre seu cargo.

Venda de bebidas alcóolicas está proibida em toda Bahia neste final de semana

(Foto: Ascom/PMJ)

O Governo da Bahia endureceu as medidas de enfrentamento à pandemia, através do Decreto n° 20.311/2021, publicado no Diário Oficial de domingo (14). Dessa forma o toque de recolher está valendo em todo os 417 municípios até 5h do dia 1° de abril. Outra novidade é a proibição da venda de bebidas alcóolicas neste final de semana.

Dessa forma, a restrição da venda de bebidas alcoólicas entra em vigor a partir das 18h desta sexta-feira (19) até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Os serviços considerados não essenciais também estão vetados, das 18h de 19 de março ate às 5h de 22 de março.

Demais restrições

Atividades esportivas amadoras estão proibidas até 1° de abril, sendo permitida apenas a prática individual.  Academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas seguem limitadas até 22 de março. O decreto também veta a realização de cirurgias eletivas em toda Bahia até a próxima segunda-feira.

Covid: Petrolina segue com 100% de ocupação e registra mais duas mortes no domingo

Petrolina segue com 100% de ocupação nos leitos de UTI. O boletim de domingo (14) também confirmou mais quatro casos da doença e dois novos óbitos. Agora a cidade soma 17.826 infectados, 15.671 recuperados e 231 mortes.

Novos casos

Dos quatros casos confirmados ontem, todos são do sexo feminino. As pacientes têm entre um mês e 41 anos de idade. Já as mortes listadas no boletim são de um homem com 72 anos, sem histórico de outras doenças. A segunda vítima fatal é uma mulher de 59 anos, também sem comorbidades. Ambos estavam internados na rede pública e morreram no sábado (13).

Ocupação dos leitos

Petrolina segue com 100% dos leitos ocupados. Ou seja, dos 54 disponíveis não há nenhum vago.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.332 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados, três são pardos e um branco;
  • Casos descartados: Até agora, 73.241 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.924 casos ativos do novo coronavírus.

Prefeitura de Bodocó suspende atendimento ao público e endurece medidas na pandemia

(Foto: Ascom)

Até o dia 31 de março o atendimento ao público nas repartições municipais de Bodocó, Sertão de Pernambuco, está suspenso. A medida foi anunciada pela Prefeitura através do Decreto n° 14/2021, nesse final de semana e leva em conta a necessidade de evitar aglomeração de pessoas.

Segundo a Prefeitura, os serviços considerados essenciais e urgentes não vão parar. Ou seja, demandas como limpeza, saúde e assistência social seguirão normalmente. Os moradores podem buscar as secretarias das 7h30 às 13h30, por telefone.

É imprescindível aos cidadãos e cidadãs que fiquem atentos a outras medidas previamente anunciadas, pois elas seguirão em vigência conforme o Decreto Estadual anunciado no começo do mês. Ou seja, festas estão proibidas, eventos esportivos seguem suspensos e os serviços considerados “não essenciais” não podem funcionar aos finais de semana”, diz a nota da Prefeitura.

LEIA MAIS

Semana começa com expectativa se governo de Pernambuco adotará medidas restritivas mais duras por causa da covid-19

A semana começa, em Pernambuco, com expectativa se o governador Paulo Câmara vai anunciar medidas mais restritivas em relação à circulação de pessoas, uma das preocupações para conter o avanço da covid-19 no Estado, que já contabiliza 317.528 casos confirmados da doença e 11.383 mortes. No último sábado (13), em pronunciamento divulgado em suas redes sociais, ele destacou que se o cenário seguir piorando poderá, sim, anunciar regras mais rígidas.

“Nosso comitê de enfrentamento à pandemia analisa de forma permanente os números da doença no Estado. Se a situação continuar se agravando, teremos medidas restritivas mais duras nos próximos dias. O momento exige toda cautela e um descuido pode representar uma perda irreparável. E nós queremos vencer essa batalha”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Paulo Câmara prorroga vencimento de ICMS para microempresas e cria programa de recuperação de crédito

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado neste sábado (13.03), novas medidas econômicas com foco nesta fase difícil imposta pela Covid-19. Para ele, o momento atual da pandemia é o pior já experimentado em todo o País. “Temos um quadro que pressiona o sistema de saúde e que causa também impactos severos na economia. Diante disso, anunciamos agora algumas ações para ajudar os setores produtivos – que geram emprego e renda à população – a atravessarem mais esta fase de intensas dificuldades”, afirmou.

A primeira das ações é a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do Simples Nacional. A iniciativa é voltada para todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário. Estão enquadrados na medida de benefício fiscal, e terão esse pagamento postergado por quatro meses, microempresas e o microempreendedores.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais 12 casos por covid; município também tem 100% de leitos ocupados

Assim como Petrolina, Juazeiro (BA) também está com 100% dos leitos de UTI destinados a covid ocupados. No boletim deste domingo (14) a cidade também confirmou mais 12 casos da doença. Juazeiro soma 10.196 pacientes infectados, dos quais 8.130 já estão recuperados. As mortes permanecem em 177. Há ainda 1.889 casos ativos.

Ocupação de leitos

De ontem para hoje a ocupação na rede municipal subiu de 87% para 100%. Já na rede PEBA o percentual é de 98%, com 3 leitos disponíveis.

Vacinação

10.418 doses de vacinas já foram aplicadas, o que representa 95,14% do total de doses. A imunização continua para idosos acima de 72 anos no posto especial do Juá Garden Shopping, das 10h às 16h30, e nas unidades do Quidé, Alto da Aliança, João Paulo II e Alto da Maravilha.

Também estão com vacinação de idosos contra a Covid-19, as unidades do Dom José Rodrigues, São Geraldo, Vila Jacaré, Jardim Flórida e CSU. As UBS’s do Tabuleiro e Itaberaba estarão vacinando todos os dias. Todas as unidades funcionam das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Paulo Câmara anuncia linha de crédito emergencial a pequenas empresas

(Fotos: Hélia Scheppa/SEI )

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco se reuniu neste domingo (14) e o governador Paulo Câmara (PSB) trouxe novidades. De imediato, fica determinada a criação de uma nova linha de crédito emergencial específica a micro e pequenas empresas.

O objetivo é diminuir os impactos provocados pela proibição de atividades durante o agravamento da pandemia. Segundo Câmara, serão liberados empréstimos de até R$ 50 mil por empresa, parcelados em até 30 meses, com prazo máximo de seis meses de carência para começar a pagar.

Conta de água

Outra novidade é a suspensão da cobrança da tarifa social de água por um período de três meses. Cerca de 600 mil pessoas serão beneficiadas com essa ação. Mesmo com as ajudas, Câmara afirmou que o Comitê segue atento a situação da pandemia no Estado.

Ajuda com pagamento do ICMS

Ontem (13) o governador já havia anunciado uma mudança no ICMS. O imposto foi prorrogado por 120 dias. A iniciativa é voltada para todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário. Estão enquadrados na medida de benefício fiscal, e terão esse pagamento postergado por quatro meses, microempresas e o microempreendedores.

Pazuello deve deixar Saúde e governo já tem favorita ao cargo

Pazuello assumiu Saúde de forma interina e foi efetivado no cargo (Foto: José Dias/PR)

Eduardo Pazuello pediu para sair. Segundo O Globo noticiou neste domingo (14), o ministro da Saúde não ficará na pasta e o Governo Federal já tem uma substituta. Nos bastidores o nome da cardiologista Ludhmila Hajar, que foi do Sírio-Libanês e agora está na rede Star, hospitais de elite da Rede D’Or é o mais forte para assumir a Saúde.

Fontes ligadas ao Palácio do Planalto relataram ao jornal que Pazuello teria comunicado a Bolsonaro estar com problemas de saúde e por isso precisará de tempo para se reabilitar. Ainda de acordo com O Globo, a provável saída coincide com o auge da pressão de deputados do Centrão, também pleiteiam mudança no comando da pasta.

Coincidentemente, Ludhmila tinha encontro pessoal marcado com Bolsonaro para a tarde de hoje. Especializada no tratamento de Covid-19, a médica chegou a ser cotada para assumir o ministério quando Luiz Henrique Mandetta (DEM-MT) deixou o comando da pasta.

Drive thru da vacinação acontece neste domingo, em Juazeiro

Idosos com 72 anos ou mais poderão tomar a vacina contra covid-19 em esquema drive thru, neste domingo (14), em Juazeiro (BA). O serviço estará disponível das 8h às 13h, na Rua Barão do Rio Branco, Centro (em frente à Caixa Econômica Federal).

Apenas idosos que ainda não receberam a primeira dose e estejam inseridos no grupo da vez poderão ser vacinados. “Compareçam para esse drive thru porque essas doses vieram para atender esse público de idosos de 72 anos ou mais, que moram em Juazeiro”, convida a coordenadora da Rede Frio, Renata Moreira.

Para receber a primeira dose da vacina o idoso precisa levar comprovante de residência, cartão SUS ou CPF, cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Juazeiro registra mais 25 casos de covid; ocupação dos leitos é de 87%

Mais 25 casos de covid-19 foram registrados em Juazeiro. De acordo com o boletim deste sábado (13), a cidade soma 10.184 pacientes infectados, dos quais 8.130 já estão recuperados.

A Prefeitura não forneceu mais detalhes dos novos positivados. Juazeiro permanece com 177 mortes desde o início da pandemia. Atualmente são 1.877 casos ativos da doença na cidade baiana.

Ocupação de leitos

A ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA chegou a 95% neste sábado e há apenas oito vagas disponíveis. Já na rede municipal são apenas quatro leitos vagos. A ocupação é de 87%.

Imunização

Segundo a Secretaria de Saúde, de 10.910 doses recebidas pela Prefeitura de Juazeiro, 9.910 já foram aplicadas. Isso representa 91,43% do total de doses.

 

Pesquisadores identificam segunda variante da covid no Brasil

Uma nova variante da covid-19 está circulando no Brasil. Ela foi encontrada por pesquisadores do país e o problema já foi comunicado a Rede Corona-ômica, responsável pelo sequenciamento genético do vírus. A informação é da CNN Brasil.

A linhagem encontrada preocupa os cientistas porque ela contém a mutação E484K, na proteína S, a mesma presente nas variantes de preocupação amazônica, britânica e sul-africana. E essas três estão ligadas ao índice maior de transmissibilidade da doença.

Coordenador da Rede Corona-ômica, o virologista Fernando Spilki demonstra preocupação com a possibilidade de a variante ter maior transmissibilidade, mesmo que a incidência da mesma ainda seja pequena. Para ele, o problema é resultado da falta de medidas de controle ao vírus no país.

“O excesso de pessoas nas ruas, as aglomerações, a falta de uso de máscaras provoca esse tipo de reação, o vírus encontra mais hospedeiros. É claro que a vacinação também vai ajudar a evitar que processos como esses ocorram, mas as projeções mostram que os primeiros casos ocorreram entre junho e setembro, um período no qual ainda não havia vacinação disponível”, disse.

Paulo Afonso: Prefeitura adota trabalho remoto a partir desta segunda-feira

Diante do agravamento da pandemia, a Prefeitura de Paulo Afonso (BA) anunciou a suspensão das atividades presenciais na sede do Poder Executivo. A medida terá validade de uma semana, a contar na segunda-feira (15). A gestão municipal alega ser necessário praticar o isolamento e manter servidores em home office.

“Apenas algumas secretarias, em suas atividades essenciais, terão continuidade no expediente. Durante a suspensão, as secretarias sem expediente poderão implantar regime de home-office e deverão organizar atividades de plantão, informando a população sobre os canais de atendimento designados“, diz a Prefeitura.

As secretarias cujo funcionamento não será afetado são: Saúde; Infraestrutra (serviços de manutenção e reparação em geral); Meio Ambiente (serviços de limpeza urbana, recolhimento de lixo domiciliar, entulhos, ramagens, capinação, podas); Administração (serviços de vigilância, Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN e Guarda Civil Municipal); e Educação (exclusivamente para realização de aulas remotas).

Provas do concurso da PRF são adiadas por conta da pandemia

(Foto: Polícia Rodoviária Federal)

O concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está suspenso. A informação foi confirmada pelo diretor-executivo da PRF, José Hott ontem (12), após a banca Cebraspe oficializar a necessidade de paralisação do certame, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ainda de acordo com o documento encaminhado a PRF, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 9 de maio. A divulgação dos locais de prova deve acontecer no mês de abril. Ademais, Hott descartou a possiblidade de reabertura de inscrições do concurso.

O certame prevê o preenchimento de 1.500 vagas. O salário inicial de profissionais é de R$ 9.899,88, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Após proibir comercialização de bebida alcóolica, prefeito de Araripina cobra mudança de postura dos cidadãos

Diversos municípios do interior estão adotando medidas preventivas além das já anunciadas pelos governos estaduais. Nessa semana a Prefeitura de Araripina implantou a chamada Lei Seca, com validade até 18 de março. O decreto prevê ainda multa de até R$ 20 mil, interdição e cancelamento do alvará sanitário dos estabelecimentos comerciais flagrados.

O objetivo é evitar aglomeração de pessoas em bares, já que mesmo com o toque de recolher e proibição de atividades não essenciais (conforme decreto estadual), os cidadãos seguem descumprindo tais medidas. O prefeito Raimundo Pimentel (PSL) cobrou apoio dos moradores para vencer a doença. “Pode abrir 100 leitos, infelizmente se a população não tiver uma mudança, fica difícil a gente conseguir desacelerar [a contaminação]”, disse em entrevista à TV Clube.

Medida necessária

Ele explicou porquê apertar o cerco contra as bebidas. “Nesses convívios [de bares] esses cuidados diminuem, as pessoas relaxam os cuidados sanitários necessários. Aumenta o risco, estamos somando ao decreto do Governo do Estado. A gente não está proibindo o consumo [dentro de casa], a gente está vedando a comercialização”, afirmou.

Vale lembrar que no final de semana passado Araripina atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI. A Rede PEBA também está sobrecarregada, já que os municípios também estão com índices preocupantes.