Pernambuco recebe mais 198.600 doses da vacina CoronaVac

Pernambuco recebeu, às 20h30 desta terça-feira (16.03), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mais 198.600 vacinas contra a Covid-19 da Sinovac/Butantan. Com esse lote, para as duas doses, será possível avançar na imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, subindo para 59% o quantitativo dessa faixa etária que poderá ser protegido. Em relação aos profissionais de saúde, que também seguirão sendo imunizados, o Estado chegará à marca de 86% do quadro com essa nova remessa.

“Temos nos empenhado ao máximo em cumprir as metas que estabelecemos, de imunizar com agilidade e segurança os grupos prioritários no Estado. Nosso esquema de logística tem funcionado com muita eficiência na distribuição de todos os lotes recebidos por Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara, reiterando que todas as doses recebidas esta noite já serão entregues nesta quarta-feira às gerências regionais de saúde, ficando à disposição dos 184 municípios.

LEIA MAIS

Deputada Clarissa Tércio apresenta projeto para suspender quarentena em Pernambuco

A deputada Clarissa Tércio apresentou, na manhã de ontem (16), na Alepe, Projeto de Decreto Legislativo, afim de tentar barrar o lockdown (na verdade, uma quarentena), no Estado.

A parlamentar já se posicionou publicamente contra a medida por entender que não funciona no controle do coronavírus e é considerada “ineficaz”.

“Existem várias opiniões de especialistas que condenam o lockdown como uma forma de controle do Coronavírus. O Conselho Regional do Distrito Federal, por exemplo, emitiu nota no início desse mês, destacando a ineficácia da medida e armando que a restrição ainda maior de liberdade causa o aumento da incidência de transtornos mentais, o uso e abuso de álcool e/ou outras drogas, agravamento de demais doenças, além de prejuízo irremediável à economia”, disse a deputada.

LEIA MAIS

Lockdown: Gaturiano Cigano sai em defesa dos menos favorecidos, “ninguém vai depositar dinheiro na conta do pai de família não”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A partir desta quinta-feira (18), o Estado de Pernambuco entra em quarentena, ficando proibido o funcionamento de atividades sociais e econômicas não essenciais em todos os horários, durante toda a semana. Desta forma, estarão fechados o comércio não essencial, bares e restaurantes, praias e parques, escolas, lojas de conveniência entre outros. O objetivo é conter o aumento de casos e não colapsar o sistema de saúde.

Semelhante ao que aconteceu ano passado, a decisão do governador está gerando muitas críticas por parte de determinados seguimentos da sociedade e, sobretudo, políticos. O vereador Gaturiano Cigano, é um dos que engrossam a fila dos que defendem a liberdade dos cidadãos comuns. Em sua fala na sessão desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Petrolina, o edil afirmou que ‘trabalhar em prol do povo é uma obrigação de cada político’.

“O povo tem que parar de bater palma para políticos, todo político ganha para isso”, ponderou.

LEIA MAIS

Governador se reúne com prefeitos e pede apoio para o cumprimento da quarentena rígida

O governador Paulo Câmara comandou, ao longo desta terça-feira (16.03), reuniões por videoconferência com prefeitos das quatro macrorregiões de Pernambuco para discutir as principais preocupações e demandas de cada cidade em relação ao enfrentamento da Covid-19. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar aos gestores municipais a importância da colaboração de todos no cumprimento das medidas restritivas que começam a vigorar na próxima quinta-feira (18.03), em razão da quarentena mais rígida decretada pelo Governo do Estado para conter o avanço do novo coronavírus.

“Essas reuniões com os prefeitos são fundamentais para que a quarentena tenha sucesso. Durante todo o dia de hoje conversamos e apresentamos um quadro atual e real do sistema de Saúde do Estado. Também ouvimos as demandas e sugestões e definimos estratégias conjuntas para colocar as medidas do decreto em execução. Nossa ideia é voltar o mais rapidamente possível à normalidade e, para isso, dependemos da adesão dos municípios e das pessoas”, disse Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Com 2.841 mortes registradas nas últimas 24h, Brasil supera 280 mil óbitos pela Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde registrou um novo recorde no número de mortos pelo coronavírus. 2.841 pessoas perderam suas vidas para a Covid-19. Os números foram divulgados nesta terça-feira (16), no boletim diário da pasta.

Além disso, o número de mortes superou a casa dos 280 mil e chegou a 282.127 óbitos desde o início da pandemia.

O boletim também confirmou 83.926 novas infecções pelo vírus. O Brasil já registra 11.603.535 de casos confirmados da Covid-19 em todo o território.

O número de recuperados é de 10.204.541

Já é o quarto dia que o Brasil notifica mais de 2 mil mortes em um único dia.

Juazeiro registra um óbito e 124 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 e 124 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (16).

O levantamento mostra que 10.432 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 8.740  já estão recuperados. Os casos descartados somam 20.594. São 1.390 casos ativos do novo coronavírus.

A morte que foi registrada no boletim desta terça-feira é de um homem, de 31 anos, com comorbidades, e ocorreu num hospital da rede privada de Juazeiro. Com isso, o município contabiliza o total de 179 mortes pela Covid-19.

Foram realizados desde o início da pandemia 27.820 testes rápidos pela prefeitura e 1.387 pelo Lacen, em Salvador.

LEIA MAIS

Covid-19: endividados cantores de forró colocam bens à venda para honrar compromissos

(Foto: Reprodução/Instagram)

A ausência de shows causada pela pandemia do coronavírus avança drasticamente na vida dos cantores de forró do Ceará. O comércio de bens conquistados com muitos shows começa a ser a saída para evitar o acúmulo de dívidas. A empresa responsável por gerir a carreira da cantora Kátia Cilene publicou no Instagram, a venda de dois ônibus usados em shows pela forrozeira.

“São dois carros revisados e prontos para rodar o Brasil. Segurança e conforto. O Busscar ano 2000, motor Mercedes o400 com 28 poltronas leitão. Outro Marcopolo Mercedes motor o500 , ano 2008”, diz o comunicado na rede social da produtora.

LEIA MAIS

Covid: Salgueiro confirma mais um óbito e alcança a marca de 80 vítimas fatais

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, atingiu a triste marca de 80 mortes por covid-19. O óbito mais recente foi registrado no boletim de segunda-feira (15). Trata-se de um idoso, de idade não informada. Ele tinha histórico de comorbidades.

A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre o óbito. Ainda ontem Salgueiro confirmou mais 41 casos positivos da doença e 29 curas clínicas. Em números totais, já são 4.164 infectados, 3.870 recuperados e 80 mortes.

Escolas e universidades de Pernambuco voltam a fechar as portas adaptando-se às aulas remotas

(Foto: Sandy James/Esp. DP)

A decisão do governo de Pernambuco, anunciada na tarde desta segunda-feira (15), de restringir o funcionamento de atividades consideradas não essenciais, em razão da escalada de casos da Covid-19, volta a impactar diretamente a rede de educação. Em todo o estado, as instituições públicas e privadas, em todos os níveis de ensino, precisarão fechar as portas a partir desta quinta-feira (18), seguindo até o dia 28 de março. Ao todo, a medida interfere no cotidiano de mais de 3.500 estabelecimentos, cerca de 30 mil professores e mais de 1 milhão de alunos, que devem retornar à rotina de aulas remotas. Entre os representantes da categoria, a decretação ainda divide opiniões. Para os docentes, seria uma decisão acertada, capaz de desacelerar a contaminação. Já os empresários do setor sinalizam a falta de diálogo, apontando uma suposta precipitação.

“Este realmente é o cenário correto, pelo qual nós vimos lutando desde o primeiro momento. Reabrir o ensino presencial este ano foi um grave erro, que não considerou os altos índices de contaminação, algo que já estava bem diante dos nossos olhos”, ressalta a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Valéria Silva.

LEIA MAIS

Covid-19: Petrolina registra mais um óbito, taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 80%

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que a taxa de ocupação leitos de UTI desta segunda-feira (15), reduziu. Após a abertura dos 18 novos leitos, a ocupação está em 87,5%. Dos 72 leitos, 63 estão ocupados. 42 pacientes são de Petrolina e 21 de outras cidades da região.

O boletim também traz informações sobre os casos confirmados. Foram registrados 111 novos casos da Covid-19. Agora, 17.937 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. O total de pacientes recuperados continua 15.830, isso representa 88,2% do total.

LEIA MAIS

Brasil pode ter 600 mil mortes por Covid-19, diz médica Ludhmila Hajjar

Em entrevista à Globo News, a cardiologista Ludhmila Hajjar afirmou que, caso o Brasil não mude seus protocolos de atendimentos à Covid-19, o país pode ter até 600 mil mortes.

“O Brasil vai chegar a 500 mil, 600 mil mortes. E ainda teremos sequelas e consequências que não estão sendo pensadas”, disse a médica, que foi sondada para assumir o Ministério da Saúde. Hajjar declinou do convite por “divergências técnicas” com o presidente Jair Bolsonaro. “Os números atuais não refletem ainda no número real de mortes”, alertou a médica

Para ela, o país precisa urgentemente mudar sua política de combate ao coronavírus. “O Brasil precisa de protocolo médico integrado, isso é para ontem”, defendeu.

Primeiras vacinas da Fiocruz serão entregues a partir desta quarta-feira

Previsão é de disponibilizar mais de 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde até sexta-feira, diz instituição

Os primeiros lotes davacina contra covid-19 Oxford/AstraZeneca envasados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) começam a ser entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) a partir de quarta-feira (17).

Segundo comunicado da própria Fiocruz, serão 1,08 milhão de doses — 500 mil na quarta-feira e outras 580 mil na sexta-feira.

LEIA MAIS

Juazeiro já aplicou quase 11 mil doses da vacina contra a Covid-19

O município já aplicou todas as 10.910 doses de vacina contra o coronavírus recebidas pela Secretaria de Saúde.

A vacinação  esta semana, até a chegada de novas doses, está acontecendo apenas para a segunda dose. São postos estratégicos as unidades de saúde do Quidé, Alto da Aliança,  João Paulo II  e Alto da Maravilha. Também estão  com vacinação de idosos contra a Covid-19, as unidades do Dom José Rodrigues, São Geraldo, Vila Jacaré, Jardim Flórida e  CSU.

LEIA MAIS

Juazeiro continua com 100% dos leitos para pacientes com Covid-19 ocupados

(Foto: Ascom/PMJ)

Hospitais de Juazeiro estão sem leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, em estado grave. 100% dos leitos para esses pacientes estão ocupados. E o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 96%, com 6 leitos disponíveis.

Os dados foram divulgado no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (15), que informa também que Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 e 112 novos casos da doença nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Petrolina: fiscalização notifica e interdita estabelecimentos que descumprem decreto no fim de semana

(Foto: Ascom/PMP)

Com o objetivo de fazer cumprir o decerto que estabelece restrições para conter a contaminação pelo novo coronavírus, as forças de segurança de Petrolina estão intensificando a fiscalização em toda a cidade e também na zona rural do município.

Durante o último final de semana, dos locais visitados, 13 estabelecimentos foram notificados e autuados pela fiscalização para se adequarem aos decretos estadual e municipal, também foram interditados cinco locais.

LEIA MAIS