Homem condenado por estupro de vulnerável é preso pela PRF na BR-428, em Petrolina

Foto: PRF/Divulgação

Um homem condenado a mais de 18 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável foi preso no sábado (28), durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a PRF, a prisão ocorreu após a verificação da documentação de um dos passageiros do veículo abordado. Durante a consulta, os agentes identificaram a existência de um mandado de prisão em aberto contra o homem.

LEIA MAIS

Dia D de vacinação contra gripe registra grande procura em Petrolina

A mobilização do Dia D de vacinação contra a influenza em Petrolina foi marcada por grande participação da população ao longo do último sábado.

A ação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, contou com diversos pontos de atendimento distribuídos pela cidade.

Ao todo, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na área urbana e quatro na zona rural receberam o público. Além disso, foram disponibilizados um polo fixo no Parque Municipal Josepha Coelho e um sistema de drive-thru no Portal do Rio, ampliando o acesso e oferecendo mais agilidade no atendimento.

LEIA MAIS

Moradores denunciam esgoto invadindo casas após chuvas no bairro Terras do Sul, em Petrolina

Moradores da Rua 5, no bairro Terras do Sul, em Petrolina, relataram problemas com esgoto misturado à água da chuva, que estaria invadindo residências da localidade.

Segundo os relatos enviados ao Blog Waldiney Passos, a situação tem causado transtornos, com acúmulo de água suja nas vias e dentro das casas. A população afirma que já buscou ajuda em outros canais, mas até o momento não houve solução para o problema.

LEIA MAIS

Homem é preso no bairro São Gonçalo após invasão de residência em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um homem foi detido por policiais militares do 5º BPM na noite deste domingo (29), no bairro São Gonçalo, em Petrolina, após denúncias de invasão de propriedade.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 22h30, após informações de que um indivíduo estaria escondido no telhado de uma residência.

LEIA MAIS

Raio provoca incêndio em loja no bairro Areia Branca, em Petrolina

Um raio atingiu uma loja no bairro Areia Branca, em Petrolina, na noite do último domingo, causando susto entre moradores da região.

De acordo com relatos, a descarga elétrica provocou um incêndio no estabelecimento logo após o impacto. Populares que presenciaram a situação acionaram o Corpo de Bombeiros, que se deslocou até o local para conter as chamas.

Não há informações sobre feridos nem detalhes sobre a extensão dos danos causados ao imóvel. As circunstâncias do ocorrido ainda não foram oficialmente esclarecidas.

Mãe pede ajuda após cirurgia e relata dificuldades para sustentar família em Petrolina

Uma moradora de Petrolina, identificada como Manuele Silvestre de Sousa, recorreu às redes sociais e a blogs da cidade para pedir ajuda diante de dificuldades enfrentadas após passar por uma cirurgia recente.

Segundo o relato, ela afirma estar afastada do trabalho com carteira assinada e aguarda a análise do benefício junto ao INSS. Durante esse período, diz não estar recebendo remuneração, o que tem impactado diretamente na manutenção das despesas básicas.

LEIA MAIS

Wanderley Alves diz que não disputará vaga de deputado estadual agora e prioriza mandato

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, na manhã desta segunda-feira (30), o vereador de Petrolina, Wanderley Alves, afirmou que não pretende disputar uma vaga como deputado estadual nas eleições de 2026 neste momento.

Segundo ele, a decisão é focar integralmente no mandato e deixar qualquer projeto eleitoral para um momento mais oportuno.

De acordo com o parlamentar, a possibilidade de candidatura chegou a ser considerada, mas, após reflexão, ele entendeu que ainda não é a hora de avançar para uma disputa estadual. “A oportunidade não vai faltar, mas o momento é de aprender, ouvir a população e focar no mandato”, destacou.

LEIA MAIS

BTG/Nexus: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em 46% em eventual 2º turno da corrida presidencial

Levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência em parceria com o BTG Pactual, divulgado nesta segunda-feira (30), indica um cenário de polarização na disputa presidencial de 2026.

Segundo os dados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparecem empatados em diferentes simulações.

LEIA MAIS

Confira as vagas de trabalho em Pernambuco nessa segunda-feira (30)

A Agência do Trabalho de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (30), diversas oportunidades de emprego para profissionais com diferentes níveis de escolaridade.

Em Petrolina, há chances para cozinheiro geral, pedreiro e professor de língua inglesa. Para todas as funções ofertadas, é exigida experiência comprovada em Carteira de Trabalho.

Os interessados devem procurar a unidade da Agência do Trabalho mais próxima para obter informações detalhadas sobre as vagas e os requisitos específicos de cada cargo.

Quadro Geral 30.03.2026(1)

Dois apostadores em Pernambuco acertam a quina da Mega-Sena e levam R$ 48 mil cada

Duas apostas registradas em Pernambuco ficaram a um número do prêmio principal do concurso 2.990 da Mega-Sena, realizado na noite do sábado (28). Os jogos, feitos nos municípios de Camaragibe, no Grande Recife, e Buenos Aires, na Zona da Mata Norte, acertaram cinco dezenas e garantiram R$ 48.264,27 para cada bilhete.

Os números sorteados foram 06, 14, 18, 29, 30 e 44. Em âmbito nacional, apenas uma aposta cravou as seis dezenas e levou o prêmio principal, de R$ 37,9 milhões.

LEIA MAIS

João Campos entra na reta final como prefeito do Recife e intensifica agenda antes de disputar o Governo de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, entrou nesta segunda-feira (30) em sua última semana à frente da gestão municipal, iniciando a contagem regressiva para deixar o cargo e se dedicar integralmente à disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A saída ocorre dentro do prazo de desincompatibilização exigido pela legislação eleitoral e faz parte da estratégia política já anunciada pelo gestor, que oficializou sua pré-candidatura no último dia 20.

Com uma agenda intensa prevista até os últimos dias de mandato, João Campos tem buscado manter o ritmo de entregas e compromissos, reforçando sua presença nas ruas e a imagem de gestor ativo. Neste domingo (29), em seu último fim de semana como prefeito, ele utilizou as redes sociais para compartilhar uma visita ao Parque da Tamarineira, onde realizou uma corrida e aproveitou para vistoriar o equipamento público, cuja segunda etapa foi entregue recentemente. Em tom de despedida, destacou que, apesar do sentimento de saída, ainda há muito trabalho a ser feito.

A movimentação acontece em paralelo ao avanço das articulações políticas que sustentam sua candidatura ao Governo do Estado. João Campos se consolida como o principal nome do PSB em Pernambuco e tem ampliado sua base de apoio com alianças estratégicas. A chapa apresentada dentro da Frente Popular inclui a ex-deputada federal Marília Arraes como candidata ao Senado, além da construção de um arco de alianças que envolve diferentes partidos.

Um dos movimentos mais relevantes ocorreu no último sábado (28), quando o Partido dos Trabalhadores oficializou apoio à candidatura do pessebista. A decisão foi tomada durante reunião do diretório estadual, em Olinda, e aprovada por ampla maioria, com 59 votos favoráveis e 12 contrários. O apoio fortalece significativamente o projeto político de João Campos, ampliando sua base eleitoral e consolidando uma aliança com o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o senador Humberto Costa confirmou posteriormente o alinhamento com a candidatura, reforçando o bloco político que se forma para a disputa estadual. Com isso, João Campos entra na reta final de sua gestão municipal buscando equilibrar a conclusão do mandato com a construção de sua candidatura, em um cenário que já começa a ganhar forma e promete ser um dos mais disputados da política pernambucana nos próximos anos.

Homem é morto a golpes de facão no Residencial São Francisco, em Juazeiro

Um homicídio foi registrado na manhã deste domingo (29), por volta das 7h30, no Residencial São Francisco, em Juazeiro, no norte da Bahia.

A vítima foi identificada como Jeferson da Silva, conhecido popularmente como “Neguinho”.

De acordo com informações repassadas por moradores da localidade, ele foi atacado com golpes de facão na Rua Laranjeiras e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito ainda no local.

LEIA MAIS

Dia D de vacina contra a gripe mobiliza Petrolina e reforça importância da imunização

“Fui criada e criei meus filhos na base da prevenção e, graças a Deus, hoje todos estão com a caderneta atualizada e saudáveis”. Foi com essas palavras que a aposentada Francisca Assis destacou a importância da vacinação como principal forma de proteger a família de doenças, reforçando que o cuidado com a saúde deve ser contínuo e começa com atitudes simples, como manter a imunização em dia.

Em Petrolina, o Dia D Vacinação contra a influenza foi marcado por grande movimentação nas unidades de saúde, no Parque Municipal Josepha Coelho e no drive-thru, que registrou intensa procura ao longo de todo o sábado. Ao todo, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e quatro na zona rural receberam o público.

Além disso, a população contou com um polo fixo montado no Parque Josepha Coelho e com o sistema de drive-thru, com parada no Portal do Rio, o que facilitou o atendimento de quem buscou mais agilidade. A logística da campanha foi pensada para alcançar moradores de todas as regiões da cidade, garantindo que pessoas dos quatro cantos do município pudessem se vacinar com comodidade e segurança.

A ação, realizada pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, foi destinada aos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, entre outros grupos mais vulneráveis. A campanha de vacinação contra a influenza para esses públicos n1segue até o dia 30 de maio nas Unidades Básicas. Vacinar é um gesto de proteção e segurança para toda a comunidade.

Ascom

Butantan vai produzir medicamento moderno para tratamento do câncer no SUS

O Instituto Butantan vai produzir um medicamento imunoterápico contra o câncer, para ampliar a oferta no SUS (Sistema Único de Saúde). O remédio já é utilizado no tratamento do tipo mais grave de câncer de pele e poderá ter o uso expandido para tumores de mama, pulmão, esôfago e colo do útero. O anúncio da produção 100% nacional do medicamento oncológico pembrolizumabe, vendido com o nome comercial de Keytruda, foi feito na quinta-feira (26) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante um evento do governo federal no Rio de Janeiro.

Para produzir o medicamento, o Ministério da Saúde firmou uma parceria com a farmacêutica internacional MSD para transferir a tecnologia ao Butantan. A instituição terá até 10 anos para adaptar sua capacidade produtiva e atender à demanda nacional, com a meta de garantir autonomia na fabricação do medicamento e reduzir a dependência do mercado externo. A expectativa também é de queda nos custos para o SUS.

O pembrolizumabe atua ao estimular o sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células tumorais. Hoje, o medicamento já é oferecido no SUS para casos de melanoma avançado não cirúrgico e metastático. A ampliação do uso para os cânceres de mama, pulmão, esôfago e colo do útero está em avaliação pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS).

A imunoterapia tem potencial para prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, mas seu acesso ainda é limitado no Brasil. No SUS, a prescrição desses medicamentos esbarra principalmente na falta de financiamento, o que dificulta a ampliação do tratamento para a população. Vista como um dos principais avanços da oncologia, a imunoterapia atua estimulando o próprio sistema imunológico a identificar e atacar as células tumorais, mas com um perfil de toxicidade distinto da quimioterapia convencional, que é mais agressiva e acumula efeitos colaterais mais intensos.

Agência Brasil

Orla de Juazeiro se transforma em palco de fé, adoração e solidariedade no Bahia Gospel Festival 2026

A música gospel, marcada pela mistura de ritmos e pela força da espiritualidade, elevou os corações dos presentes em uma grande noite de adoração a Deus neste sábado (28), na Orla de Juazeiro. A animação, a fé, a devoção e o louvor deram o tom do Bahia Gospel Festival 2026, reunindo um público expressivo em um ambiente de celebração e comunhão. O evento reuniu grandes nomes da música gospel, como Maiane Kemily, Bruno Reyner, Jeferson Queiroz, Manancial, Israel Santos, Marquinhos Gomes, Weslei Santos, Stella Laura e Isaías Saad garantindo uma programação diversificada que emocionou o público, jovem ao idoso, do início ao fim.

Entre os participantes, o jovem Ryan Adrian Costa destacou o significado do evento, que vai além da música. “É uma alegria muito grande estar aqui com tanta gente reunida adorando a Deus e ainda poder ajudar quem precisa com a doação de alimentos. Isso mostra que a fé também se transforma em atitude”, afirmou, referindo-se à arrecadação destinada aos programas Bahia Sem Fome e Juazeiro Sem Fome.

Carlos Henrique Santana da Silva também ressaltou a importância do momento vivido. “Foi uma noite perfeita para adorar a Deus e professar a nossa fé em Jesus em um lugar tão bonito como a Orla de Juazeiro. É um momento que fica marcado no coração”, disse. Já Débora Carvalho celebrou o ambiente acolhedor do festival. “É muito bom estar em um espaço dedicado aos cristãos, cercado de pessoas que compartilham da mesma fé. A gente se sente em paz e mais próximo de Deus”, destacou.

O prefeito Andrei Gonçalves também enfatizou o propósito do evento, que une espiritualidade e solidariedade. “Esse é um momento de adoração, de união e também de cuidado com o próximo. Juazeiro mostra que é possível celebrar a fé e, ao mesmo tempo, estender a mão para quem mais precisa”, afirmou. Realizado com apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Articulação Social e Assuntos Religiosos (SAS) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), além do Governo do Estado da Bahia, o Bahia Gospel Festival consolida-se como um dos maiores eventos do segmento na região.

Com entrada gratuita, o festival também reforça seu caráter solidário ao convidar o público a doar 1 quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas a ações de combate à fome, por meio da parceria entre os programas Bahia Sem Fome e Juazeiro Sem Fome, consolidando o evento como um espaço onde fé, música e responsabilidade social caminham juntas.

Ascom