Unidades de saúde de Juazeiro abrem as portas no período noturno para atender público masculino

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de conscientizar o público masculino para os cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA) realizou um momento diferente na noite desta quarta-feira (21). As Unidades Básicas do bairro Itaberaba e do Alto da Aliança estiveram abertas com atendimentos médicos, realização de testes rápidos, atendimento com o dentista, vacinação, palestras e entretenimento.

No bairro Itaberaba foram registrados 30 atendimentos médicos, 19 atendimentos com a dentista e 26 testes rápidos. No bairro Alto da Aliança foram registrados 20 atendimentos médicos, 10 odontológicos, 22 vacinas e 18 testes rápidos. Na manhã desta quinta-feira (22) os atendimentos específicos para a saúde masculina aconteceram no bairro Tabuleiro e registraram 26 atendimentos médicos e 15 testes rápidos.

LEIA MAIS

Petrolina supera meta da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

(Foto: ASCOM)

O município de Petrolina (PE) já superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Durante a campanha, iniciada no mês de setembro, a equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses e os agentes de endemias percorreram diversos bairros da cidade, nas áreas urbana e rural.

Até a última terça-feira (20), foram vacinados 33.183 cães e 7.031 gatos. A meta era vacinar cerca de 38 mil animais. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, a vacinação continua. O objetivo é cobrir toda a área do município. “É importante ressaltar que apesar de já termos atingido a meta, estaremos indo para algumas localidades da zona rural do município que ainda não foram contempladas, bem como alguns bairros na zona urbana”, explicou.

De segunda a sexta o atendimento é feito pelos agentes de endemias das 14h às 19h. Já nos sábados, os profissionais percorrem os bairros das 8h às 12h. Animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. “Os donos dos animais também podem se dirigir à sede do CCZ para vacinar o seu animal. A vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura da doença”, frisou.

Hospital Regional de Juazeiro orienta pacientes e colaboradores sobre o Novembro Azul

(Foto: ASCOM)

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro intensificaram as ações de orientação e prevenção neste mês de novembro com a campanha “Novembro Azul”,  dando ênfase a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na quarta-feira (22), diversas atividades foram desenvolvidas pela equipe do departamento de oncologia. Um dos palestrantes, o médico oncologista Alan Ribeiro, abordou o significado do Novembro Azul, destacando a importância da realização de exames para a prevenção do câncer de próstata.

LEIA MAIS

AFribroVasf realiza 5º encontro de portadores de Fibromialgia em Petrolina

(Imagem: Divulgação/AFibroVasf)

Na próxima quarta-feira (28), a Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFibroVasf) realizará o 5º Encontro em favor dos portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é promover troca de experiência entre os portadores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, tendo em vista a convivência com a doença.

O encontro acontecerá na Sala Azul, na Univasf, Campus Petrolina (PE), a partir das 18h30. A programação conta com uma série de palestras e rodas de conversa. O evento é gratuito e dispensa inscrições.

Miguel Coelho e ministro da Saúde anunciam nova maternidade e centro odontológico para Petrolina

Para a implantação do novo CEO e da Casa de Partos serão investidos cerca de R$ 3,4 milhões. (Foto: ASCOM)

Nesta quinta-feira (22), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o prefeito Miguel Coelho, anunciaram a construção de dois novos e importantes equipamentos de saúde pública para Petrolina (PE). Até o próximo ano, serão construídos, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a primeira maternidade municipal na capital do Sertão do São Francisco. Para a implantação dos dois equipamentos serão investidos cerca de R$ 3,4 milhões.

A unidade odontológica será instalada na AME Amália Granja, na Vila Mocó. O espaço terá sete consultórios com profissionais habilitados para cirurgias, tratamento de gengivas, canais, exames de câncer bucal entre outros serviços. A previsão é que o novo CEO seja inaugurado no primeiro trimestre do próximo ano.

LEIA MAIS

Miguel Coelho celebra portaria do Governo Federal que autoriza mudança de função a UPAs não utilizadas

Petrolina já tem UPA e UPAE funcionando e novo prédio servirá para Casa de Parto (Foto: Internet)

Durante a visita sua visita à Petrolina nessa quinta-feira (22), o ministro da Saúde Gilberto Occhi conheceu o canteiro de obras da Casa de Parto, onde antes funcionaria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essa mudança de função poderá ser repetida em outros municípios do país após o Governo Federal publicar uma portaria oficializando a medida, assinada por Occhi.

LEIA TAMBÉM:

Ministro da Saúde visita Petrolina, anuncia serviços e habilitação do Hospital Dom Tomás

Estima-se que 145 UPAs estão prontas no Brasil, porém sem funcionar. Somente em Pernambuco são nove unidades, uma delas aqui na cidade e na sua fala durante a solenidade no Hospital Dom Tomás, Miguel Coelho agradeceu ao ministro Occhi por autorizar a mudança de função das UPAs.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro prorroga prazo de sindicância que apura irregularidades no Hospital Materno Infantil

Uma portaria publicada no Diário Oficial de quarta-feira (21) pela Prefeitura de Juazeiro (BA) prorroga por mais 15 dias a sindicância instaurada para investigar supostas irregularidades no Hospital Materno Infantil do município cometidas em maio e agosto desse ano.

LEIA TAMBÉM:

SESAU instaura sindicância para apurar irregularidades no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

De acordo com a Portaria n° 854/2018 da secretaria de Saúde (SESAU), nos dias 26 de maio e 9 de agosto Declarações de Nascido Vivo (DNV) desapareceram da unidade. Inicialmente a sindicância havia sido instaurada no dia 19 de outubro.

A SESAU não informou quais medidas serão tomadas após a sindicância e a que tipos de punição os servidores do hospital estão sujeitas, caso fiquem comprovadas as irregularidades.

Ministro da Saúde visita Petrolina, anuncia serviços e habilitação do Hospital Dom Tomás

Solenidade aconteceu no prédio da unidade oncológica, no bairro Gercino Coelho (Foto: Thamires Santos/Rádio Jornal)

Atual ministro da Saúde, Gilberto Occhi visitou Petrolina na manhã dessa quinta-feira (22) e cumpriu uma intensa agenda ao lado do prefeito Miguel Coelho. A vinda de Occhi ao município acontece um dia após o anúncio de que ele não ficará no cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Occhi esteve no município para anunciar uma série de serviços na saúde, entre eles o credenciamento de um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Vila Mocó e quatro leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Dom Tomás, além da habilitação da unidade como hospital.

Representando o Governo do Estado, o secretário Estadual de Saúde, José Iran da Costa Júnior elogiou o trabalho desempenhado pelo ministro. “Estou como secretário há 3 anos e 11 meses e passei por vários ministros e Pernambuco com o senhor recebeu uma atenção especial”, afirmou.

LEIA MAIS

“Mais Médicos”: vereadores pedem Moção de Aplauso a cubanos que atuaram na região

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A saída dos médicos cubanos do país repercutiu na Câmara de Vereadores de Petrolina na sessão de terça-feira (20) quando alguns edis lembraram o trabalho dos profissionais e lamentaram a saída dos estrangeiros. Alguns desses médicos já deixaram o Brasil, interrompendo o atendimento nas comunidades.

“Eles prestaram um relevante serviço à nação brasileira, foi uma atitude acertada [firmar a parceria com Cuba]. Os médicos cubanos salvaram a vida de brasileiros, foi um trabalho importante. Petrolina recebeu os médicos cubanos e eles prestaram um relevante serviço. Como brasileiro presto essa homenagem”, destacou Ronaldo Cancão (PRTB).

Repúdio às vaias

Além de elogiar o trabalho dos cubanos, Cancão repudiou os médicos brasileiros que vaiaram os estrangeiros no início do programa. “Foi um trabalho bonito, o Brasil precisava desse serviço”, disse. Outro vereador a reconhecer o trabalho dos estrangeiros foi Zenildo Nunes (PSB).

“A gente parabeniza a todos os cubanos, foram profissionais que tinham compromisso com as pessoas mais simples do nosso país. Iam até o curral atender a comunidade. É lamentável [a saída]”, os cubanos nunca mediram distância para atender, destacou Zenildo.

Ontem (21) o Governo Federal abriu as inscrições para preenchimento das vagas deixadas pelos médicos. São mais de oito mil postos de trabalho espalhados em mais de 200 municípios do Brasil.

Médicos cubanos começam a deixar Brasil nesta quinta, diz Opas

A estimativa da organização é que o processo de saída dos mais de 8 mil médicos dure até o dia 12 de dezembro. (Foto: Internet)

Profissionais cubanos que atuavam no programa Mais Médicos começarão a deixar o Brasil nesta quinta-feira (22). A informação foi divulgada nessa quarta-feira (21) pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), responsável pela intermediação do convênio entre Brasil e Cuba.

Nos próximos três dias, de quinta a sábado, cinco voos partirão com destino à capital cubana, Havana. Os profissionais já começaram a se deslocar dos municípios onde estavam alocados em direção às cidades de onde sairão só voos para Cuba.

O retorno ocorre por decisão do governo cubano, que chamou de volta os profissionais por desacordo com condições impostas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para que os médicos permaneçam no programa, entre elas a realização do exame de revalidação de diplomas para reconhecimento no país (Revalida) e a não retenção de parte da remuneração dos médicos, que até então ficava com a administração cubana.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina continua com programação do Novembro Azul para pessoas em situação de rua

O atendimento do ‘Consultório na Rua’ é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina (PE), através da Secretaria de Saúde, continua com a programação do “Novembro Azul “para as pessoas em situação de rua. Nesta terça-feira (20), foram atendidas aproximadamente 50 pessoas pelos profissionais do ‘Consultório na Rua’ e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

As equipes percorreram diversos pontos conhecidos pela aglomeração desse público, entre eles, a Rua Padre Fraga, Avenida das Nações e Orla I. Durante a ação, que aconteceu no período noturno, foram realizados cerca de 30 testes rápidos para HIV e sífilis.

O programa Consultório na Rua, que atende um público de cerca de 300 pessoas por mês no município, tem o objetivo de levar serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora e psicóloga, Marla Gomes, o programa tem o objetivo de garantir que essa população seja assistida por uma equipe de saúde.

LEIA MAIS

No primeiro dia de inscrições site do Mais Médicos fica fora do ar; número de acessos causou instabilidade

As inscrições para o programa Mais Médicos tiveram início nessa quarta-feira (21) e já no primeiro dia o site ficou fora do ar. O motivo, segundo o Ministério da Saúde, foi a quantidade de acessos. Somente na primeira hora foram contabilizados mais de dois mil registros de profissionais.

O edital publicado pelo Governo Federal prevê o preenchimento de 8.517 vagas desocupadas por médicos cubanos, divididas em 2.824 municípios brasileiros. As inscrições seguem até o dia 25 de novembro, exclusivamente via internet.

A previsão é que os médicos iniciem seus trabalhos em 3 de dezembro. De acordo com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, caso as vagas não sejam preenchidas na totalidade elas serão oferecidas por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27. “Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar”, disse.

Sobre a instabilidade no site do programa o Ministério da Saúde divulgou a seguinte nota:

LEIA MAIS

Ministro da Saúde confirma visita a Petrolina e anuncia investimentos nesta quinta

Miguel e ministro da Saúde assinam ordem de serviço para novo Centro de Especialidades Odontológicas.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, visita Petrolina, nesta quinta-feira (22), para anunciar investimentos na cidade sertaneja. A agenda será no Hospital Dom Tomás, às 9h, para autorizar a liberação de quatro novos leitos para a unidade de tratamento médico. No mesmo local, em seguida, o ministro e o prefeito Miguel Coelho assinam a ordem de serviço para a instalação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A nova unidade de atendimento odontológico funcionará na AME Amália Granja, no bairro da Vila Mocó. O equipamento terá sete consultórios para atendimento à população, semelhantes aos que funcionam no CEO, no Centro de Petrolina. A expectativa é de que, no primeiro trimestre do próximo ano, os novos consultórios sejam inaugurados.

Além do anúncio de investimentos, o ministro Gilberto Occhi e o prefeito farão uma visita ao canteiro de obras da casa de partos. O equipamento localizado em frente ao Hospital Universitário será readequado para atender grávidas de Petrolina e deve entrar em funcionamento a partir de 2019.

Hospital Universitário oferece práticas integrativas e complementares para promoção de saúde em Petrolina

(Foto: Internet)

O Hospital Universitário (HU-Univasf), localizado em Petrolina (PE), implementou um Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPICs) para oferecer assistência terapêutica aos usuários do SUS. As PICs são recursos terapêuticos que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Desde 2017, são oferecidas sessões de: biblioterapia, Reiki, cromoterapia, auriculoterapia, GP do Movimento, ThetaHealing (cura energética), renascimento, constelação, cura reconectiva e exercício para liberação do estresse e do trauma (Tension & Trauma Releasing Exercises).

“Desenvolvemos um programa que busca um cuidado holístico e integral, considerando todos os aspectos que podem contribuir com o processo de saúde e doença. A idéia das práticas integrativas não é só o tratamento, mas também a prevenção”, explicou uma das coordenadoras do projeto e enfermeira do HU, Camila Mahara.

O projeto, que já realizou mais de 500 atendimentos, conta com 45 voluntários, entre profissionais do hospital e da Univasf, estudantes de psicologia, enfermagem, medicina, entre outros cursos, além de especialistas que já desenvolviam trabalhos com as PICs.

A maioria dos pacientes apresenta quadros de depressão ou ansiedade, além de doenças como lúpus e fibromialgia. São os profissionais de saúde das Unidades Básicas, dos municípios de Petrolina PE e Juazeiro-BA, que identificam a necessidade e referenciam o paciente para uma das terapias que acontecem na Policlínica, unidade vinculada ao Hospital Universitário.

Delcinia de Freitas Neto (60) fazia fisioterapia em uma unidade pública de Petrolina quando foi encaminhada para o CERPICs.  A aposentada sofria com muitas dores por ser portadora de fibromialgia, hérnia de disco e bico de papagaio. Ela conta que passou a ter mais qualidade de vida graças às terapias. “As dores diminuíram muito e também passei a dormir melhor depois que passei a me tratar aqui. Procuro fazer os exercícios em casa e repasso para as pessoas o que aprendo”, disse.

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS)

LEIA MAIS

Mais Médicos oferece 8.517 vagas a partir de quarta

As inscrições no programa poderão ser feitas até o dia 25 de novembro às 23h59.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (19), em Brasília, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, falou sobre o novo edital do Programa Mais Médicos. Na oportunidade, o ministro informou que as inscrições de médicos brasileiros e estrangeiros que tenham registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começam na próxima quarta-feira (21), às 8h.

O edital será publicado nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União e vai ofertar 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas, maior parte delas ocupadas atualmente por médicos cubanos que atuavam no país por meio da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O ministro também informou que caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas elas serão oferecidas, por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27, a médicos brasileiros e estrangeiros que não possuem registro no CRM e nem foram aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

LEIA MAIS