UPAE/IMIP de Petrolina acompanha ponto facultativo decretado pelo governador para sexta-feira (16)

(Foto: Reprodução/ IMIP)

A Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa que, nessa sexta-feira (16), um dia após o feriado da Proclamação da República, comemorado na quinta-feira (15), seguirá o ponto facultativo decretado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

LEIA TAMBÉM:

Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República em Petrolina

Desse modo, os serviços de Ambulatório (consultas), Bioimagem (exames) e Bloco Cirúrgico serão suspensos a partir da quinta-feira (15), retornando normalmente na segunda (19.11). Unidade saúde, informou que os pacientes estão sendo informados por telefone sobre a reorganização das agendas.

Já os serviços de urgência e emergência clínica, e odontológica da UPA 24h funcionará normalmente neste período.

UPAE/IMIP de Petrolina promove roda de conversa sobre câncer de próstata

(Foto: ASCOM)

Aconteceu, nesta segunda-feira (12), na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE) (UPAE/IMIP) uma roda de conversa sobre o câncer de próstata, com o urologista do serviço, Flávio Costa. A atividade foi proposta pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e faz parte das ações do “Novembro Azul” – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa neoplasia, que é a segunda mais comum entre os homens.

No momento, a ação foi voltada para os funcionários e colaboradores, mas outras atividades acontecerão ao longo do mês. “A CIPA e a Segurança do Trabalho têm como missão zelar pela saúde e segurança do trabalhador. Para isso, acreditamos que a educação em saúde seja o melhor caminho”, justifica a presidente da Comissão, Síngryd Lima.

Todo ano a UPAE/IMIP de Petrolina adere à campanha e faz uma alerta a população: O rastreamento deve ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada entre médico e paciente. Quanto mais cedo verificado, mais chance de cura.

Juazeiro: SESAU informa que UBS do Alagadiço ficará sem atendimento nesta quarta-feira (14)

(Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA) informa que nesta quarta-feira (14), os atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro Alagadiço serão suspensas no horário de 09h às 17h. A empresa Coelba comunicou aos moradores do bairro a necessidade do  desligamento da rede de energia para a substituição dos postes no bairro e, por isso, os atendimentos  não  poderão ser realizados.

A SESAU informa ainda que quem necessitar de atendimento pode procurar as demais unidades de saúde do município. Os adultos que precisarem ser atendidos em casos de urgência e emergência devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No caso das crianças devem ser levadas para o Hospital Materno Infantil de Juazeiro. Todas as duas unidades funcionam 24 horas por dia.

Caravana da Saúde visita bairro Jardim Vitória nesta quarta (14)

(Foto: Ascom)

A véspera de feriado em Juazeiro será marcada por mais uma Caravana da Saúde. Em sua 143ª edição o programa criado pela Prefeitura atenderá os moradores do bairro Jardim Vitória.

Serão ofertados serviços como cardiologista, endocrinologista, ortopedista, ginecologista, odontologista e clínico geral, além de realização de exames laboratoriais e eletrocardiograma. Equipes da secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) farão atendimentos gratuitos para recadastramento no Bolsa Família.

A Caravana da Saúde foi criada em 2016 para desafogar as demandas acumuladas na saúde municipal. O atendimento será feito na Unidade Básica de Saúde da comunidade.

UNINASSAU Petrolina promove serviços de saúde gratuitos à comunidade

A ação acontece na próxima segunda-feira (19), no Parque Municipal Josepha Coelho, das 15h às 18h. (Foto: Divulgação/ASCOM)

Na próxima segunda-feira (19), a Faculdade UNINASSAU vai  promover uma ação de saúde no Parque Municipal Josepha Coelho em Petrolina (PE), das 15h às 18h. Serão ofertados vários serviços, e o atendimento é realizado pelos estudantes dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem.

O evento tem como objetivo proporcionar a prática profissional. “Os serviços prestados são aferição da pressão arterial e o teste de glicemia, ações básicas que todo profissional de saúde deve saber, independente da área que venha atuar”, pontuou a professora responsável pelos cursos de saúde e do evento, Maria Alice Bezerra.

A diretora da UNINASSAU, Profª Anna Cristina, acrescenta que “promover ações práticas, visitas técnicas são estratégias para que o aluno construa um conhecimento sólido e real, de acordo com a realidade profissional”.

“Novembro Azul”: falta de sintomas torna câncer de próstata perigoso e reforça necessidade de cuidar da saúde

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – perde apenas para o de pele – e de acordo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é responsável por 28,6% das mortes da população masculina que desenvolve neoplasias (doença na qual as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo) malignas.

Para 2018 o Inca estimava o surgimento de 68 mil novos casos da doença no país, 23 mil se concentrariam em Pernambuco. Desse total, 11.380 seriam em homens. A nível regional o estado ocupa a segunda colocação no índice de pacientes futuramente diagnosticados com a doença. Sergipe apresenta uma taxa de 77,27 casos a cada 100 mil homens, Pernambuco vem logo atrás com 68,20, seguido pelo Piauí, com 63,42.

Ações do Novembro Azul em Petrolina

Justamente para alertar aos homens nesse mês as atenções na saúde se voltam à campanha do Novembro Azul, dedicado à conscientização desse grupo sobre a prevenção ao câncer de próstata. Para reforçar o diálogo com essa parte da população as unidades de saúde de Petrolina trabalham com uma programação especial.

LEIA TAMBÉM:

“Novembro Azul”: Blog Waldiney Passos faz série de reportagens sobre a campanha e aborda diversos temas

Semanalmente mutirões levarão uma série de serviços gratuitos ao público masculino, a exemplo do que aconteceu no último sábado (10) quando a Cohab VI, Cosme e Damião, C1 e São Gonçalo receberam as equipes de saúde do município.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina lembra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez aconteceu no último sábado (10) e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) aproveita a data para fazer um alerta sobre os cuidados relacionados à saúde auditiva, muitas vezes negligenciada pela população, mesmo sendo uma das deficiências mais comuns no Brasil.

Em geral, as causas da surdez estão mais associadas à exposição prolongada ao excesso de ruído, que acomete as células do ouvido. Mas, também pode estar relacionada às questões genéticas, envelhecimento e bloqueios físicos.

Na UPAE Petrolina (PE), a entrada deste paciente no serviço acontece através do ambulatório com o otorrinolaringologista, que indica os exames a serem feitos na Unidade. Na maioria das vezes, os principais problemas podem ser diagnosticados através de exames simples, como os que são feitos na UPAE: Audiometria, Impedanciometria e Bera. Quando detectada alguma perda auditiva, o paciente volta para avaliação com o otorrino e este é encaminhado para o Centro Auditivo, que é a referência no município.

Prevenção

LEIA MAIS

Monumentos de Petrolina ganham iluminação especial em alusão à campanha “Novembro Azul”

(Foto: ASCOM)

Até o final de novembro, os principais monumentos de Petrolina (PE) vão exibir a iluminação na cor azul. A ação da prefeitura busca alertar a população sobre o “Novembro Azul”, mês de conscientização sobre a importância do combate ao câncer de próstata.

 Já estão iluminados em azul o Monumento da Integração, a Catedral, o Cruzeiro da Concha Acústica, o Monumento da Bíblia e o prédio da Prefeitura Municipal. Iluminar a cidade na cor referente a campanha é apenas uma das formas mais eficientes de lembrar a população sobre a prevenção da doença.

Para o diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Francisco Chagas, aderir à nova iluminação é muito importante pois tem o poder de atingir um grande número de pessoas. “A Prefeitura de Petrolina tem dado muita importância para esse trabalho de conscientização. A iluminação em azul nos principais prédios e monumentos da cidade tem poder de atingir um grande número de pessoas. Além de relembrar da importância do exame para prevenir o câncer de próstata”, diz.

SAMU de Juazeiro ganhará quatro novas ambulâncias

(Foto: ilustração)

Quatro novas ambulâncias serão entregues ao município de Juazeiro (BA) para ser utilizadas no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os veículos serão entregues durante uma solenidade nesta terça-feira (13), marcada para 9h no Paço Municipal, com a presença do prefeito Paulo Bomfim (PC do B).

As unidades entregues devem melhorar o atendimento na cidade que é referência na região Norte da Bahia, atendendo a mais de 50 municípios.

Prefeitura de Petrolina realiza ações do Novembro Azul

As ações irão acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina esteve em quatro bairros da cidade nesse sábado (10) com ações para lembrar a importância do cuidado com a saúde integral do homem neste mês, conhecido como “Novembro Azul”. A programação atendeu o São Gonçalo; Cosme e Damião; Cohab VI e C1.

Foram realizados diversos atendimentos voltados para o público masculino como serviços odontológicos, realização de testes rápidos, atividades educativas com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB), além de um café da manhã para os participantes.

LEIA MAIS

Parceria entre prefeitura e Hospital de Olhos atende 350 pacientes diabéticos em Petrolina

Pacientes com diabetes tiveram uma oportunidade única no último sábado (10): realizar, de forma gratuita, o exame oftalmológico para detecção de retinopatia diabética, agravo que acomete os olhos, em virtude de alguns fatores de risco, como glicemia não controlada.

Assim foi a 3ª edição do mutirão ‘De Olho no Diabetes’, que  atendeu 350 pessoas. Idealizado pelo Hospital de Olhos de Petrolina, o mutirão contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município, que ofertou durante o evento atividades de prevenção e promoção da saúde com nutricionistas e educadores físicos, além da atualização da carteira vacinal dos pacientes.

 “Este é um momento de grande importância para atender a população diabética de Petrolina e nós firmamos esta parceria de sucesso desde o ano passado, pois acreditamos em ações que auxiliem e cuidem das pessoas, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, que esteve presente no evento.

Prefeitura oferta mais de 1.100 atendimentos em Nova Descoberta, zona rural de Petrolina

Durante a ação, foram realizados cerca de 1.200 atendimentos. (Foto: ASCOM)

A comunidade de Nova Descoberta, na zona rural de Petrolina (PE), recebeu, neste sábado (10), a 14ª edição do programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. O evento, que aconteceu na Escola Municipal José Nunes de Santana realizou cerca de 1.200 atendimentos.

Foram ofertadas consultas com clínicos gerais e especialidades como ginecologia; ortopedia; pediatria; psicologia; nutrição e dentista. A ação contou ainda com atividades de promoção à saúde com educadores físicos e fisioterapeutas; palestras com SAMU e com a Caravana Vida no Trânsito; corte de cabelo; ultrassonografia de próstata; abdome total e tireoide; testes rápidos para sífilis e HIV; avaliação de casos suspeitos de hanseníase e tuberculose e atualização de calendário vacinal.

“Com o programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’ dentro das comunidades, conseguimos diminuir as demandas por consultas médicas nas unidades básicas, além de levar diversos serviços que fazem a diferença na promoção e prevenção à saúde da população local. É um programa exitoso, que já proporcionou quase 15 mil atendimentos em todo o município”, comemora a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Família realiza campanha de doação de sangue para mulher vítima de aneurisma

Nilda Nunes de Oliveira Moraes. (Foto: Arquivo da família)

Nilda Nunes de Oliveira Moraes, conhecida popularmente como “Nildinha”, moradora de Juazeiro (BA), sofreu um aneurisma e está necessitando de doações de sangue. Ela está internada no Hospital Universitário de Petrolina (PE), seu tipo sanguíneo é AB-.

Pelas redes sociais, familiares de Nildinha estão realizando a campanha para encontrar doadores, já que o estoque do Hemope está praticamente zerado e  não atende a necessidade da paciente. Segundo a família, os fatores sanguíneos compatíveis são: A- /B-/ O-/ e AB-.

Aos que estejam dispostos a se solidarizarem com a família, basta ir ao Hemope e fazer a doação. De acordo com os familiares da paciente,  para os doadores que não têm condições de se deslocarem até o Hemope, está sendo disponibilizado o transporte. Para maiores informações entrar em contato, através dos telefones (74) 988148261/(74) 988053572.

Semana do Bebê é encerrada com palestra sobre direitos das crianças com deficiência

(Foto: Ascom)

Uma palestra com a presença de profissionais e membros da sociedade civil finalizou a Semana do Bebê em Petrolina discutindo os direitos da criança com deficiência e autismo. Realizado na sexta-feira (9) o encontro teve como tema ‘Sensibilizar, Incluir e Aprender: Sobre os direitos e inclusão das crianças com deficiência e autismo’.

Representantes da Vara da Infância, Conselho Tutelar; Ministério Público, INSS, Associações de famílias de crianças com deficiência, Autismo, Microcefalia e doenças raras, advogados, além de representantes das secretarias de Educação, Social e Saúde e do Selo Unicef marcaram presença no encontro.

“Saímos dessa semana inspirados e com projetos e parcerias fortalecidas. Foi possível alcançar um público diverso e importante: mães, pais, crianças, profissionais. Tivemos o envolvimento de associações importantes que fazem parte da rede de atenção às crianças e tivemos também o diferencial de trazer a inclusão e o tema pertinente em relação às crianças com deficiência e autismo. A mobilização do poder público e envolvimento da sociedade civil já são bons reflexos dessa semana intensa”, avalia a diretora de Proteção Social Básica e articuladora da Semana do Bebê, Jessica Richelle.

UNINASSAU Petrolina realiza atendimentos de saúde na Policlínica do 5ª BPM

O serviço de saúde é direcionado aos policiais e bombeiros militares e seus familiares. (Foto: ASCOM)

Em parceria com a Policlínica do 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (5º BPM), a Faculdade UNINASSAU Petrolina (PE) iniciou atendimentos de saúde gratuitos na sede da Policlínica. O serviço é direcionado aos policiais e bombeiros militares e seus familiares.

Os atendimentos são realizados semanalmente pelos coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, professores e alunos. “É mais um campo de estágio, de realização da prática profissional para nossos alunos”, disse a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profª Karla Melo.

Para o aluno do 2º período de Fisioterapia, Thulyo Vale, “a experiência está sendo muito importante, por que percebo como será a minha rotina como profissional, além de ampliar minha visão e conhecimento”, explica.

A diretora da UNINASSAU Petrolina, Profª Anna Cristina, destaca que “a parceria é muito importante e bem-vinda para o crescimento da nossa região através da educação e saúde.”