Siass Univasf promove roda de conversa sobre saúde mental masculina

A Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, no dia 10 de junho, a 2ª Roda de Conversa para Homens. Com o tema “Saúde Mental Masculina”, a atividade acontecerá das 14h às 18h, na Unidade Siass Univasf, e é voltada aos servidores da Instituição. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e reflexão sobre questões relacionadas ao bem-estar, ao autocuidado e à qualidade de vida dos homens.

A roda de conversa contará com a participação do professor Alexandre Barreto, do Colegiado de Psicologia da Univasf, que atua há anos com estudos e intervenções terapêuticas voltadas ao público masculino. Durante o encontro, os participantes poderão compartilhar experiências, fortalecer vínculos e discutir, de forma aberta e acolhedora, os desafios que envolvem a saúde mental masculina no cotidiano.

A atividade também busca contribuir para a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e para a construção de estratégias que promovam saúde, equilíbrio e bem-estar nas diferentes áreas da vida.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro em parceria com a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco promoverá roda de conversa com responsáveis e cuidadores de estudantes com autismo


A Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), irá promover uma roda de conversa com responsáveis e cuidadores de estudantes da rede municipal de ensino, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no próximo sábado (03), a partir das 14h, no auditório da Seduc.

A iniciativa contará com momentos de dinâmicas e espaço de escuta, por meio de um bate papo informal, que trará o compartilhamento de informações, vivências e aprendizados adquiridos na trajetória de responsáveis, cuidadores e educadores de pessoas com TEA.

Considerando as especificidades únicas de cada estudante com Transtorno do Espectro Autista e as demandas geradas nos diferentes espaços de ensino que frequentam, a programação busca dividir as estratégias pensadas a partir do conhecimento das necessidades, partindo da escuta e acolhimento que se destina a ouvir e identificar as principais necessidades e dificuldades dessas famílias, e entender de que forma é possível qualificar a prestação do serviço educacional.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Ginasta olímpica Daniele Hypólito vem a Juazeiro no dia 25 de abril

No próximo dia 25 de abril a ginasta olímpica Daniele Hypólito desembarcará em Juazeiro (BA) para uma roda de conversa com alunos da rede pública e jornalistas. O evento é promovido pela Faculdade Estácio de Sá, que comemora um ano de sua instalação na cidade baiana.

A programação do dia 25 se inicia às 10h, com uma roda de conversa com cerca de 350 alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Paulo VI. Pela noite, às 19h, será a vez da atleta se apresentar no auditório da Faculdade Estácio, no KM 13, da BR 407, para alunos de medicina e convidados.

Primeira brasileira a conquistar uma medalha na modalidade em um Mundial, Daniele já representou o país nas Olimpíadas desde os jogos de Sydney (2000) até os do Rio (2016), além dos jogos Pan-Americanos.

UPAE/IMIP de Petrolina promove roda de conversa sobre câncer de próstata

(Foto: ASCOM)

Aconteceu, nesta segunda-feira (12), na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE) (UPAE/IMIP) uma roda de conversa sobre o câncer de próstata, com o urologista do serviço, Flávio Costa. A atividade foi proposta pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e faz parte das ações do “Novembro Azul” – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa neoplasia, que é a segunda mais comum entre os homens.

No momento, a ação foi voltada para os funcionários e colaboradores, mas outras atividades acontecerão ao longo do mês. “A CIPA e a Segurança do Trabalho têm como missão zelar pela saúde e segurança do trabalhador. Para isso, acreditamos que a educação em saúde seja o melhor caminho”, justifica a presidente da Comissão, Síngryd Lima.

Todo ano a UPAE/IMIP de Petrolina adere à campanha e faz uma alerta a população: O rastreamento deve ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada entre médico e paciente. Quanto mais cedo verificado, mais chance de cura.

FIEPE exclui Júlio Lóssio de debate, posicionamento gera críticas de eleitores

Nesta terça-feira (21) a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizará uma roda de conversa com os candidatos ao Governo de Pernambuco. No entanto, o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (Rede) não foi convidado e o fato repercutiu nas redes sociais.

Daniela Portela (PSOL), Armando Monteiro Neto (PTB), Maurício Rands (Pros) e o atual governador, Paulo Câmara (PSB) estão confirmados no evento, realizado das 9h às 18h, na capital Recife.

O Blog Waldiney Passos tentou contato com a FIEPE durante toda manhã, através do telefone e email, porém, não teve retorno aos questionamentos. Em uma matéria publicada no Jornal do Commercio, a instituição alega que a ausência de Lóssio se deve à Lei Eleitoral: a Rede Sustentabilidade não têm mais de cinco representantes parlamentares.

LEIA MAIS