HDM/IMIP de Petrolina sedia evento da Sociedade de Pediatria de Pernambuco

(Foto: ASCOM)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE)foi sede, na noite de ontem (08) de um evento da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE), que está trabalhando a interiorização das ações do órgão no estado.

“O Hospital Dom Malan foi escolhido por ser destaque, para todo o sertão, na assistência à saúde pediátrica e pela sua Residência Médica em Pediatria, e por ser referência para os cursos de medicina da região”, esclarece o presidente da SOPEPE, Eduardo Fonseca.

O evento realizado no HDM promoveu uma discussão sobre o “Calendário Vacinal do Prematuro”, com o próprio Eduardo, e “Acompanhamento do recém nascido prematuro”, com a professora Dra.Rita Silveira, que veio diretamente do Rio Grande do Sul, a convite da SOPEPE , para a apresentação. 

LEIA MAIS

SESAU informa negatividade para o caso de Difteria notificado em outubro na cidade de Juazeiro

SESAU informa resultado negativo para caso de Difteria notificado na região. (Foto: ASCOM)

Por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA), esclarece que, diante do caso notificado de suspeita do agravo Difteria informado por uma Unidade Hospitalar da região no mês de outubro, o referido exame apontou resultado NEGATIVO para Difteria, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde através do Núcleo Regional de Saúde Norte.

A SESAU informa ainda que todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas e que  tem atuado em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, com apoio do Núcleo Regional Norte de Saúde.

Oficinas de introdução e transição alimentar são realizadas durante a Semana do Bebê em Campo Formoso

(Foto: ASCOM)

Dando continuidade as atividades da 5ª Semana do Bebê, a equipe de nutricionistas da Prefeitura de Campo Formoso (BA) realizou oficinas de introdução e transição alimentar para gestantes e mães de alunos nas Creches CMEI e Galdino Marques na última terça-feira (06).

Durante o encontro foram abordados os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 02 anos; montagem de um prato para crianças a partir de 6 meses (papinha); sorteio de um prato com os talheres para as mamães com o intuito de estimular a alimentação saudável; alerta quanto a questão dos industrializados, quais temperos devem ser usados nas papinhas e os alimentos que devem ser ofertados; além de entrega de material informativo e sugestão de cardápio para introdução alimentar.

Sob a coordenação das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e do CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) do Instituto Intercement, o projeto reúne profissionais de diversas áreas (professores, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos e agentes culturais) no desenvolvimento das atividades com destaque para as questões da Primeira Infância. A programação segue até dia 09 de novembro, confira:

08 de novembro – 7h30 ás 17h

LEIA MAIS

Médico cardiologista alerta para problemas causados pela apneia do sono

“Os distúrbios do sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial. Aqui no Brasil, por exemplo, um de seus efeitos mais graves é a apneia obstrutiva do sono”, diz o médico cardiologista, Frank Carvalho, que ensina, em suas consultas, como identificar os sintomas da doença.

“A apneia do sono acontece devido a um estreitamento nas vias respiratórias, na região do nariz e garganta, e que faz a pessoa parar de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Quem sofre disso, inclusive, pode não estar ciente de que tem o problema”, explica ele.

Frank integra a equipe médica do Instituto do Coração do Vale do São Francisco (Cardiovasf), – referência em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) por seu atendimento especializado nas áreas de Cardiologia e Medicina do sono. Segundo ele, durante a apneia o paciente produz roncos ou sons semelhantes ao sufocamento, impedindo a pessoa de alcançar o sono duradouro, continuado e profundo.

Através de estudos científicos e dos diagnósticos de médicos do Instituto Cardiovasf, foi possível então traçar o perfil de quem é acometido pela doença e os efeitos que ela traz para o organismo:

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% da população adulta brasileira sofre de apneia do sono, com prevalência de diferentes subgrupos, incluindo sexo masculino, indivíduos mais velhos e aqueles com sobrepeso ou obesidade.

LEIA MAIS

Secretária de Saúde de Petrolina presta contas sobre investimentos na pasta durante audiência pública na Câmara de Vereadores

Secretária apresentou relatórios sobre 2018 (Foto: Ascom CMP)

Convidada a participar da sessão de terça-feira (6) na Câmara de Vereadores, a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque prestou contas sobre os investimentos na pasta no governo de Miguel Coelho. Ela apresentou dois Relatórios Detalhados Quadrimestre Anterior (RDQA), referentes ao atual ano.

A audiência pública foi realizada após a sessão ordinária que não teve projetos de lei em análise. Em pouco mais de cinco horas, Magnilde atualizou os poucos edis presentes no plenário da Casa Plínio Amorim sobre as receitas da pasta incluindo recurso próprio e repasses.

LEIA TAMBÉM:

“A saúde vem evoluindo substancialmente desde 2017”, afirma secretária de Saúde de Petrolina

“A gente teve as receitas de imposto e transferências constitucionais. No primeiro e segundo quadrimestre os recursos se somam, os recursos vêm juntos e a gente tem receitas de R$ 219 milhões, com 15% constitucional e foi repassado ao Fundo Municipal de Saúde R$ 32 milhões. Foi repassado 15% no primeiro e segundo quadrimestre juntos”, explicou Magnilde.

LEIA MAIS

Nova lei obriga hospitais em PE a atender prioritariamente mulheres vítimas de violência

Lei foi aprovada na Alepe e publicada no Diário nesta terça (06).

Foi publicada nesta terça-feira (6), no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, a Lei 16.444/2018, que obriga os hospitais no Estado a atenderem mulheres vítimas de violência de forma prioritária. A medida, proposta pelo deputado Everaldo Cabral (PP) e sancionada pelo governador Paulo Câmara, já está em vigor.

No texto, fica definido como violência contra a mulher “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial” dentro do ambiente familiar ou em relações íntimas de afeto.

Cartazes obrigatórios

De acordo com a nova legislação, os hospitais, unidades de pronto-atendimento e postos de saúde também são obrigados a fixarem cartazes informando a população sobre o atendimento prioritário às mulheres vítimas de violência.

LEIA MAIS

Juazeiro: Caravana da Saúde visita bairro Alagadiço nesta quarta (7)

A Caravana já registra desde o lançamento mais de 30 mil atendimentos.

A 142ª edição da Caravana da Saúde visita o bairro Alagadiço, nesta quarta-feira (7). Durante toda manhã os moradores poderão se consultar com médicos da rede municipal de Juazeiro.

Entre os serviços ofertados estão exames laboratoriais, atendimento com cardiologista, endocrinologista, ortopedista, ginecologista, odontologista e clínico geral.

Uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) também estará no bairro realizando o cadastro para o Bolsa Família e atualizando aqueles que já têm seu nome no Cadastro Único (CadÚnico).

 

“A saúde vem evoluindo substancialmente desde 2017”, afirma secretária de Saúde de Petrolina

Secretária citou mutirões e resultados colhidos nesse ano (Foto: Blog Waldiney Passos)

A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque esteve na Câmara de Vereadores de Petrolina nessa terça-feira (6), participando de uma Audiência Pública para apresentar o 1º e 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).

Antes de prestar contas à comunidade conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar nº 141/2012, a secretária conversou com a imprensa presente na Casa Plínio Amorim. Entre os assuntos abordados, Magnilde destacou os avanços na rede municipal.

“A saúde vem evoluindo substancialmente desde 2017. Em 2017 os primeiros seis meses foram da gente conhecer a casa, os serviços. Os outros seis meses foram da gente fazer contratação de serviços, a gente pegou a Saúde com um débito muito grande. A maioria dos serviços, os contratos estavam desfeitos. 2017 foi o ano de reorganizar a administrativamente a saúde”, destacou.

LEIA MAIS

Secretária de Saúde participa de audiência pública nesta terça na Câmara Municipal de Petrolina

Magnilde Albuquerque, Secretária de Saúde de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Consta da pauta da  sessão ordinária desta terça-feira (06) na Câmara Municipal de Petrolina, a realização de uma audiência pública com a participação da secretária de saúde, Magnilde Alves Cavalcanti de Albuquerque, que deverá apresentar de forma detalhada os relatórios do quadrimestre anterior (RDQA) do ano de 2018, em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar nº 141/2012. que determina no Art. 38. competência ao Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação, sem prejuízo do que dispõe a Lei Complementar, para fiscalizar o cumprimento das normas da Lei Complementar, com ênfase no que diz respeito:

I – à elaboração e execução do Plano de Saúde Plurianual;

II – ao cumprimento das metas para a saúde estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias;

III – à aplicação dos recursos mínimos em ações e serviços públicos de saúde, observadas as regras previstas nesta Lei Complementar;

IV – às transferências dos recursos aos Fundos de Saúde;

V – à aplicação dos recursos vinculados ao SUS;

VI – à destinação dos recursos obtidos com a alienação de ativos adquiridos com recursos vinculados à saúde.

A audiência será realizada logo após o pequeno expediente que consta da leitura e aprovação das indicações e requerimento apresentados pelos vereadores.

Vítima de câncer, morador de Cabrobó lança campanha para realizar exame

Júlio César. (Foto: Arquivo/ Família)

Júlio César, 41 anos, é morador do município de Cabrobó (PE) e desde janeiro desse ano enfrenta a batalha contra um câncer. No dia 29 de outubro, Júlio fez uma consulta e durante a avaliação o médico solicitou a realização de um exame chamado “Pet Scan”. Segundo a esposa dele, Maria Dionice, para o tipo de câncer de Júlio o SUS não realiza o exame, e pela rede privada o procedimento custa R$ 4 mil.

Sem condições financeiras para pagar, a família está promovendo uma campanha para custear o exame. Angustiado, Júlio fala sobre a necessidade urgente de conseguir a quantia. “Estamos muito preocupados, pois a suspeita é de que a doença esteja se espalhando para meus ossos silenciosamente, e isso me deixa cada dia mais aflito, pois sou pai e sempre cuidei de minha família com o suor do meu trabalho, porém, agora estou dependente até vencer essa doença”, disse.

Os médicos que acompanham o caso de Júlio, deram o prazo de 20 dias para que ele retorne ao consultório e apresente o exame. De acordo com Maria Dionice, o exame será realizado no Hospital Português em Recife (PE).

A doação deve ser feita via depósito bancário através da Conta Poupança: 8295-4/ Agência: 3491/ Op: 013/ Caixa Econômica Federal/ Titular: Maria Dionice Alves da Silva. Para maiores informações (87) 99657-2809.

Caminhada e aulão de zumba encerram ações do ‘Outubro Rosa’ em Campo Formoso

(Foto: ASCOM)

Na última quarta-feira (31), uma animada caminhada e aulão de zumba encerraram as ações em alusão a campanha ‘Outubro Rosa’, realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Campo Formoso (BA). A ação faz parte do projeto “O bom é viver em família aperte mais esse laço”.

Mulheres e homens vestidos de rosa, saíram em caminhada do Núcleo de Geração de Renda em direção à Praça Doutor José Gonçalves, onde participaram de uma animada aula de zumba.

As ações de conscientização contra o câncer de mama dentro do Outubro Rosa foram encerradas, mas a atenção deve se manter durante todo o ano por parte das mulheres, através do auto exame e visitas regulares ao médico.

“Novembro Azul”: Blog Waldiney Passos faz série de reportagens sobre a campanha e aborda diversos temas

Blog Waldiney Passos promove série de matérias sobre o “Novembro Azul”.

O blog Waldiney Passos, em comemoração aos seus três anos de existência, está promovendo uma série de matérias para falar sobre a campanha do “Novembro Azul” e chamar a atenção da população masculina para este assunto que é de grande importância, mas que ainda sofre preconceitos sobre a prevenção do câncer de próstata.

O “Novembro Azul” surgiu em 2003 na Austrália com o objetivo de conscientizar os homens, em especial, sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, a campanha foi lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o intuito de acabar com a resistência dos homens em irem ao médico para realizar o exame de toque, responsável pela identificação, ou não, da doença e indicado para homens acima dos 45 anos.

Além do câncer de próstata, o mês é reservado para discussão de outras doenças masculinas como depressão, câncer de testículo e para cultivar a saúde em geral do homem.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima 68.220 casos novos somente neste ano.

Além do câncer, outras duas doenças podem afetar a próstata: a prostatite, que é uma inflamação na região, e a hiperplasia prostática benigna, que é um aumento da próstata.

As três enfermidades podem ser identificadas através do exame de toque retal, que deve ser feita a partir dos 45 anos, principalmente para aqueles com histórico da doença na família e negros, que são mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer.

Série de matérias

Ao longo deste mês, o blog Waldiney Passos desenvolverá uma série de matérias para abordar o assunto. Falaremos sobre a prevenção, exame, tratamento, ações realizadas em Petrolina (PE), com dados sobre os números da doença na região e, ainda, a respeito do pós-tratamento.

Semana do Bebê deve mobilizar mães e crianças de Petrolina

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Com a proposta de reunir o poder público e a sociedade em torno da garantia dos direitos voltados às mães e também à primeira infância, a Prefeitura de Petrolina (PE) realiza entre os dias 5 a 9 de novembro, a Semana do Bebê 2018. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com apoio das demais secretarias municipais.

Ao longo da semana, as mães e crianças participarão de simpósio formativo sobre temas pertinentes às crianças com deficiência; oficina de massagem Shantala; além de oficinas; rodas de conversa; visitas às famílias; resgate cultural voltado à infância e ações nas ruas da cidade, entre outros serviços.

“A Semana do Bebê visa reduzir a mortalidade infantil por meio da veiculação de informações sobre os cuidados na primeira infância, priorizando os cuidados durante os primeiros dias de vida. As ações irão acontecer de forma simultânea e descentralizada, com a finalidade de atingir o maior número de pessoas possível”, pontua Jessica Richelle, diretora de Proteção Básica e coordenadora do Programa Criança Feliz no município.

LEIA MAIS

I Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco terá início na segunda-feira (05)

(Foto: Internet)

Entre os dias 05 e 07 de novembro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o I Congresso Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco (CIRSQVASF). O intuito do evento é discutir as condições de saúde e a qualidade de vida de diversas populações e a teoria das representações sociais. O CIRSQVASF é gratuito e acontecerá no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais e pesquisadores das áreas de saúde, educação, meio ambiente, ciências sociais e à comunidade em geral. Participarão do CIRSQVASF cerca de 380 congressistas, vindos de instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), Centro Universitário de Ciências e Tecnologias do Maranhão (UniFacema) e outros.

O congresso também contará com a participação de estudantes da Univasf, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Faculdade Uninassau e Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Serão apresentados 63 trabalhos, nas categorias oral e pôster, divididas em dez eixos temáticos.

As inscrições no site do CIRSQVASF já foram encerradas. As pessoas que ainda não realizaram a inscrição e têm interesse em participar, podem realizar o credenciamento, às 7h, no hall do auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina, caso haja vagas disponíveis. É preciso levar um quilo de alimento não perecível.

O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e Educação Física (PPGEF) da Univasf. A iniciativa conta também com a parceria dos Colegiados de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Clique aqui e confira a programação.

Especialista destaca importância do acompanhamento médico antes de realizar exercícios físicos

(Foto: Ascom)

O “projeto verão” já é uma rotina para muitos brasileiros e brasileiras, mas realizar atividades físicas em procurar orientação médica pode ser um tiro no pé. Especialmente quando se trata do coração. O risco de lesões e complicações cardíacas cresce quando não há orientações médicas.

Limites do seu corpo podem ser excedidos e o médico cardiologista Antônio Marconi, do Instituto do Coração Vale do São Francisco (Cardiovasf) chama atenção de quem pretende iniciar alguma atividade física. “As pessoas acham que basta se inscrever numa academia e começar a praticar exercícios. Mas para muitos, antes, é preciso ir ao médico fazer avaliação clínica, exames e, a partir dos resultados, entender seus limites, carga de esforço, frequência semanal de treino e, principalmente, os cuidados para se evitar uma sobrecarga excessiva”, diz.

Problemas de saúde

Realizar exercícios físicos é uma das chaves para qualidade de vida, no entanto, sem orientação médica problemas como ataque cardíaco, complicações arteriais, tontura, desmaio e cansaço excessivo são alguns dos reflexos negativos no corpo.

LEIA MAIS