Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Saúde em Libras realizado pela Univasf

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Com o objetivo de discutir sobre o atendimento e acolhimento de pessoas surdas, a Universidade Federal do Vale do são Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (Npsi), promoverá, de 22 a 24 de novembro, o 1º Congresso Brasileiro de Saúde em Libras (CBSL). O evento acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro da Univasf, e está com inscrições abertas até 16 de novembro.

A inscrição é feita através do site e os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 110,00, a depender da data e do nível de formação do congressista. Na programação do evento, haverá apresentação de trabalhos científicos, minicursos, rodas de diálogo, atividades inclusivas e conferências.

O CBSL é destinado a estudantes de graduação, profissionais, familiares de surdos e ao público em geral que não conhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras).  O congresso é realizado pelos colegiados de Psicologia, Farmácia e de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf. O evento também conta com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

LEIA MAIS

SESAU instaura sindicância para apurar irregularidades no Hospital Materno Infantil de Juazeiro

(Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Saúde (SESAU) instaurou uma sindicância para apurar condutas supostamente irregulares no Hospital Materno Infantil da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (19) e busca apurar condutas cometidas em maio e agosto desse ano na unidade.

De acordo com a Prefeitura, a sindicância tem “a finalidade de apurar condutas supostamente irregulares praticadas no âmbito do Hospital Materno Infantil, ocorridas nos dias 09 de agosto de 2018 e 26 de maio de 2018, relativas a desparecimento de Declaração de Nascido Vivo (DNV).

A comissão é formada por três pessoas: dois advogados e um agente de administração. Eles terão até 30 dias para concluir o trabalho, podendo prorrogar o período por mais 30 dias.

‘Caravana da Cidadania’: prefeitura leva serviços socioassistenciais à zona leste de Petrolina

O projeto ‘Caravana da Cidadania’ chegou até a zona leste de Petrolina. Neste sábado (20), as localidades da área de abrangência do CRAS do bairro Dom Avelar foram atendidas pelos serviços do projeto inovador que está sendo desenvolvido, mensalmente, pela Prefeitura de Petrolina, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em sua 7ª edição, a Caravana promoveu 1.040 atendimentos.

Quem passou pela Escola Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar, teve a oportunidade de cuidar da saúde; elevar a autoestima através dos serviços de beleza; pode ficar bem informado e aprender mais sobre seus direitos. A Caravana está levando diversos serviços da gestão municipal e de instituições privadas para dentro das comunidades.

LEIA MAIS

Feira Nossa: prefeitura leva música e serviços ao bairro São Gonçalo

(Foto: Alexandre Justino/ASCOM)

Clientes e comerciantes da feira livre do bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE), tiveram uma manhã diferente neste domingo (21): o projeto da prefeitura ‘Feira Nossa’ chegou até a comunidade levando serviços diversos e muita música à população. Ao som de canções como ‘Maria, Maria’ e sucessos de Luiz Gonzaga, a ‘Camerata 21 de Setembro’ animou os presentes com a música instrumental.

Ao todo, cerca de 150 pessoas receberam atendimentos como aferição da pressão arterial e orientações sobre postura e alimentação. Além dos serviços de saúde, a população pode contar com ações de ordenamento e educação de trânsito; atividades de combate ao trabalho infantil e a presença da Guarda Civil.

Feira Nossa

O ‘Feira Nossa’ é um programa da Prefeitura de Petrolina que tem o intuito de requalificar o ambiente das feiras livres. Além do São Gonçalo, outros bairros já receberam a ação, como o José e Maria; Cohab Massangano; João de Deus e Areia Branca. Outras comunidades como Ouro Preto, Nova Descoberta e Izacolândia também devem receber o programa até o final do ano.

Em dia de combate à sífilis, prefeitura faz mais de 250 testes rápidos em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro, a Prefeitura de Petrolina (PE) realizou, na última sexta-feira (19), centenas de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, com foco na sífilis.

Foram feitos mais de 250 testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Destes, três deram positivos para sífilis e 01 para hepatite B. As quatro pessoas que tiveram doenças confirmadas foram encaminhadas ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) para receber orientações e iniciar os tratamentos necessários.

O coordenador do CTA, Miguel Santos, destaca que o combate à sífilis deve ser levado a sério, pois a doença é silenciosa. “A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que é geralmente transmitida via contato sexual. A infecção desenvolve-se em diferentes estágios e os sintomas variam conforme a doença evolui. Então, todo mundo que possui uma vida sexual ativa, deve fazer os testes pelo menos de seis em seis meses, e, claro, usar preservativo em todas as relações”, explica.

CTA e SAE

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h,

LEIA MAIS

Prefeitura de Ouricuri faz entrega de móveis e equipamentos à UBS José Pimentel

Na manhã de sexta-feira (19), a Prefeitura de Ouricuri (PE), através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou equipamentos e móveis para a Unidade Básica de Saúde (UBS), José Pimentel no Centro da Cidade.

Segundo o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, a entrega dos equipamentos é um passo importante para o melhoramento da saúde pública da cidade, e promete fazer muito mais. “Nós estamos iniciando um processo de reestruturação e queremos fazer muito mais para a população. Hoje, nós estamos entregando esses equipamentos que é de extrema importância para que a população possa ter um atendimento de qualidade. […] Nosso próximo passo é conseguir regularizar os medicamentos em todos os postos de saúde, e não vou descansar enquanto isso não acontecer, e queremos fazer muito mais. […] As unidades de saúde terão que ser como as nossas casas. Todo mundo se sente melhor quando chega a um lugar limpo, com estrutura e tudo funcionando direitinho”, destacou.

LEIA MAIS

Zona rural de Petrolina recebe força-tarefa contra Aedes aegypti

(Foto: Ascom)

Equipes de combate às endemias de Petrolina visitaram a zona rural do município na sexta-feira (19) para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e Zika. Ontem os agentes visitaram o distrito de Rajada e fizeram um porta a porta.

Cerca de 20 profissionais trabalharam na ação. Os moradores receberam orientações e locais que possam servir de criadouros foram inspecionados e bloqueados. Segundo a gerente de Endemias, Rânmilla Castro, a atividade foi pensada após a confirmação de um surto de dengue em algumas cidades da Bahia, que fazem divisa com Petrolina.

“Depois da confirmação, inclusive, de um óbito em Casa Nova, decidimos realizar essa força tarefa na localidade. Escolhemos Rajada também por apresentar a maior incidência do vetor no último Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa)”, disse.

UPE abre inscrições para projeto direcionado a pessoa idosa

Professor Francis Trombini. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Com o objetivo de implementar um programa de treinamento para prevenção de quedas, melhora de equilíbrio, raciocínio e concentração da pessoa idosa, o curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina (PE), em parceria com a Univasf, abre inscrições para o projeto ‘Atividades Diversas Para a Pessoa Idosa’ (Atividoso).

Neste primeiro momento, o Atividoso é voltado especificamente para o público feminino. Podem se inscrever idosas com 65 anos ou mais, e que não estejam participando atualmente de qualquer outra atividade programada de exercício, ou seja, atividades físicas realizadas três ou mais vezes por semana.

Em entrevista ao nosso blog, o coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano do curso de Fisioterapia da UPE, Francis Trombini, explicou que o projeto está voltado apenas para as mulheres por uma questão científica ligada a um fator específico da região. “Em Petrolina (PE), para a participação desses programas, a procura é maior por parte das idosas, então, como nós desenvolvemos os estudos, nós temos que manter a homogeneidade das nossas amostras”, disse.

Durante o projeto, além das práticas de prevenção a quedas e melhoramento do equilíbrio, as idosas vão poder vivenciar mais de cinquenta atividades diferentes como, oficina de maquiagem, jogos de concentração, oficina de fotografia, música e bordado. Tudo isso para estimular a cognição das participantes.

As inscrições para o projeto já estão abertas. Até o início de dezembro as esquipes estarão fazendo a triagem para a confecção da lista de inscritos, no total estão sendo oferecidas 60 vagas. As atividades do Projeto terão início em fevereiro do ano que vem.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde esclarece diminuição no número de atendimentos realizados pelo SAMU em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal da Saúde vem a público esclarecer sobre a situação em que se encontra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Juazeiro (BA).

Em virtude da superlotação em que se encontram as unidades hospitalares referências no Vale do São Francisco e a ausência de leitos para assistir a todos os pacientes nestes hospitais, a cada ocorrência que o SAMU realiza, as macas acabam ficando retidas nas unidades. Em média o SAMU registrava cerca de 60 ocorrências por dia, agora está chegando a 15 atendimentos por dia.

Atualmente o serviço contém cinco ambulâncias básicas e duas ambulâncias de suporte avançado. O município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com quatro novas ambulâncias para atender às demandas e em breve estarão atuantes para auxiliar nos serviços de urgência e emergência do município. No entanto, o município não pode se responsabilizar pela situação em que se encontram os hospitais públicos da região.

Com voto favorável de Fernando Filho, piso salarial dos agentes de saúde é aprovado no Congresso

(Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

Após vários anos de luta, foi aprovado em sessão mista no Congresso Nacional o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A decisão foi apoiada pelo deputado federal Fernando Filho (DEM), que foi um dos parlamentares a votar pela retirada do veto presidencial, nesta quarta (17), na Medida Provisória 827/2018. Com isso, não cabe mais mudança na lei e a implantação do piso começa a valer já a partir de 2019.

O vencimento mínimo estipulado para os profissionais da saúde será escalonado para facilitar a transição da medida nos cofres públicos. No primeiro ano, os agentes terão piso de R$ 1.250,00. Esse valor sobe para R$ 1.400,00 em 2020; e R$ 1.550,00 em 2021. A partir de 2022, o piso será reajustado anualmente em percentual definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Fernando Filho considerou a medida fundamental para os profissionais e para a melhoria do serviço de saúde nas cidades. “Milhares de trabalhadores serão beneficiados. Essa medida garante dignidade aos agentes de saúde e afeta também no serviço, pois com profissionais valorizados, o atendimento é melhorado e, por consequência, aumenta-se a qualidade da saúde básica em nosso País”, avaliou.

Palestra sobre Medicina Integrativa acontece nesta quinta-feira (18) em Petrolina

(Imagem: Divulgação/ASCOM)

Nesta quinta-feira (18) na Univasf em Petrolina (PE), acontecerá uma palestra sobre medicina integrativa. O médico Adelson Prado será o palestrante. Durante o evento serão abordados temas como, gerenciamento do stress, fortalecimento imunológico, otimização da capacidade física, equilíbrio mental, emocional e espiritual.

O evento é gratuito e está marcado paras às 18h. O público-alvo é quem tem interesse em melhorar a qualidade de vida. A palestra é aberta para especialistas, leigos no assunto, portadores de fibromialgia e outras doenças, que queiram conhecer um novo método para alcançar o bem-estar.

Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa é um ramo da medicina com abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, com o objetivo de tratar a pessoa em seu todo: corpo, mente e espírito. Nessa modalidade a relação entre o paciente e o médico é fundamental, assim como a combinação de tratamentos convencionais e terapias complementares cuja a segurança e eficácia tenham sido cientificamente
provadas.

Atendimento na UBS do bairro Itaberaba está suspenso nessa quinta-feira (18)

(Foto: Ascom/PMJ)

O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itaberaba, em Juazeiro está suspenso nessa quinta-feira (18), devido a um serviço da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) na comunidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), a companhia precisou desligar a energia desde às 9h, até às 17h de hoje.

Sem energia na UBS o expediente foi suspenso pela SESAU. Dessa forma, os atendimentos na unidade serão retomado apenas na sexta-feira (19).

Vigilância Sanitária de Petrolina apreende mais de 3 mil kg de alimentos armazenados de maneira irregular em depósito 

(Foto: Ascom)

Cerca de dois mil kg de carne estragada foi apreendida pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina na tarde de quarta-feira (17), no bairro Rio Corrente. A ação inicialmente tinha como objetivo fiscalizar um mercadinho que não tinha Licença Sanitária, mas terminou com mais de três mil kgs de produtos alimentícios retidos.

Após a ida ao estabelecimento, a equipe de fiscalização encontrou os produtos – a maior parte deles carne estragada – dentro de um depósito na Rua 29 do bairro. “Logo após, o proprietário foi direcionado para um depósito de alimentos onde foram apreendidos todos os produtos. Nosso papel é garantir a segurança alimentar da população de Petrolina”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Punições

O mercadinho não foi interditado, mas o proprietário terá um prazo de três dias para regularizar a situação junto à Vigilância Sanitária. Na ação foram lavrados um auto de notificação, um de infração e outro de apreensão.

A população pode ajudar com o trabalho da Vigilância, denunciando estabelecimentos irregulares pessoalmente na sede da agência, na Rua das Camélias, Nº 73 A, no bairro Dom Malan (próximo à feira da Areia Branca), através do 156, whatsApp (087) 9 9985-0081 ou pelo site: petrolina.pe.gov.br.

Estão abertas as inscrições para o projeto ‘Movimente-se No Parque’

Projeto ‘Movimente-se No Parque’ (Foto: ASCOM)

O ‘Movimente-se No Parque’ foi criado para incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo e ter um cotidiano mais saudável, afinal, praticar exercícios físicos faz bem para o corpo e para a mente. O evento acontece no último sábado de outubro, dia 27, pela manhã, e as inscrições já estão abertas. O projeto é realizado anualmente no Parque Municipal Josepha Coelho em Petrolina (PE).

Durante a programação, os participantes podem experimentar diversas modalidades de exercícios, como aulões de Pilates com profissionais do Studio Cíntia Melo e Muay Thai com a equipe do Valhalla, e ainda praticar GRIT com instrutores da academia Espaço Fitness. Também serão oferecidas sessões de Quick Massage pela fisioterapeuta Mariana Vasconcelos e serviços de saúde pelos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do CETEP-SF.

A manhã ainda contará com sorteios e brincadeiras, sendo finalizada com um café da manhã. Segundo a organizadora Cíntia Melo, a proposta é que as pessoas tenham um momento para cuidar do corpo e confraternizar. “Acredito na potência da atividade física como auxiliar na saúde e bem-estar, buscando a partir dessa experiência estimular o autocuidado através de práticas saudáveis. Estou bem feliz de realizar a sétima edição do projeto no ano que comemoramos 15 anos de trabalho com Pilates na cidade”, afirma.

As inscrições devem ser feitas no Studio Cíntia Melo Pilates, localizado na Rua Aristarco Lopes, 393, centro de Petrolina, por trás do Posto Orla. Mais informações poderão ser obtidas no telefone (87) 3862-1103.

Testes rápidos serão oferecidos no Dia Nacional de Combate à sífilis

(Foto: Ascom)

Nesta sexta-feira (19) Petrolina celebrará o Dia Nacional de Combate à Sífilis ofertando exames gratuitos a toda comunidade. Das 7h às 18h o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará atendendo a população interessada em fazer teste rápido para identificar sífilis, HIV, hepatites B e C.

O último Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde do município confirmou 116 casos de sífilis, dos quais 42 são do tipo congênito, passado de mãe para filho durante a gestação. A doença é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidium, geralmente transmitida via contato sexual.

Quem for ao CTA fazer os testes terão seu sigilo assegurado e receberá o resultado na hora. O Dia Nacional de Combate é comemorado no terceiro sábado de outubro, mas a data foi antecipada pela Secretaria de Saúde de Petrolina.