SAMU registra queda no número de trotes em Petrolina

(Foto: ASCOM)

O projeto “Amigos do SAMU”, iniciado em agosto pela Prefeitura de Petrolina (PE), vem re bons resultados: após sensibilizar crianças e adolescentes das escolas municipais sobre o perigo dos trotes ao órgão, o SAMU já registrou uma redução de cerca de 400 chamadas falsas no mês.

“Conseguimos reduzir cerca de 400 ligações falsas no mês. Temos certeza que com a continuidade do “Amigos do SAMU” vamos diminuir ainda mais os números. A gente espera que essas informações passadas para eles sejam multiplicadas em suas ruas, casas, outros colegas”, pontua a coordenadora do SAMU, Laís Cabral.

Durante esta terça-feira (9), mais uma escola municipal recebeu as atividades do projeto educativo. Dessa vez, as orientações sobre o perigo dos trotes e noções de primeiros socorros chegaram à escola Ariano Suassuna, no bairro Cohab VI.

Na unidade de ensino, a equipe do órgão fez demonstrações sobre o trabalho de rotina do SAMU, como deve ser a agilidade do serviço e como as chamadas falsas podem, inclusive, impedir de salvar uma vida. Para auxiliar no trabalho educativo, o SAMU veste algumas crianças de socorrista, mostra como é uma ambulância por dentro e faz simulações de situações como engasgos, desmaios e convulsões.

Na próxima terça-feira (16), será a vez da Escola Bruna Negreiro, no Projeto Senador Nilo Coelho, N-9 receber o projeto Amigos do SAMU, e, no dia 23, a escola Maria Soledade Alves, no bairro João de Deus.

Caravana da Saúde visita Carnaíba do Sertão nesta quarta-feira (10)

(Foto: Ascom)

A Caravana da Saúde desta quarta-feira (10) visitará o Distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro. Essa será a 138ª edição do programa que já realizou mais de 30 mil atendimentos gratuitos na cidade baiana. Entre as consultas disponíveis estão cardiologia, ginecologia e clínico geral.

As equipes médicas também estarão no local realizando exames laboratoriais e eletrocardiograma. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) também visitará Carnaíba, para fazer o cadastramento de algum morador que não esteja inserido no Bolsa Família ou precise atualizá-lo.

O programa Caravana da Saúde foi criado em 2016 com a missão de solucionar a demanda suprimida na saúde municipal e já atendeu bairros da sede e várias comunidades do interior de Juazeiro. As consultas acontecem sempre às quartas-feiras.

HRJ abre processo seletivo para cadastro de reserva de Agente Operacional

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) abre nesta quarta-feira (10) processo seletivo para cadastro de reserva para o cargo de Agente Operacional – higienização. A seleção segue até a próxima quinta-feira (11).

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected] O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Outubro Rosa: prefeitura ofertará mais de 5 mil exames preventivos para mulheres de Petrolina

Após zerar a fila de espera por mamografias, a Prefeitura de Petrolina está intensificando, neste mês de outubro, a oferta por exames de Papanicolau, popularmente conhecido como ‘preventivo’. O objetivo é disponibilizar mais de 5 mil procedimentos num mês voltado à saúde da mulher.

Os exames serão solicitados de acordo com a avaliação médica, e realizados na própria Unidade Básica de referência, dentro das programações da campanha do ‘Outubro Rosa’. De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Lorena Andrade, as ações visam fortalecer a saúde feminina.

“O exame citopatológico é reconhecido como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Vale ressaltar que após um resultado negativo, o exame deve ser repetido a cada 2 anos. Caso o exame apresente alteração, deve ser realizado anualmente”, afirma.

LEIA MAIS

Escolas municipais de Petrolina recebem orientação sobre alimentação saudável

(Foto: ASCOM)

Estudantes e profissionais das escolas municipais de Petrolina (PE) estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre educação nutricional. Os conhecimentos estão sendo repassados  pelos alunos do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE) que estão desenvolvendo uma série de atividades nas unidades, através do estágio supervisionado.

Neste semestre, eles levarão orientações nutricionais aos estudantes, equipe gestora e profissionais da merenda. “Além de auxiliar na formação dos futuros profissionais, esse trabalho tem como objetivo envolver a comunidade escolar, tratando de diversas questões da alimentação, inclusive das boas práticas”, ressaltou Geórgia Freitas, nutricionista da Rede e orientadora do estágio.

As visitas dos estagiários começaram pelas escolas de educação infantil. Geórgia acredita que quanto antes acontecer um primeiro contato das crianças com a alimentação saudável, a chance de se tornar um adulto com boas práticas alimentares é maior.

Orientações gratuitas serão oferecidas às mulheres de Petrolina durante Outubro Rosa

(Foto: Ascom)

Com um mês dedicado a prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Petrolina iniciou na sexta-feira (5) uma série de ações junto ao público feminino para conscientização sobre o autoexame. A Unidade de Saúde Amália Granja, na Vila Mocó, foi palco do evento.

No local foram oferecidos corte de cabelo, design de sobrancelha, aula de zumba, rodas de conversa e orientações sobre autoexame. A programação segue em toda cidade, incluindo o interior. Todas as ações são gratuitas.

Confira o calendário da campanha do Outubro Rosa

  • 11/10 – Unidade de Saúde Josefa Bispo – João de Deus
  • 13/10 – Unidade de Saúde do KM 25
  • 17 e 22/10 – Unidade de Saúde do bairro Terras do Sul
  • 19/10 – Unidade de Saúde do Bebedouro
  • 20/10 – Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia
  • 20/10 – Unidade de Saúde Anália Batista – Cosme e Damião
  • 25 e 31/10 – Unidade de Saúde Álvaro Rocha – João de Deus

Outubro Rosa: em combate ao câncer de mama, prefeitura realiza programação especial em Petrolina

Prefeitura intensificará combate ao câncer de mama. (Foto: Internet)

O mês de combate ao câncer de mama – conhecido como ‘Outubro Rosa’ – chegou, e com ele, uma programação especial da prefeitura de Petrolina que visa conscientizar sobre a prevenção ao câncer mais frequente em mulheres.

As ações serão desenvolvidas pelas equipes das unidades de saúde do município, que devem realizar palestras, rodas de conversa, exames preventivos (papanicolau), testes rápidos para HIV e sífilis e atividades físicas. De acordo com a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorena Ferraz, os eventos irão destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são grandes. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas e procurem cuidar da saúde. Com os eventos nas unidades, temos o objetivo de chegar a um número maior de mulheres da comunidade, então, convidamos a todas a participar das ações que são momentos de esclarecimento”, disse.

Confira o cronograma

  • 5/10 – Unidade de Saúde Amália Granja de Alencar – Vila Mocó
  • 11/10 – Unidade de Saúde Josefa Bispo – João de Deus
  • 13/10 – Unidade de Saúde do KM 25
  • 17 e 22/10 – Unidade de Saúde do bairro Terras do Sul
  • 19/10 – Unidade de Saúde do Bebedouro
  • 20/10 – Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia
  • 20/10 – Unidade de Saúde Anália Batista – Cosme e Damião
  • 25 e 31/10 – Unidade de Saúde Álvaro Rocha – João de Deus

Unidade Móvel atenderá 11 localidades do interior de Petrolina em outubro

(Foto: Ascom)

Nesse mês a Secretaria de Saúde de Petrolina atenderá 11 comunidades do interior com a Unidade Móvel de Atendimento Médico. O cronograma foi iniciado na terça-feira (2), em Angical e nesta quinta-feira (4) será a vez do Assentamento Nova Vida.

A Unidade Móvel visitará também Barreiro, Chapada do Alegre e Manteiga na próxima semana. Os atendimentos serão finalizados no dia 25, em Comprida. Todas as localidades incluídas no planejamento são aquelas sem postos de saúde fixos.

Dentre os serviços disponíveis à comunidade estão aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, sempre a partir das 8h. Confira a seguir o cronograma:

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina atualiza cartão de vacina de funcionários e colaboradores

(Foto: ASCOM)

O setor de epidemiologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), em parceria com a educação permanente, engenharia de segurança e medicina do trabalho, realizou a atualização do cartão de vacina dos funcionários e colaboradores do serviço.

A ação começou no dia 27 de setembro e encerrou nesta segunda-feira (1º), atingindo 189 profissionais da saúde. Foram oferecidas as vacinas de Hepatite B, dT (antitetânica) e a Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola).

De acordo com a Norma Regulamentadora – NR32, do Ministério do Trabalho e Emprego, a vacinação faz parte da biossegurança, devendo, inclusive, ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador. “A imunização é uma forma importante de prevenção primária e essa prática deve fazer parte da rotina de empregados e empregadores”, defende a enfermeira Andreska Souza.

LEIA MAIS

Bairro Palmares recebe Caravana da Saúde nesta quarta-feira (03), em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (03), a equipe da Caravana da Saúde vai atender aos moradores do bairro Palmares, através de assistências especializadas em diversas áreas da saúde. Essa é a 137° edição da Caravana que tem como finalidade diminuir as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde na sede e interior do município.

Serão oferecidos à comunidade, atendimentos de especialistas em cardiologia, ginecologia, dentista e clínico geral e também serão realizados exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Dentro da programação, o público ainda poderá atualizar o cadastro do Bolsa Família, através do Estação Cidadania desenvolvido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). De 2016 até o momento, o programa de governo já realizou mais de 30 mil atendimentos.

Outubro Rosa: Prefeitura de Petrolina zera fila de espera para mamografia

(Foto: Ilustração)

O mês de outubro dedicado a prevenção do câncer de mama chegou e com ele as mobilizações que incentivam a conscientização das mulheres a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Em Petrolina (PE) a campanha com começa com uma boa notícia: através do programa ‘Zero Fila’, da plataforma ‘Petrolina Cuida’, a prefeitura eliminou a fila de espera por mamografias no município.

Somente dentro do programa, foram realizados mais de 3 mil exames em clínicas e hospitais públicos e privados. Entre as ações para resolver o problema da demanda reprimida, foram feitos diversos mutirões, organizados pela gestão municipal, entre eles, as carretas móveis que percorreram alguns bairros, como Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, estimam-se cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019. Esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres da região Nordeste. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura.

LEIA MAIS

Campanha contra sarampo e pólio encerra com mais de 100% do público alvo vacinado, em Casa Nova

UBS de Pau a Pique, em Casa Nova (BA). (Foto: ASCOM)

Segundo o resultado dos relatórios da Secretaria de Saúde de Casa Nova (BA) divulgado na última sexta-feira (28), a campanha contra o sarampo e a poliomielite realizada no município, superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Contra a poliomielite foi mais de 100% do público alvo vacinado, e contra o sarampo 97,76%.

A Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, explicou como se deu o processo a campanha. “Vacinamos de forma ininterrupta em todas as UBS, promovemos mutirões em mais de uma dezena de localidades e estivemos presentes em todos os distritos. Alcançamos a população flutuante que trabalha nos grandes projetos e extrativistas nos limites do município, já quase em outros municípios e estados. Ultrapassamos até mesmo o percentual estabelecido. É uma vitória de nossa equipe e do empenho do prefeito Wilker”, frisou.

A Unidade Básica de Saúde de Pau a Pique é apontada como unidade exemplo na campanha de vacinação, a comunidade foi uma das últimas onde as equipes estiveram e respondeu de forma positiva ao convite. Por lá, todas as crianças foram vacinadas.

As equipes envolvidas no processo de vacinação foram fundamentais para esse resultado. “Temos que parabenizar a nossa equipe. Sem estes colaboradores não haveria este sucesso a ser comemorado. Muito obrigado, equipes de saúde de Casa Nova”, concluiu Maria de Lourdes.

Bebê morre no Hospital Dom Malan; unidade emite nota e afirma estar prestando assistência à paciente

(Foto: Arquivo)

Mais uma morte foi registrado no Hospital Dom Malan (HDM) em Petrolina, dessa vez de um feto. Segundo familiares de Thaís Alves dos Santos, de 27 anos que estava grávida quando deu entrada na unidade, na tarde de domingo (30), ela não recebeu atendimento adequado e perdeu seu bebê.

Thaís teria dado entrada no HDM por volta de 13h30, sentindo dores, mas sem dilatação para o parto normal. Familiares da gestante relataram que a equipe médica recomendou à paciente esperar e por volta de 16h ela recebeu medicação na veia, no objetivo de aliviar as dores. Nesse meio tempo Thaís teria perdido líquido e seu bebê morreu dentro da barriga da mãe.

Outro lado

Procurada por nossa equipe, o HDM informou estar prestando toda assistência necessária à paciente, que continua sendo avaliada pelo corpo médico da unidade. Thaís continua internada no HDM, sem previsão de alta. Confira a seguir a nota enviada pelo Dom Malan ao Blog:

LEIA MAIS

Mutirão da saúde garante mais de 700 atendimentos aos moradores do Cosme e Damião

Foram disponibilizadas consultas com diversos especialistas. (Foto: ASCOM)

Em sua 13ª edição, o programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’ garantiu, neste final de semana, mais de 700 atendimentos à população do Cosme e Damião, em Petrolina. O evento, em comemoração ao aniversário do bairro, aconteceu na Unidade Básica Anália Batista e na Academia da Saúde, ofertando diversos serviços de promoção à saúde e prevenção de doenças.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação em Saúde, Lorenna Ferraz, foi um momento importantíssimo que contou com o envolvimento de profissionais da Secretaria de Saúde, garantindo o acesso, cada vez mais, descentralizado, aos serviços ofertados pela Prefeitura de Petrolina.

“O programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’, sempre teve esse objetivo de levar os atendimentos para dentro das comunidades, diminuindo as demandas de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde. Com mais essa edição, a ação já garantiu cerca de 13 mil atendimentos.  Já realizamos o evento em diversos bairros na área urbana, em localidades da zona rural, Perímetros Irrigados e na área ribeirinha”, frisou.

Foram disponibilizadas consultas com diversos especialistas entre eles: ginecologista; ortopedista; cardiologista; dermatologista; nutricionista; fisioterapeuta; psicólogo; além de atividades com os educadores físicos; avaliação de casos suspeitos de Tuberculose e Hanseníase; palestras com SAMU; corte de cabelo; testes rápidos para HIV e Sífilis; entrega de medicamentos; atualização do calendário vacinal e vacina antirrábica para cães e gatos.

No mês de prevenção ao suicídio, prefeitura de Petrolina assina termo de parceria com a Associação de Valorização da Vida (AVV)

(Foto: ASCOM)

Neste mês de setembro, dedicado à prevenção do suicídio, as ações de valorização da vida, em Petrolina (PE) conquistaram um importante apoio: o prefeito Miguel Coelho assinou, na última sexta-feira (28), um Termo de Parceria com a Associação de Valorização da Vida (AVV). Com a assinatura, a instituição ganha um espaço adequado para prestar atendimento à população.

A iniciativa vai fortalecer as ações do Centro de Valorização da Vida (CVV) possibilitando que voluntários ofereçam apoio emocional gratuito, por meio de ligações telefônicas; atendimento presencial e através da internet.

Após a assinatura do Termo de Parceria, o prefeito Miguel Coelho, ressaltou o papel do poder público na valorização a vida. “Uma parceria muito importante que a prefeitura firma hoje, apoiando não só com a estrutura física, mas disponibilizando todo o apoio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para um tema tão delicado e importante que é a prevenção ao suicídio. No mês do ‘Setembro Amarelo’, que é o mês de prevenção ao suicido, fico feliz que a nossa gestão possa dar um passo importante para que possamos salvar vidas, salvar famílias”, destaca o prefeito Miguel.

“Com essa parceria poderemos fortalecer esse trabalho de valorização da vida. Estávamos em um espaço que não era apropriado para fazer o acolhimento presencial, agora teremos um local adequado. Esperamos honrar esse compromisso firmado”, comemora a vice-presidente da AVV em Petrolina, Francisca Andrade.

Prevenção

LEIA MAIS