73ª CIPM promove manhã de atividades físicas para policiais militares

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (28) foi realizada, na Orla de Juazeiro (BA), a caminhada da 1ª Clínica de Profilaxia para Policiais Militares da Região Norte da Bahia, sob a responsabilidade do Capitão PM Alexsandro Regis de Sena.

Focando na saúde do policial, o evento contou com a colaboração de profissionais das áreas de Educação Física e Enfermagem que realizaram exercícios físicos, aferições de pressão e batimentos cardíacos respectivamente e contou também com o apoio de 01 Ambulância e de Policiais do Corpo de Bombeiros Militares de Juazeiro que monitoraram as atividades.

Ao final da Caminhada o Comandante da 73ª CIPM, Major PM Eduardo Almeida Cunha, ofereceu, na sede da Unidade, um café da manhã tropical para todos os participantes.

Sesc Petrolina oferece serviços gratuitos de saúde nesta sexta

Nesta sexta-feira (28), trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e a população em geral, terão acesso a diversos serviços de saúde gratuitos, que serão oferecidos a partir de 7h30 pelo Sesc Petrolina, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE).

A ação acontece no setor médico da Unidade. Serão oferecidas orientação nutricional, aferição de pressão arterial e 50 testes de glicemia e colesterol.

A iniciativa integra o projeto “O Sesc cuidando da sua saúde” e acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de orientar e prevenir doenças como hipertensão e diabetes.

Prefeitura de Petrolina leva serviços de saúde ao Cosme e Damião neste sábado

A ação já garantiu mais de 12 mil atendimentos. (Foto: ASCOM)

Em sua 13ª edição, o programa ‘Construindo o Novo Tempo na Saúde’ atenderá a população do bairro Cosme e Damião, em Petrolina. Neste sábado (29), o evento acontecerá na Unidade Básica Anália Batista e na Academia da Saúde, a partir das 8h. Para ser atendido, o paciente deve levar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS.

Serão disponibilizadas consultas com clínico; ginecologista; ortopedista; cardiologista; dermatologista; atividades educativas; psicólogo; nutricionista; fisioterapeuta; educadores físicos; avaliação de casos suspeitos de Tuberculose e Hanseníase; palestras com SAMU; corte de cabelo; testes rápidos para HIV e Sífilis; entrega de medicamentos; atualização do calendário vacinal; vacina antirrábica para cães e gatos; entre outras atividades.

De acordo com a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, o objetivo do programa é levar os atendimentos para dentro das comunidades, diminuindo as demandas de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde. A ação já garantiu mais de 12 mil atendimentos.

“Foi a forma que encontramos para desafogar os serviços nas Unidades Básicas. Já realizamos a ação em diversos bairros na área urbana, em localidades da zona rural e Perímetros Irrigados e na área ribeirinha. Vamos expandir, cada vez mais, esse projeto”, frisou.

Oito UBS serão entregues até o final do ano, garante Miguel Coelho

(Foto: Alexandre Justino/Ascom)

Durante a coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (26) para apresentar os números do Petrolina Cuida, o prefeito Miguel Coelho confirmou outras obras prometidas durante sua campanha para melhorar a saúde na rede municipal.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho apresenta números do Petrolina Cuida em coletiva de imprensa

Segundo o gestor, até o final desse ano cinco Unidades Básicas de Saúde serão entregues às comunidades do Vila Marcela, Fernando Idalino Bezerra, São Jorge, Rio Corrente e São Gonçalo. Até o momento oito UBS foram inauguradas em menos de dois anos de gestão, beneficiando zona urbana e rural.

“Atendendo a essas populações que vão ter unidades próprias nos seus bairros, você termina desafogando as que já existem e melhorando a qualidade do atendimento”, disse Miguel.

LEIA MAIS

Miguel Coelho apresenta números do Petrolina Cuida em coletiva de imprensa

Prefeito comentou sucesso das ações (Foto: Blog Waldiney Passos)

Anunciada em julho desse ano a plataforma Petrolina Cuida colheu frutos em menos de dois meses de atividade. Nesse tempo, mutirões de consultas e exames foram realizados na sede e interior e a Prefeitura de Petrolina apresentou os dados das ações durante uma coletiva de imprensa nessa quarta-feira (26), no Auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV).

O prefeito Miguel Coelho destacou o investimento de R$ 37 milhões utilizados na execução de exames laboratoriais, consultas oftalmológicas, cirurgias eletivas, exames por imagem, cuidados com a saúde bucal entre outras especialidades ofertadas. Para o gestor, a plataforma foi necessária para zerar a fila de espera na saúde municipal.

“Hoje a gente já conseguiu realizar 45 mil exames laboratoriais, cerca de 90% da demanda do município foi atendida até hoje. Nós também percebemos que a demanda na oftalmologia era muito grande e a partir do momento que anunciamos [o Petrolina Cuida], a gente fez 15 mil consultas, não só aqui, mas nas clínicas credenciadas e mais de 6 mil cirurgias eletivas”, destacou Miguel.

LEIA MAIS

Unidade Móvel realizará atendimento odontológico nas comunidades da zona rural em outubro, confira a programação

(Foto: Ascom)

O cronograma de atendimento odontológico realizado pela Unidade Móvel de saúde de Petrolina foi divulgado nessa quarta-feira (26), para a zona rural do município. Os serviços serão realizados das 7h às 14h nas comunidades do interior.

A Unidade Odontológica Móvel busca contemplar localidades sem uma unidade fixa e pelo cronograma, os atendimentos serão realizados durante todo o mês de outubro em Cabaceira, Caititu, Cruz de Salinas e outras comunidades da zona rural.

Confira a seguir a programação de atendimento da Unidade Móvel:

LEIA MAIS

Para melhorar desempenho escolar, prefeitura entrega óculos a estudantes da Rede municipal de Petrolina

Ao todo, 13 unidades da Rede municipal de Petrolina participam da ação.

A Prefeitura de Petrolina firmou parcerias que possibilitaram a entrega de 50 óculos a alunos da escola municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas. A iniciativa foi feita através da Secretaria de Educação (Sedu) em parceria com a Univasf, no projeto ‘Consultório Itinerante’ do Hospital Universitário.

Os alunos foram submetidos a triagens nas escolas e, depois, encaminhados para consulta com o oftalmologista. As crianças que apresentaram problemas na visão e com prescrição médica para uso das lentes receberam seus óculos de graça.

Essa é a segunda escola contemplada com a entrega dos acessórios. Ao todo, 13 unidades da Rede municipal de Petrolina participam da ação. Segundo a assistente social da equipe multidisciplinar da Sedu, Lucimar Vale, o objetivo, além de detectar problemas de saúde, é possibilitar aprendizado de qualidade. “A dificuldade em enxergar compromete muito o desempenho da criança na escola e nossa intervenção é muito importante, pois representa um salto de qualidade na vida dos nossos alunos”, ressaltou.

Petrolina: FBC vai a Ministério da Saúde pedir agilidade em credenciamento de hospital do câncer e habilitação de unidade odontológica 

(Foto: ASCOM)

Nas próximas segunda e terça-feira (1º e 2) servidores do Ministério da Saúde estarão em Petrolina (PE) para uma visita técnica ao Hospital Oncológico Dom Tomás, administrado pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami). A informação foi confirmada nesta terça-feira (25) pelo ministro interino da Saúde, Adeilson Loureiro, ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Durante a audiência, em Brasília, o parlamentar também pediu celeridade na publicação de portaria do ministério que habilitará um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), garantindo a Petrolina e região um CEO Tipo 3 para o atendimento a pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“São medidas necessárias e urgentes para podermos melhorar ainda mais a saúde dos petrolinenses e sertanejos”, destaca o senador. Durante a visita, os técnicos do Ministério da Saúde irão avaliar o credenciamento do Dom Tomás como hospital oncológico vinculado ao SUS. Sob a gestão da Apami, a unidade presta assistência a mais de 1,5 milhão de pacientes de Petrolina e da região do Vale do São Francisco.

A manutenção e o custeio da Apami estão entre as prioridades do mandato de FBC no Senado. Só de emendas do senador direcionadas à Apami são mais de R$ 5 milhões (R$ 5.238.200,00) – recursos garantidos no orçamento da União em 2015, 2016 e 2018 e repassados pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. “Mas que, até hoje, não foram nem utilizados pelo governo do estado para a compra de equipamentos hospitalares nem transferidos à Associação”, observa o senador.

O Centro de Especialidades Odontológicas Tipo 3, que aguarda habilitação pelo Ministério da Saúde, terá capacidade de mais de sete cadeiras odontológicas e um maior número de serviços, desde atendimento clínico e diagnóstico de câncer de boca até endodontia e assistência a portadores de necessidades especiais. De acordo com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esta unidade será construída na área central da cidade, que teve um CEO Tipo 2 reaberto pela atual gestão municipal.

Caravana da Saúde chega ao bairro Novo Encontro nesta quarta-feira (26)

(Foto: Ascom/PMJ)

O bairro Novo Encontro será o contemplado na Caravana da Saúde que chega a sua 136ª edição. A comunidade poderá realizar atendimentos médicos durante toda manhã desta quarta-feira (26) e de acordo com a Prefeitura Municipal, poderão se consultar pacientes com guias de encaminhamento em mãos.

Entre os serviços ofertados de forma gratuita estão consultas com cardiologista, ortopedista, endocrinologista, clínico geral e dentista, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma. A Caravana da Saúde foi criada para desafogar as demandas da rede municipal e atende tanto a sede, quanto ao interior da cidade.

Além da área de saúde, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) também estarão no local com a Caravana da Cidadania, prestando atendimentos dos programas sociais, como Bolsa Família.

Juazeiro: SESAU informa sobre a falta de vacina Meningo C

(Foto: ASCOM)

As 1.200 doses da vacina Meningo C que chegaram ao município de Juazeiro (BA) já acabaram. Segundo informações da Secretaria de Saúde (SESAU) o último abastecimento na cidade foi realizado  no dia 03 de setembro.

A SESAU antecipa-se em informar sobre o desabastecimento para evitar transtornos aos pais ao chegarem às Unidades Básicas de Saúde. O município está aguardando o repasse através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realiza processo seletivo

(Foto: Arquivo)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) abriu inscrições para processo seletivo com vagas para os cargos de Neuropediatra, Médico do Trabalho e Fonoaudiólogo, habilitado para realização do Teste da Orelhinha. As vagas são para contratação imediata, com salário a combinar.

Os interessados devem entrar no site do IMIP, selecionar a vaga que pretende concorrer e realizar o cadastro. Após o cadastro o candidato deve ficar atento a divulgação do dia da prova. Para mais  informações entrar em contato com a superintendência da unidade materno-infantil ou diretoria médica, através dos telefones (87) 3202-7007/ 7001.

O Hospital Dom Malan, localizado no sertão Pernambucano, na cidade de Petrolina, é administrado pelo governo do estado, através do IMIP Gestão. Ao longo dos anos tornou-se referência em ensino e pesquisa, e no atendimento às gestantes de alto risco e crianças que necessitam de internação hospitalar.

Unidades móveis da prefeitura garantem mais de sete mil exames, em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Através de iniciativas pioneiras, a prefeitura de Petrolina (PE) tem feito grandes mudanças no cenário da saúde pública do município. Entre os avanços, estão os serviços das unidades móveis que chegaram às comunidades, e em apenas 15 dias, garantiram mais de sete mil exames.

Milhares de pessoas que esperavam há vários anos por seus procedimentos estão tendo oportunidade de fazer seus exames, consultas e cirurgias. Percorrendo bairros como Gercino Coelho; José e Maria; João de Deus e encerrando na localidade de Rajada, foram ofertados exames de mamografia; eletrocardiograma; raios-X; mapa; holter; ultrassom; teste ergométrico e ecocardiograma, além de consultas com cardiologista.

De acordo com a diretora de Regulação em Saúde, Sandra Rocha, o objetivo é eliminar todas as demandas reprimidas através da plataforma de ações, ‘Petrolina Cuida’. “Estamos trabalhando com várias frentes, tivemos as carretas móveis passando por alguns bairros, porém, estamos com um ritmo acelerado de marcações para diversas clinicas e hospitais particulares, alguns também em forma de mutirões. É importante reforçar que, após resolver essas pendências deixadas pelo governo passado, vamos conseguir trabalhar dentro do nosso planejamento, reforçando sempre a promoção à saúde”, frisou.

Os agendamentos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, através da central de regulação. “É importante que as pessoas que estão esperando por procedimentos deixem seus telefones e endereços atualizados nas suas Unidades Básicas de Saúde porque às vezes a gente tenta entrar em contato e não consegue”, concluiu Sandra.

Campanha de vacinação é intensificada nos bairros de Petrolina

(Foto: Ascom)

Com a meta de imunizar 80% da população canina em Petrolina, a secretaria de Saúde continua visitando os bairros da cidade para imunizar os animais. A campanha foi iniciada no dia 15 de setembro e pela expectativa da secretaria de Saúde, 40.522 cães e 6.586 gatos devem ficar protegidos da doença.

Segundo a coordenadora e veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, os animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose, mas cadelas e gatas que estão gestantes e amamentando não podem tomar a vacina.

“Embora nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de animais. A doença é uma zoonose que mata seres humanos e animais. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, disse.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: prefeitura discutirá prevenção ao suicídio durante evento na Areia Branca

Para sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Petrolina tem realizado ações de conscientização sobre o assunto.

Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações em diversas unidades de saúde, através dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e também nos Centros de Atenção Psicossocial da cidade.

A culminância da campanha acontecerá na próxima terça-feira (25), às 8h, na unidade de saúde Dr. Manoel Possídio, no bairro Areia Branca.

O evento contará com uma roda de conversa com psicólogos sobre “mitos e verdades do suicídio”, aula de dança com educadores físicos, atividade de auriculoterapia com os médicos da unidade, além de voz e violão.

De acordo com a gerente do NASF, Iara Catarine, a culminância será um momento de integração entre os profissionais e a população, para alertar sobre um assunto delicado. “Pretendemos alertar sobre a necessidade de acolher o próximo, oferecer ajuda quando o outro precisar de apoio, perceber que há saída para qualquer problema e a importância da valorização da vida. É uma reflexão importante, e por isso, convidamos a população para participar do evento”, diz.

SESAU realiza de 24 a 28 de setembro a Semana de Atenção à Microcefalia, em Juazeiro

CERPRIS, em Juazeiro (BA) (Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) através da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Atenção Especializada em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte, realiza de 24 a 28 de setembro a Semana de Atenção à Microcefalia, que contará com atendimentos especializados voltados para crianças com microcefalia e problemas neurológicos.

A ação será realizada no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e, durante toda a semana serão ofertados atendimentos pela equipe especializada, com avaliações e orientações de fisioterapeutas, fonoaudióloga, nutricionista, enfermeira, assistente social, além da realização de tomografias.

A equipe do Núcleo Regional de Saúde Norte estará encaminhando pacientes de Juazeiro e municípios circunvizinhos que já se encontram notificados no sistema de acompanhamento para atendimentos. Ao todo, a região Norte da Bahia tem 31 casos notificados de crianças com microcefalia e, somente em Juazeiro, foram registrados 19 casos.

“Para essas crianças serão ofertados atendimentos com a equipe especializada do CERPRIS. E esse momento é de acompanhamento destes pacientes que iniciaram seu atendimento pela Atenção Básica e seguiram para a especializada”, explica a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.