Toda sexta tem obra: Mais uma UBS é entregue  pelo  Prefeito Paulo Bomfim, em Juazeiro 

Inauguração da UBS de Carnaíba do Sertão (Foto: ASCOM)

Na noite desta sexta-feira (21), cumprindo mais uma agenda do programa Toda Sexta Tem Obra o Prefeito Paulo Bomfim entregou a 11° Unidade Básica de Saúde  de sua gestão. A comunidade contemplada foi a de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro (BA) com uma unidade reformada e ampliada.

Ao longo de 21 meses o Prefeito Paulo Bomfim já entregou 116 obras e, destas, 11 são Unidades Básicas de Saúde sendo seis unidades construídas e cinco unidades reformadas. “Estamos investindo na saúde pública porque entendemos que o primeiro contato da população com o serviço de saúde é na UBS. Hoje a comunidade de Carnaíba do Sertão recebe uma unidade reformada, ampliada, ambiente climatizado, mais aconchegante e confortável para que os pacientes possam ter o seu atendimento digno em um ambiente propício. Vamos continuar investindo na qualificação dos profissionais para que a cada dia a nossa população receba um melhor atendimento”, explicou Paulo Bomfim.

William Souza Duarte, morador da comunidade, disse estar satisfeito com a obra. “É muito gratificante vermos hoje que nossas solicitações foram atendidas. Temos aqui um excelente atendimento por parte de toda a equipe de saúde do distrito de Carnaíba do Sertão. Todo mundo quer ter também um espaço mais bonito, mais arrumado, para que possa se sentir mais acolhido e é o que eu estou vendo aqui hoje, um espaço limpo, adequado, completamente novo”, ressaltou.

Palestras sobre a prevenção do suicídio movimentam o Setembro Amarelo na UPAE/IMIP de Petrolina

Palestra realizada na UPAE/IMIP, Petrolina (Foto: ASCOM)

Em 2017, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE) (UPAE/IMIP) registrou na uma morte por suicídio e foram notificadas 157 violências autoprovocadas. Este ano (até agosto), foram registradas duas mortes e 115 violências autoprovocadas. O suicídio na UPAE é tratado como questão de saúde pública.

Durante a programação do setembro amarelo, mês dedicado a luta em combate ao suicídio, além da palestra com o Grupo Suicidologia no Vale, voltado para funcionários e colaboradores, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) conseguiu promover para os usuários um momento de reflexão e informação com a equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), assistentes sociais e setor de psicologia do serviço.

A programação tem acontecido durante todo o mês, com mobilizações semanais a respeito das formas de prevenção. “Temos feito palestras com a nossa equipe, mas ontem contamos com a participação do CVV que falou um pouco sobre o serviço por eles prestado”, esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias. “Falar sobre as dores emocionais e transtornos mentais é uma forma de prevenção e um importante fator de proteção. O CVV existe para isso, e as pessoas precisam conhecer melhor esse instrumento”, justificou Nazaré.

“A cada 40 segundos uma pessoa interrompe a própria vida e tantas mortes significam epidemia. Esse é um fenômeno complexo, multifacetado e que precisa de um forte engajamento dos serviços de saúde e da sociedade para ser combatido”, completou.

Sindicato Estadual dos Enfermeiros de Pernambuco inaugura sub-sede em Petrolina nesta sexta-feira (21)

Ludmila e Joana destacam compromisso da nova diretoria com o interior (Foto: Blog Waldiney Passos)

O 21 de setembro em Petrolina será marcado pelas festividades do aniversário da cidade, mas paralelo a programação oficial da Prefeitura Municipal, o Sindicato Estadual dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEP) vai inaugurar uma sub-sede na cidade, às 16h.

Antes de Petrolina, o SEEP já havia inaugurado uma sub-sede em Carpina, Zona da Mata Norte e pretende ainda implantar uma unidade nos municípios de Afogados da Ingazeira e Caruaru. De acordo com a presidente do Sindicato, Ludmila Outtes, essa vinda a Petrolina é reforça o compromisso da nova diretoria em interiorizar o SEEP.

“Uma das nossas propostas durante a campanha essa interiorização do sindicato, a antiga gestão concentrava muito trabalho na capital e o pessoal do interior ficava meio abandonado. [Uma das] nossas propostas era abrir as sub-sedes, nossa proposta era a interiorização e amanhã será aqui em Petrolina. A ideia é a gente expandir o sindicato para que ele tenha uma atuação estadual”, explica Ludmila.

A sub-sede será uma ponte do trabalhador com o sindicato, sendo ofertados apoio jurídico, espaço para formalização de denúncias e orientações aos profissionais de enfermagem da cidade. “Quem não for sindicalizado ainda pode procurar a sub-sede para poder fazer a sua sindicalização”, complementa a secretária geral, Joana D’Arc.

Todas e todos os profissionais de enfermagem estão convidados para a inauguração da sub-sede, que está localizada na Rua das Laranjeiras, número 236, Centro de Petrolina. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, com intervalo para almoço, de 12h a 13h.

Caravana da Saúde atende pacientes do CERPRIS, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Caravana da Saúde desta quarta-feira (19) atendeu 125 pacientes do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) que já têm o atendimento rotineiro oferecido pela rede especializada.

Com o objetivo de levar mais especialidades médicas a caravana da saúde levou cardiologista, endocrinologista, clínico geral e dentista, foram realizados ainda exames laboratoriais, eletrocardiograma e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) levou informações sobre atualização do Bolsa Família através do Estação Cidadania.

A ação foi uma parceira entre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Educação e Juventude em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. Para a presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Emanuela Mariano a ação é positiva e marcante para o município. “O atendimento no CERPRIS é fantástico e precisávamos dessa ampliação nos serviços. A dificuldade de locomoção às vezes impede o paciente de chegar até o posto de saúde e este atendimento é cômodo, uma vez que os mesmos já são atendidos pelo serviço”, pontuou.

Para a médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro “essa Caravana da Saúde é diferente, pois normalmente trabalhamos na Atenção Básica com os cuidados para prevenir enfermidades graves. Aqui tratamos de pessoas que ficaram com sequelas após algumas doenças, como foi o caso de um paciente que sofreu um AVC aos 50 anos após o consumo durante 35 anos de cigarro, pacientes amputados decorrentes do diabetes e de outros problemas por falta de prevenção. Reforço sempre durante o meu atendimento nas caravanas não adianta só procurar o médico e relatar o que sente, é necessário fazer o acompanhamento, o tratamento e cuidar-se como o profissional recomenda”, finalizou.

Serviços do CERPRIS

LEIA MAIS

Médicos proíbem Bolsonaro de participar de sabatina 

(Foto: Flavio Bolsonaro Via Twitter)

Líder nas intenções de voto, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) foi proibido pelos médicos do Hospital Albert Einstein de participar de sabatinas online. Bolsonaro seria entrevistado via Skype nessa quarta-feira (19), mas o corpo médico não liberou.

Segundo a revista Veja, a decisão dos médicos em não autorizar a participação de Bolsonaro se baseia no estado de saúde do presidenciável, que ainda inspiram cuidados. Ele está internado em São Paulo desde o dia 7 desse mês, após sofrer um atentado em Juiz de Fora (MG), na véspera do feriado da Independência.

Ainda não há previsão de alta, dessa forma a participação do candidato à Presidência da República nas sabatinas não acontecerá. O deputado federal continua isolado na liderança das intenções de voto, mas vê o crescimento de Fernando Haddad (PT), que já ultrapassou Ciro Gomes (PDT).

Petrolina: Fechada há 8 anos, unidade de saúde da comunidade de Roçado será reaberta

(Foto: ASCOM)

Desta vez, é a comunidade do Roçado, em Petrolina (PE) que será beneficiada pela plataforma ‘Petrolina Cuida’. Os moradores da localidade estão ansiosos para a reabertura da Unidade Básica de Saúde, que estava fechada há oito anos. O evento acontecerá nesta quarta-feira (19), às 20h, na Avenida Principal.

A descentralização do atendimento básico de promoção à saúde e prevenção a doenças ofertado nos postos de saúde é uma proposta do prefeito Miguel Coelho, defendida por especialistas na área de medicina. O objetivo é aproximar os moradores as equipes de Saúde da Família, garantindo uma assistência mais completa.

Atualmente, a comunidade, que conta com 1.184 pessoas, é atendida no posto de saúde da Agrovila Massangano, uma distância de 3,3 km.  Em Petrolina, a gestão municipal já inaugurou, em menos de quatro meses, 7 novos postos.  Essa é a 8° Unidade Básica de Saúde.

Já foram beneficiadas as comunidades do N-6; Mandacaru; Alto do Cocar; N-4; Capim; Lajedo e Jardim Maravilha. Ainda serão contemplados com novas unidades, os bairros Vila Marcela; Idalino Bezerra; São Jorge; São Joaquim; Jardim Petrópolis; Rio Corrente e São Gonçalo.

Petrolina amplia atendimento voltado à saúde da mulher com mais exames preventivos

(Foto: Ascom)

O atendimento voltado para a saúde da mulher em Petrolina foi ampliado, com a realização de mais exames preventivos, também conhecidos como Papanicolau. Segundo a Prefeitura, através do programa Petrolina Cuida, agora 55 exames são realizados por equipe da saúde da família.

Anteriormente o número era de apenas 12 e a ampliação foi possível com a contratação de um novo laboratório que realiza 5.500 atendimentos mensais. A diretora de Atenção Básica do município, Lorena Andrade destaca a importância dessa conquista.

“O exame citopatológico é reconhecido como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Vale ressaltar que após um resultado negativo, o exame deve ser repetido a cada 2 anos. Caso o exame  apresente alteração, deve ser realizado anualmente. Com a ampliação, conseguiremos avançar ainda mais na busca de uma saúde de excelência para Petrolina”, afirma.

Dia D de Saúde da Pessoa com Deficiência em Juazeiro acontece neste quarta

Dentro da programação do Dia da pessoa com deficiência não se pode deixar os cuidados com saúde à parte.

Na próxima quarta-feira (19) acontece o Dia D de atendimento à saúde da Pessoa com Deficiência no CERPRIS – localizado à Travessa Dr. José Araújo de Souza, 140, Santo Antônio – das 8h às 12h.

A ação, que acontece em comemoração ao dia 21 de Setembro Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, é uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde que levará pela primeira vez o Programa Caravana da Saúde para o CERPRIS, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a Presidente do CMPD, Emanuela Maria Mariano, haverá atendimentos com Endocrinologista, Cardiologista, Ortopedista, Ginecologista e Dentista.

“Também teremos exames como eletrocardiograma, orientações, escovação de dentes supervisionados, palestras com Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta o dia todo. Será um momento importante, de muito cuidado e atenção à pessoa com deficiência, por isso pedimos a participação de todos”, disse Maria Mariano.

LEIA MAIS

Inscrições para Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás são prorrogadas

Hospital Dom Tomás/ APAMI. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Com o intuito de propor novas discussões a cerca dos temas voltados ao tratamento e prevenção do câncer na região do Vale do são Francisco, o Centro de Oncologia Dr. Muccini e o Hospital Dom Tomás, através da Apami prorrogaram o prazo de inscrições para III Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás.

Agora, as inscrições, que são limitadas, seguem até a próxima quinta-feira (30) e podem ser feitas no Centro de Oncologia das 13h às 17h.

Os congressistas irão participar de palestras, minicursos e poderão inscrever trabalhos científicos que serão apresentados durante o congresso.

Serão abordados temas sobre os cânceres de mama, pulmão, estômago, cólon, próstata, oncologia pediátrica e oncohematologia por profissionais dos principais serviços de oncologia do nordeste.

O valor da inscrição é de R$ 80 para estudantes e R$ 120 para profissionais da área de saúde, público alvo do evento que acontece nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro no Hotel Nobile Suítes.

O Centro de Oncologia fica localizado na Rua visconde de Mauá, número 10, Bairro Gercino Coelho.

Petrolina inicia campanha de vacinação contra o HPV

Pais e mães de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou as AMEs para imunizar seus filhos contra o HPV. O Ministério da Saúde lançou a segunda fase da campanha, tendo como slogan “Não perca a nova temporada de vacinação contra o HPV”.

Segundo o Ministério, a meta é vacinar cerca de 20 milhões de jovens em todo o país. A vacina é aplicada em duas doses, a segunda seis meses após a primeira. “A campanha lançada pelo Ministério da Saúde visa à prevenção desse agravo, e, sabendo da importância dessa ação, também reforçamos que os pré-adolescentes e adolescentes de Petrolina devem comparecer à unidade de saúde mais próxima e se vacinarem. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano“, afirma a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens.

Prefeitura de Petrolina segue com campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina. (Foto: ASCOM)

Após a realização do ‘Dia D’, realizado neste sábado (15), a Prefeitura de Petrolina continua com a programação da campanha de vacinação contra a raiva, voltada para cães e gatos. Somente no primeiro dia, foram vacinados cerca de 5 mil animais, em 10 bairros da zona urbana. Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses e médica veterinária, Graziella Correia, a partir desta segunda-feira (17), os profissionais darão continuidade à programação em todos os bairros e localidades de Petrolina. Os agentes de endemias passarão nas casas das 14h às 18h.

“Fizemos o ‘Dia D’ em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e agora, vamos seguir com a programação normal. Lembrando que animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas”, explicou.

A veterinária ainda ressaltou a necessidade da vacina para saúde do animal e também do ser humano. “Embora nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de animais. A doença é uma zoonose que mata seres humanos e animais. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, destacou.

A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586.

Comando de Policiamento da Região Norte lança projeto “a saúde é o norte”

(Foto: Divulgação/PM BA)

Visando a melhoria da qualidade de vida de seu efetivo,  o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) lançou na manha de hoje (14), em Juazeiro, o projeto “A saúde é o Norte” que oferecerá avaliação da pressão arterial por profissional de enfermagem, avaliação antropométrica, orientações nutricionais e atividade física orientada. O projeto é um adendo da Clínica de Profilaxia e reabilitação da região Norte, em andamento desde o início de agosto.

O projeto ocorre em parceria com a Universidade Anhanguera, que está disponibilizando seus alunos de nutrição para a realização da avaliação antropométrica e orientações nutricionais e os professores que farão a devida supervisão.

A princípio, a atividade é dirigida aos policiais militares que trabalham em Juazeiro, no entanto a intenção é ampliar o projeto para toda região Norte, composta por treze unidades policiais militares. Essa primeira fase ocorrerá em cinco semanas, sempre no período matutino.

“A saúde é o Norte” dispõe-se a melhorar a qualidade de vida dos policiais através de uma conscientização sobre a importância da prática regular de atividade física aliada a uma alimentação saudável, estimulando, assim, o conhecimento, a prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis.

75ª CIPM lança projeto ‘Dê uma chance a vida’, em Juazeiro

Lançamento do projeto ‘Dê uma chance a vida’. (Foto: Divulgação/ PM BA)

Na noite desta quinta-feira (13) a 75ª CIPM e o Conselho de Segurança (CONSEG Leste), realizaram o lançamento do Projeto “Dê uma chance a vida” no distrito de Mandacaru I, em Juazeiro (BA). O evento contou com a presença de aproximadamente duzentas pessoas.

O projeto é realizado pelas entidades promotoras, em parceria com os profissionais do Centro de Valorização a Vida (CVV-Petrolina) e IF-Sertão-Petrolina, E conta com o apoio da Secretaria de Educação Municipal, Corrente do Bem, SINDILOJAS e demais entidades religiosas, educação e comunidade em geral.

A iniciativa da Polícia Militar da Bahia, por meio da 75ªCIPM e do CONSEG, está pautada na preocupação contemporânea de preservação da Vida, já que é sabido que ocorrências de suicídio, muitas vezes decorrentes de circunstâncias que levam a depressão, não estão restritas a um grupo ou classe social.

Na ocasião, pessoas que demonstraram algum sinal de depressão, ou algum transtorno psicológico foram identificadas e orientadas por uma equipe de psicólogas e assistentes sociais.

Feiras livres do João de Deus e José e Maria recebem ações da prefeitura de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Neste mês de setembro, as ações do ‘Programa Feira Nossa’, acontecem no próximo domingo (16) no João de Deus, às 09h e na segunda-feira (17) no José e Maria, às 19h. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário já estão mobilizadas para ofertar diversos serviços gratuitos aos feirantes e a população, em parceria com várias secretarias municipais. Boa música, serviços de saúde e orientações, são alguns dos serviços que serão ofertados.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, destacou que a intenção do programa é melhorar e organizar as feiras. “Esse é mais um programa exitoso da administração do prefeito Miguel Coelho que promove a valorização e leva serviços aos feirantes e clientes. Quero adiantar também que teremos apresentações da Camerata e da Philarmônica 21 de Setembro”.

O programa que visa requalificar e fortalecer as feiras livres do município continua e vai se estender a todas as feiras da cidade, mensalmente. Em outubro, o Feira Nossa beneficiou as feiras da Cohab Massangano e Areia Branca.

Serviços que serão ofertados:

LEIA MAIS

Associação dos Portadores de Fibromialgia do Vale do São Francisco realiza evento neste domingo em Petrolina

(Foto: Divulgação/AFibroVasf)

Com o objetivo de promover um encontro onde os portadores da fibromialgia possam conversar, desabafar e trocar experiências, a Associação de Portadores de Fibromialgia do Vale do São Francisco (AFibroVasf) realiza, neste domingo (16), o ‘Chá da escuta’, com o tema: “Escuta-me, falar é a melhor solução! ”

Para Wilson Alencar, presidente-diretor da associação, o momento é importante por que além de abrir espaço para o desabafo dos portadores da doença, vai proporcionar a interação dos membros do grupo, que hoje conta com mais de 200 associados.

“O chá será um momento de integração e interação entre os membros do grupo, será também um momento para partilhar as nossas experiências. No ambiente de família muitas vezes os portadores são silenciados, quando a gente quer desabafar, dizer o que estamos sentindo. E esse é um momento onde poderemos falar das nossas dores”.

O evento é voltado para os portadores de fibromialgia e seus familiares, é aberto ao público e acontecerá no Parque Municipal Josepha Coelho, a partir das 15h. A organização do encontro pede que os interessados confirmem presença através do WhatsApp pelo número (87) 988531629.

A doença

LEIA MAIS