Através de iniciativas pioneiras, a prefeitura de Petrolina (PE) tem feito grandes mudanças no cenário da saúde pública do município. Entre os avanços, estão os serviços das unidades móveis que chegaram às comunidades, e em apenas 15 dias, garantiram mais de sete mil exames.
Milhares de pessoas que esperavam há vários anos por seus procedimentos estão tendo oportunidade de fazer seus exames, consultas e cirurgias. Percorrendo bairros como Gercino Coelho; José e Maria; João de Deus e encerrando na localidade de Rajada, foram ofertados exames de mamografia; eletrocardiograma; raios-X; mapa; holter; ultrassom; teste ergométrico e ecocardiograma, além de consultas com cardiologista.
De acordo com a diretora de Regulação em Saúde, Sandra Rocha, o objetivo é eliminar todas as demandas reprimidas através da plataforma de ações, ‘Petrolina Cuida’. “Estamos trabalhando com várias frentes, tivemos as carretas móveis passando por alguns bairros, porém, estamos com um ritmo acelerado de marcações para diversas clinicas e hospitais particulares, alguns também em forma de mutirões. É importante reforçar que, após resolver essas pendências deixadas pelo governo passado, vamos conseguir trabalhar dentro do nosso planejamento, reforçando sempre a promoção à saúde”, frisou.
Os agendamentos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, através da central de regulação. “É importante que as pessoas que estão esperando por procedimentos deixem seus telefones e endereços atualizados nas suas Unidades Básicas de Saúde porque às vezes a gente tenta entrar em contato e não consegue”, concluiu Sandra.