Juazeiro: Caravana da Saúde atende moradores do bairro Alto da Maravilha nesta quarta

A comunidade vai contar com atendimentos de especialistas. (Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (17), o programa Caravana da Saúde vai atender aos moradores do bairro Alto da Maravilha em Juazeiro através de assistências especializadas em diversas áreas da saúde.

A Caravana está em sua 139° edição e tem como finalidade diminuir as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde na sede e interior do município. De 2016 até o momento, o programa de governo já realizou mais de 30 mil atendimentos.

A comunidade vai contar com atendimentos de especialistas em cardiologia, ortopedia, endocrinologia, ginecologia, dentista e clínico geral e também serão realizados exames laboratoriais e eletrocardiograma.

Dentro da programação, o público ainda poderá atualizar o cadastro do Bolsa Família, através do Estação Cidadania desenvolvido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Após surto de dengue em cidades vizinhas, Prefeitura de Petrolina faz ação preventiva em Rajada nesta sexta

Cerca de 20 agentes de endemias estarão na comunidade fazendo um trabalho porta a porta de intervenção. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina está organizando, nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, na localidade de Rajada, uma grande ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.  A atividade faz parte de uma força-tarefa da Secretaria de Saúde, após a confirmação de um surto de dengue em algumas cidades da Bahia, que fazem divisa com Petrolina, inclusive com a confirmação de um óbito no município de Casa Nova.

O objetivo da gestão é manter os bons resultados alcançados, a exemplo da redução de mais de 1.000% no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no ano passado. Além de fazer divisa com a cidade de Casa Nova (BA), a localidade do interior foi escolhida por apresentar a maior incidência do vetor no último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Cerca de 20 agentes de endemias estarão na comunidade fazendo um trabalho porta a porta de intervenção, prevenção e orientação sobre como evitar criadouros do mosquito. Além disso, será realizada uma palestra acerca do assunto na Unidade Básica de Saúde local.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina convoca pacientes para entrega de exames feitos em Unidades Móveis

(Foto: ASCOM)

Os pacientes que foram beneficiados pelos mutirões de exames realizados nas Unidades Móveis de Saúde da Prefeitura de Petrolina (PE)já podem pegar os resultados dos exames de mamografia; raios X; eletrocardiograma; mapa; holter; USG e ecocardiograma realizados no Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus, bairros percorridos pelas carretas no último mês.

Os procedimentos foram feitos dentro dos mutirões do programa ‘Zero Fila’, da plataforma ‘Petrolina Cuida’. O programa vem possibilitando que a gestão municipal elimine toda a demanda reprimida por exames de imagem e laboratoriais, existente desde 2015.

A entrega está sendo feita no prédio da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Fernando Góes, Centro, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Instituto de Olhos oferece serviço gratuito para pacientes diabéticos em Petrolina

(Foto: Internet)

No próximo dia 03 de novembro, o Instituto de Olhos do Vale do São Francisco atenderá em sua sede no River shopping em Petrolina (PE) 600 pacientes diabéticos de forma completamente gratuita para realização de exame de fundo de olho para diagnóstico de retinopatia diabética, e tratamento com laser de fundo de olho.

De acordo com  o Instituto, não serão atendidos pacientes com demais diagnósticos ou prescrição de óculos. Os interessados devem agendar a avaliação pelo número (87) 3862 8150. A marcação será feita de acordo com a disponibilidade de vagas.

Hospital Regional de Juazeiro convida população para Outubro Rosa

A equipe do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) convida a população a participar das comemorações do Outubro Rosa, que acontecerão na próxima quinta-feira (18), na unidade hospitalar.

A programação terá palestras sobre a importância da campanha de prevenção do câncer de mama, além de serviços como aferição da pressão arterial, glicemia capilar, triagem sanguínea, orientações nutricionais e de fisioterapia, entre outras.

O enfermeiro João Henrique de Araújo destaca que no HRJ a campanha em alusão ao Outubro Rosa terá o “Dia D”, e a participação da população é importante. “A ideia de realizamos a campanha é conscientizar a população sobre a importância de se fazer o autoexame de prevenção da doença”.

Além disso, segundo o enfermeiro, a campanha busca orientar a população sobre esse tipo de câncer. “É o mais comum entre as mulheres no Brasil na faixa etária de 40 a 69 anos, porém, em qualquer idade as alterações suspeitas da mama precisam ser investigadas o quanto antes: o diagnóstico precoce aumenta bastante a chance de cura do câncer de mama e é exatamente isso que estaremos informando durante a campanha”, disse.

LEIA MAIS

Petrolina Cuida: prefeitura continua com mutirões de exames e consultas especializadas

(Foto: ASCOM)

Após o sucesso dos mutirões de consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, a Prefeitura de Petrolina (PE) continua em ritmo acelerado para zerar as filas de espera por exames e consultas com especialistas. Através da plataforma de ações ‘Petrolina Cuida’, este domingo (14) foi marcado por mais uma ação voltada para as mulheres, dentro da campanha ‘Outubro Rosa’. Desta vez, foram ofertados mais de 55 exames de ultrassonografia transvaginal, em uma clínica particular do município.

A transvaginal é um exame no qual é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções e câncer. Além disso, durante a manhã, as mulheres também participaram de palestras educativas sobre a importância do autoexame na identificação do câncer de mama.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o objetivo da gestão é continuar com esses mutirões até eliminar todas as demandas reprimidas. “Nós já tivemos um grande avanço ao zerar as filas de mamografias, exames laboratoriais, entre outros. Nesse mês de outubro estamos voltados para esse reforço à saúde da mulher. E hoje, mais uma vez, ouvimos relatos em de pessoas que estavam há mais de três anos na fila de espera e quando recebeu a ligação dos nossos profissionais pensaram que era trote”, frisou.

Guardas civis de Petrolina recebem serviços gratuitos de saúde

(Foto: ASCOM)

Na última quinta-feira (11), os guardas civis municipais de Petrolina (PE), tiveram a oportunidade de cuidar da saúde e ter acesso a várias dicas de alimentação. Na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) eles receberam a visita de um clínico geral da Unidade de Saúde do Servidor, puderam realizar testes rápidos de glicemia e aferição de pressão e ainda participaram de palestras ministradas por alunos e professores do curso de Nutrição da Unopar Petrolina. Eles deram dicas sobre como ter uma alimentação saudável, a importância do consumo de água ao longo do dia, além de cuidados para evitar possíveis doenças, como a obesidade.

As atividades integram um conjunto de ações em alusão ao Dia do Guarda Civil Municipal, comemorado na última quarta-feira (10). As ações, idealizadas pela Associação dos Guardas Civis Municipais de Petrolina (AGUAMP), começaram na última segunda feira (08). Até agora, os integrantes da GCM doaram sangue, tiveram acesso à serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelhas e também inauguraram o Memorial Azul Marinho, dedicado à história da corporação petrolinense.

A programação foi encerrada ontem (12), Dia das Crianças, com a distribuição de brinquedos, arrecadados pelos próprios guardas, para meninos e meninas que moram em comunidades carentes do município.

Polícia Militar encerra o projeto “A saúde é o Norte” em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã de quinta-feira (11) foi encerrado o projeto piloto “A saúde é o Norte” idealizado pelo coronel Anselmo Bispo, comandante do Policiamento da Região Norte e organizado pelo capitão Sena, subcomandante da 74ª CIPM.

O projeto visou melhorar a qualidade de vida dos policiais militares através da conscientização sobre a importância da prática regular de atividade física aliada a uma alimentação saudável, estimulando, assim, o conhecimento, a prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis.

Em parceria com a Universidade Anhanguera foram oferecidos serviços como, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação antropométrica e orientação nutricional; além de atividade física orientada.

“A saúde é o Norte” ocorreu nas ultimas cinco semanas e beneficiou quase 100 policiais militares, oriundos das cinco unidades operacionais de Juazeiro (BA), a saber: 73ª, 74ª, 75ª e 76ª Companhias Independentes de Policia Militar e a Companhia Independente de Policiamento Tático Norte, mais conhecida como RONDESP Norte.

Moradores da zona rural de Casa Nova comemoram entrega de ambulância

(Foto: ASCOM)

No último sábado (06), foi dia de festa para a comunidade de Cacimbinha, zona rural de Casa Nova (BA). O prefeito Wilker Torres, a Secretaria de Saúde Maria de Lourdes Silva Santos, o Secretário Cosme Coelho e vereadores, fizeram a entrega de uma ambulância à comunidade.

“Aqui sempre a gente foi para Remanso. É mais perto e o transporte era a gente que pagava do bolso. O prefeito Wilker mudou isso”, disse Máximo, liderança local da comunidade de Cacimbinha

“Cacimbinha é uma das localidades mais distantes da sede de Casa Nova, por isso essa dificuldade de ser atendida. O que dizem os moradores é verdade: Remanso era sempre a escolha dos moradores. Agora com ambulância a realidade muda”, explica Cosme Coelho, Secretário do Prefeito Wilker Torres.

Ao entregar a ambulância, Wilker Torres ressaltou a importância do veículo para os moradores, e reafirmou seu compromisso com a zona rural da cidade. “Vamos levar saúde pública a todas as localidades do interior de Casa Nova. O povo do interior merece o mesmo atendimento de qualidade que oferecemos na sede”.

Em homenagem ao Outubro Rosa, prédios e monumentos de Petrolina recebem iluminação especial

Os prédios e monumentos de Petrolina ganharam uma iluminação diferente neste mês. As luzes rosadas simbolizam a campanha ‘Outubro Rosa’, que há mais de 20 anos se dedica em mostrar às mulheres como se prevenir contra o câncer de mama.

Até o final de outubro, a Igreja Catedral, o Cruzeiro da Concha Acústica, o Monumento da Bíblia, o Monumento dos 500 anos de Descobrimento do Brasil e o prédio da Prefeitura de Petrolina vão exibir a nova iluminação que foi acesa na noite desta segunda-feira (08) pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA).

De acordo com o secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, a iniciativa se soma aos esforços da campanha em prol da conscientização da população. “A Prefeitura de Petrolina está engajada no ‘Outubro Rosa’. A ideia é provocar um impacto visual para quem circula pela cidade e assim conscientizar a população”, diz Oliveira.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina convoca pacientes para entrega de resultados de mamografia e raios X

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina (PE) iniciou nesta quarta-feira (10), no prédio da Secretaria de Saúde, a entrega dos resultados dos exames de mamografia e raios X, realizados pelas Unidades Móveis no Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus. Os exames foram feitos no último mês, dentro dos mutirões do programa ‘Zero Fila’, da plataforma ‘Petrolina Cuida’.

O programa possibilitou que a gestão municipal eliminasse toda a demanda reprimida por exames de imagem e laboratoriais, existente desde 2015. De acordo com a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, a prefeitura continua trabalhando com várias frentes para melhorar, cada vez mais, a saúde no município.

“Foi um momento histórico para a saúde pública em Petrolina. E agora, que conseguimos regularizar todo o problema com a demanda reprimida, estamos dando continuidade à nossa oferta de rotina, porém, dobramos o número de realizações no dia a dia justamente para não gerar mais fila. Vale salientar que, hoje, nosso maior problema é com o número de pacientes que faltam aos procedimentos agendados”, explicou.

A Secretaria de Saúde está localizada na Rua Fernando Góes, Centro, funcionando das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Projeto da prefeitura leva serviços de saúde e cidadania a pessoas em situação de rua em Petrolina

(Foto: ASCOM)

As ações para levar dignidade às pessoas em situação de rua não param em Petrolina (PE). Nesta terça-feira (09), equipes do Consultório de Rua; do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), promoveram uma ação itinerante voltada aos grupos que ocupam as imediações da Rodoviária de Petrolina e a Avenida das Nações. Além dos trabalhos sociais em praças e parques, a prefeitura também está reforçando as atividades que levam saúde a este público.

Cerca de 30 pessoas em situação de rua participaram da ação, na qual foram realizados testes rápidos para HIV e Sífilis, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e a divulgação dos serviços do CEAM para mulheres e profissionais do sexo. O CEAM fez também um cadastro para facilitar o acesso futuro a este público.

De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Marla Gomes, o objetivo é que estes eventos, com a participação de outros órgãos, sejam realizados mensalmente à noite, além das atividades cotidianas promovidas pelo serviço.

“Faremos essa espécie de ronda noturna uma vez ao mês, unindo a oferta de outros serviços, com o intuito de atingir as pessoas que não chegam ao atendimento que realizamos de segunda a sexta-feira em outros pontos do município, e nem nas unidades de saúde”, destaca.

Recreio, distrito de Casa Nova, tem atendimento semanal e ambulância para transferências de pacientes

Entrega da ambulância para atender a comunidade. (Foto: ASCOM)

Recreio é uma localidade a mais de 15 quilômetros de Casa Nova (BA). Desde o dia 05 de outubro um novo equipamento público, disponibilizado pela prefeitura, atende a comunidade, possibilitando, caso seja necessário, a transferência de pacientes para o Hospital Municipal da cidade.

Além da ambulância, entregue pelo prefeito Wilker Torres e pela Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, os moradores contam com o atendimento médico semanal e os mutirões que já foram realizados na região.

Maria de Lourdes, ao entregar a ambulância para o representante da comunidade, relembrou Anamarcia Silva Rodrigues, dedicada funcionária da saúde que trabalhava na região e sonhava com atendimento digno à comunidade.

“Cada conquista para essa localidade eu dedico a minha companheira e hoje saudosa Anamarcia Silva Rodrigues. Fizemos juntas muitos planos para melhorar o serviço público aqui onde habita sua família. Você se foi minha amiga, mas tenho buscado honrar nossos projetos da saúde e dedico cada vitória a você. Obrigado Prefeito Wilker que torna realidade esse sonho de nossa amiga”.

O prefeito Wilker Torres reafirmou sua firme determinação de “fazer de cada localidade no interior de Casa Nova um lugar digno de se morar, com saúde, segurança, abastecimento de água, energia elétrica e estradas cuidadas”.

Usuários do TFD de Petrolina devem fazer recadastramento

Caso o paciente não compareça à unidade, o cadastro será encerrado. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina iniciou o recadastramento para os pacientes do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A iniciativa busca realizar um levantamento dos pacientes que não utilizam mais o serviço, além de avaliar os resultados para traçar estratégias de melhorias. O procedimento é necessário para que os usuários deem continuidade ao tratamento.

Segundo a coordenadora do serviço, Wanicleidy Passos, o recadastramento será feito mediante o agendamento da data e horário. Caso o paciente não compareça à unidade, o cadastro será encerrado.

“Nós estamos ligando para os pacientes e agendando o horário e dia para comparecer ao TFD. Caso não receba a ligação durante esse mês de outubro, a gente pede que o paciente compareça a nossa sede no mês de novembro. Se após esse período o paciente não comparecer, o cadastro dele será encerrado e a documentação será enviada para o arquivo morto”, destacou.

Para realizar o recadastramento é preciso apresentar cópia do comprovante de residência atualizado, RG e cartão SUS do paciente e do acompanhante. “Caso o paciente seja menor de idade, o comprovante deve ser no nome do pai ou mãe”, explicou.

O Tratamento Fora do Domicílio está localizado no mesmo prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Joaquim Nabuco, Centro, funcionando das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza I Semana Municipal em Experiência em Saúde Bucal

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (10), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA), através do Núcleo de Apoio a Saúde Bucal, a I Semana Municipal em Experiência em Saúde Bucal, com odontólogos e auxiliares de saúde bucal, que atuam na rede municipal.  A capacitação que tem como objetivo aperfeiçoar os serviços desenvolvidos por estes profissionais faz parte da programação do Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro. O dia ‘D’ acontece na próxima segunda-feira (15) e as ações continuarão nos dias 16 e 17.

A programação vai contar com minicursos, compartilhamento de experiências entre os profissionais e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso dos envolvidos, cujo tema tenha afinidade com a atenção básica. Além de palestras com temas voltados para Atendimento à Gestante, Biossegurança na Odontologia, Prevenção ao Câncer de Boca, Perspectivas do Campo de Trabalho Odontológico, Lesões Orais e curso de Teste Rápido para diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

Durante os dias de atividades, os profissionais envolvidos nas atividades não estarão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde, para melhor capacitação e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvimento por eles, em especial o atendimento às gestantes que precisam de cuidado bucal diferenciado.

PROGRAMAÇÃO:

LEIA MAIS