Casa Nova anuncia primeira cura clínica de paciente com Covid-19⁣

(Foto: Ascom)

Um homem de 33 anos de idade, morador do distrito de Santana do Sobrado é o primeiro paciente a ser declarado curado clinicamente da Covid-19 no município de Casa Nova (BA). Ele se recuperou após ficar 14 dias em tratamento.⁣

A boa notícia foi dada pela Secretaria da Saúde nesta sexta-feira (29), que continuará monitorando o paciente mesmo ele não apresentando mais sintomas.

A gestão municipal reforça que toda população, redobre os cuidados de prevenção, evitem sair às ruas, mantenham-se em isolamento e reforcem a importância do uso das máscaras.

Bahia registra 16.917 casos e 609 mortes por coronavírus

A Bahia registrou 954 novos casos de coronavírus e 39 mortes desde o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Nesta sexta-feira (29) a Bahia chegou a 16.917 casos e  609 óbitos.  Na quinta (28) eram 15.963 casos confirmados e 570 mortes.

A secretaria destaca que os óbitos que constam no boletim desta sexta referem-se a um período de 36 dias e que as notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

O boletim informa que o estado possui 10.806 casos ativos. Até o momento 289 municípios do estado registraram casos da doença.

Santa Filomena registra primeiro caso de Covid-19 no município

Uma mulher é a primeira pessoa a contrair o novo coronavírus no município de Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente chegou a fazer o teste rápido, mas deu negativo. Foi feita a coleta de sangue e enviada ao Laboratório Central do Governo de Pernambuco (LACEN), em Recife, que é mais seguro em relação a Covid-19 para confirmar ou descartar a doença.

Com o laudo emitido na manhã desta sexta-feira (29), o resultado foi positivo para o novo coronavírus. A paciente está isolamento domiciliar, como sintomas leves. Todas as pessoas que tiveram contato com a mesma também estão em isolamento e sendo monitoradas por funcionários da Secretaria da Saúde de Santa Filomena.

Conselho Regional de Odontologia reconhece trabalho da prefeitura de Petrolina na área durante a pandemia

(Foto: Ascom/PMP)

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) reconheceu o excelente trabalho que a Prefeitura de Petrolina tem realizado no sentido de oferecer as melhores condições aos seus colaboradores, principalmente nesse período de pandemia. Recentemente, em mais uma visita surpresa, os fiscais do CRO-PEestiveram nas unidades de saúde da rede municipal e constataram que os profissionais atuam com o devido reforço de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Como a covid-19 se propaga via gotículas respiratórias, os profissionais dentistas estão no topo da classificação de risco de contaminação pela doença, por isso tiveram que acrescentar novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos odontológicos. Isso inclui protetor facial, óculos de proteção, avental descartável, luvas descartáveis/cirúrgicas, gorros, máscaras N95 e máscaras cirúrgicas. Essa atenção maior também visa proteger e manter a segurança dos pacientes.

LEIA MAIS

Juazeiro não registra novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim epidemiológico desta sexta-feira (29), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h não houve a confirmação de novos casos da Covid-19 em Juazeiro. O município tem hoje, 657 notificações para o novo coronavírus e, desses, 461 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença. Outros 125 estão aguardando resultado ou para fazer o exame.

Dos 68 casos positivos, 38 são do sexo feminino e 30 do sexo masculino e, desse total, 26 são profissionais de saúde. O município já tem 23 recuperações, ou seja, cura clínica, e o registro de quatro óbitos.

Para o H1N1 não há alteração nos dados. Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

Após cidade atingir 57 casos confirmados de covid-19, prefeito de Trindade prorroga suspensão das feiras livres

Cidade se aproxima de 60 casos positivos (Foto: Google Street/Reprodução)

Trindade, no Sertão de Pernambuco, chegou a 57 casos confirmados do novo coronavírus na quinta-feira (28). Diante desse cenário o prefeito Everton Costa prorrogou a suspensão das feiras livres realizadas aos finais de semana na cidade.

A decisão inclui as feiras de sexta-feira e aos domingos, no Centro e Vila Saraíva. A medida é válida até uma nova posição do Poder Executivo municipal. Trindade já soma quatro mortes provocadas pela covid-19. Por outro lado, dos 57 casos positivos, 37 já estão recuperados.

Outros 17 pacientes continuam em investigação. Desde a semana passada a Secretaria de Saúde tem testado os profissionais da saúde. Ontem oito testaram positivo, mas seis já estão considerados curados.

Pernambuco confirma mais 1.542 novos casos de covid-19

Estado tem mais de 32 mil casos positivos (Foto: Danny Lawson/AFP)

No último dia útil do lockdown na região metropolitana do Recife, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 1.542 novos casos de covid-19 em todo Estado. De acordo com o boletim dessa sexta-feira (29), 425 pacientes foram classificados como graves.

Outros 1.117 tem quadro leve. Com os números de hoje, Pernambuco chegou a 32.255 casos confirmados do novo coronavírus. A SES-PE também atualizou as mortes. Com mais 103 óbitos, o Estado totaliza 2.669 vítimas fatais.

O boletim completo será divulgado ao final do dia, trazendo também os dados sobre curados.

Covid-19: Casa Nova e Sobradinho registram mais casos positivos

Sobradinho teve mais uma morte confirmada (Foto: Ilustração)

Os boletins divulgados na quinta-feira (28) pelas Prefeituras de Casa Nova e Sobradinho (BA) apontam mais casos positivos do coronavírus. Casa Nova teve mais dois testes positivos e chegou a 22 pacientes contaminados, a maior parte dos registros está na zona rural.

A boa notícia é que não há óbitos. Situação diferente de Sobradinho, onde a Secretaria de Saúde confirmou mais uma morte. Também foram registrados mais seis casos, elevando para 24 o número de infectados. Os pacientes são três homens de 50, 76 e 86 anos e duas mulheres, com 51 e 75 anos. Também foi contabilizada mais uma morte.

Além dos dois óbitos, sete pacientes em investigação e dois já recuperados da covid-19. Sobradinho teve transmissão comunitária declarada nessa semana.

Serra Talhada ultrapassa 100 casos confirmados do coronavírus

Cidade tem ainda três mortes e 24 casos em investigação (Foto: Reprodução)

Serra Talhada no Sertão de Pernambuco superou a marca de 100 casos confirmados do novo coronavírus na quinta-feira (28). De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura, apenas ontem mais 13 casos fora registrados e a cidade tem 105 pacientes contaminados.

Três desses pacientes são profissionais da saúde, com 31, 36 e 40 anos. Os demais são um trabalhador da segurança, com 33 anos; três homens com 33, 51 e 60 anos; cinco mulheres de 33, 45, 49, 51 e 53 anos; além de uma criança com três anos.

A cidade tem ainda 24 casos em investigação e três mortes. Por outro lado, 58 pessoas já estão recuperadas. Confira a seguir a lista dos bairros onde já há registro da doença:

LEIA MAIS

Araripina: 3ª morte registrada por covid-19 era de criança com 1 ano e 5 meses

Criança estava na capital pernambucana e morreu dia 18/05 (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

O boletim divulgado na quinta-feira (28) pela Prefeitura de Araripina, no Sertão de Pernambuco, confirmou a terceira morte pela covid-19. A vítima era uma criança de apenas 1 ano e cinco meses que fazia tratamento médico na capital Recife.

LEIA TAMBÉM

Prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, está com coronavírus

Araripina confirma 3ª morte por covid-19

Ela estava em tratamento de leucemia quando contraiu o vírus. O óbito foi registrado no dia 18 de maio, mas apenas confirmado ontem através de exame feito no LACEN. Por se tratar de uma moradora de Araripina, a morte fica registrada na cidade.

“Externamos nossas sinceras condolências aos familiares e reforçamos a necessidade da manutenção das medidas de isolamento social”, disse a secretária de Saúde de Araripina, Roberta Falcão.

Pernambuco registra caso de natimorto infectado com o novo coronavírus

Pernambuco registrou, nesta quinta-feira (28), o óbito de um bebê do sexo masculino natimorto, isto é, quando a morte acontece dentro do útero materno, infectado com o novo coronavírus. A morte foi notificada no novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) sobre a Covid-19 no estado. O documento também registrou o óbito de uma menina de 1 ano.

A ocorrência do natimorto reforça a suspeita de que mulheres grávidas podem infectar os bebês que estão gestando. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, não há indicação científica de que isso aconteça, pois o vírus ainda não foi detectado em amostras de líquido amniótico ou no leite materno.

Um artigo, ainda sob revisão, publicado no início da semana pela fundação de pesquisa norte-americana Research Square, confirma a transmissão mãe-bebê da Covid-19. O trabalho foi assinado por oito pesquisadores da Universidade Paris-Saclay. Os cientistas fizeram uma coleta simultânea da placenta, do filho recém-nascido e da mãe já no trabalho de parto. A coleta do RT-PCR dos três confirmam a transmissão intrauterina e não após o nascimento.

De acordo com a SES-PE, “foi um óbito fetal, intrauterino. O natimorto positivou para Covid-19 e a mãe também”. A morte aconteceu no dia 16 de maio e foi notificada para a vigilância epidemiológica do estado por uma unidade privada de saúde.

Prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, está com coronavírus

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, divulgou um comunicado nesta quinta-feira (28), informando ter testado positivo para Covid 19, o gestor pediu para que as pessoas continuem com o isolamento social.
Confira o comunicado do prefeito:
Pessoal, desde segunda-feira à tarde, quando um dos secretários da Prefeitura apresentou um teste positivo para a COVID-19, estou em isolamento domiciliar por precaução. Hoje, dia 28, fiz o teste rápido e o resultado foi positivo. Quero tranquilizar a todos que estou bem, assintomático e que cumprirei o prazo da quarentena em casa. Com a proteção de Deus logo estarei recuperado. Peço que continuem com as medidas de isolamento social, pois é a única maneira de evitar o contágio do novo coronavírus. Vou ficar aqui de olho nas nossas obras e interagindo com vocês pelas redes sociais. Um grande abraço e cuidem-se!

Pilão Arcado (BA) anuncia que o município possui 41 casos positivos do novo coronavírus

De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde de Pilão Arcado, região norte da Bahia, o município chegou ao número de 41 pessoas contaminadas com o novo coronavírus, 38 desses casos confirmados em menos de 24 horas. 39 teriam sido submetidos a testes rápidos e 2 a exame de laboratório. Desse total uma pessoa já teve a cura clínica diagnósticada. Os números foram confirmados depois que uma pessoa que trabalhava no Consórcio Linhão TBAPI, que tem canteiro de obras no Distrito de Nova Holanda, ter morrido com suspeitas da Covid-19 e a secretaria da saúde ter feito uma força tarefa para testar funcionários da empresa e moradores do Distrito.

Durante a força tarefa, 278 testes foram realizados. 38 pessoas testaram positivo para Covid-19, sendo 34 funcionários da companhia Andrade Gutierrez (prestadora de serviço do Consórcio Linhão) e 4 moradores da comunidade.

A Prefeitura de Pilão Arcado emitiu nota sobre o assunto. Veja a nota na íntegra.

A Prefeitura Municipal de Pilão Arcado, informa que nas datas de 25 e 26/05/2020, foram realizados cerca de 278 testes rápidos para o novo CORONAVÍRUS no Povoado de Nova Holanda, entre os quais, 38 casos deram positivos. Sendo 34 deles funcionários do Consórcio Linhão TBAPI que possui canteiro de obras na região, e 04 são moradores do Município de Pilão Arcado. Registra-se que, todos os casos identificados apresentam-se assintomáticos.

O Município de Pilão Arcado informa ainda que os servidores da Empresa sem residência na localidade de Nova Holanda já foram transferidos, conforme informações do Consórcio Linhão TBAPI

Em tempo, a Prefeitura Municipal informa que está tomando todas as providências necessárias ao alcance do Município, entre elas a paralisação das atividades da Empresa no local, bem como, acompanhamento dos infectados da região, além de higienização e combate à propagação do vírus.

Informamos que estaremos publicando diariamente por meio de Boletim Epidemiológico a situação dos casos em tratamento e tomando todas as medidas para reestabelecer a tranquilidade e a segurança do nosso povo.

Juazeiro recebe ambulância para uso exclusivo de pacientes com Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

O município de Juazeiro recebeu, em mais uma parceria estabelecida com o governo do estado, uma ambulância para uso exclusivo de pacientes com a Covid-19. O veículo ficará à disposição da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com o objetivo de reforçar o combate à pandemia proporcionando mais segurança e agilidade em casos de transferências de pacientes para unidades de maior complexidade.

Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas preventivas no enfrentamento à Covid-19 e possui hoje o menor índice entre as grandes cidades do estado, constando no último boletim divulgado, 68 casos confirmados da doença. Para o prefeito Paulo Bomfim, esse resultado é fruto também da parceria estabelecida com o governo do estado. “Essa união com o governo estadual tem sido fundamental para que o município siga protegendo a população. A vinda da ambulância exclusiva, que também é fruto dessa parceria, vem para reforçar ainda mais a nossa rede e nossas ações voltadas ao enfrentamento ao novo coronavírus. Estamos trabalhando em conjunto e dessa forma conseguimos minimizar os efeitos da pandemia em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o diretor médico da UPA, Júnior Tanuri, o veículo vai contribuir com o trabalho de enfrentamento da Covid-19 no município. “O prefeito conseguiu essa ambulância junto ao governador para dar esse suporte à população de Juazeiro e agora com esse veículo exclusivo em nossa unidade poderemos fazer transferência de pacientes de forma mais tranquila. O paciente poderá ser deslocado em um veículo muito mais apropriado e o risco de contaminação se torna muito menor”, destacou Tanuri.

Homem que exercia a medicina de forma ilegal é preso em Paulo Afonso

Jackson Isodório Barros foi preso em flagrante foi preso em flagrante na cidade Paulo Afonso, região norte da Bahia. O fato aconteceu no último sábado (23) após o representante do Conselho Regional de Medicina (Cremeb) do município, Dr. Frederico Augusto Reis, acionar a polícia.

Segundo o Cremeb, o conselho recebeu uma denúncia que haveria na cidade consulta médica feita por um optometrista, o profissional da área da saúde responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular, nos dias 22 e 23 de maio e o representante do Cremeb fez a averiguação. Ao confirmar o atendimento, inclusive, com teste de refração, ato privativo do médico para verificar se há ou não necessidade de o paciente usar óculos/lentes , a polícia foi ao local e o prendeu em flagrante. O falso médico foi levado a delegacia,  prestou depoimento e vai responder pelo crime em liberdade.

O Decreto nº 20.931/1932, que regulamenta a atividade de diversos profissionais de saúde, proíbe os optometristas de ter instalações de consultórios para atender clientes. Ainda segundo a legislação, o profissional da optometria não pode realizar consultas ou exames oftalmológicos, nem tampouco prescrever uso de lentes de grau, atribuições específicas do médico. Segundo a legislação vigente no Brasil, a saúde visual é ato de responsabilidade exclusiva do médico.

O Cremeb aproveita para, mais uma vez, chamar a atenção da população quanto as consequências danosas que atos praticados por não-médicos podem causar. Como forma de coibir esse tipo de prática, o Conselho disponibiliza em seu portal uma ferramenta gratuita de consulta de médicos. Nela, além das informações como nome, tipo de inscrição, situação e especialidade, a ferramenta disponibiliza a foto do profissional.