Salgueiro chega a 79 casos confirmados do novo coronavírus

Já são 79 casos e oito mortes (Foto: Arquivo)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) no domingo (31) apontou mais um caso confirmado de coronavírus. Dessa forma o município chegou a 79 pacientes contaminados e soma ainda oito óbitos provocados pelo vírus.

O 79º paciente é um homem submetido a teste no LACEN. Ele encontra-se em isolamento domiciliar e segue acompanhado pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura, no entanto, não forneceu detalhes sobre faixa etária e o estado de saúde dele. Veja a seguir o boletim completo:

Miguel Coelho afirma que vai manter abertura gradual do comércio a partir desta segunda-feira

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O governador Paulo Câmara expediu Decreto nº 49.055, através do qual sistematiza as regras temporárias de enfrentamento ao coronavírus. Dentre as normas há expressa previsão da não retomada das atividades econômicas, que voltar a funcionar de modo gradual.  O Decreto estadual vai de encontro com o Decreto expedido pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que apresentou um plano do retorno gradual das atividades econômicas na cidade, mesmo assim, em nota, a prefeitura informou que está mantido o protocolo de reabertura das atividades econômicas.

Confira a nota:

A Prefeitura de Petrolina não irá se pronunciar a respeito do novo decreto do Governo do Estado. O município seguirá com os protocolos de reabertura das atividades econômicas conforme foi discutido anteriormente com as autoridades, inclusive com o próprio governo, e anunciado para a população.

Petrolina encerra domingo sem novos casos de covid-19

O domingo (31) encerra sem nenhum novo caso de coronavírus confirmado em Petrolina. A cidade permanece com os mesmos 253 de ontem, além de 97 curas e oito óbitos. Hoje a Secretaria de Saúde testou 48 policiais militares do 2º BIEsp e nenhum foi positivo.

Sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também não houve mudanças. São 66 casos em investigação e 30 descartados, além de nove casos confirmados e uma morte. Veja o boletim completo desse domingo:

Pesquisadores da Univasf desenvolvem respiradores mecânicos para ajudar no tratamento de pacientes com covid-19

Respirador foi desenvolvido na instituição (Foto: Reprodução)

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveu uma tecnologia que automatiza um respirador manual criado por eles. O material pode ajudar no tratamento dos pacientes com a covid-19, internados no Hospital Universitário de Petrolina.

Essa automatização transforma o respirador criado por eles em mecânico, fortalecendo a rede de atendimento aos contaminados. A equipe é formada por nove pessoas, entre professores dos cursos de Medicina, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação e funcionários do Hospital Universitário (HU-Univasf).

De acordo com a equipe, o “ambu é um aparelho utilizado no transporte de pacientes até o acoplamento de um respirador mecânico nas unidades de saúde. Este instrumento funciona como uma espécie de bolsa de ar que, para ventilar, exige que os profissionais da área de saúde realizem, manualmente, o constante movimento de pressionar e, em seguida, soltar o balão de ar do aparelho, de acordo com uma frequência específica”.

Petrolina tem até hoje 253 casos confirmados do novo coronavírus. O HU tem sido utilizado como referência no tratamento dos pacientes e com essa tecnologia desenvolvida os profissionais esperam dar mais suporte a quem precisa do respirador no tratamento da covid-19.

Ministério da Saúde da Rússia anuncia 1º antiviral eficaz contra covid-19

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesse domingo (31) o registro do primeiro antiviral eficaz no combate ao novo coronavírus. O Afivavir apresentou, segundo os russos, grande eficácia nos ensaios clínicos. A informação foi confirmada pelo Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid).

“O afivavir não é apenas o primeiro medicamento antiviral registrado na Rússia para tratar o coronavírus, mas talvez o medicamento mais promissor para curar a covid-19 em todo o mundo“, disse o diretor-geral da Frid, Kiril Dmítriev.

O medicamento foi desenvolvido em “tempo recorde”. Ele é contraindicado a mulheres grávidas e pessoas em processo de planejamento familiar. Apesar da boa notícia, o antiviral não está à venda em farmácias. (Com informações do R7).

Pernambuco tem mais 1.023 novos casos de covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco chegou a 34.450 casos confirmados de covid-19. O boletim desse domingo (31) traz o registro de mais 1.023 pacientes contaminados, dos quais 236 são graves e outros 787 foram classificados como leves.

Também foram contabilizadas mais 67 óbitos, elevando para 2.807 vítimas fatais em todo Estado desde o início da pandemia do coronavírus, em março. O boletim completo será divulgado ao final do dia pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Juazeiro registra mais 16 curas clínicas e 4 casos positivos nesse domingo

(Foto: ASCOM/PMJ)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) nesse domingo (31) traz uma boa notícia. Foram confirmadas 16 novas curas clínicas. Agora a cidade tem 39 pessoas recuperadas da covid-19. Por outro lado também foram contabilizados mais quatro testes positivos.

Os pacientes são três mulheres com 23, 31 e 66 anos; e um homem de 74. Com isso a cidade vai a 76 pacientes contaminados pela covid-19. Juazeiro tem ainda quatro óbitos e outras 28 pessoas permanecem em investigação. Para H1N1 não há alteração nos dados: 73 notificações, 18 casos positivos, incluindo dois óbitos.

Veja o boletim completo abaixo:

Paulo Afonso e Sobradinho registram alta nos casos positivos de covid-19

Municípios contabilizam mais casos (Photo by KARIM SAHIB / AFP)

Os boletins de sábado (30) confirmaram mais casos em Paulo Afonso e Sobradinho (BA). Em Paulo Afonso agora são 29 pacientes contaminados pela covid-19. 11 já estão recuperados e outros 32 pacientes estão em investigação. Há ainda uma morte confirmada.

Já Sobradinho, que teve um salto nos últimos dias, chegou a 26 casos positivos. O único teste positivado ontem é de paciente com 22 anos, foi submetido a teste rápido. A cidade tem dois óbitos registrados, dois casos recuperados e outros 11 em investigação.

Vale destacar que Sobradinho já tem transmissão comunitária do vírus, assim como Paulo Afonso. As seguintes localidades na terra da Barragem somam casos confirmado: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, N18, N16, do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

Casos confirmados do novo coronavírus sobem para 55 em Araripina

Cidade tem ainda três mortes confirmadas (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Araripina, no Sertão de Pernambuco, chegou a marca de 55 casos confirmados no novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura no sábado (30), 25 pacientes já estão recuperados e há três óbitos registrados no município.

Outros seis pacientes estão em investigação por apresentarem sintomas da covid-19. Outra cidade da região do Araripe a registrar mais casos positivos foi Ouricuri. Agora são 23, quatro a mais do que o último boletim notificou.

13 pacientes já tiveram cura clínica declarada e a cidade também soma uma morte. Sete casos permanecem em investigação.

Petrolina chega a 253 casos positivos de covid-19 e confirma 8ª morte

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina no sábado (30) apontou mais quatro casos confirmados do coronavírus. Com isso a cidade chega a 253 pacientes contaminados. Os novos infectados são três mulheres com 31, 39 e 64 anos; e um homem de 27. Todos estão em isolamento domiciliar.

Mais um óbito

A Prefeitura também confirmou mais um óbito, elevando para oito o número de vítimas fatais. A oitava morte é de uma mulher com 54 anos, que estava internada no Hospital Universitário (HU) e tinha comorbidades.

Bairros

O boletim de ontem também trouxe uma atualização nos bairros onde já registro da doença. A Areia Branca está na ponta, com 19 registros, seguido por Centro e Cohab Massangano. Confira a lista completa:

LEIA MAIS

Pernambuco registra 1.172 novos casos de coronavírus e mais 71 mortes

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste sábado (30), 1.172 novos casos do novo coronavírus em Pernambuco e mais 71 mortes comprovadas laboratorialmente pelo vírus. Entre os confirmados, 321 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 851 como leves.

Agora, o Estado registra 33.427 infectados, sendo 14.100 graves e 19.327 leves, e 2.740 óbitos pela covid-19. Dos casos graves, 1.015 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 5.592 estão internados, sendo 224 em UTI e 5.368 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.

Além disso, o boletim deste sábado registra mais 1.058 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 13.893 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 4.753 são de casos graves e 9.140 casos leves.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 161 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Petrolina será beneficiada com hospital de campanha do Governo de Pernambuco

(Foto: Ilustrativa)

O Governo de Pernambuco vai reforçar estrutura da saúde no interior no interior do estado com três novos hospitais de campanha. Um deles será instalado em Petrolina. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29) pela a assessoria de comunicação do governador Paulo Câmara.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o Hospital de Campanha de Petrolina terá capacidade para 102 leitos, sendo 74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização. Os outros dois serão, um em Caruaru e outro em Serra Talhada, o que representa, segundo o governo do estado, um investimento de mais de R$ 4 milhões.

LEIA MAIS

Prefeitura de Araripina disponibiliza assistente virtual que orienta população sobre o coronavírus

(Foto: Internet)

Batizada de Laura a assistente virtual lançada pela Prefeitura de Araripina tem a finalidade de orientar as pessoas sobre os sintomas do novo coronavírus. A Laura é uma inteligência artificial que interage com as pessoas de acordo com as dúvidas que o usuário informa no chat, igual a uma conversa nos aplicativos de mensagem. Ela também realiza um diagnóstico prévio do estado de saúde através de perguntas simples.

Com o resultado, a Laura informa se o usuário deve ou não procurar uma unidade de saúde do município. Os dados são encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde para aumentar o controle dos casos suspeitos da doença.

A assistente virtual Laura é consultada através do site www.araripina.pe.gov.br em um ícone na cor azul que fica localizado no canto direito inferior da tela. Ou pelo número de Whatsapp (41)987746489 Já o questionário para triagem é acessado em https://triagemvirtual.laura-br.com/araripina

O serviço gratuito é fruto de uma parceria da Prefeitura de Araripina e Secretaria Municipal de Saúde com o Instituto Votorantim que tem disponibilizado uma consultoria para ajudar o município no combate à Covid-19.

Boletim divulgado pela prefeitura de Lagoa Grande informa mais um caso positivo para a Covid-19

(Foto: https://www.lagoagrande.pe.gov.br/)

O município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, contabilizou nesta sexta-feira (29), no mais recente boletim divulgado, 7 casos positivos para o novo coronavírus. O novo caso positivo foi confirmado através de teste rápido.

Das 7 pessoas contaminadas, 2 já estão recuperadas. 28 casos foram descartados por testagem negativa, 04 continuam em investigação e uma pessoa morreu no município devido a Covid-19.

Serra Talhada registra mais 4 casos positivos para a Covid-19

Serra Talhada chega a 109 casos confirmados (Foto: Reprodução)

Com o anúncio realizado nesta nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde, o município de Serra Talhada acumula um total de 109 casos positivos do novo coronavírus. Desse total, 62 são pacientes do sexo feminino e 47 dos sexo masculino.

Os 4 novos casos foram registrados em dois homens de 22 e 34 anos e duas mulheres de 28 e 40 anos de idade. 25 casos suspeitos estão em investigação. O número de casos descartados passou para 593. Segundo a Secretaria da Saúde esses número aumentaram devido as testagens rápidas que estão sendo realizadas pela prefeitura.

Entre os 109 casos positivos, 44 pessoas estão em isolamento domiciliar e 3 permanecem em leitos de isolamento. O número de recuperados passou de 58 para 59 pessoas.