Prefeitura realiza mais de 500 testes rápidos e confirma mais 4 novos casos positivos da covid-19

Em mais um dia de intensificação de testes rápidos, a Prefeitura de Petrolina testou 519 pessoas para o novo coronavírus (covid-19) e confirmou 4 novos casos da doença, nesta quinta-feira (28). Do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), o município recebeu apenas um exame positivo. Foram confirmados por testes rápidos 2 homens de 41 e 49 anos e 2 mulheres  de 41 e 45 anos, enquanto o paciente positivado após análise laboratorial é um homem de 32 anos, que está em isolamento domiciliar.

Com isso, o total de casos subiu para 233. São 168 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 65 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas aumentaram para 94. Sete mortes foram registradas.

Hospital de campanha

Também nesta quinta-feira, o hospital de campanha da prefeitura recebeu mais dois pacientes: duas mulheres – de 78 e 88 anos. De acordo com a direção médica da unidade, elas ainda são suspeitas de contágio pelo novo coronavírus e aguardam o resultado de exames. A paciente de 78 anos foi atendida numa Unidades Básicas de Saúde (UBS) com quadro de tosse seca associada a calafrios, enquanto a mulher de 88 anos passou pelo posto de saúde com tosse seca associada a calafrios e dores no corpo.  O estado de saúde delas é estável.

O primeiro paciente que deu entrada no hospital de campanha na última terça-feira (26) segue com manutenção da estabilidade clínica, em bom estado de saúde.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue sem alterações nas últimas 24 horas. São 60 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Covid-19: pesquisadores do Ibope continuarão trabalho em Petrolina na próxima semana

Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) voltarão a fazer uma pesquisa que analisa o cenário do novo coronavírus em Petrolina na próxima semana. O trabalho é financiado pelo Ministério da Saúde e coordenador pelo Centro de Epidemiologia da Universidade de Pelotas (UFPel).

“Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil” está sendo realizada em 133 cidades brasileiras e em Petrolina os pesquisadores voltarão às atividades em 4, 5 e 6 de junho. A terceira etapa da atividade seguirá entre 18 e 20/06.

A pesquisa é voluntária, ou seja, quem não quiser participar pode recusar. Os pesquisadores submetem um dos moradores da residência a testagem rápida para covid-19. Caso seja diagnosticado, os demais residentes receberão os testes e a Prefeitura será notificada sobre.

Jaguarari confirma mais dois casos positivos de covid-19

Jaguarari (BA) confirmou nessa quinta-feira (28) mais dois casos positivos do coronavírus. Os pacientes foram submetidos a testes rápidos e tratam-se de uma servidora do município e seu esposo. Com isso a cidade chega a 17 testes positivos, dos quais cinco estão curados.

“A secretaria de saúde informa que foram realizados testes rápidos em parentes e colegas de trabalho e nenhum novo caso foi registrado. O que deixa claro que a servidora não contraiu a Covid-19 em seu local de trabalho”, destaca a Secretaria de Saúde.

Diante da gravidade da situação, o prefeito Everton Costa decretou toque de recolher no Distrito de Pilar, onde há maior concentração dos casos. Quem tiver dúvidas e precisar entrar em contato com a Secretaria de Saúde deve acionar os seguintes números: (74) 99948 0045 ou (74) 99976-4748 (Ouvidoria).

Araripina confirma 3ª morte por covid-19

Mais quatro casos da doença também foram confirmados

Araripina, no Sertão de Pernambuco, chegou a três mortes pelo novo coronavírus. A terceira vítima fatal foi confirmada no boletim dessa quinta-feira (28). Até o momento a Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre faixa etária e sexo do paciente.

A cidade contabilizou ainda mais quatro testes positivos, chegando a 48 casos confirmados de covid-19. Desses, 23 já estão recuperados e nove permanecem em investigação. Veja a seguir o boletim completo de hoje:

 

Com mais sete casos, Juazeiro atinge marca de 68 contaminados pela covid-19

São 68 casos positivos e quatro mortes pela covid-19 (Foto: ASCOM)

Após anunciar a retomada gradual do comércio, a Prefeitura de Juazeiro (BA) confirmou mais sete casos positivos do novo coronavírus. Com isso a cidade salta para 68 pacientes contaminados, dos quais 23 já estão recuperados, de acordo com o boletim dessa quinta-feira (28).

LEIA TAMBÉM

Paulo Bomfim autoriza retomada do comércio em Juazeiro a partir de 1° de junho

Os novos pacientes são quatro homens com 36, 43 e dois com 45 anos, além de três mulheres com 35, 36 e 56 anos. Dois foram submetidos a testagem no LACEN os demais na testagem rápida municipal. Todos estão em isolamento domiciliar e não apresentam gravidade.

Até hoje Juazeiro tem 616 notificações da covid-19, das quais 428 foram descartadas. Há ainda 120 pacientes em investigação. O município também soma quatro óbitos. Para H1N1 os números são os mesmos: 73 notificações, com 18 testes positivos e duas mortes.

Pernambuco contabiliza mais 794 casos de covid-19

Pernambuco tem 30.713 casos e 2.566 mortes (Foto: Internet)

O boletim dessa quinta-feira (28) divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) aponta mais 794 casos do novo coronavírus. Desse total, 268 pacientes foram classificados como graves e 526 como leves. Com isso o Estado tem 30.713 pacientes contaminados.

O número de vítimas fatais também foi atualizado. Com mais 98 óbitos, Pernambuco soma 2.566. O número de recuperados e os detalhes do boletim serão divulgados ao final do dia.

Por conta da pandemia, Prefeitura suspende Feira do Bode em Casa Nova

O prefeito Wilker Torres (PSB) de Casa Nova (BA) suspendeu a realização da Feira do Bode desta sexta-feira (29). A decisão foi anunciada através do Decreto 698/2020, publicado no Diário Oficial de quarta-feira (27) e tomada diante do cenário da covid-19 na cidade.

“Se fazem necessário prevenir a saúde dos nossos Produtores de Rebanho, considerando as medidas protetivas adotadas pelas Equipes de Vigilância em Saúde que intensificam a suspensão de atividades com aglomerações em todo território municipal“, justificou a Prefeitura.

Pelo decreto, quem desobedecer a recomendação municipal poderá ser punido, podendo ser detido e multado. Até ontem Casa Nova tinha 20 casos confirmados do novo coronavírus.

Com mais quatro casos, Sobradinho chega a 18 pacientes contaminados pela covid-19

Três pacientes são mulheres (Foto: Agência CH)

Os casos do novo coronavírus também tiveram um aumento na Bahia. Sobradinho, na região Norte do Estado, confirmou na quarta-feira (27) mais quatro registros da doença, subindo para 18 números no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos de ontem são uma mulher de 48 anos e um homem de 34, ambos submetidos a testagem rápida; e duas mulheres com 34 e 81 anos, submetidas a testes no LACEN-BA. Há ainda uma morte, duas pessoas recuperadas e outras duas em investigação.

Também foi confirmada a infecção de um profissional de Saúde da rede municipal, contudo ele é residente em outra cidade e não entrará no boletim local. Com transmissão comunitária declarada, Sobradinho tem registros da covid-19 nos seguintes locais: Vila Santana, Quadra S 19, Portelinha, S13, S09, N18, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 3 na Vila São Francisco.

Araripina, Dormentes, Ouricuri e Trindade confirmam mais casos positivos de covid-19

Dormentes, no Sertão do São Francisco, confirmou mais quatro casos positivos do novo coronavírus na quarta-feira (27). Agora são 21 pacientes contaminados pela doença, dos quais cinco já se recuperaram. De acordo com o boletim, mais 58 pessoas estão em investigação.

Dormentes teve um salto nos casos entre o dia 20, quando foi registrado o primeiro paciente positivado até ontem. Por outro lado, a cidade não tem, até o momento, mortes registradas pela covid-19.

Casos sobem no Araripe

A região do Araripe também teve aumento nos casos. Araripina confirmou mais quatro contaminações. No total são 44 registros positivos, 23 recuperados, duas mortes e mais nove pacientes em investigação.

Na vizinha Trindade são 53 casos positivos, 32 recuperados, quatro óbitos e mais 28 investigados. De terça para quarta foram confirmados mais três contaminações.

Em Ouricuri também houve alta nos casos positivos: são 19 (dois a mais que terça), 11 recuperados, uma morte e quatro pessoas sendo investigadas por apresentarem sintomas da doença.

Salgueiro registra mais uma morte pelo coronavírus

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na noite de quarta-feira (27) trouxe mais uma morte confirmada pela covid-19. A oitava vítima fatal da doença é um homem de 53 anos, com histórico de comorbidades e que estava internado em Petrolina.

Ele faleceu na terça-feira (26), mas a causa da morte apenas foi confirmada ontem após exame laboratorial. Por ser de Salgueiro, o paciente entra nas estatísticas desse município. Ainda ontem a Secretaria de Saúde confirmou mais três casos positivos do coronavírus.

São dois homens e uma mulher. Eles estão em isolamento domiciliar e encontram-se em bom estado. A boa notícia é que mais duas pessoas se curaram. Dessa forma Salgueiro tem 72 casos positivos, oito óbitos, sete pacientes em investigação e 27 curas clínicas.

Brasil passa de 411 mil casos e 25 mil mortes por Covid-19

Depois de quase uma semana, o Brasil voltou a registrar mais de 20 mil novos casos (20.599) de Covid-19 em apenas um dia, o que não acontecia desde o dia 22. O boletim desta quarta-feira (27) do Ministério da Saúde também aponta o segundo registro seguido de mais de mil novas mortes (ao todo, 1.086 mortes).

Com os novos números, o país registra 411.821 casos confirmados e 25.598 mortes. As mortes registradas no boletim diário se referem às confirmações das últimas 24 horas, independentemente da data em que tenham ocorrido.

O Brasil é o segundo país com mais casos confirmados da doença, segundo a Universidade Johns Hopkins, atrás apenas dos Estados Unidos (1,6 milhão). Em relação às mortes, o número registrado é o sexto maior do mundo, atrás de Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França e Espanha.

O Ministério da Saúde informa que 166 mil brasileiros já se recuperaram após contraírem a doença do novo coronavírus, mas pondera que esta é uma estimativa sob revisão. Outras 4.108 mortes estão em investigação para a possibilidade de relação com a Covid-19.

O estado de São Paulo é o que reúne o maior número de casos (89.483) e mortes (6.712). Na sequência, aparecem o Rio de Janeiro (42.398 casos e 4.605 mortes) e o Ceará (37.275 casos e 2.671 mortes). O Amazonas tem 33.508 casos e 1.891 mortes, o Pará tem 31.033 casos e 2.545 mortes e Pernambuco, 29.919 casos e 2.468 mortes.

A região Norte segue sendo aquela com o maior índice proporcional de casos e mortes por habitantes. São, em média, 471 casos e 27,3 mortes a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 196 casos e 12,2 mortes a cada 100 mil habitantes.

Petrolina confirma 13 novos casos da covid-19, total de infectados sobe para 228

Petrolina tem mais 13 casos positivos da covid-19. As confirmações saíram após a realização de 329 testes rápidos e o recebimento de 7 exames analisados laboratorialmente. Dez pessoas positivaram por meio dos testes rápidos e as outras três através de exames analisados laboratorialmente, sendo duas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e outra por laboratório particular.

Os pacientes dos testes rápidos são 7 mulheres com idades entre 35 e 53 anos e 3 homens com idades entre 33 e 76 anos. Já os pacientes que positivaram através de análise do Lacen-PE são 1 homem de  25 anos e uma mulher de 31 anos em isolamento domiciliar e do laboratório particular é uma mulher de 38 anos internada em hospital privado.

Com isso, Petrolina chegou a 228 infectados pela covid-19. São 164 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 64 diagnosticados através de exame laboratorial. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram para 89. Sete mortes foram registradas.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura recebeu seu primeiro paciente na noite desta terça-feira (26). Trata-se de um homem de 68 anos, que ainda é suspeito de contágio pelo novo coronavírus e aguarda o resultado de exame. Ele foi atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) com quadro de tosse seca associada à febre e desconforto respiratório.  O estado de saúde estável do paciente é estável, e ele segue recebendo os cuidados da equipe multidisciplinar do hospital.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 60 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Covid-19: Orocó registra mais um caso positivo

Na tarde desta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Orocó confirmou que um dos casos que estava em investigação no município para a Covid-19, testou positivo.

O paciente, do sexo masculino, 40 anos de idade, residente no município de Orocó, foi notificado no dia 05 de Maio, quando o mesmo se encontrava na cidade do Recife para tratamento de outras patologias, onde se encontra até o presente momento.

O resultado do exame se deu pelo Lacen, nesta quarta-feira (27).

Com mais esse caso confirmado, o município de Orocó conta com 3 casos do novo Coronavírus, sendo um caso recuperado e um óbito.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade do isolamento social, a fim de conter a proliferação do novo Coronavírus, e se realmente precisar sair de casa, use máscara.

Governo de Pernambuco recebe respiradores e EPIs do Projeto Todos pela Saúde, coordenado pelo Banco Itaú

Ao todo, foram entregues 15 ventiladores pulmonares e mais de 1,1 milhão de unidades de EPIs, que já estão sendo distribuídos entre 10 hospitais e 14 UPAs estaduais

O Governo de Pernambuco ganhou um reforço no combate à Covid-19 com a doação de 15 respiradores e mais de 1,1 milhão de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) à rede estadual de saúde. Os aparelhos, que já estão sendo entregues a 10 hospitais e 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), foram doados pelo Projeto Todos pela Saúde, coordenado pelo Banco Itaú.
 
Além dos respiradores, Pernambuco foi contemplado com 335 galões de álcool em gel; 26 mil máscaras N-95; 213 mil máscaras cirúrgicas; 873 mil luvas; 41,8 mil aventais; e 9,3 mil óculos de proteção. Esses itens estão sendo distribuídos entre as unidades de referência para o atendimento à Covid-19 no Estado, como os hospitais Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Oswaldo Cruz, Barão de Lucena, Imip e Alfa, no Recife; Hospital Jaboatão-Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão; e hospitais Mestre Vitalino e Regional do Agreste, em Caruaru. 
 
Dos 15 respiradores, cinco já foram encaminhados para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e 10 estão sendo destinados ao Mestre Vitalino, em Caruaru. “Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de saúde do interior do Estado, principalmente no Agreste. O objetivo é fortalecer a rede para enfrentar possíveis picos da doença nessa região”, comentou a secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota.
 
Iniciativa coordenada pelo Banco Itaú para colaborar com as ações de saúde pública no combate ao novo coronavírus, o Projeto Todos pela Saúde reúne doações de diversas entidades, que são geridas por um grupo de especialistas. “Essa tem sido uma parceria bem importante para Pernambuco, pois além da doação de insumos, que é fundamental para enfrentarmos a pandemia, o projeto ainda tem feito um trabalho diferenciado junto às unidades de referência, dando suporte à criação e gestão de comitês de crise dentro desses serviços. Sem contar, a previsão de apoio técnico para pesquisas”, ressaltou Cristina Mota.
 
Para garantir as doações, o Projeto Todos pela Saúde envia profissionais aos Estados, para conhecer a situação epidemiológica local e entender a gestão do enfrentamento da epidemia pelas autoridades de saúde. “Esse é um projeto suplementar, que vem para apoiar as gestões estaduais de diversas formas, desde o envio de equipamentos até o suporte técnico”, explica a médica e assessora técnica do Todos pela Saúde, Karina Calife, que ainda fez uma avaliação do trabalho de enfrentamento à pandemia em Pernambuco. 
 
”É interessante ver como Pernambuco conseguiu implantar uma gestão estruturada, coordenada por um comitê de crise central, que articula o trabalho das diversas secretarias envolvidas nos principais focos de combate à pandemia. Além disso, o Estado tem implantado uma política de testagem bastante organizada, incluindo um protocolo pensado de forma adequada para os profissionais de saúde, e tem um feito um importante planejamento de criação de novos leitos, que inclui a abertura de vagas em hospitais da própria rede, assim como a interiorização da rede de enfrentamento à doença”, completou Calife.

Ponto de coleta da Covid-19 realiza quase 200 testes rápidos em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Instalado há pouco mais de duas semanas em Juazeiro, o ponto de coleta da Covid-19 localizado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete já realizou o teste rápido para o novo coronavírus em 199 pessoas. Todas foram notificadas pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Call Center, estavam no 10º dia de início dos sintomas e há pelo menos 3 dias sem apresentar nenhum sintoma como febre, coriza, entre outros sinais que direcionam à suspeita da Covid-19.

Dos 199 testes realizados, 10 pessoas testaram positivas para o novo coronavírus e todos estes dados já constam no boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde do município. O ponto de coleta não é serviço de porta aberta, todos os pacientes notificados têm seu agendamento realizado pela equipe da Vigilância em Saúde e só devem ir ao local os pacientes agendados nos dias e horários marcados. Essa medida foi adotada para evitar aglomerações no ambiente.

LEIA MAIS