Juazeiro: família de paciente que veio a óbito e testou positivo a covid-19 relata sequência de erros no atendimento ao idoso

Família relata descaso no atendimento recebido por idoso (Foto: Ascom/PMJ)

Juazeiro (BA) registrou na segunda-feira (1°) o quinto óbito pelo novo coronavírus. O paciente é um idoso de 75 anos, hipertenso e diabético. Mas segundo a família da vítima,o que houve foi uma sequência erros os quais agravaram o quadro e resultaram na morte do idoso.

O Blog Waldiney Passos conversou com o filho da vítima, que preferiu fazer uma denúncia anônima a respeito do tratamento recebido pelo paciente. No começo da semana passada ele começou a sentir um problema na bexiga, foi atendido por um médico urologista na rede particular. Esse profissional teria receitado uma medicação contraindicada já que o paciente também tinha Chagas.

Os efeitos colaterais começaram a surgir e na quarta-feira (27) o idoso foi encaminhado ao Hospital Promatre de Juazeiro que atende pacientes do Planserv e também é especializado em casos do coração. Apesar de o filho mostrar a carteira do plano e relatar o histórico do paciente, nada disso adiantou. “Ele foi transferido pro Regional sem regulação, sem SAMU e como ele estava com falta de ar e dor na barriga resolvemos levar por conta própria. A médica do Regional disse que ele não poderia ter sido transferido assim, tinha ter sido pelo menos regulado”, conta o filho do paciente.

Transferência ao Hospital Regional

O filho acompanhou o pai na Promatre e relatou que idoso chegou ao Regional com uma mancha no peito, rosto inchado e muita dor na barriga, indícios de uma reação à medicação receitada pelo urologista da Promatre. “O coração dele era ruim por causa da doença de chagas, depois ele teve um colateral com um remédio que não podia usar e começou tudo isso”, explica.

No Regional o paciente foi submetido a um teste de covid-19 e recebeu oxigênio, porém, não da forma correta. “A médica mandou botar 8 no balão de oxigênio, a enfermeira chegou e baixou pra 5. Ele ficou desesperado, eu briguei com ela, subi de novo e ela diminuiu. A gente discutiu, ela foi chamar a médica e meu pai deu a primeira parada. Reanimaram, mas ele teve a segunda e morreu. Foram duas paradas, ela me disse que não suspeitava de covid, inclusive ela estava na sala vermelha com ele sem proteção do covid. Creio q ele pegou covid lá“, relembra o filho.

Óbito e atendimento à família

SESAU de Juazeiro (Foto: ASCOM)

O paciente veio a óbito ainda na tarde do dia 27. O sangue coletado foi encaminhado a Salvador onde no dia 30 de maio o LACEN confirmou covid-19. Contudo, a família tem uma série de questionamentos ainda sem resposta aos envolvidos. “O exame do meu pai deu entrada no dia 28 e saiu no dia 31, muito rápido. Tem gente esperando no mínimo sete dias”, ressalta.

Ainda de acordo com o filho, a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro não informou a família do óbito por covid. Eles ficaram sabendo através de uma mensagem no WhatsApp contendo o boletim do dia 1° de junho. Outra falha da SESAU é que até hoje os familiares do paciente não foram submetidos a testagem do coronavírus. “Pediram nome dos sintomáticos, passei nome, CPF e depois disso não responderam mais“, relata o filho.

Sem respostas dos envolvidos

Diante dos fatos narrados na matéria, o Blog entrou em contato com o Hospital Promatre para questionar o atendimento prestado ao paciente naquela manhã. A Direção respondeu apenas que o “atendimento médico foi adequado, rápido e realizado por profissionais habilitados para tal”.

Até o momento o Hospital Regional de Juazeiro e a SESAU não se pronunciaram. O Blog segue aberto aos esclarecimentos e aguarda uma explicação de ambas as partes.

Araripina e Trindade têm mais de 60 casos positivos da covid-19

Araripina e Trindade, no Sertão de Pernambuco, já somam mais de 60 casos positivos do novo coronavírus cada. No boletim de quarta-feira (3) Araripina chegou a 62 pacientes contaminados com a covid-19, dos quais 32 estão recuperados.

O município já registrou três mortes e tem ainda um caso em investigação. Na vizinha Trindade já são 66 casos positivos, 48 recuperados e quatro óbitos. 14 pessoas permanecem em investigação por apresentarem sintomas da doença.

Um dos pacientes de Trindade está internado no Hospital Regional de Ouricuri, trata-se de uma criança de apenas oito meses. A Prefeitura não forneceu detalhes sobre o quadro de saúde dela.

Serra Talhada se aproxima de 160 casos de covid-19 e anuncia seleção para Hospital de Campanha

Seleção segue aberta até dia 12/06 (Foto: Reprodução)

Os casos confirmados do novo coronavírus em Serra Talhada (PE) não param de crescer. Na quarta-feira (3) a cidade chegou a 157 pacientes contaminados e para fortalecer o enfrentamento ao vírus, a Secretaria de Saúde anunciou a contratação temporária de profissionais.

Eles atuarão no Hospital de Campanha, criado para o combate a covid-19. São ofertadas 56 vagas e as inscrições seguem até dia 12 de junho, pela internet. As oportunidades são para biomédico, enfermeiro, médico clínico geral, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e vigilante sanitário. Também será formado um cadastro de reserva.

Os contratos de trabalho têm validade de três meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso haja necessidade. O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de junho. Mais informações diretamente com a Secretaria de Saúde.

Médico Jânio Modesto está internado em hospital de Petrolina

Médico ganhou notoriedade por apresentar “cura” a covid-19

O médico Jânio Modesto está internado no Hospital Unimed de Petrolina. A informação foi confirmada por uma fonte ligada ao Blog. O profissional apresentou complicações pulmonares, o que pode indicar contaminação pelo novo coronavírus.

Jânio ficou conhecido justamente por defender um coquetel supostamente eficaz tratamento da doença. Informações colhidas pelo Blog indicam que o quadro do médico é delicado, mas estável. O Hospital Unimed ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato.

 

Denúncia leva Comissão de Saúde da Câmara ao Hospital Regional de Juazeiro

Seguidas denúncias e reclamações de funcionários levaram o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri (PP) e integrantes da Comissão de Saúde a visitarem na tarde desta quarta-feira (03/06) diversos setores do Hospital Regional de Juazeiro.

As reclamações dizem respeito ao atraso de três meses de salários dos funcionários; a informação da existência dez leitos de UTI, quando só existem cinco, a falta de medicamentos e insumos do dia a dia e até a falta de treinamento para o uso correto dos EPIs, também insuficientes, por parte dos funcionários.

A Presidente da Comissão, Neguinha da Santa Casa, o vereador e médico Alan Jones, o vereador Anastácio, o vereador Pastor Roberto e o Presidente da Câmara, Alex Tanuri, foram recebidos pela Diretora Geral do Hospital Regional de Juazeiro, Hucilene Simões e pelo Diretor Jurídico, Manoel Silva Junior.

Para as questões colocadas pelo presidente foi explicado que “há intercorrências em todos os casos e o não atendimento do paciente foi uma destas intercorrências”, diz Hucilene Simões, dispondo-se mostrar a ala de UTI para verificação da existência dos equipamentos.

Sobre o salário, para a Diretora o atraso é de “apenas” dois meses: “O que deveria ter sido recebido dia 5 de abril e 5 de maio será pago ainda esta semana, pois recebemos a nota e o empenho do Governo do Estado”.

Os vereadores acompanharam a Diretora à farmácia e almoxarifado, constataram a existência dos insumos, mas insuficientes, para uma margem mínima de segurança. Quem explica a situação é o Vereador Alan Jones: “Por exemplo, se há um consumo de dez caixas de soro diariamente, há de ter um estoque mínimo que garanta o consumo de uma semana pelo menos. Depender da entrega, comprar sem uma programação, é arriscar-se diante do imprevisível e colocar vidas em risco”.

“Pode até não ser responsabilidade da empresa que administra o Hospital, pois os repasses do Estado parece que não obedecem a datas”, firma Alex Tanuri… “Mas, não se justifica atraso de dois meses de salários para profissionais da saúde, essenciais e que merecem todo o respeito possível”.

Na reunião, tensa, entre vereadores e Diretoria do Hospital, foi apresentado um relatório da Vigilância Sanitária da última segunda-feira que dá veracidade às denúncias. A conclusão da inspeção da Vigilância, entre outras coisas, diz: O Hospital Regional de Juazeiro deverá ser monitorado quanto a disponibilidade de EPIs para os funcionários e medicamentos para os pacientes”.

A informação que pacientes regulados com suspeita ou confirmação de COVID 19 podem ser deslocados para Paulo Afonso, Salvador ou Remanso causou estranheza aos vereadores: “Vai contra toda a lógica trazer o paciente para o Regional de Juazeiro e encaminhá-lo para outra cidade. É custo e risco. Não há sentido nisso”, justificam Alan Jones e Alex Tanuri.

A explicação é para não sobrecarregar os dez leitos disponíveis. “Então que o governo providencie leitos em número suficiente para atender Juazeiro”, concordam os vereadores da Comissão.

Em plena pandemia profissionais do Hospital Regional de Juazeiro sem salários

(Foto: Ascom)

Denúncias dão conta que os profissionais lotados no HRJ estão sem receber seus salários há dois meses.

Segundo informações além de não estarem recebendo seus salários os profissionais estariam trabalhando sem EPI’s e sem medicamentos.

O Regional de Juazeiro é responsável por atender pacientes oriundos de aproximadamente 55 municípios da região.

Com tantas dificuldades os profissionais se encontram em uma situação tão delicada quantos os pacientes que ali buscam a saída para seus problemas de saúde.

Petrolina confirma mais 8 novos casos da covid-19

A Prefeitura de Petrolina realizou 352 testes rápidos nesta quarta-feira (3), confirmando 8 novos casos da covid-19. São 5 homens com idades entre 25 e 64 anos e 3 mulheres entre 32 e 46 anos. Além do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), outros laboratórios privados enviaram resultados positivos, totalizando mais  6 casos: um menino de três anos de idade, 2 homens de 59 e 72 anos e 3 mulheres de 31, 36 e 45 anos. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Com esses 14 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 298. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 218 confirmações e 80 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 101 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 79 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura deu alta a uma paciente de 78 anos após melhora clínica e resultado negativo para covid-19. Nesta quarta-feira, a unidade recebeu dois novos pacientes – um homem de 36 anos e uma mulher de 40, ambos encaminhados pela Unidade Básica de Saúde e com suspeitas do novo coronavírus. Agora, o hospital está com seis leitos ocupados.

Pernambuco supera 36 mil pacientes contaminados pela covid-19

Pernambuco superou 36 mil casos (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Mais 955 novos casos de coronavírus foram registrados em Pernambuco, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa quarta-feira (3). Com isso, o Estado chega a 36.463 pacientes contaminados pela covid-19.

252 casos foram classificados como graves e 703 como leves. A SES-PE também registrou mais 79 mortes, elevando para 3.012 o número de vítimas fatais pelo novo coronavírus. Os detalhes do boletim serão divulgados ao final do dia.

Coronavírus: Afrânio confirma mais nove casos e chega a 48 positivos

O boletim divulgado pela Prefeitura de Afrânio na terça-feira (2) apresentou um salto nas confirmações do novo coronavírus. Foram contabilizados mais nove testes positivos e a cidade chegou a 48 pacientes contaminados. Desse total, cinco estão recuperados.

A cidade tem ainda quatro pacientes em investigação. A boa notícia é que Afrânio não registrou, até o momento, mortes pela covid-19.

Outro município da região a ter mais casos confirmados foi Santa Maria da Boa Vista que agora tem sete pacientes contaminados, dois a mais do que na segunda-feira (1°). Dois pacientes estão em investigação e também não há óbitos confirmados.

Serra Talhada confirma 5ª morte e se aproxima de 140 casos positivos da covid-19

Município se aproxima de 140 casos e tem mais uma morte (Foto: Reprodução)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, registrou mais uma morte na terça-feira (2). A vítima é uma mulher de 44 anos que estava internada na Hospam. Ela deu entrada ontem na unidade com suspeita de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e apresentava sintomas da covid-19.

A paciente foi submetida a um teste rápido, que confirmou a contaminação. A morte foi registrada ainda ontem e agora são cinco óbitos no município. O boletim de terça-feira também trouxe a confirmação de mais 15 casos positivos do coronavírus.

11 dos pacientes são do sexo feminino com 12, 16, 18, 23, 29, 34, 39, 42, 53 e 59 anos, além do óbito acima; outros quatro são do sexo masculino com 13, 20, 33 e 34 anos. Dessa forma Serra Talhada tem 139 contaminados, dos quais 79 já estão recuperados e 14 em investigação.

Campanha de vacinação contra a gripe em Petrolina vai até 30 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de junho. Em Petrolina, a vacinação – que seria realizada até esta sexta-feira (5) – segue acontecendo nos postos de saúde para todos os grupos prioritários.

Até o momento, já foram vacinadas 70.852 (82%) pessoas que fazem parte do público-alvo. A meta é vacinar 95% desse público contra os vírus H1N1, H3N2 e B.

Fazem parte do grupo, profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos até 45 dias), doentes crônicos, e pessoas com deficiência. Além destes grupos, a vacina contra a gripe também é oferecida a adultos entre 55 e 59 anos, professores, motoristas dos transportes coletivo e alternativo, caminhoneiros e profissionais das forças de segurança.

Vacinação

As crianças são vacinadas pela manhã na zona urbana, das 7h30 às 12h45. Os demais públicos prioritários devem ser vacinados no período da tarde, das 13h45 às 16h45. Na zona rural a vacinação ocorre das 7h30 às 12h45 (para todos os públicos). Para a imunização é necessário levar o cartão de vacina (se tiver) e também o cartão do SUS. Lembrando que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus, porém, auxilia na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Regionalização do Plano de Convivência com a Covid-19 será formatada com cada região

Em mais uma reunião por videoconferência, o governador Paulo Câmara apresentou, com a participação da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, os detalhes do “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19” para prefeitos do interior. O chefe do Executivo Estadual destacou a ampliação da infraestrutura em saúde no interior e a inclusão no plano de questões sociais e econômicas de todas as macrorregiões de Pernambuco.

A partir da próxima semana, o Governo do Estado, em parceria com a Amupe, irá realizar reuniões setoriais e regionalizadas com os prefeitos, no âmbito do plano. “Fizemos uma reunião com os prefeitos e prefeitas do Estado de Pernambuco, sob a coordenação da Amupe, e apresentamos o Plano de Convivência com a Covid-19, com o olhar da economia, as datas previstas para início da retomada de alguns serviços e como vai ser tocado esse plano. Agora, diante de alguns cenários de estabilização, nós já estamos discutindo como será o futuro, e a participação dos prefeitos é fundamental”, disse o governador.

Paulo Câmara fez questão de enfatizar a importância de envolver os prefeitos nessa questão do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, que determina a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado. Pelo cronograma, 32 setores da economia terão as medidas restritivas flexibilizadas.

Serão considerados, prioritariamente, a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade representa para a saúde. Os próximos 15 dias serão determinantes para testar a segurança da flexibilização e os impactos na saúde da população. A partir do dia 08 de junho, a construção civil começará o retorno gradual na Região Metropolitana do Recife e no interior. Na RMR, as obras serão liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h às 18h. Já no interior, a liberação também é de 50%, sem limitação de horário.

No dia 15 de junho, os serviços de atendimento ao público entrarão no circuito de flexibilização. Salões de beleza e serviços de estéticas estarão liberados, podendo atender um cliente por vez, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro. Varejos de bairro também poderão funcionar, em lojas de até 200 metros quadrados. Shoppings centers, centros comerciais e praça de alimentação poderão adicionar o atendimento via coleta na operação.

LEIA MAIS

Covid-19: Petrolina registra mais uma morte, número de casos sobe para 284

A Prefeitura de Petrolina continua intensificando as testagens rápidas para detectar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta terça-feira (2), foram realizados 217 testes, com 14 resultados positivos. São 7 homens com idades entre 20 e 60 anos e 7 mulheres entre 21 e 68 anos. O município também recebeu dois testes positivos analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE): uma menina de seis meses e uma mulher de 35 anos de idade. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com esses 16 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 284. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 210 confirmações e 74 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 99 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez – o último ocorrido nesta terça-feira. O paciente, um idoso de 76 anos, com cardiopatia, estava internado no Hospital Universitário (HU).

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 77 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura recebeu mais um paciente nesta terça-feira. Trata-se de uma mulher de 53 anos, encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora, o hospital está com cinco leitos ocupados. São quatro pacientes suspeitos de contágio pelo novo coronavírus, aguardando o diagnóstico. O quinto realizou o teste e deu negativo, devendo receber alta médica nas próximas horas.

Brasil registra mais de 31 mil mortes por covid-19

O balanço diário divulgado hoje (2) pelo Ministério da Saúde trouxe 28.936 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 555.383. O resultado marcou um acréscimo de 5,4% em relação a ontem (1º), quando o número de pessoas infectadas estava em 526.447.

A atualização do Ministério da Saúde revelou 1.262 novas mortes, chegando a 31.199, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia. O resultado representou um aumento de 4,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 29.937 falecimentos por covid-19.

Em geral, aos domingos e segundas os números são menores em razão das limitações de alimentação do banco de dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana e são maiores às terças-feiras pelo acúmulo de registros dos dias anteriores.

Do total de casos confirmados, 300.546 estão em acompanhamento e 223.638 foram recuperados. Há ainda 4.312 óbitos sendo analisados.

LEIA MAIS

Com recorde de casos, Bahia ultrapassa 21 mil registros da Covid-19; óbitos chegam a 736

Com um número recorde de novos casos em 24h, a Bahia registra, nesta terça-feira (2), o total de 21.430 infectados pela Covid-19 e 736 óbitos. Os dados contam no Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Os números revelam um acréscimo de 2.532 novas ocorrências da doença. De acordo com a pasta, o número expressivo é resultado do “lançamento, por parte dos municípios, das notificações positivas por testes rápidos que foram acumulados nas últimas semanas”.

Em 21 de maio, uma matéria do Bahia Notícias noticiou o não repasse dos registros dos testes rápidos realizados, por exemplo, pela capital da Baiana (leia aqui). Fato considerado pela pasta, e que se repetiu em outros municípios, para justificar o aumento no número de casos.

Em relação ao número de mortes, o crescimento apresentado, se comparado ao boletim anterior, é 35 ocorrências. A pasta alega que o número refere-se a um período de 27 dias. Neste caso, inclui registros retroativos. “Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria”, afirma a secretaria.

Do total de casos confirmados no estado, 7.247 já são considerados curados e 13.447 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 311 municípios do estado.