Prefeitura de Dormentes intensifica testes da Covid-19 em profissionais da saúde

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde, 531 testes já foram realizados no município.

Entre os dados do boletim divulgado nas rede sociais da prefeitura, Dormentes contabiliza 27 casos positivos do novo Coronavírus, sendo que 14 deles, mais da metade, já estão recuperados.

“Estamos testando também o pessoal do comércio, garis, policiais, populares que apresentam sintomas, além dos monitorados e seus contatos”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Para a prefeita Josimara Cavalcanti, a intensificação da testagem mantém o município mais seguro e alinhado às recomendações nacionais e internacionais. “Estamos cumprindo o que recomenda a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde. E novamente solicitamos a população que se puder fique em casa, lave sempre as mãos, use álcool em gel e se for sair, use máscara”, reforça Josimara.

Depois de curar os 29 primeiros pacientes com Covid-19, Curaçá volta a registrar 10 novos casos positivos

(Foto: Internet)

Depois de ter sido elogiada pela cura, sem nenhuma morte, dos 29 primeiros pacientes infectados pelo novo coronavírus no município, a cidade de Curaçá voltou a anunciar o aparecimento de 10 novos casos da doença.

A informação foi confirmada no mais atualizado boletim da Secretaria da Saúde do Município que consta um total de 39 pessoas infectadas com o novo coronavírus, contando com as 29 já curadas. Os pacientes são todos do sexo masculino, com faixa etária entre 28 e 43 anos.

Tratam-se de colaboradores de empresa, todos residentes no município e guardam relação com os casos divulgados nos últimos boletins.

Os pacientes se encontram em isolamento domiciliar desde a notificação e estão sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, reforça a necessidade de permanecer em isolamento social, orientando para que todos permaneçam em casa e se for necessário sair, usem máscaras.

Sete policiais militares e quatro guardas municipais testam positivo para o novo coronavírus em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta sexta-feira (5), a Secretaria da Saúde informa que com a testagem realizada através do mapeamento do status imunológico realizado em profissionais dos serviços essenciais, como saúde, segurança, limpeza, ordenamento, trânsito e imprensa, os casos positivos estão crescendo em Juazeiro, com isso, a SESAU confirma 19 novos casos da Covid-19 na cidade.

Além dos profissionais de saúde, a secretaria iniciou a testagem nas forças de segurança. Dos 19 casos, sete são policiais militares, quatro guardas municipais e um profissional de saúde. Os outros seis casos confirmados não são de profissionais dos serviços essenciais testados pelo mapeamento.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma mais 1.004 novos casos de covid-19

Já são mais de 38 mil casos em PE (Foto: Internet)

1.004 novos casos do coronavírus foram registrados em Pernambuco. A informação foi divulgada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado no início da tarde dessa sexta-feira (5). 205 pacientes têm quadro grave e 799 apresentam sintomas leves.

Pernambuco tem hoje 38.511 casos confirmados da covid-19. Também foram registradas mais 71 mortes, elevando para 3.205 vítimas fatais no estado. Os detalhes do boletim de hoje serão veiculados ao final do dia.

Araripina e Trindade chegam a 70 casos confirmados do coronavírus

Os municípios de Araripina e Trindade, na região do Araripe de Pernambuco, chegaram a 70 casos confirmados do novo coronavírus cada um. No boletim de quinta-feira (4) Araripina somava 36 recuperados, duas pessoas em investigação e três óbitos.

Já Trindade tinha 55 recuperados, quatro óbitos e outras 19 pessoas em investigação. Um dos pacientes é uma criança de apenas oito meses que está internada no Hospital Regional de Ouricuri. A Prefeitura não forneceu mais informações sobre o estado de saúde dela.

Outra cidade da região com um salto considerável nas confirmações foi Ouricuri. Na quarta-feira (3) eram 29 pacientes contaminados. Ontem o número subiu para 35. 14 pessoas estão recuperadas, 11 permanecem em investigação e há um óbito.

Covid-19: para reduzir circulação de pessoas, Prefeitura de Petrolina restringe público no comércio

Após a retomada gradual das atividades econômicas em Petrolina, a prefeitura está intensificando ainda mais o trabalho de combate ao novo coronavírus. Nesta quinta-feira (4), o município proibiu o acesso de crianças de até 12 anos e idosos a partir de 60 anos a lojas, shopping e galerias.

De acordo com o decreto, as exceções são apenas para bancos, casas lotéricas, laboratórios, supermercados, farmácias e clínicas médicas. A decisão visa reduzir a circulação de pessoas devido à pandemia da covid-19, além de otimizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais. Os comerciantes deverão realizar controle de acesso às suas instalações.

Além da restrição de idades, é preciso ficar atento a outras determinações como o uso de máscara, controle do número de pessoas dentro dos estabelecimentos, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura de cada cliente. O comércio de Petrolina foi reaberto na última segunda-feira, 1° de junho.

Covid-19: Brasil registra mais 1.473 mortes, total de casos chaga a 614.941

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 30.925 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 614.941. O resultado marcou um acréscimo de 5% em relação a ontem (3), quando o número de pessoas infectadas estava em 584.016.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 1.473 novas mortes, chegando a 34.021. O resultado representou um aumento de 4,3% em relação a ontem, quando foram contabilizados 32.548 falecimentos por covid-19.

Do total de casos confirmados, 325.957 estão em acompanhamento e 254.963 foram recuperados. Há ainda 4.159 óbitos sendo analisados.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (8.560). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (6.327), Ceará (3.813), Pará (3.416) e Pernambuco (3.134).

Além disso, foram registradas mortes no Amazonas (2.183), Maranhão (1.062), Bahia (790), Espírito Santo (737), Alagoas (531), Paraíba (438), Rio Grande do Norte (378), Minas Gerais (323), Rio Grande do Sul (265), Amapá (254), Paraná (215), Piauí (202), Distrito Federal (196), Rondônia (194), Sergipe (186),  Acre (181), Goiás (164), Santa Catarina (156), Roraima (127), Tocantins (87), Mato Grosso (82) e Mato Grosso do Sul (20).

Já em número de casos confirmados, o ranking tem São Paulo (129.200), Rio de Janeiro (60.932), Ceará (59.795), Pará (48.049) e Amazonas (46.473). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Maranhão (40.629), Pernambuco (37.507), Bahia (23.463), Espírito Santo (16.894) e Paraíba (17.579).

Petrolina registra mais 11 casos da covid-19, total sobe para 309

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta quinta-feira (4), mais um mutirão de testagens rápidas para detectar a covid-19. Além das pessoas que já estavam notificadas pela Secretaria de Saúde, o foco da vez foram os agentes da Polícia Civil. Durante todo o dia a prefeitura realizou 413 testes, com 5 casos positivos. São 4 homens com idades entre 36 e 68 anos e 1 mulher, de 19 anos. Além do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), outros laboratórios privados também enviaram resultados positivos, totalizando mais  6 casos. Os pacientes são 3 homens de 34, 41 e 66 anos e 3 mulheres de 31, 32 e 37 anos – todos em isolamento domiciliar.

Com isso, o município chegou ao total de 309 casos da covid-19. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 223 confirmações e 86 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 102 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 81 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura deu alta a duas pacientes – de 40 e 53 anos, ambas com melhora clínica e aguardando para fazer o teste rápido em casa.  Também nesta quinta-feira, a unidade recebeu um novo paciente, um homem de 70 anos, encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Agora, o hospital está com cinco leitos ocupados.

MP-BA pede informações a Sesab sobre repasse a Hospital Regional de Juazeiro

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) emitiu um ofício, nesta quarta-feira (3), endereçado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para prestar informações sobre o suposto atraso dos repasses do Fundo Estadual de Saúde ao Hospital Regional de Juazeiro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4) pelo o site Bahia Notícias.

Segundo o ofício, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (Apmica), que administra a unidade hospitalar, apontou a falta do repasse mensal como justificativa para o atraso dos salários dos médicos que trabalham na unidade hospitalar.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde de Pernambuco registra 1.044 novos casos e 122 mortes pela Covid-19

(Foto: Internet)

De ontem até o meio dia desta quinta-feira (4), Pernambuco registrou 1.044 novas infecções pelo novo coronavírus. Destes, 243 são classificados como graves, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), e 801 são leves. De 12 de março até esta quinta-feira (4), o estado acumula 37.507 casos da Covid-19 – sendo 15.292 graves e 22.215 leves.

As informações são do boletim preliminar da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que também recebeu, nesta quinta, a confirmação de 122 mortes em decorrência do novo coronavírus.

Entretanto, o alto número é atribuído à demora no repasse dessas ocorrências na rede hospitalar. 66,3% (81) das mortes relatadas ocorreram entre abril e 30 de maio e 33,7% (41) foram registradas nos últimos 4 dias. Ao todo, Pernambuco soma 3.134 óbitos.

Depois de curar 29 pacientes com Covid-19, Curaçá volta a apresentar novos casos

(Foto: Internet)

Até o fim de maio, o município de Curaçá conseguiu tratar e curar as 29 pessoas que moram no município e que foram infectadas pelo novo coronavírus sem nenhuma morte.

Agora porém, o município começa a apresentar novos casos positivos. Segundo o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Saúde, 3 novos casos foram confirmados neste mês de junho e outros 42 estão em investigação. Confira abaixo o boletim completo.

Prefeitura de Petrolina faz mutirão de testes rápidos para diagnóstico da covid-19 em profissionais da área social

(Foto: Ascom/PMP)

Testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 foram realizados nos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) de Petrolina nesta quarta-feira (3).

Dos 214 testes realizados, 1 foi positivo e a servidora já está em isolamento social – já informado no boletim da última quarta. Esses profissionais compõem serviços considerados essenciais e atuam na linha de frente nas ações de assistência social que cresceram durante a pandemia.

A testagem foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Sedesdh. As equipes que atuam nos diversos equipamentos de assistência social, como CRAS, CREAS, Restaurante Popular, Casa Bolsa, Centro de Atenção à Pessoa Idosa, Centro Pop, Secretaria Executiva da Mulher, foram testadas. Outro mutirão será marcado para os servidores que não puderam fazer o exame.

A ação faz parte da rotina de cuidado da prefeitura com os profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus. A realização de testes em profissionais que atuam no social também atende à recomendação do Ministério da Saúde de fazer o exame nestes servidores, mesmo que assintomáticos, por serem serviço essencial.

Juazeiro ultrapassa 100 casos positivos de Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quinta-feira (04), a Secretaria da Saúde informa que quatro novos casos da COVID 19 foram diagnosticados nas últimas 24h em Juazeiro. Com as confirmações de hoje, sobe para 101 o número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. A SESAU registra ainda a cura clínica de mais 8 pessoas, subindo para 47 as pessoas recuperadas da doença.

Dos quatro novos casos confirmados, três são do sexo masculino (68, 37 e 32 anos), um do sexo feminino (33 anos). Os resultados foram por teste rápido e dois dos casos positivos de hoje são profissionais de saúde. Os quatro pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Juazeiro tem ainda o registro de cinco óbitos pela COVID 19.

A SESAU ressalta que o crescimento nos casos confirmados é esperado em decorrência do mapeamento do status imunológico que o município tem realizado na cidade, ou seja, a testagem em profissionais dos serviços essenciais como saúde, segurança, limpeza e imprensa. Estão em andamento os testes nos profissionais de saúde e das forças de segurança, iniciado nesta quinta-feira pela Guarda Civil Municipal.

A SESAU informa que tem atualmente 824 notificações sendo que 599 exames foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 124 estão aguardando resultado ou realização de coleta. Dos 101 casos confirmados, 54 são do sexo feminino, 47 do sexo masculino e deste quantitativo total, 37 são profissionais de saúde.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isto o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Coronel Élcio é nomeado número 2 no Ministério da Saúde

Nomeação foi publicada hoje no DOU (Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo)

O coronel Antônio Élcio Franco Filho é o novo número dois do Ministério da Saúde. Ele foi nomeado nessa quinta-feira (4) ao cargo de secretário-executivo da pasta. Coronel Élcio já atuava como secretário-executivo adjunto no mesmo ministério.

Nomeação do Coronel Élcio (Foto: Reprodução/Diário Oficial)

A nomeação do coronel vem um dia após a oficialização do general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde em meio à pandemia da covid-19. Pazuello assumiu a vaga deixada por Nelson Teich em meados de maio. Desde que foi nomeado, Pazuello já nomeou 17 militares.

Desde a saída de Teich o Ministério da Saúde está sem um titular na pasta no momento em que o Brasil enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Jornais especulam que um nome deve ser oficializado ainda hoje. (Com informações do Poder 360).

Pesquisadores do Ibope retomam pesquisa do coronavírus em Petrolina

Pesquisadores estão prontos para nova fase do trabalhos (Foto: Ascom/PMP)

Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) voltam aos bairros de Petrolina nessa quinta-feira (4) para dar continuidade a uma pesquisa sobre o coronavírus no município. A segunda etapa de “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional” seguirá até o dia 6 desse mês.

Antes de retomar os trabalhos, os pesquisadores se reuniram com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque para alinhar alguns pontos da atividade. Para quem não lembra um grupo chegou a parar na polícia porque a população não havia sido avisada da pesquisa.

O trabalho é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nas visitas os moradores são submetidos a testes rápidos para a covid-19, caso queiram. Se for diagnosticado será atendido pela equipe da Prefeitura.

Veja a seguir os bairros onde os pesquisadores estarão até o dia 6 de junho:

LEIA MAIS