Dormentes inicia testagem em comerciantes do serviço essencial

Cerca de 30% dos funcionários de cada empresa serão testados (Foto: Ascom/PMD)

O município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, iniciou a testagem dos profissionais do comércio essencial. A medida é um o primeiro passo adotado pela Prefeitura no sentido de retomar as atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus.

A testagem integra o Levantamento de Circulação da Covid-19. Inicialmente serão testados os comerciantes e comerciários. “É uma iniciativa fundamental para o diagnóstico da doença e, consequentemente, para o tratamento mais adequado. Até a próxima sexta-feira, faremos a amostragem do comércio de produtos essenciais que estão funcionando durante a quarentena“, pontua a secretária de Saúde, Talita Mirele.

O município promove a testagem no Hospital Nossa Senhora da Paz, que segue a técnica de amostragem com teste de cerca de 30% dos funcionários de cada empresa. “Caso o teste seja positivo, faremos todos os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, como o isolamento do paciente e de pessoas próximas, higienização do local de trabalho e assim garantir o bloqueio do vírus“, explica a prefeita, Josimara Cavalcanti.

Até ontem (8) Dormentes tinha 31 casos confirmados da covid-19, 48 em investigação, 19 recuperados e nenhum óbito.

Pernambuco tem mais 305 novos casos de covid-19 e confirma mais 103 mortes

As mortes foram registradas desde o dia 24/04 (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nessa terça-feira (9) mais 305 novos casos da covid-19 e 103 óbitos. Com as atualizações o estado chegou a 41.010 pacientes infectados e 3.453 mortes provocadas pela doença.

Dos novos pacientes, 131 foram classificados como graves e 174 têm sintomas leves. Sobre as mortes a SES-PE informou que os registros incluem dados desde o dia 24 de abril. “O aumento está relacionado ao atraso na informação pela rede hospitalar. Do total, 60 óbitos (58,2%) ocorreram entre 24/abril e 5/maio e 43 (41,8%) nos últimos 3 dias. Total de 3.453 óbitos pela Covid- 19“, informa a pasta.

Araripina chega a 92 casos positivos de covid-19

Cidade tem 92 casos (Foto: Internet)

Araripina (PE) se aproxima da marca de 100 pacientes infectados pelo novo coronavírus. O boletim divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (8) aponta 92 casos positivos. A cidade tem ainda três óbitos pela covid-19 e outras cinco pessoas permanecem em investigação.

Por outro lado, dos 92 casos positivos, 49 estão recuperados. Entre eles o prefeito Raimundo Pimental que anunciou sua cura no final de semana. Além de Araripina, outros municípios vizinhos registraram mais casos.

Ouricuri tem 38 positivos, 14 recuperados, um óbito e 11 pacientes em investigação. Trindade, que até a semana passada estava empatada com Araripina estagnou em 75 casos, 63 recuperados, quatro óbitos e 11 casos em investigação.

Serra Talhada supera 200 pacientes infectados pela covid-19

Já são mais de 200 infectados pela covid-19  (Foto: Reprodução/ Internet)

O boletim de segunda-feira (8) confirmou mais 25 novos casos do coronavírus em Serra Talhada (PE). Agora a cidade tem 202 pacientes infectados pela covid-19, dos quais cinco já morreram. Por outro lado, 107 pessoas já conseguiram se recuperar da doença.

Dos 202 pacientes, 118 são mulheres e 84 são homens. A boa notícia é que das 90 pessoas em monitoramento, nenhuma está internada em unidades hospitalares. Há ainda 12 pacientes em investigação por apresentar sintomas da covid-19.

Secretária de Educação está contaminada

De acordo com o Farol de Notícias, a secretária de Educação de Serra Talhada, Marta Cristina Xavier, é uma das pacientes contaminadas pelo vírus. Ela teria trocado mensagens com um amigo confirmando o fato e a conversa ganhou publicidade nos veículos de comunicação de Serra Talhada.

Ministério da Saúde esclarece divulgação de dados da covid-19

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, apresentou a nova plataforma de consolidação dos dados sobre a covid-19 no país. Uma nova plataforma será criada e disponibilizada e a forma de contabilização das mortes será alterada. As secretarias estaduais enviarão as informações até as 16h e os dados totais nacionais serão divulgados até as 18h.

“Num primeiro momento a gente vinha trabalhando com data de notificação. Ela prejudica uma análise. Nossa intenção é trabalhar com a data de ocorrência e ao momento em que apareceram os sintomas de cada paciente”, afirmou Franco.

O diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, acrescentou que o objetivo é parar de reunir as planilhas dos estados e que eles possam alimentar os registros diretamente.

LEIA MAIS

Com Petrolina na lista, governo estadual convoca novos profissionais para reforçar a saúde

Os 43 concursados vão atuar na rede pública em Limoeiro, Recife, Caruaru, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Goiana

Nesta segunda-feira (08), o governador Paulo Câmara assinou a convocação de 43 profissionais aprovados no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo 37 para atuação na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e seis para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

O objetivo é reforçar as ações de vigilância e fiscalização no Estado, além das necropsias. A lista com os convocados será publicada nesta terça-feira (09) no Diário Oficial do Estado.

LEIA MAIS

Segundo OMS, disseminação assintomática do coronavírus é ‘muito rara’

(Foto: Danny Lawson/AFP)

A chefe da unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou, nessa segunda-feira (08), que pacientes assintomáticos do novo coronavírus não estão impulsionando a disseminação da covid-19.

“A partir dos dados que temos, ainda parece ser raro que uma pessoa assintomática realmente transmita adiante para um indivíduo secundário”, disse Van Kerkhove em entrevista na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), quando ainda afirmou que esse tipo de transmissão “é muito raro.”

LEIA MAIS

Mais 17 pessoas testam positivo para o novo coronavírus em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina começou a semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Foram realizados 335 testes, com 15 positivos para o novo coronavírus nesta segunda-feira (8). Os pacientes são 7 homens com idades entre 13 e 79 anos e 8 mulheres entre 18 e 77 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e um laboratório privado confirmaram dois casos. Os pacientes são dois homens, de 42 e 55 anos.

Com esses 17 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 358 casos do novo coronavírus. São 256 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 102 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 105 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 88 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

Nesta segunda-feira, o hospital de campanha da prefeitura deu alta a dois pacientes que apresentaram melhora – uma mulher de 88 anos e um homem de 55, ambos positivados, mas já com anticorpos. Também nesta segunda, a unidade recebeu um novo paciente: um homem, de 55 anos, que aguarda o diagnóstico. Agora, o hospital está com três leitos ocupados, sendo que apenas dois pacientes estão com a covid-19 (um homem de 31 anos e uma mulher de 57).

Bahia tem 28.715 casos e 910 óbitos por Covid-19

A Bahia registra um total de  28.715 casos da Covid-19 e 910 óbitos nesta segunda-feira (8). Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), segundo o qual o estado ainda registra 12.406 pessoas recuperadas e 15.399 casos ativos da doença. Nas últimas 24h foram registrados 465 novos casos e 31 óbitos.

Os casos confirmados na Bahia ocorreram em 341 municípios, sendo a capital o local com a maior proporção de ocorrências. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.673,36), Itajuípe (7.173,88), Uruçuca (6.774,21), Urandi (5.823,03) e Salvador (5.650,78).

Na Bahia, dos 1.977 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.103 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 813 leitos exclusivos para o coronavírus, 563 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 69%.

Exu confirma 1º óbito por covid-19 

O boletim de domingo (7) divulgado pela Prefeitura de Exu, no Sertão de Pernambuco, trouxe a confirmação da primeira morte na cidade.  Em uma live exibida na tarde de ontem a secretária de Saúde comentou o caso.

“Esse paciente veio a óbito e foi seguido todo o protocolo de isolamento dos contatos, deslocamento desse corpo direto ao sepultamento”, afirmou Luciana Saraiva.

O paciente que morreu já estava em investigação, foi submetido a teste rápido que deu falso negativo, mas o óbito foi confirmado pelo LACEN-PE.

Houve ainda o registro de mais dois testes positivos. Um deles já está recuperado. O paciente apresentou sintomas e pelos exames verificou-se que ele já estava em fase de recuperação. Por precaução ele permanece em isolamento.

 

Pernambuco tem mais 463 casos e 45 mortes por covid-19

Pernambuco confirmou mais 463 casos positivos de coronavírus, informa o boletim dessa segunda-feira (8). Agora o estado tem 40.705 pacientes infectados pelo vírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do novos registros 99 são graves e 364 leves.

Também foram contabilizadas mais 45 mortes. Com os dados de hoje Pernambuco chegou a 3.350 óbitos registrados desde o início da pandemia. O número de curas clínicas será informado ao final do dia.

Fechamento do comércio não está descartado em Juazeiro: “Há essa possibilidade”, diz Paulo Bomfim

Juazeiro tem 71% dos leitos ocupados (Foto: Blog Waldiney Passos)

Há uma semana Juazeiro retomava algumas atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus. Nessa segunda-feira (8) a Prefeitura promoveu uma coletiva de imprensa para fazer um balanço das ações e não descarta determinar o novo fechamento do comércio.

Isso porque Juazeiro tem 71% dos leitos ocupados. Na coletiva na qual anunciou o plano de retomada, Paulo Bomfim havia dito que caso a ocupação atingisse 70% os índices seriam analisados pelo Comitê de Combate ao Coronavírus.

“Há essa possibilidade, nós hoje vamos mais uma vez reunir o Comitê de Combate ao Coronavírus e vamos dialogar sobre essa situação. Naturalmente o número de quantidade de leitos nós conseguimos evoluir, aumentando. Há essa possibilidade e nós vamos avaliar”, destacou Bomfim.

Aumento de casos

O boletim de domingo (7) apontava 131 casos positivos, seis óbitos, 49 curas e 125 pacientes aguardando resultado de exames. Apesar da alta nos números da semana passada, o prefeito negou que o salto tenha relação com o comércio. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Estamos aumentando 55 casos em uma semana, 52 casos foram desses testagens que nós fizemos com profissionais que já estavam nas ruas trabalhando“, explicou.

Os profissionais citados pelo prefeito são os trabalhadores da saúde, segurança pública, profissionais de postura e da imprensa que estão sendo submetidos a testes rápidos por parte do município.

Salgueiro confirma mais uma morte por covid-19

São nove mortes, 10 em investigação e 89 confirmados (Foto: Divulgação)

Subiu para nove o número de óbitos provocados pela covid-19 no município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura na noite de domingo (7), a vítima é um homem de 77 anos, com histórico de comorbidades.

Ele havia testado positivo no início do mês e estava internado em uma unidade hospitalar. Ele morreu na manhã de ontem. Além dessa nova morte, o boletim de domingo confirmou mais um caso positivo do coronavírus. A paciente é uma mulher de idade não divulgada, testada no LACEN-PE. Veja o boletim completo a seguir:

Covid 19: Sobradinho registra mais cinco casos do novo coronavírus e um óbito neste domingo (7)

Em boletim epidemiológico neste domingo (07), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, informa a confirmação de cinco casos do novo coronavírus, nove curas clínicas e o quarto óbito no município.

Os casos registrados são duas mulheres de 26 e 22 anos, um homem de 36 anos, um idoso de 69 anos e uma criança de 11 meses, todos diagnosticados através de teste rápido.

O óbito foi de uma mulher de 66 anos, que estava internada no Hospital Regional de Juazeiro.

Já declarada transmissão comunitária no município, a Vigilância epidemiológica informa os bairros e quadras com casos da doença, são: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, S17 N18, N14, N16, N22 do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Evitem receber visitas, realizar encontros e confraternizações em casa.

Policiais militares do 2° biesp prendem indivíduos por tráfico de drogas e apreendem celular com restrição de furto/roubo

Após receber informações da realização de uma festa com som automotivo alto e pessoas usando entorpecentes no bairro Caxeado em Petrolina, policias do 2º Biesp realizaram abordagem e busca pessoal aos participantes do evento e encontraram algumas petecas de uma substância análoga a maconha e um celular com queixa de roubo/ furto.

Durante a diligência os policias foram informados que um dos imputados escondia entorpecentes em outras residências. No primeiro endereço diligenciado, foram encontradas munições e no fundo da casa estavam enterradas 77 pedras de uma substância análoga a cocaína e uma balança de precisão; no segundo, foram localizados 5 pés de maconha, 382g de maconha e 60 reais em espécie; por fim, na terceira casa foram encontradas 26g de cocaína, R$ 80,00, 1 pé de maconha e 392g de cannabis pronta para o consumo.

Todo o material e imputados foram apresentados na DP.

MATERIAL APREENDIDO:

– 794g Maconha;
– 6 pés de Maconha;
– 44g de Cocaína;
– 1 Celular Queixado;
– 3 Balanças de Precisão.
– 4 munições de Cal. 38