Nordeste supera Sudeste em casos confirmados do novo coronavírus

Com os dados de quarta-feira (10) a região Nordeste superou o Sudeste em casos confirmados do novo coronavírus. São 272.280 infectados no Nordeste, contra 271.534 no Sudeste. Os números se baseiam no levantamento oficial do Ministério da Saúde.

Apenas ontem o Nordeste confirmou 11.611 novos casos, enquanto o Sudeste – que desde o início da pandemia era a região com maior número de casos – teve 10.351. A título de comparação, o primeiro registro da doença no país se deu no dia 26 de fevereiro, em São Paulo.

A doença chegou ao Nordeste no dia 6 de março, na Bahia. Preocupa o fato de o Nordeste ter 34,5 milhões de habitantes, contra 87, 5 no Sudeste. Ceará é o líder em registros da covid-19 na nossa região, sendo o terceiro no ranking nacional.

De acordo com o Poder 360, as autoridades de saúde alertam que a evolução da epidemia é influenciada pela “disponibilidade de equipamentos de saúde e de médicos, bem como pelas condições de saneamento básico e índices de pobreza”. Outro ponto que pesa é o fato de alguns estados testarem mais do que outros.

“Atende em Casa” inclui Salgueiro na lista de cidades contempladas

Salgueiro é mais um município do Sertão de Pernambuco a ser contemplado no “Atende em Casa”, serviço de teleorientação feita por profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. A ação foi criada pelo Governo do Estado e os salgueirenses podem fazer as consultas das 7h às 19h, todos os dias da semana.

O atendimento pode ser feito pelo portal ou aplicativo do “Atende”. Mas atenção, a plataforma foi criada exclusivamente para avaliação de pacientes com sintomas gripais e não deve ser utilizado para outros fins.

Dados da covid-19

Em relação aos números de covid-19 registrados na quarta-feira (10), Salgueiro chegou a 97 pacientes infectados pelo vírus. Desse total, 50 estão recuperados e há ainda 10 mortes. Outros sete pacientes estão em investigação.

Com dados de hoje Pernambuco se aproxima de 43 mil casos positivos da covid-19

Pernambuco se aproxima de 43 mil infectados (Foto: Internet)

Mais 1.059 novos casos de covid-19 foram registrados em Pernambuco. O boletim dessa quinta-feira (11) divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também confirmou 102 mortes. Com os dados de hoje o estado totaliza  42.994 infectados e 3.633 óbitos.

Dos novos casos, 271 foram classificados como graves e 788 são leves. Das mortes, há registros datados desde 15 de abril até a última segunda-feira (8). O número de curas e mais detalhes sobre o boletim serão divulgados ao final do dia.

Serra Talhada confirma mais 19 casos e chega a 224 pacientes infectados pela covid-19

Já são 224 casos positivos (Foto: Internet)

O município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais 19 casos de covid-19 no boletim de quarta-feira (10) e chegou a 224 pacientes infectados pelo vírus. A cidade permanece com cinco óbitos e tem ainda 145 pessoas recuperadas.

Dos novos casos confirmados, 12 são do sexo feminino com idade entre cinco e 53 anos; além de sete pacientes do sexo masculino, entre sete e 69 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, todos estão em isolamento domiciliar e têm quadro estável.

Há ainda 15 casos suspeitos do novo coronavírus. A boa notícia é que dos 17 dos profissionais de saúde que testaram positivo estão recuperados. Outros 10 permanecem em isolamento domiciliar. A Prefeitura também atualizou a lista dos bairros onde há registros positivos da doença. Confira:

COHAB/Tancredo Neves (13), Bom Jesus (30), Cagep (06), IPSEP (40), Caxixola (04), São Cristóvão (25), Borborema (01), Vila Bela (10), Alto da Conceição (12), AABB/Várzea (39), Centro (24), Malhada Cortada/Baixa Renda (03), Universitário (01) e zona rural (16).

Petrolina confirmou mais uma morte por covid-19, subindo o total para onze

Em mais um dia de intensificação de testagens rápidas para detectar a covid-19, a Prefeitura de Petrolina atendeu 406 pessoas. Desse total de testes realizados nesta quarta-feira (10), 22 deram positivos para o novo coronavírus: 12 homens com idades entre 01 e 66 anos, e 10 mulheres entre 01 e 71 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) também enviou dois exames positivos. Os pacientes são um homem de 71 anos e uma mulher de 28, ambos em isolamento domiciliar.

Com esses 24 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 390 casos do novo coronavírus. São 284 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 106 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A boa notícia é que houve um aumento no número de curas clínicas. Do total de casos confirmados, 138 já estão recuperados. Petrolina confirmou mais uma morte por covid-19, subindo o total para onze. O paciente, de 56 anos, tinha doença crônica e estava internado na UTI Covid do Hospital Universitário (HU).

No boletim desta quarta-feira também consta o óbito de uma criança de 7 anos. Ela deu entrada no Hospital Dom Malan durante a manhã e veio a óbito momentos depois, sendo notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado o material biológico e enviado para o Lacen-PE.  A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que não houve alterações nas últimas 24 horas. São 88 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Internamentos

Confira abaixo (ou em anexo) a taxa de ocupação dos leitos para a covid-19 na rede pública e privada de Petrolina.

 

Covid-19: Brasil registra mais 32.913 casos e 1.274 mortes

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe, nesta quarta-feira (10), mais 32.913 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, totalizando 772.416. O resultado marcou um acréscimo de 4,2% em relação a ontem (9), quando o número de pessoas infectadas estava em 739.503.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 1.274 novas mortes, chegando a 39.680. O resultado representou um aumento de 3,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 38.406 falecimentos por covid-19.

Do total de casos confirmados, 407.341 estão em acompanhamento e 325.395 foram recuperados. Há ainda 3.608 investigação de óbitos para identificar se a causa foi covid-19.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes (9.862). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (7.138), Ceará (4.480), Pará (3.027) e Pernambuco (3.531).

Já em número de casos confirmados, o ranking tem São Paulo (156.316), Rio de Janeiro (74.373), Ceará (71.402), Pará (62.095) e Maranhão (53.508). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Amazonas (52.849), Pernambuco (41.935), Bahia (32.685), Paraíba (24.032) e Espírito Santo (23.344).

Prefeito de Sobradinho decreta lockdown no município por quatro dias

O Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, criado para adoção de medidas e monitoramento da pandemia do novo coronavírus, em Sobradinho, em reunião nesta terça-feira (9), decidiu decretar lockdown no município por quatro dias, podendo ser prorrogado, a partir da próxima segunda-feira (15).

A medida será necessária para controlar a situação epidemiológica do município, considerando o crescimento de casos de Covid 19 registrados no município, que até o momento totaliza 62 confirmações da infecção, e 6 óbitos.

LEIA MAIS

Pernambuco registra mais 925 casos e 78 mortes por covid-19

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa quarta-feira (10) aponta mais 925 novos casos de covid-19 e 78 mortes confirmadas pela doença. Com os números atualizados o estado chega a 41.935 pacientes infectados e 3.531 óbitos.

Dos 925 pacientes, 730 são leves e 195 têm sintomas graves. Em relação às 78 mortes, elas foram registradas entre 20 de abril e 6 de junho, mas entraram no boletim de hoje apenas hoje. Apenas 16 aconteceram nos últimos três dias. Os detalhes do boletim serão divulgados ao final do dia.

Sobradinho confirma mais dois óbitos por covid-19

Mais dois idosos morreram em Sobradinho (Foto: Agência CH)

Sobradinho (BA) confirmou mais oito casos positivos do coronavírus na terça-feira (9), sendo dois deles óbitos. De acordo com o boletim divulgado ontem, agora a cidade tem 62 pacientes infectados e seis mortes provocados pela covid-19.

Os novos contaminados são duas mulheres com 45 e 50 anos; quatro homens com 20, 37, 67 e 84 anos. Os óbitos são de dois idosos com 86 e 100 anos. Eles morreram no final de semana, ambos os casos já estavam sendo investigados como suspeitos e através do LACEN foi constatada a contaminação.

A boa notícia do boletim de ontem é que 11 pessoas já estão curadas da doença. “A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos”, informa a Prefeitura.

Salgueiro confirma mais quatro casos e chega a 96 pacientes infectados pela covid-19

Salgueiro se aproxima de 100 casos positivos (Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

Salgueiro (PE) confirmou mais quatro casos positivos de covid-19 e chegou a 96 pacientes infectados. O boletim de terça-feira (9) informa que todos os novos pacientes são homens, dos quais três foram submetidos a testes rápidos e um no LACEN-PE.

Uma pessoa está internada no Hospital de Campanha Nova Esperança, os demais permanecem em isolamento domiciliar. Além dos 96 casos positivos, Salgueiro tem 48 recuperados, nove mortes e mais dois pacientes em investigação.

A cidade deu início a primeira fase do plano de reabertura do comércio na última segunda-feira (8) e hoje (10) permitiria a abertura das clínicas e consultórios médicos, psicológicos de fisioterapia e veterinários. O uso de máscara permanece obrigatório.

Só duas cidades de Pernambuco não têm casos confirmados do novo coronavírus

(Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

Apenas duas cidades de Pernambuco não têm caso confirmado do novo coronavírus: Mirandiba e Manari, ambas no Sertão. Ao todo, 182 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, já haviam confirmado, até essa terça (9), ocorrências da Covid-19. Anteriormente, Exu, também no interior, não tinha registro da doença, mas entrou para a listagem dos locais afetados, no domingo (7).

No fim de maio, havia seis cidades sem confirmação para o novo coronavírus. Os números foram contabilizados pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), com base nos dados contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

LEIA MAIS

Após polêmica, OMS esclarece que assintomáticos podem transmitir covid-19

Após afirmar que a contaminação a partir de pessoas assintomáticas seria “rara”, a infectologista Maria Van Kerkhove, responsável técnica pelo time de combate à covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), esclareceu nesta terça-feira (9), em uma entrevista especial, que houve um mal-entendido sobre a fala.

“Recebi muitas mensagens pedindo esclarecimentos sobre alguns argumentos que usei ontem durante a coletiva de imprensa. Acho importante esclarecer alguns mal-entendidos sobre minha fala de ontem. O que sabemos sobre transmissão é que [das] pessoas que estão infectadas com covid-19, muitas desenvolvem sintomas. Mas muitas não. A maior parte da transmissão conhecida vem de pessoas que apresentam sintomas do vírus e passam para outras através de gotículas infectadas. Mas há um subgrupo de pessoas que não desenvolvem sintomas. E para entender verdadeiramente esse grupo, não temos uma resposta concreta ainda. Há estimativas de que o número gire entre 6 a 41% da população. Mas sabemos que pessoas que não tem sintomas podem transmitir o vírus”, reiterou.

LEIA MAIS

Covid 19: Total de casos chega a 366 em Petrolina, Prefeitura divulga taxa de ocupação dos leitos na rede pública e privada

A Prefeitura de Petrolina realizou 210 testes rápidos nesta terça-feira (9), dando sequência à intensificação de testagens para detectar a covid-19 na cidade. Desse total, 6 deram positivos: 4 homens com idades entre 24 e 54 anos e 2 mulheres entre 46 e 49 anos. Também foram computados dois testes positivos analisados por laboratório privado. Os pacientes são 1 homem de 66 anos e 1 mulher de 38 – ambos em isolamento domiciliar.

Com esses 8 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 366 casos do novo coronavírus. São 262 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 104 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. A boa notícia é que houve um aumento no número de curas clínicas. Do total de casos confirmados, 127 já estão recuperados. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que não houve alterações nas últimas 24 horas. São 88 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Internamentos

Confira abaixo a taxa de ocupação dos leitos para a covid-19 na rede pública e privada de Petrolina.

Leitos públicos de UTI:

Hospital Universitário – HU (10 leitos exclusivos abertos pela prefeitura)

– 3 pacientes de Petrolina (2 confirmados e 1 descartado);

– 1 paciente de Jeremoabo-BA (em investigação).

*Taxa de ocupação: 40%

Hospital Dom Malan – HDM/Imip (5 leitos)

– Sem pacientes

*Taxa de ocupação: 0%

 Neurocardio: (5 leitos/SUS)

– 1 paciente de Petrolina (covid-19 descartado);

– 2 pacientes da Bahia (1 descartado e 1 em investigação);

– 2 pacientes de Lagoa Grande (1 confirmado e 1 em investigação)

*Taxa de ocupação: 100%

Leitos privados de UTI

UNIMED

– 3 pacientes de Petrolina internados (2 em investigação e 1 confirmado);

– 1 paciente de Juazeiro (confirmado);

Observação: A unidade abre leitos em área isolada de acordo com a necessidade.

Hospital Albert Sabin – Recife:

1 paciente de Petrolina (confirmado)

Leitos intermediários públicos:

Hospital de Campanha Monte Carmelo: (100 leitos)

– 3 pacientes internados (1 paciente aguardando resultado e 2 confirmados)

*Taxa de ocupação: 3%

Unidade de Pronto Atendimento-UPA (10 leitos)

– 2 pacientes de Petrolina (aguardando resultado)

*Taxa de ocupação: 20%

Hospital Dom Malan – HDM: (5 leitos)

– Sem internamentos

*Taxa de ocupação: 0%

Leitos intermediários privados:

Neurocardio

– 1 paciente de Petrolina (aguardando resultado);

– 1 paciente de Sobradinho-BA (aguardando resultado);

– 1 Paulo Afonso-BA (confirmado);

– 1 paciente de Petrolândia-PE (aguardando resultado).

Hospital Geral e Urgência – HGU

1- paciente de Juazeiro (em investigação);

UNIMED

– 2 pacientes de Petrolina (em investigação);

– 1 paciente de Salgueiro-PE (em investigação).

Com 7 novos casos positivos confirmados hoje, Juazeiro chega a 147 pessoas contaminadas com o novo Coronavírus

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta terça-feira (9), a Secretaria da Saúde informa mais duas recuperações e sete novos casos da Covid-19 em Juazeiro. Dos sete casos positivos deste boletim, um é militar e foi testado por meio do mapeamento do status imunológico.

Os outros seis pacientes não são do público do mapeamento, todos tiveram resultado por meio do teste rápido. Com as novas confirmações sobe para 147 o número de casos confirmados, e 51 curas clínicas.

Para o novo coronavírus, Juazeiro tem 1.284 notificações e, destes, 1.012 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outros 125 estão aguardando resultado ou coleta. A SESAU informa ainda que há o registro de sete óbitos pela Covid-19 na cidade. Dos 147 casos confirmados, 65 são do sexo feminino, 82 do sexo masculino e deste quantitativo, 40 são profissionais de saúde.

Qualquer dúvida referente à Covid-19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Apresentadora da TV Bahia é afastada depois de testar positivo para a Covid-19

(Foto: Reprodução/TV Globo)

A jornalista da TV Bahia, Camila Marinho, utilizou suas redes sociais, nesta segunda-feira (8), para revelar que testou positivo para o novo coronavírus. “Infelizmente recebi o diagnóstico que estou com a Covid-19, um resultado que me deixou bastante surpresa, pois jamais imaginava que estivesse com a doença, porque não tenho nenhum sintoma, só fiz o teste porque uma pessoa próxima a mim teve o resultado positivo”, contou.

A comunicadora explicou ainda que a TV fez um esquema de revezamento e separação dos profissionais justamente para proteger a equipe. “Com certeza que vai ficar e continuar tudo bem. É um alerta do quanto a gente precisa redobrar nossos cuidados. Só saía para ir trabalhar, mercado e farmácia e ainda assim fui contaminada, mesmo com todos os cuidados”, contextualizou. Por fim, fez um pedido: “É importante que a gente cuide da gente, dos nossos familiares, dos próximos. Ficarei cumprindo isolamento, trancada dentro do meu quarto”.

Por conta da doença, ela ficará afastada do trabalho nos próximos dias. Ultimamente, por conta do rodízio, Camila vinha apresentando alguns programas da afiliada da Globo, além de ter virado a jornalista de rede, emplacando matérias no notíciários da platinada, como o “Jornal Nacional”, além da Globo News, canal da TV por assinatura. Vale dizer que a comunicadora é a primeira da “linha de frente” da TV Bahia a anunciar estar com a doença.

(Fonte: Bahia Notícias)