Petrolina tem mais dois casos confirmados da covid-19

Petrolina registrou mais dois casos positivos do novo coronavírus (covid-19) neste domingo (7). A confirmação foi feita por meio de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). São duas mulheres de 38 e 45 anos, ambas em isolamento domiciliar.

Com esses dois novos casos, Petrolina chegou ao total de 341 casos do novo coronavírus. São 241 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 100 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 103 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que não houve alterações nas últimas 72 horas. São 81 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura deu alta a um paciente de 70 anos neste domingo. Ele aguarda para fazer o teste rápido em casa. Agora, o hospital está com quatro leitos ocupados, sendo que apenas dois pacientes estão com a covid-19 (um homem de 58 anos e uma mulher de 88).

Profissionais do transporte público são testados para covid-19 em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Cerca de 200 profissionais que atuam no transporte coletivo municipal de Petrolina foram testados para covid-19, neste sábado (6), durante uma ação da Secretaria de Saúde. A testagem foi feita pela equipe da prefeitura, na sede da concessionária Atlântico Transportes.

De acordo com a administração municipal, o objetivo é monitorar o comportamento do novo coronavírus na cidade e oferecer maior segurança aos passageiros e motoristas.

A ação faz parte da rotina de cuidado e prevenção da prefeitura com os profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus ou fazem parte de serviço essencial. A realização destes testes também atende à recomendação do Ministério da Saúde de fazer o exame nestes trabalhadores, mesmo que assintomáticos, por serem serviço essencial.

Nenhum dos 12 militares nomeados por Pazuello para o Ministério da Saúde fez medicina

General Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde. (Foto: José Dias/PR)

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, nomeou pelo menos 12 militares para sua equipe nos últimos dias. Nenhum deles, porém, é formado em medicina, como informa a coluna de Guilherme Amado na Época.

Foram nomeados:

– coronel Antônio Élcio, para secretário-executivo substituto;

– tenente-coronel Reginaldo Machado, para diretor do Departamento de Gestão;

– coronel Luiz Otávio Franco Duarte, para assessor especial;

– tenente-coronel Marcelo Duarte, para assessor do Departamento de Logística;

– subtenente de infantaria André Botelho, para coordenador de contabilidade;

– major Ramon Oliveira, para coordenador de Inovações de Processos;

– subtenente Giovani Cruz, para coordenador de Finanças do Fundo Nacional de Saúde;

– tenente-coronel Marcelo Pereira, para diretor de programa;

– tenente-coronel Vagner Rangel, para coordenador de execução orçamentária;

– major Angelo Martins, para diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS;

– tenente Mario Costa, para a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento;

– capitão Alexandre Magno, para assessor.

Bahia chega a 27,3 mil registros de Covid-19; n° de mortes sobe para 846

A Bahia registrou mais 1.193 casos de pacientes infectados pelo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite deste sábado (6). Conforme a Sesab, esses números de casos não representam a quantidade de pessoas infectadas nas últimas 24 horas. Mas sim, casos represados, lançados tardiamente pelos municípios. Por isso, não refletem o crescimento de um único dia.

Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 27.396 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 11.829 estão recuperados e 846 morreram.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde atualiza lista de bairros com casos confirmados da Covid-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizou 277 testes rápidos neste sábado (6), confirmando dois casos positivos da Covid-19. Os pacientes são dois homens, de 32 e 39 anos. Já o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) enviou nove exames com resultados positivos, todos de pacientes do sexo feminino com idades entre 27 e 90 anos.

Com esses 11 novos casos, Petrolina chegou ao total de 339 casos do novo coronavírus. São 241 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 98 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 103 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

LEIA MAIS

Sobradinho registra sete novos casos do coronavírus e o número de pessoas infectadas chega a 46

A Secretaria da Saúde de Sobradinho, na região norte da Bahia, informou através de boletim, divulgado na noite deste sábado (6), que o município registrou 7 novos caso da Covid-19.

O casos registrados são de uma mulher de 46 anos, um homem de 33 anos, duas crianças, uma criança de 8 anos e outra de 3 anos, dois homens de 44 e 48 anos e uma mulher de 27 anos, todos diagnosticados através de teste rápido.

Já declarada transmissão comunitária no município, a Vigilância epidemiológica informa os bairros e quadras com casos da doença, são: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, S17 N18, N14, N16, N22 do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Evitem receber visitas, realizar encontros e confraternizações em casa.

Juazeiro tem mais nove casos confirmados e duas curas do novo do coronavírus

Pacientes são PMs e profissionais da saúde (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) divulgou o boletim desse sábado (6) informando mais nove casos confirmados da covid-19 e outras duas curas clínicas. Com os dados de hoje a cidade tem 129 pacientes infectados, 125 em investigação, 49 curas e cinco mortes provocadas pela doença.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: família de paciente que veio a óbito e testou positivo a covid-19 relata sequência de erros no atendimento ao idoso

Os novos pacientes sete são policiais militares submetidos a testagem rápida e dois profissionais da saúde, testados no LACEN-BA. Todos estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e seguem acompanhados pela Secretaria de Saúde (SESAU).

Para o H1N1 Juazeiro permanece com 73 notificações, 18 casos positivos e duas mortes. Veja a seguir o boletim de hoje:

Pernambuco confirma mais 850 casos de covid-19 e se aproxima de 40 mil infectados

São 39. 361 pacientes e 2.370 mortes (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 850 novos casos de covid-19 nesse sábado (6). Agora são 39.361 pacientes contaminados pelo vírus. Dos novos registro, 199 são graves e 651 foram classificados como leves.

Também foram registradas mais 65 mortes. No total, Pernambuco tem 3.270 vítimas fatais do novo coronavírus. O boletim completo será liberado ao final do dia, quando também serão informadas as curas clínicas mais recentes.

Covid-19: Petrolina tem 328 casos confirmados e 103 recuperados

Petrolina chegou a 328 casos confirmados do novo coronavírus. Esse número é referente ao boletim divulgado pela Prefeitura na noite de sexta-feira (5). Apenas ontem foram registrados mais 19 casos: 16 homens com idades entre 24 e 59 anos; e duas mulheres com 40 e 48 anos.

16 testes foram realizados pelo município e três pela rede particular e LACEN-PE. Dos 328 confirmados, 103 já estão clinicamente curados e há ainda 10 mortes confirmadas na cidade.

Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 81 casos estão em investigação e 30 já foram descartados. Há nove exames positivos e uma morte. Os números desse sábado serão informados durante a noite.

Araripina tem mais 11 casos e chega a 81 pacientes contaminados pela covid-19

Araripina teve salto nos casos

O município de Araripina (PE) teve um salto de 11 novos casos do coronavírus e chegou a 81 pacientes contaminados na sexta-feira (5). Desse total, 39 já estão recuperados e há ainda três mortes provocadas pela covid-19. Há ainda quatro pacientes em investigação.

Até quinta-feira (4) Araripina tinha os mesmos 70 casos de Trindade, sua cidade vizinha. Nesse município foram contabilizados mais dois casos positivos. 56 pacientes já estão curados e há ainda quatro óbitos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Araripina já foram realizados 377 testes rápidos e outros 43 no LACEN-PE. 299 exames deram negativo.

Brasil registra mais de 30 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Brasil teve mais de mil mortes por covid-19 (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Novamente divulgado com atraso, o boletim de sexta-feira (5) registrou mais 1.005 mortes pela covid-19 no Brasil. Em 24 horas também foram contabilizados mais 30.830 pacientes contaminados com o vírus em todo país. De acordo com o Ministério da Saúde o país agora soma 35.026 óbitos e 645.771 casos positivos.

O boletim da sexta-feira também registrou mais 11.977 recuperações nas últimas 24 horas, número celebrado pelo Ministério da Saúde. Não foi possível ter acesso ao boletim completo, tendo em vista que desde ontem o site Coronavírus Brasil passa por manutenção.

Atraso nos boletins

Pelo segundo dia consecutivo o boletim foi liberado próximo das 22h. Ainda ontem o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) havia confirmado que a estratégia buscava evitar a veiculação da notícia no Jornal Nacional. Contudo, o próprio JN entrou com Plantão na Globo para divulgar os dados atualizados.

Sobradinho confirma 3º óbito por covid-19

Cidade tem 39 pacientes contaminados (Foto: Internet)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Sobradinho (BA) na noite de sexta-feira (5) confirmou a terceira morte pela covid-19. A vítima é um paciente do sexo masculino que tinha 48 anos. A Secretaria de Saúde não informou quando o óbito aconteceu e se o paciente tinha comorbidades.

A boa notícia é que não foram registrados novos casos da doença. A cidade tem 39 pacientes contaminados, nove curas clínicas e outros seis pacientes em investigação, além dos três óbitos. Sobradinho já tem transmissão comunitária do vírus e a Prefeitura pediu a população que obedeça o isolamento social.

Localidades

De acordo com a Secretaria de Saúde, já há registro do novo coronavírus nas seguintes localidades de Sobradinho: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, N18, N14, N16, N22 do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

Pernambuco antecipa pontos do Plano de Convivência com a Covid-19

Coletiva com Secretário estadual de saúde, André Longo, o secretário municipal de saúde, Jailson Correia. (Foto: Heudes Regis/SEI)

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, apresentado na última segunda-feira (01), passará por ajustes para as próximas semanas. Parte dos 32 setores que voltarão a operar ao longo das 11 etapas previstas teve o cronograma antecipado ou sofreram alterações nas regras de funcionamento, para contemplar as especificidades de cada segmento.

A partir de segunda-feira (8), além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h, como planejado anteriormente. Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.

LEIA MAIS

Donald Trump diz que se EUA seguissem exemplo do Brasil, mais de 2,5 milhões de americanos teriam morrido

(Foto: Internet)

Aliado do presidente Jair Bolsonaro e uma das referências políticas do chefe de Estado brasileiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5), em Whashington, que o país poderia ter tido mais de 2,5 milhões de mortos por coronavírus se seguisse o exemplo brasileiro de combate à disseminação da doença.

“Se você olha para o Brasil, eles estão num momento bem difícil. E, falando nisso, continuam falando da Suécia. Voltou a assombrar a Suécia. A Suécia também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido um milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais”, afirmou.

LEIA MAIS

Com mais de 300 mil novos casos em 14 dias, Brasil é o novo epicentro mundial da Covid-19

(Foto: KARIM SAHIB / AFP)

O Brasil é o novo epicentro do coronavírus no mundo. A constatação é de um levantamento publicado nesta sexta-feira (5), feio pelo Centro Europeu para o Controle e Prevenção de Doenças. De acordo com a avaliação, o Brasil é líder no número de novos casos nos últimos 14 dias.

Os dados do período indicam a curva da pandemia no mundo e compreende o que se considera prazo de incubação do vírus. Pela primeira vez o Brasil superou os Estados Unidos em relação ao aparecimento de novos casos.

No período considerado pelo levantamento o Brasil registrou 304,8 mil novos casos. O número total de infectados pela Covid-19 no país já ultrapassa a marca de 614 mil, com 34 mil mortos. No mesmo período o EUA registraram 295 mil novos casos, contra 123 mil na Rússia.

O Brasil é hoje o segundo país no mundo em número absoluto de casos, ficando atrás somente dos EUA, e o terceiro no ranking geral de número de óbitos por agravamento da doença.