Sobradinho registra 36 casos confirmados de Covid-19 nesta terça-feira

Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (2)  a Prefeitura de Sobradinho, foram confirmados mais seis casos do novo coronavírus no município. Até ontem (1º) eram 30 casos.

Com os novos registros, o município totaliza 36 casos confirmados da Covid 19, e dois óbitos.

Os novos casos são de uma mulher de 36 anos, uma criança de 10 anos, e um homem de 49 anos, que foram diagnosticados através de teste rápido; Os outros três casos, são de dois homens, de 47 e 35 anos, e um idoso de 81 anos, que foram testados pelo Lancen.

Já declarada transmissão comunitária no município, a Vigilância epidemiológica informa os bairros e quadras com casos da doença, são: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, N18, N14, N16, N22 do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Profissionais da Vigilância em Saúde são testados para a Covid-19 em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta terça-feira (02), profissionais da Vigilância em Juazeiro foram testados contra a Covid-19. Ao todo 60 profissionais entre auxiliar de serviços gerais, motoristas, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e do administrativo foram testados para a Covid-19. Nenhum profissional da vigilância testou positivo para a doença.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a realização de testes rápidos nos profissionais é para um mapeamento imunológico. “Estamos avaliando os servidores que estão na linha de frente e precisamos assegurar que estes profissionais estão sem o vírus. Caso algum teste positivo, todas as medidas serão tomadas quanto à notificação, isolamento e acompanhamento pelas equipes de saúde do município”, explicou.

A equipe da vigilância é subdividida em Epidemiológica, Sanitária, Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA), Laboratório Central (LACEN), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), setor de combate às endemias e SINAN – Sistema de agravos; SIM – Sistema de Mortalidade e SINASC – Sistema de Nascidos Vivos, o Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) e a Rede de Frios.

Trindade: idoso de 80 anos se cura da covid-19

Paciente se recuperou da doença

Os idosos são grupo de risco do novo coronavírus e cada cura deles é uma vitória para as equipes médicas. Na segunda-feira (1°) a Prefeitura de Trindade (PE) celebrou a recuperação de um paciente de 80 anos, diagnosticado com covid-19.

Ele tem diabetes e sofre do mal de Parkinson, mas mesmo assim conseguiu se recuperar do vírus. Sua alta foi celebrada ontem por toda equipe médica que prestou atendimento. “Todos os dias, quando enviamos o resultado do boletim agradecemos a Deus em ver que as pessoas estão sendo curadas, ao exemplo desse senhor de 80 anos. Obrigado a todos os profissionais que vem desenvolvendo tanto zelo com nossos pacientes”, disse o prefeito Everton Costa.

Casos confirmados

O idoso é um dos 43 recuperados por covid-19 em Trindade. O município tem ainda 63 testes positivos e quatro óbitos. Outros sete casos estão em investigação.

Pernambuco ultrapassa marca de 35 mil casos positivos e se aproxima de 3 mil mortes por covid-19

São 35.508 casos positivos (Foto: Internet)

Mais 608 casos de coronavírus foram confirmados em Pernambuco nessa terça-feira (2). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 262 pacientes foram classificados como graves e outros 346 têm quadro leve.

LEIA TAMBÉM

Paulo Câmara anuncia primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades

Com mais esses registros Pernambuco totaliza 35.508 pacientes contaminados. Os exames laboratoriais também contabilizaram mais 58 óbitos, subindo para 2.933 o número de vítimas fatais. Os casos recuperados serão divulgados ao final do dia.

Salgueiro chega a 80 casos confirmados do novo coronavírus

A Prefeitura de Salgueiro (PE) confirmou mais um caso positivo do novo coronavírus no boletim divulgado na noite de segunda-feira (1°). A paciente é uma mulher de idade não informada. Ela fez um teste rápido que atestou a contaminação.

A paciente está em isolamento domiciliar. Com isso a cidade chegou a marca de 80 pacientes contaminados pelo vírus. Salgueiro tem ainda oito óbitos e 31 pessoas curadas. Outros dois pacientes estão em investigação.

Outra cidade a confirmar mais um caso ontem foi Santa Maria da Boa Vista, também no Sertão. Agora são cinco pacientes que testaram positivo. Dois estão recuperados e não há mortes registradas. Uma pessoa permanece em investigação.

Idoso de 88 anos morre por covid-19 em Serra Talhada

Já são 124 contaminados e quatro mortes (Foto: Reprodução/ Internet)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, confirmou o quarto óbito por covid-19. De acordo com o boletim divulgado na segunda-feira (1°), a vítima é um homem de 88 anos que estava internado na Hospam e já havia sido diagnosticado com o novo coronavírus. Ele faleceu na madrugada de ontem e foi sepultado durante a manhã.

Novos casos

Também foram registrados mais nove casos positivos da doença, elevando para 124 o total de contaminados. Os novos pacientes são mulheres com 24, 34, 39 e 75 anos, além de uma criança do sexo feminino de apenas seis anos; e quatro homens com 16, 28, 64 e 73 anos.

Bairros

A divisão de pacientes em Serra Talhada é a seguinte: 70 pacientes mulheres e 54 homens. Sete bairros já têm registros da doença, além de comunidades rurais. Veja a seguir a lista fornecida pela Prefeitura dos locais onde há contaminados:

Unidade Móvel de Atendimento Médico contemplará 20 comunidades rurais de Petrolina

Com o objetivo de garantir os serviços de saúde para as comunidades mais distantes do centro de Petrolina, a prefeitura continua com os serviços da Unidade Móvel de Atendimento Médico. Neste mês de junho, a equipe de saúde vai atender a 20 localidades do interior. Nesta segunda-feira, 1º de junho, a comunidade Porto da Ilha já foi beneficiada.

Na Unidade Móvel, são ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, além da solicitação de exames e consultas especializadas, caso necessário. Para ser atendido, não é preciso agendamento, basta comparecer com um documento de identificação e o cartão SUS, a partir das 8h.

Confira o Cronograma

02/06 – Atalho

03/06 – Boa Vista

04/06 – Mudubim

05/06 – Assentamento N. Senhora de Fátima

08/06 – Garça

09/06 – Serra da Santa

10/06 – Santo Antônio

12/06 – Água Viva II

15/06 – Cabaceira

16/06 – Salinas

17/06 – Sítio Coelho

18/06 – Satisfeito II

19/06 – Garcinha

22/06 – Vila 12

23/06 – Cristália

25/06 – Almas

26/06 – Muquém

29/06 – KM 45

30/06 – Santa Fé

Testes rápidos confirmam primeiros casos positivos da covid-19 em Sento Sé

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram confirmados, através de teste rápido, os dois primeiros casos de Covid-19 no município.

Trata-se de um homem de 33 anos, oriundo de cidade com transmissão comunitária, assintomático, e de uma mulher de 51 anos, que também veio de cidade com transmissão comunitária e teve contato com caso confirmado da Covid-19. Sintomática.

Ambos encontram-se em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em nota a Secretaria de Saúde esclarece que desde o início da pandemia de Coronavírus, a SMS tem tomado todas as medidas protocolares necessárias no sentido de assistir a população no que diz respeito às orientações para evitar o contágio, bem como a realização de Testagem em pacientes que se enquadram no protocolo de síndrome gripal e nos critérios de coleta.

“Sempre atuamos com lisura, ética e transparência em nome do cuidado da saúde da população sentoseense. Finalmente, reforçamos, como sempre fizemos, a necessidade de todos seguirem as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades de saúde e amplamente conhecidas como a higiene das mãos, o uso das máscaras, evitar aglomerações e procurar unidades de saúde somente em situações inevitáveis”, finaliza.

Sobradinho registra 30 casos de covid 19

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, divulgou ontem (01/06) a confirmação de mais de 02 casos do novo coronavírus, totalizando 30 casos no município, e dois óbitos.

Os dois casos são de uma mulher de 28 anos e de um homem de 34 anos, ambos diagnosticados através de teste rápido.

Já declarada transmissão comunitária no município, a Vigilância epidemiológica informa os bairros e quadras com casos da doença, são: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, N18, N14, N16, do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Petrolina confirma 14 novos casos positivos da covid-19

A prefeitura de Petrolina realizou 344 testes rápidos nesta segunda-feira, 1º de junho, e confirmou 14 novos casos positivos dacovid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os pacientes são 6 mulheres com idades entre 34 e 68 anos e 8 homens entre 4 e 49 anos. Além disso, recebemos um exame positivo analisado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Trata-se de uma mulher, de 42 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com esses 15 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 268. Por testes rápidos realizados pela prefeitura são 196 confirmações e 72 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de positivados, 97 pessoas já estão curadas clinicamente. Óbitos somam nove – o último ocorrido nesta segunda-feira. O paciente, um idoso de 74 anos, estava internado no Hospital Universitário (HU). Ele tinha quadro de diabetes e doença cardiovascular crônica.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 70 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O primeiro paciente a dar entrada no hospital de campanha da prefeitura recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira, após apresentar evolução clínica. O teste rápido dele será realizado após o 10º dia de sintoma gripal. A unidade recebeu mais dois pacientes nesta segunda – um homem de 58 anos e uma mulher de 41, ambos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus e aguardando o diagnóstico. Com isso, quatro leitos do hospital de campanha estão ocupados.

Covid-19: Brasil chega a 526,4 mil casos e 29,9 mil mortes

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 12.247 novas pessoas infectadas pela covid-19, totalizando 526.447. O resultado marcou um acréscimo de 2,2% em relação a ontem (31), quando o número de pessoas infectadas estava em 514.819.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 623 novas mortes, chegando a 29.937. O resultado representou um aumento de 2,1% em relação a ontem, quando foram contabilizados 29.314 falecimentos por covid-19. Geralmente, os dados são menores aos domingos e segunda, quando há menos alimentação do banco de dados, e maiores na terça-feira, quando há acúmulo de novos dados do fim de semana.

Do total de casos confirmados, 285.430 estão em acompanhamento e 211.080 foram recuperados. Há ainda 4.412 óbitos sendo analisados.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (7.667). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (5.462), Ceará (3.188), Pará (2.925) e Pernambuco (2.875).

Além disso, foram registradas mortes no Amazonas (2.071), Maranhão (976), Bahia (701), Espírito Santo (614), Alagoas (461), Paraíba (370), Rio Grande do Norte (323), Minas Gerais (278), Rio Grande do Sul (232), Amapá (228), Paraná (190), Distrito Federal (171), Piauí (168), Sergipe (166), Acre (161), Rondônia (159), Santa Catarina (146), Goiás (127), Roraima (116), Tocantins (76), Mato Grosso (66) e Mato Grosso do Sul (20).

Já em número de casos confirmados, o ranking tem São Paulo (111.269), Rio de Janeiro (54.530), Ceará (50.504), Amazonas (41.774) e Pará (38.046). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Maranhão (35.297), Pernambuco (34.900), Bahia (18.898), Espírito Santo (14.069) e Paraíba (13.695).

Com números assustadores, prefeitura de Juazeiro tenta combater mosquito da dengue com carro fumacê

(Foto: Arquivo)

As ações de intensificações vêm sendo realizadas em decorrência do crescente número de casos notificados para dengue de janeiro a maio deste ano. Em apenas cinco meses foram realizadas mais de 700 notificações com a comprovação de 40 casos de dengue em Juazeiro. Neste mesmo período em 2019 o município registrou 73 notificações com apenas um caso confirmado.

Uma ação diária na cidade é a passagem  do carro fumacê na zona urbana e também rural. Para um melhor aproveitamento do fumacê, que tem em sua composição um inseticida diluído que mata o mosquito Aedes adulto. A Secretaria de Saúde recomenda que os moradores deixem as portas e janelas abertas durante a passagem dos agentes com o produto.

LEIA MAIS

Balanço aponta queda semanal nos casos de coronavírus em Petrolina

Números reforçam busca pela “normalidade” (Foto: Jonas Santos)

Petrolina fechou a última semana com menos casos de coronavírus do que o período anterior. No sábado (29) a cidade teve 61 casos confirmados, 19 a menos quando comparado a semana de 17 e 23/05. Os números foram repassados pela Prefeitura nessa segunda-feira (1°).

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Petrolina aponta queda de 23% nas ocorrências da covid-19. O número de óbitos também não teve crescimento. Tudo isso, segundo a Prefeitura, indica os primeiros sinais de estabilidade da doença no município.

LEIA TAMBÉM

Miguel nega “rebeldia” e afirma que reabertura do comércio em Petrolina foi autorizada pelo Governo do Estado

Movimentação no Mercado Turístico de Petrolina ainda é pequena nessa segunda-feira

Petrolina teve o primeiro caso confirmado em 23 de março. De lá para cá são 10 semanas, das quais nove tiveram números crescentes, com exceção da última. “Já tínhamos diversos indicadores de estabilização da propagação do vírus na cidade. Agora é um novo sinal positivo, pela primeira vez, temos um horizonte de queda. Mas ao invés de comemorarmos, temos que ver isso como um resultado do dever de casa bem feito“, disse o prefeito Miguel Coelho (MDB).

Outro indicador que fortalece os dados do Comitê é a taxa de ocupação dos leitos de UTI. Petrolina já teve 75% de ocupação, mas hoje o índice é de 66,6%. Do total de vagas, apenas 20% é ocupada por moradores de Petrolina; 40% é utilizada por pacientes da Bahia; e 6,6% por pessoas de outros municípios de Pernambuco.

Comércio não essencial permanecerá fechado em Serra Talhada

Serra Talhada chega a 109 casos confirmados (Foto: Reprodução)

Com mais de 100 casos confirmados de covid-19, a Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, anunciou que manterá o comércio não essencial fechado nessa segunda-feira (1°). Um grupo de trabalho será montado para discutir os próximos passos na retomada da atividade comercial.

“Hoje terenos uma reunião com os vereadores e na terça-fera (2) com os empresários. Seguimos a orientação do estado. Apenas as óticas irão funcionar. Tudo é muio complexo e estamos nos preparando para fechar o nosso modelo, para que todos tempo de ir adequando a sua atividade as exigências que faremos”, disse Luciano Duque (PT) ao Farol de Notícias.

Pelo decreto do Estado, apenas os serviços essenciais estão mantidos. Escolas, universidades, faculdades, praias, academias e espaços de lazer seguem fechadas. Até sábado (30) Serra Talhada já havia contabilizado 115 casos positivos, três óbitos e 19 pacientes em investigação.

Pernambuco tem mais 450 casos de covid-19 e 68 mortes

Estado se aproxima de 35 mil contaminados (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou o boletim dessa segunda-feira (1º) há pouco e confirmou mais 450 casos de covid-19 no Estado. Agora são 34.900 pacientes contaminados. Dos novos registros, 199 são graves e 251 leves.

Também foram contabilizadas mais 68 mortes, elevando para 2.875 o total de vítimas fatais em Pernambuco. O boletim completo será divulgado ao final do dia, apresentando também as curas.