Vereador Geraldo da Acerola chama senador Fernando Bezerra de traidor

Geraldo da Acerola

A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (12), ao participar do programa Bom Dia Vale da rádio Jornal. Geraldo da Acerola (PT), referiu-se ao posicionamento do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), principalmente por ter sido ministro no primeiro mandato de Dilma.

“Ele foi ministro da presidenta Dilma e sempre dizia que além de ministro era um amigo dela, ele demonstrava isso, quando o governador Eduardo Campos rompeu com Dilma para se lançar candidato a presidente, Fernando demostrou que estaria saído do governo, mas que queria continuar e agora ele é a favor do golpe?”, questionou Acerola.

Em alusão a postura do vice-presidente Michel Temer e de muitos deputados e senadores a quem rotulou de traidores, Geraldo disparou. “Ele está traindo, é traição de tantos outros deputados e senadores. Por que queria só está ao lado do governo no momento bom? Então, está tendo muita traição durante esse processo,  o próprio senador Fernando Bezerra Coelho e outros mais”.

O edil afirmou ainda que nos governos que antecederam o PT o povo comia palma no Sertão. “No passado no governo deles só produzia açúcar e muita fome, era muita fome e aqui as crianças comendo palma, quem não se lembra que daqui para o Recife existiam crianças, famílias inteiras, jogando terra nos buracos das estradas, que era um absurdo, pedindo esmola, pedindo alimento pra você que passava nas estradas e hoje não temos mais isso”, reavivou.

Confira como votaram os deputados da Comissão do Impeachment

oie_121122718H6Fgsh

A comissão que analisa o impeachment da presidente Dilma Rousseff aprovou o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao afastamento da petista. Foram 38 votos a favor do texto e 27 contra. O parecer segue agora para o plenário da Casa, onde precisa de 342 votos para que o processo chegue ao Senado.

A votação foi eletrônica e aberta. O presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), negou questão de ordem apresentada pelo deputado Alex Manete (PPS-SP) para que a votação fosse nominal por chamada. O procedimento tinha como objetivo constranger ausentes.

Veja como votou cada deputado:

 

Nos minutos finais, houve um clima acalorado. A sala da comissão ficou lotada de deputados, incluindo não integrantes do colegiado, assessores e jornalistas. Deputados se revesaram aos gritos de “não vai ter golpe” e “fora Cunha” – em referência ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de um lado e “fora Dilma” e “fora PT” do outro.

Com informações do Correio Braziliense

Andamento do impeachment da presidente Dilma é aprovado pela comissão especial da Câmara

Comissão impeachment

Após mais de 10 horas de discussão, por  38 votos a 27, a Comissão Especial do Impeachment aprovou na Câmara Federal o relatório do deputado Jovair Arantes favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. A próxima batalha será no plenário da Câmara dos Deputados, provavelmente a partir da sexta-feira (15). O processo de impeachment requer dois terços dos votos da Câmara (342) para ir em frente.

No encontro de hoje, o colegiado ouviu, mais uma vez, ponderações feitas pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que avaliou o texto apresentado por Jovair como“nulo” e sem base constitucional e legal para validar o impeachment. De acordo com ele, o parecer é a “maior prova de inocência da presidente Dilma”. Para reforçar a tese de nulidade do processo, Cardozo disse que, apesar de o relator ter dito que iria se ater somente à denúncia, o relatório aborda fatos que envolvem a Operação Lava Jato – que não é objeto do pedido em análise – ao dizer que outros fatos “não podem ser desconsiderados”.

“Há uma transgressão do devido processo legal. Há uma ofensa clara ao direito de defesa”, reclamou Cardozo, ao argumentar que o relatório é superficial e não faz nenhuma acusação direta contra a presidente.

Entretanto, responsável pelo parecer favorável ao processo de afastamento de Dilma do cargo, Jovair ressaltou que “não há mais clima para esse governo” e que “ninguém mais acredita” no Executivo. De acordo com o deputado, relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e levantamentos do Banco Central confirmam que o governo “deu roupagem” às contas e usou irregularmente instituição financeira para pagamento de despesas de responsabilidade do governo e acrescentou que há indícios de que os atos tiveram o conhecimento da denunciada.

“Lembro que estamos apenas na fase de admissibilidade. Não há condenação e não estamos afastando a presidente. Devemos analisar apenas se há condições para o andamento do processo. É lá [no Senado] que haverá o julgamento. Se não houver crime, a presidente será absolvida”, disse o petebista, ex-aliado do governo Dilma.

“Há indício de má-fé na conduta”, acrescentou. Jovair também disse que os fatos mostram que houve participação “absolutamente intencional da presidente”.

Áudio vazado: Temer antecipa discurso de aprovação de impeachment

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estadão Conteúdo – Em mensagem de quase 15 minutos enviada a parlamentares do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, disse que, “aconteça o que acontecer”, é preciso se construir um governo de “salvação nacional” e alertou que haverá “sacrifícios” para retomar o crescimento.

“Aconteça o que acontecer no futuro, é preciso um governo de salvação nacional e, portanto, de União nacional. É preciso que se reúna todos os partidos políticos e todos os partidos políticos estejam dispostos à colaboração para tirar o País da crise”, afirmou Temer no áudio ao qual a reportagem teve acesso

Temer diz no áudio que, “sem essa unidade nacional, penso que será difícil tirar o País da crise em que nos encontramos”.

O atual vice-presidente da República diz, como “substituto constitucional da presidente da República”, que o País terá que se submeter a sacrifícios. “Vamos ter muitos sacrifícios pela frente. Sem sacrifícios, não conseguiremos avançar para retomar o crescimento e o desenvolvimento que pautaram a atividade do nosso País nos últimos tempos antes desta última gestão”, afirmou Temer, que também é presidente nacional licenciado do PMDB.

Michel Temer afirma no áudio que, assumindo a Presidência, manterá programas sociais como Bolsa Família, Pronatec e Fies. “Sei que dizem de vez em quando que, se outrem assumir, vamos acabar com Bolsa Família, vamos acabar com Pronatec, vamos acabar com Fies. Isso é falso. É mentiroso e fruto dessa política mais rasteira que tomou conta do País. Portanto, neste particular, quero dizer que nós deveremos manter estes programas e até, se possível, revalorizá-los e ampliá-los”, afirmou.

Temer diz, no entanto, que o Bolsa Família será um programa de transição em seu eventual governo. “Há de ser um estágio do Estado brasileiro. Daqui a alguns anos, a empregabilidade tenha atingido um tal nível que não haja necessidade de Bolsa Família. Mas, enquanto persistir a necessidade, manteremos”, afirmou.

O vice-presidente diz também que terá a retomada dos empregos. “Para que haja emprego, é preciso que haja uma conjugação dos empregadores com os trabalhadores. Você só tem emprego se a indústria, o comércio, as atividades de serviço todas estiverem caminhando bem. A partir daí que você tem emprego e pode retomar o emprego”, afirmou.

Ele defendeu ainda as parcerias público-privadas para que o Estado fique responsável exclusivo apenas de algumas áreas específicas. “Vamos incentivar enormemente as parcerias público-privadas à medida que isso pode trazer emprego ao País. Temos absoluta convicção de que hoje, mais do que nunca, o Estado não pode tudo fazer. O Estado depende da atuação dos setores produtivos do País”.

Lula se junta a artistas para protesto contra impeachment no Rio

lula 25

Está previsto para agora às 17 horas, no mesmo horário da votação do parecer da comissão especial do impeachment, em Brasília, o ex-presidente Lula e um grupo de artistas e intelectuais comandam, protestos contra o afastamento da presidente Dilma Rousseff, no Rio. O ato acontece nos Arcos da Lapa, e foi convocado por personalidades como o cantor e compositor Chico Buarque, o teólogo Leonardo Boff, o escritor Fernando Morais e o ator Wagner Moura.

Ao menos outros cinco atos em defesa de Dilma estão previstos para esta segunda. Um deles está marcado para as 18h na Praça dos Três Poderes em Brasília. Também há manifestações contrárias ao impeachment em Teresina, Ribeirão Preto e duas na capital paulista.

O ato no Rio será dividido em dois. Na primeira parte será lido um manifesto de artistas e intelectuais na Fundição Progresso. Além de Chico Buarque, confirmaram presença as atrizes Letícia Sabatella, Bete Mendes e Silvia Buarque, o cartunista e escritor Ziraldo e o ator Gregorio Duvivier, entre outros. Às 18h, será realizado um comício comandando pelo ex-presidente Lula.

 

Prefeitos de Pernambuco se reúnem em Recife

congresso_amupe

A capital pernambucana, Recife, sediará a partir de hoje, o – 3º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento que acontece no Centro de Convenções até o próximo dia 13, tem o patrocínio da Amupe-  Associação Municipalista de Pernambuco, o apoio do Governo do Estado e de várias outras entidades. As pessoas presentes participarão de palestras e mesas redondas.

O procurador geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, participará de uma mesa redonda, na manhã do dia 12 de abril, sobre “O último ano de mandato e o controle externo” juntamente com o ministro José Múcio Monteiro (TCU) e o promotor de justiça Maviael de Souza Silva, que dará ênfase ao último ano de mandato, quando o gestor público enfrenta restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse é um dos temas mais cogitados e de maior interesse entre os prefeitos pernambucanos.

LEIA MAIS

Com música de cunho social, grupo baiano lança clipe sobre ‘falta de memória’ dos brasileiros

Em um momento de pura efervescência política, o grupo baiano P1 Rappers lança o clipe da música ‘Fábrica de Manequins’, faixa do segundo álbum, “Nosso Corre”. Com uma pegada social e política, a música tenta trazer alertar as pessoas da falta de memória com os que são colocados no poder.

“Condicionados a receber sempre comandos, com uma memória curta trocada de 4 em 4 anos” é o que canta Euri Mania, um dos integrantes.

A realidade apresentada não está relacionada apenas a cidade de origem, mas condiz com a realidade de todo país e pede que os ‘manos’ e as ‘manas’ mudem o cenário em que vivem através do voto certo e de um acompanhamento político, não apenas em época eleitoral, mas durante todo o mandato dos políticos.

O clipe foi gravado em um dos espaços de ensaio da banda e a produção ficou por conta de Nina La Croix, Juliana Molla e Gabriela Rocha.

Outros trabalhos e informações  do grupo podem ser conferidos no site da P1 Rappers ou na página do Facebook.

Confira o clipe:

Comissão da Câmara analisa nesta segunda pedido de impeachment

Câmara federal

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o pedido deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff  vota ainda hoje (11) o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impedimento. A previsão é de que às 10h tenha início a reunião, na qual 25 líderes terão a palavra antes de ser encaminhada a votação. Sendo ou não aprovado o parecer, ele será analisado pelo Plenário da Casa.

A expectativa é de que o relatório seja lido na primeira sessão plenária após a votação na comissão. Depois de lido, ele será publicado, o que deve ocorrer quarta-feira (13), dando início ao prazo de 48 horas para que seja votado pela plenária. Com isso, as discussões serão iniciadas sexta-feira (15) e a previsão é de que a votação seja concluída no domingo (17).

Na última sexta-feira (8), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que a discussão tenderá a ser lenta. “O impeachment do Collor foi feito em dois dias. São 513 parlamentares, o que pode resultar em oito horas de votação. Prevejo, no mínimo, três dias de sessão. Não quer dizer que vá acabar no domingo. Pode acabar na segunda. Isso já aconteceu várias vezes na Casa”.

Com informações de Agência Brasil

Eleições 2016: Cel Heitor Leite recebe homenagens

Heitor Leite 02

A disputa interna dentro do PMDB para saber quem será o candidato escolhido por Júlio Lossio para disputar a sucessão municipal está cada vez mais acirrada. No último sábado (9) o ex-secretário de Educação de Petrolina, Heitor Leite, reuniu centenas de pessoas no espaço Manga Rosa em Petrolina-PE, oportunidade em que recebeu homenagens pela sua forte e atuação a frente a secretaria.

Heitor Leite é cogitado como um dos nomes mais fortes na relação do prefeito ao lado de Orlando Tolentino e Lúcia Giesta.

Eleições 2016: pré-candidatos apressam o passo em busca de apoio no interior de Petrolina

Tolentino e Gabriel Menezes

A dupla  Orlando Tolentino (ex-secretário de Governo de Petrolina-PE) e o radialista Gabriel Menezes (PMDB), anda garimpando apoio para suas pré-candidaturas.

Enquanto Tolentino disputa a queda de braços interna dentro do PMDB para ser o candidato do grupo a prefeito, Gabriel Menezes vai tentar pela segunda vez conquistar uma vaga na Câmara Municipal de Petrolina.

Neste domingo (10) eles foram vistos em uma corrida de argolinha na localidade de Uruás.

Em cima da notícia

imgNoticia-1460182653629Dia D

Às 10 horas desta segunda-feira (11) a comissão especial do impeachment retomará os trabalhos e após ouvir os líderes partidários dará início ao processo de votação do relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à investigação da presidente. O ponto central da discussão é a legitimidade, ou não, do processo de impeachment. O cronograma prevê o início da análise em Plenário na próxima sexta-feira (15).

Pegou fogo

Acionado para debelar o incêndio em parte da vegetação durante a reinauguração do Parque Josepha Coelho o  Copro de Bombeiros só não conseguiu mesmo apagar foi a euforia do prefeito Júlio Lossio que está super animado com as obras que estão sendo executadas neste último ano do seu segundo mandato. “Estamos dando um banho e asfalto na cidade”, tem reiterado o chefe do executivo.

Paraíba-vereadorBem na fita

O vereador Paraíba (PMDB) roubou a cena durante a solenidade de entrega da Medalha Dom Malan ao professor Josaias Santana na última sexta-feira, ao discursar o prefeito Júlio Lossio direcionou boa parte de sua fala para elencar as obras conquistas pelo Edil para a região do bairro José e Maria.

Miguel Coelho 02Miguel Coelho é o candidato do PSB

Prego batido e ponta virada! O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) deixou escapar em conversa com alguns comunitários, antes de participar de uma entrevista na Rádio Jornal Petrolina, na última sexta-feira (8), que o candidato a prefeito do seu grupo é mesmo o deputado estadual Miguel Coelho (PSB). Ao ser questionado pelo líder comunitário Bento do Mandacaru sobre quem seria seu candidato a prefeito? Fernando foi direto e objetivo “é Miguel!”.

Pérsio na vice

Isso mesmo! O vereador Pérsio Antunes (PV) sonha em ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Miguel Coelho (PSB). Presidente do Diretório Municipal do Partido Verde, Pérsio tem sido um forte aliado dos Coelho na Câmara Municipal, é um exímio crítico do Executivo e hábil nas palavras. Desde a eleição de deputado que ele vem ganhando a confiança do senador Fernando Bezerra e seu grupo. Então, já que o homem é do tamanho do seu sonho, tudo pode acontecer.

Quem será?

Agora com os nomes de Adalberto Cavalcanti (PTB), Odacy Amorim (PT), Perpetua Rodrigues (PSOL), Guilherme Coelho (PSDB) e Miguel Coelho (PSB) estão definidos para o pleito de outubro, só falta mesmo o nome do candidato de Júlio Lossio e seu grupo. O prefeito mantém o mistério, coloca um monte de ex-secretários para disputar entre si e ainda sinaliza pela possibilidade de apoiar um candidato de outro partido ou indicar o nome de vice na chapa majoritária.

DSCN3588Pode ser Odacy?

A pergunta vem ganhando força até mesmo entre os liderados pelo prefeito Júlio Lossio, a quem diga com certeza que Julio vai apoiar Odacy, para tanto o deputado teria que sair do PT e ir para PP que tem como presidente sua esposa Dulcicleide Amorim, que, segundo se comenta, teria uma carta na manga, a ficha assinada por Odacy para apresentar a justiça eleitoral no apagar das luz do prazo eleitoral. Neste cenário Julio apresentaria o nome do vice-prefeito.

Inelegível

Com as contas referentes ao ano 2014 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) o prefeito da cidade de Casa Nova, Wilson Cota (PMDB,) vive um dilema, além de tentar reverter o desgaste junto ao leitorado o gestor não preparou um nome para substituí-lo. Fala-se em sua esposa Joelma Cota e no presidente da Câmara Zé Eduardo, mas nenhum dos dois tem expressão eleitoral para disputar a prefeitura.

Toda sexta tem obra

Fazendo jus ao slogan o prefeito de Juazeiro-BA Isaac Carvalho (PCdoB) inaugurou na última sexta-feira (8) a Avenida das Árvores (Rua da UBS), no bairro Parque Residencial. A via principal de acesso ao bairro recebeu aproximadamente 450m de pavimentação, 894 metros de passeio, meio fio, linha d’água e drenagem superficial.

Isaac e lideranças Casa NovaE adoro Juazeiro

As lideranças políticas de Casa Nova-BA, Vanderlin Carvalho e seu Aldo da Saúde (vereadores), Cidão do Sindicato (STR/Casa Nova) e o Pastor Hélio foram recebidas no Paço Municipal de Juazeiro-BA pelo prefeito Isaac Carvalho e pelo secretário de Governo Paulo Bomfim para conhecerem o modelo de gestão aplicado em Juazeiro desde 2009. De acordo com o vereador Venderlin, as grandes realizações ocorridas em Juazeiro nos últimos sete anos demonstram que com trabalho e seriedade é possível promover o desenvolvimento dos municípios mesmo em tempos de crise.

CURTAS

Ontem (10), completou 4 meses da marte da menina Beatriz e até o presente momento a polícia não conseguiu elucidar o assassinato.

O número de homicídios registrados em Pernambuco no mês de março é 18% maior que os 335 homicídios que foram registrados no mesmo período em 2015. Foram registrados 395 crimes violentos letais intencionais (CVLI) no período, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Um homem ateou fogo ao próprio corpo em frente ao Palácio do Planalto neste domingo (10). Não há informações ainda sobre a motivação do ato.

O partido dos Trabalhadores decidiu apresentar o nome do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais José Carlos de Sousa Silva (Jacaré), como pré-candidato a vice-prefeito pelo PT para compor a chapa majoritária da pré-candidata a prefeita de Sento-Sé Ana Luíza (PSD).

Acesso à Câmara ficará restrito na semana de votação do impeachment

Câmara federal

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (DF) e a Polícia Militar organizaram um plano de segurança específico para atuação na Esplanada dos Ministérios durante os três dias em que o processo de impeachment poderá ser votado na Câmara. A Operação Esplanada reúne agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros e será durante os dias 15, 16 e 17 de abril. Antes de chegar à votação no plenário, contudo, o tema ainda deve passar por votação na comissão especial de impeachment, prevista para amanhã.

Nessas datas, as áreas do entorno do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, bem como de toda a Praça dos Três Poderes, ficarão restritas para acesso. Não haverá circulação de manifestantes nesses espaços que, tradicionalmente, foram ocupados pelas pessoas nas manifestações anteriores.

A operação formará uma área exclusiva ao longo da região central de toda a Esplanada. O grupo a favor do impeachment será concentrado do lado direito da Esplanada. O grupo contrário ao impedimento da presidente Dilma Rousseff ficará do lado esquerdo. Haverá alambrados para separar os participantes. A barreira não permite que os grupos se vejam durante os atos. Todo acesso será monitorado pela Polícia Militar. Cada manifestante que seguir para a Esplanada será abordado por um policial para ter acesso à área.

LEIA MAIS