Relator anuncia parecer favorável ao impeachment de Dilma

dilma 6

O relator da comissão especial que analisa o afastamento de Dilma Rousseff, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) confirmou ao Jornal Folha de São Paulo que irá apresentar parecer favorável ao pedido de impeachment da presidente.

Jovair deverá apresentar a acusação de que Dilma cometeu crime de responsabilidade com as “pedaladas fiscais” e autorização de créditos sumplementares sem autorização do congresso.

O deputado tornará público o seu relatório de 130 páginas, em reunião da comissão especial, às 14h desta quarta-feira.

Citado em relação da Odebrecht Orlando Tolentino afirma que doação foi legal e declarada

Tolentino

Na tão badalada relação da Odebrecht, com doações de campanhas a políticos, consta o nome do ex-secretário de governo da prefeitura de Petrolina e um dos pré-candidatos a prefeito pelo PMDB Orlando Tolentino.

Em entrevista a rádio Jornal nesta quarta-feira (6),Tolentino explicou que a transferência de R$ 30 mil foi feita em 2010, por que ele era o coordenador de campanha do ex-deputado federal Osvaldo Coelho (falecido) e que tudo está devidamente declarado.

“Em 2010 eu fui coordenador da campanha do saudoso e eterno deputado Osvaldo Coelho, homem de largueza de espírito público como poucos, e ele remeteu uma carta pedindo ajuda as pessoas, que a época era permitida a doação de pessoa jurídica, e um dos doadores foi a Odebrecht, que doou para o diretório Estadual do DEM e o DEM doou para campanha de Osvaldo Coelho, tudo legal, as contas foram apreciados e julgadas favoráveis pela Justiça Eleitoral. Então, não tem nenhuma ilegalidade, o meu nome estava ali por que eu fui o coordenador e o interlocutor de Dr. Osvaldo para fazer as cobranças e conversar com as pessoas para fazer a doação, se você olhar no site do TSE ta lá a doação do diretório estadual para a campanha de Dr. Osvaldo, candidato a deputado em 201o. Não tem exatamente nada, nada, nada que desabone a minha conduta nisso, até por que eu tenho vida limpa”, esclareceu.

“Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente” ironiza Gilmar Mendes

oie_6121932GzPbhZLW

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou, nesta terça-feira, a decisão do colega Marco Aurélio Mello, que determinou à Câmara dos Deputados a abertura de processo de impeachment contra o vice-presidente, Michel Temer. Na semana passada, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rejeitou a abertura do processo contra Temer. Em seguida, o autor do pedido recorreu ao STF. A liminar de Marco Aurélio foi concedida hoje.

“Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando”, disse, sorrindo.

Gilmar lembrou que, em julgamentos anteriores, o STF já decidiu que apenas o presidente da Câmara tem poderes para decidir se abre ou não um processo de impeachment. Ele citou liminares recentes dos ministros Teori Zavascki e de Rosa Weber, nesse sentido. Gilmar explicou que cabe recurso à liminar de Marco Aurélio.

Com informações de O Globo.

Oposição a Dilma está a apenas três votos de conseguir maioria na comissão do impeachment

Comissão do impeachment

Levantamento feito com todos os 65 integrantes da comissão do impeachment mostra que é incerto o resultado da votação do relatório do deputado Jovair Arantes, que será apresentado hoje e apreciado na próxima segunda-feira. A oposição tem hoje 30 dos 33 votos necessários para a continuidade do processo contra a presidente Dilma. Os que se dizem indecisos são 17. E 18 deputados afirmam que votarão contra o impeachment. O panorama pode mudar, dependendo dos acontecimentos e do troca-troca de cargos por votos

Deputado Fernando Filho reafirma ser a favor do impeachment

FERNANDO FILHO CONFRA

O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Fernando Filho, reafirmou, ontem (06), que votará pelo impeachment da presidente Dilma. Confirmou que esteve com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quinta-feira passada, mas em nenhum momento recuou do seu voto pelo impedimento da presidente. Segundo ele, a bancada votará praticamente fechada pelo impeachment. “Se houver dissidências, serão mínimas, algo em torno de quatro ou cinco”, informou. Na próxima segunda-feira, dia da votação do processo na Comissão Especial, Fernando Filho comanda reunião da bancada para tratar da votação em plenário, dia 17.

Com informações do Blog do Margo Martins.

Vereadores ainda divergem sobre projeto da regularização fundiária em Petrolina

Paraíba-vereador

Apesar da aprovação do projeto da regularização fundiária,  a matéria continua causando polêmica entre os vereadores de Petrolina. O estopim para um novo empate entre os edis foi a participação do vereador Paraíba (PMDB) no Programa Bom Dia Vale da Rádio Jornal desta terça-feira (05).

Além de ter contestado as colocações do colega no rádio, a vereadora Cristina Costa (PT) reafirmou na Câmara que o projeto trata apenas da regularização para fins habitacionais e não comerciais e solicitou da prefeitura a relação com os nomes dos proprietários de estabelecimentos comerciais nas áreas que serão regularizadas.

“Aquele comércio que está dentro da área da dimensão do projeto, que a família construiu a sua casa em cima da área isso pra mim é regularizada como habitação, mas tem áreas lá que fogem da metragem, o proprietário não reside, têm vários lotes, então eu estou pedindo ao prefeito Júlio Lossio que encaminhe a esta Casa todos os pontos comerciais pra que a gente possa acompanhar essa dimensão aqui junto com os 19 vereadores e dá o encaminhamento para esclarecimento e acabar com o sofismo aqui de muitos representantes que querem jogar a população contra a gente”, comentou Cristina.

O vereador Paraíba questionou a emenda da vereadora Cristina Costa, aonde ela pontua que quem tem comércio  vai ter que pagar o terreno pelo valor do mercado. “Eu não concordei, ela não pode obrigar eu concordar com isso não”, disse, desafiando ainda aos colegas declinarem os nomes dos grileiros na área da regularização. “E o que eu mais não aceito é vereador querer chamar todo aquele povo de grileiro, porque o vereador não é homem suficiente pra dizer o nome do grileiro, aí disse que é toda comunidade porque quando ele não dá o nome, você lançar o nome para uma comunidade e não quer dizer o nome, então não adianta ficar aqui dizendo é grileiro, é grileiro, é grileiro”. 

Sentindo-se ofendido com a fala de Paraíba, o vereador Pérsio Antunes (PV) disparou. “Eu vou me dirigir ao senhor, meu negócio não é de ficar falando não, é direto mesmo. Eu sou igual a deputado Adalberto Cavalcanti, é direto mesmo, tem conversa mole não. O senhor pergunta quem são os grileiros, eu é que pergunto ao senhor a quem o senhor comprou terras lá, se é que o senhor tem, e se o senhor não tem, pergunte aos 1.529 moradores a quem eles compraram, que eles vão responder ao senhor”.

20 ex-servidores da prefeitura de Petrolina vão disputar mandato nas próximas eleições

No total foram 20 os servidores que se desincompatibilizaram dos seus cargos na Prefeitura de Petrolina para concorrer a um cargo eletivo nas próximas eleições.

Seja para prefeito (a) ou vereador (a), todos pretendem garantir um espaço na política. Confira a relação:

1. ROBSON DA ROCHA SILVA – Ex-secretário da Juventude
2. HEITOR BEZERRA LEITE – Ex-secretário de Educação
3. JULIO LOSSIO FILHO – Ex-secretário de Finanças
4. CÉLIA REGINA GONÇALVES DA SILVA CARVALHO – Ex-secretária Cidadania
5. LÚCIA CRISTINA GIESTA SOARES – Ex-secretária de Saúde
6. ORLANDO TOLENTINO RAMOS JÚNIOR – Ex-secretário de Governo
7. ALONSO ALENCAR DE ARAÚJO – Alonso de Uruás
8. PAULO TARCISIO FEITOSA VALGUEIRO – Ex-diretor da antiga EPTTC
9. RAIMUNDA MARIA SOL POSTO DOS SANTOS – Ex-vereadora
10. MARCELO CAVALCANTI RAMOS – Ex-secretário da Cidade
11. CARLOS ALBERTO DE CASTRO LIMA – Irmão Carlos
12. DOMINGOS EDMILDO DE AMORIM AQUINO – Edimildo Cabeção
13. DOMINGOS SÁVIO COELHO DE ALENCAR – Domingos de Cristália
14. EDCARLOS CAMILO BARBOSA – Edcarlos
15. JOADVAN MARTINS DE GOES – Extrume
16. JOSÉ PEDRO NUNES – Nunes da AFEABACAPE
17. PAULO HENRIQUE AMORIM MOREIRA – Paulo Henrique do Cacheado
18. NEWTON SHUN ITI MATSUMOTO – Ex-secretário de Irrigação
19. RIVALDO RODRIGUES DE AMORIM – Rivaldo de Rajada
20. MARIA DOS ANJOS FONSECA DE ARAÚJO – Dos Anjos da AME Centro

Cunha vai recorrer da decisão do ministro Marco Aurélio Mello a qual considerou “absurda”

Eduardo Cunha

A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello de que a Câmara dê início ao processo de impeachment do vice­-presidente Michel Temer (PMDB) é “absurda” para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), ele afirmou que  ela é “teratológica” e “invade a competência” da Casa.

Eduardo Cunha disse que nesta quarta-­feira (6), vai recorrer ao Supremo e apresentar “todos os recursos possíveis”. Enquanto recorre, ele diz que vai pedir aos partidos que façam indicações para uma possível comissão especial para discutir o recebimento ou não da denúncia.”Primeiro, vamos entrar com todos os recursos possíveis. Segundo, vamos consultar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a forma de cumprimento. A terceira decisão é que vamos oficiar os partidos para que eles façam as suas indicações para essa comissão especial”, disse Cunha, acrescentando, no entanto, que não estava “criando” a comissão. “Está determinada a instalação, e não a criação. Eu vou instalar se tiver número para isso. Eu vou pedir nomes para a instalação e vou, concomitantemente, consultar a forma à CCJ”, disse, após reunião com líderes dos partidos.

Para o ministro do STF, Cunha não “respeitou o figurino legal” ao rejeitar o pedido de afastamento de Temer, já que, no seu entendimento, caberia a uma comissão especial da Câmara fazê-­lo.

 

Ministro do STF determina que Cunha aceite pedido de impeachment contra Temer

Michel Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello determinou nesta terça-feira (5) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), aceite o pedido de impeachment contra o vice-presidente da República, Michel Temer.

A decisão confirma uma minuta divulgada por engano pela assessoria de imprensa da Corte na noite da última sexta-feira.

No ofício, Mello determina que seja instaurada uma nova comissão especial na Câmara para analisar a solicitação de afastamento de Temer elaborada pelo advogado Mariel Marley Marra. O ministro afirma que Cunha extrapolou suas atribuições ao afirmar que não haveria indícios de que o vice-presidente cometeu crimes de responsabilidade.

Na minuta, Mello afirma que não emite nenhum juízo sobre a conduta de Temer. Mas diz que o pedido deveria ter sido aceito pelo presidente da Câmara uma vez que o advogado respeitou os aspectos formais para apresentar o pedido.

Com informações do Zero Hora.

Temer se licencia da presidência do PMDB

michel temer

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) se licenciou hoje (5) da presidência nacional do PMDB, de acordo com informações da assessoria do partido.

No Twitter, o senador Romero Jucá anunciou que assumiu a presidência do PMDB na manhã de hoje e que fará um pronunciamento sobre o assunto às 15h30, no plenário do Senado.

Por enquanto, Jucá se limitou a dizer que a licença de Temer da presidência da legenda serve para blindá-lo da tentativa de alguns setores de trazer o vice-presidente da República “para uma briga de rua, um desgaste, um debate inócuo e muitas vezes irresponsável”. “O presidente Michel Temer não vai participar desse jogo, mas ao mesmo tempo o PMDB dará as respostas necessárias, com a clareza necessária, com a firmeza necessária a qualquer tipo de provocação”, adiantou Jucá.

O anúncio ocorre exatamente uma semana após o PMDB ter deixado a base do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Aprovados em seletiva de estágio para a Prefeitura de Petrolina começa a ser convocados

Os estudantes, aprovados nas primeiras colocações do processo seletivo para estagiários da Prefeitura de Petrolina, já estão sendo convocados pela gestão municipal. Os contatos estão sendo feitos via e-mail e por telefone. 1.700 candidatos concorreram a 380 vagas ofertadas pelo concurso, distribuídas entre cursos de nível superior e médio.

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, a Central de estágio,  pasta responsável pelo recrutamento e acompanhamento dos estudantes, está à frente da convocação dos aprovados. “Após a conclusão dos trâmites da prova objetiva, os candidatos passam por uma nova etapa de avaliação documental, quando será analisado se os estudantes atendem os requisitos exigidos pelo edital. Estamos convocando nominalmente os aprovados e solicitando a documentação”, explica o secretário.

Além das vagas imediatas, o certame também oferece cadastro reserva. O secretário Geraldo Junior esclarece que caso não haja preenchimento de todas as vagas, os candidatos classificados podem ser chamados. “Esta etapa de avaliação documental é também eliminatória, havendo algum tipo de incongruência documental o candidato é excluído e devemos chamar o próximo da lista”, acrescenta o secretário. Os estudantes aprovados em todas as etapas do processo seletivo devem iniciar suas atividades na primeira quinzena de maio. A relação de aprovados está disponível no link: http://sistemas.facape.br:8080/concurso/resultado.do

Governo não fará reforma ministerial antes da votação do impeachment

dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5) que o Palácio do Planalto não pretende fazer qualquer reestruturação ministerial antes do processo de votação do impeachment na Câmara dos Deputados. “Nós não iremos mexer em nada atualmente. O governo não está avaliando nenhuma mudança hoje”, afirmou, após conhecer, na Base Aérea de Brasília, a aeronave KC-390, novo avião cargueiro projetado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Perguntada se considera como precipitada a saída do PMDB do governo, Dilma respondeu que não avalia “ação de partido nenhum”, sequer a de sua legenda, o PT. “Eu não faço avaliações sobre ações partidárias, porque isso não é algo adequado para uma presidenta da República fazer”.

No final de março, o PMDB, que era o principal partido da base aliada, decidiu deixar de apoiar o governo. O partido ocupa atualmente seis ministérios no governo Dilma.

Prefeito de Petrolina chama Eduardo Cunha de bandido

coletiva secretários julio

Durante coletiva de imprensa para anunciar os novos secretários de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o prefeito Julio Lossio (PMDB) falou sobre sua relação com o Partido dos Trabalhadores (PT), com a presidente Dilma e com o colega de partido, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

De acordo o prefeito de Petrolina, o rompimento do PMDB com o PT, não influencia sua relação com o Governo Federal e que ele tem boa relação com a presidente da República, Dilma Rousseff. Além disso, o prefeito da cidade disparou que não tem um posicionamento pessoal muito positivo com o presidente da Câmara.

O prefeito ainda afirmou que foi a reunião do partido e que defendia a permanência no governo, mas que respeita a decisão e segue com as decisões tomadas pelo PMDB. “Eu estou me sentindo assim, como um filho em que os pais se separam e tem que escolher com quem morar. Porque eu tenho uma admiração extraordinária pela presidente Dilma, não pelo PT, pela história de vida, pela lealdade aos princípios republicanos dela, eu não vi nada ainda, não vi depósito na conta dela, não vi safadeza dela e nem nada com a família dela” diz o prefeito.

“Eu sou Dilma por Dilma e não Dilma por Lula como a maioria era. Quero manter a melhor relação possível com a presidente Dilma e penso que ela é merecedora de concluir o mandato popular que o povo lhe deu” opinou sobre o prefeito sobre o impeachment.

O momento mais polêmico da coletiva se deu quando o prefeito citou sobre um dos nomes mais polêmicos e comentados do partido, o presidente da Câmara dos Deputados. “Eu gosto muito de Michel Temer, mas eu não consigo enxergar o governo Michel com Eduardo Cunha, um bandido daquele, de lado. Não dá, estou fora. Já disse ao presidente estou com ele para tudo, agora com Eduardo não dá” afirma Lossio.

No final de março, o PMDB, que era o principal partido da base aliada, decidiu deixar de apoiar o governo.