Casa Nova: prefeito garante que vai pagar complemento do salário a quem trabalhou e manda recado aos insatisfeitos

Prefeito Wilker Torrres afirma que vai pagar salários a quem trabalha e que os que comem miando não interessam ao governo

No início da tarde deste domingo (10), o prefeito de Casa Nova-BA, Wilker Torres (PSB), contestou, ao participar do programa Alerta Geral, transmitido em cadeia pelas rádios Grande Rio AM e Emissora Rural, uma denúncia postada em alguns blogs da região informando de forma distorcida que os contratados que começaram receber seus pagamentos na última sexta-feira (08), estavam recebendo abaixo do salário mínimo, o que não é permitido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT em vigor.

“Sexta-feira passada foi paga a folha dos 15 dias antes do decreto e quem trabalhou o mês, que foi autorizado a trabalhar, o município vai pagar os outros 15 dias”, ressaltou Wilker, referindo-se ao Decreto Municipal nº 260/2017, que “estabelece medidas à contenção de despesas com pessoal pelo Município de Casa Nova/BA, no presente exercício financeiro, bem como medidas administrativas voltadas à revisão de sistema remuneratório dos servidores municipais e dá outras providência.

Wilker disse que como cidadão casanovense nunca deu calote em ninguém e que não seria agora como prefeito que daria. Ele atribuiu o fato a boatos criados por setores da oposição que querem a todo custo desestabilizar o seu trabalho. “Por que fica esse grupinho de mentirosos, que o povo já sabe, que excluiu nas urnas, que teve uma insignificância de votos como o candidato a prefeito e um ex-vereador que não teve voto, todo mundo viu, a resposta já deram a ele e acho que ele não entendeu ainda, mas fica esse pessoal inventando calúnias”, assegurou.

Comendo e miado

O prefeito foi sincero ao relatar que o objetivo do decreto é valorizar que trabalha e está do lado da gestão. “Tem pessoas que ficam por baixo, de forma rasteira, e até às vezes do próprio governo, aquelas pessoas que ficam comendo e miando, essas pessoas nós não queremos com a agente, eu agora vou fazer uma Reforma Política, quem quer está no governo tem que está no governo, agora não pode está no lado bom e metendo o pau no governo”, alertou.

De acordo com Wilker, ainda essa semana os partidos que estão na base do governo sejam convocados para uma conversa e quem estiver insatisfeito tem que ir para oposição mesmo. “E vai ficar lá com os desqualificados que já estão lá”, alfinetou.

Reagiremos a essa violência”, diz Raul Henry, presidente do PMDB, sobre o ingresso de FBC à sigla

O presidente do PMDB-PE, Raul Henry, com a alta cúpula do partido neste domingo, promete “revange” a FBC

Após encontro no apartamento do deputado Jarbas Vasconcelos – como este site antecipou – o vice-governador de PE e presidente estadual do PMDB, Raul Henry, reuniu-se neste domingo (10), à noite,  com a executiva do partido para tratar da filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao partido, na última quarta (6), através do diretório nacional.

O encontro aconteceu somente hoje, pois Raul, estava na Ásia, desde o último dia 29 de agosto, em missão oficial do Governo de Pernambuco, só retornando na madrugada de hoje (10). Na ocasião, ficou acertada uma reunião do diretório estadual peemedebista para a terça (12), às 11h, na sede da legenda. Raul sentenciou: “Nosso sentimento é de completa indignação. A atitude do senador Fernando Bezerra Coelho de querer entrar no PMDB de Pernambuco destituindo sua direção regional e mudando a orientação política do partido é inaceitável. Não permitiremos a usurpação da nossa história. Não aceitaremos a tentativa de desmoralização da liderança de Jarbas Vasconcelos. Reagiremos a essa violência, de todas as maneiras possíveis, para preservar a identidade do PMDB de Pernambuco”.

Estiveram presentes no encontro da executiva hoje à noite: o deputado federal Kaio Maniçoba, os deputados estaduais Tony Gel, Ricardo Costa e Gustavo Negromonte, o vereador Jayme Asfora, além de Marta Guerra, Murilo Cavalcanti, Bruno Lisboa, Flávio Gadelha e Jarbas Filho.

Com informações de Roberta Jungmann.

Joesley Batista e Ricardo Saud se entregam à PF em São Paulo

A prisão será, de [início, temporária. (Foto: Diário de PE)

O empresário Joesley Batista e o ex-executivo da J&F Ricardo Saud se entregam por volta das 14h15 à Polícia Federal (PF), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da companhia. A prisão temporária foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pedido de prisão foi feito depois de Janot concluir que os colaboradores esconderam do Ministério Público fatos criminosos que deveriam ter sido contados nos depoimentos. A conclusão de que os delatores omitiram informações passou a ser investigada pela PGR a partir de gravações entregues pelos próprios delatores como complemento do acordo.

A PGR também pediu a prisão do ex-procurador da República Marcelo Miller, mas Fachin disse que não há elemento indiciário com a consistência necessária à decretação da prisão temporária.

LEIA MAIS

Temer reduz mulheres no alto escalão do governo ao nível de 15 anos atrás

Ao assumir a  Presidência e indicar seus ministros, no ano passado, Temer foi criticado pela ausência de mulheres e negros nos ministérios. (Foto: Internet)

A proporção de mulheres nos cargos mais altos de confiança no Executivo federal diminuiu após Michel Temer assumir a Presidência da República. Levantamento feito pela Folha com dados do Ministério do Planejamento aponta que o percentual de mulheres na elite do funcionalismo voltou ao patamar de 15 anos atrás, fim do governo Fernando Henrique Cardoso.

Nas funções de confiança com remuneração média de R$ 20 mil, as mulheres são apenas 22% —ou seja, não chegam a um quarto do total dessas vagas. Quando Fernando Henrique deixou o governo, no fim de 2002, a taxa era de 21,5%.

O cálculo considera parte dos cargos em comissão do grupo DAS (sigla para Direção e Assessoramento Superiores), que são divididos em níveis de 1 a 6 – quanto maior o nível, mais alto o salário do servidor.

LEIA MAIS

Depois da prisão de Geddel, Temer oferece almoço para ministros o no Palácio do Jaburu

Um dos ministros mais influentes no Palácio do Planalto nos primeiros meses do governo Temer, Geddel Vieira Lima voltou para o Complexo Penitenciário da Papuda. (Foto: Reprodução)

Neste sábado (9) o presidente Michel Temer (PMDB) promoveu um almoço para ministros e congressistas no Palácio do Jaburu. O almoço começou às 13h e os convidados começaram a deixar o local por volta das 16h.

O encontro na residência oficial de Temer, fora da agenda oficial, ocorre um dia após a Polícia Federal (PF) ter prendido Geddel Vieira Lima, ex-ministro da articulação política e amigo pessoal do presidente da República.

Com dobradinha e rabada no cardápio, o almoço contou com a presença de Rodrigo Maia (DEM-RJ) o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Torquato Jardim (Justiça) e Helder Barbalho (Integração Nacional), e o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI).

Um dos ministros mais influentes no Palácio do Planalto nos primeiros meses do governo Temer, Geddel Vieira Lima voltou para o Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília, por ordem da Justiça Federal. O peemedebista foi preso preventivamente na manhã desta sexta (8), em seu apartamento em Salvador, e foi transferido no mesmo dia para a capital federal.

Com informações do G1

Fachin envia denúncia contra Lula e Dilma para 1ª instância

O caso é referente a apuração do crime de obstrução de Justiça envolvendo a nomeação de Lula para a Casa Civil ainda no governo Dilma. (Foto: Cristiano Mariz)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, enviou denúncia contra os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizio Mercadante para a primeira instância do Distrito Federal.

O caso é referente a apuração do crime de obstrução de Justiça envolvendo a nomeação de Lula para a Casa Civil ainda no governo Dilma. Na última quarta-feira (6), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou os petistas e, na mesma peça, pediu o arquivamento das suspeitas contra o ministro Marcelo Navarro, Superior Tribunal de Justiça. Ao decidir sobre o caso, Fachin acatou o pedido de Janot sobre Navarro. Por esse motivo, o ministro entendeu que não há mais motivos para que o processo fique no STF, já que não existem outros detentores de foro na Corte neste inquérito

Com informações do Folha de São Paulo

Lula encontra Sérgio Moro na próxima quarta-feira em Curitiba

A militância petista já organiza atos em Curitiba como os do primeiro depoimento.(Foto: Internet)

Para novo depoimento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presta depoimento, nesta quarta-feira (13) ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância.

A defesa chegou a pedir um adiamento até que fossem juntados nos autos elementos sobre os sistemas My Web Day e Drousys, usados para a distribuição de propinas, segundo investigadores.

Na quarta, será a segunda vez que Lula ficará diante do juiz Sérgio Moro. O primeiro foi em maio, na ação referente ao triplex do Guarujá. A militância petista já organiza atos em Curitiba como os do primeiro depoimento.

As informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Governo Temer reduz gastos, mas despesas com pessoal aumentam

Com a arrecadação mais baixa que o esperado, a equipe econômica tenta reequilibrar as contas públicas. (Foto: Internet)

De acordo com levantamento feito pelo G1 com dados do Tesouro Nacional, a gestão do presidente Michel Temer (PMDB) reduziu em 1,5% os gastos públicos, mas aumentou em 1,52% as despesas com pessoal.

De maio de 2016, quando assumiu a Presidência interinamente, até abril de 2017, as despesas totais do governo atingiram R$ 1,27 trilhão – uma queda de 1,5% na comparação com a média do mesmo período dos dois anos anteriores. Já os gastos com pessoal foram de R$ 271 bilhões na gestão Temer – uma alta de 1,52% na mesma comparação.

Com a arrecadação mais baixa que o esperado, a equipe econômica tenta reequilibrar as contas públicas. O governo pediu autorização do Congresso para fechar o ano com um rombo maior do que o previsto anteriormente, revisando um déficit de R$ 139 bilhões para R$ 159 bilhões. Isso ocorreu logo após o governo aumentar impostos sobre os combustíveis para tentar elevar a arrecadação. A revisão da meta amplia a margem do governo para contrair mais gastos.

Com informações do Diário

Paulo Bomfim participa da programação em homenagem a Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro

As celebrações foram conduzidas pelo Bispo Diocesano Dom Beto. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (8) o público católico celebrou o Dia de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim (PC do B) participou da programação que contou com missa e procissão.

Durante a manhã o prefeito participou da missa em louvor à padroeira. No fim da tarde, caminhou junto com os fiéis na procissão, que iniciou na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Quidé, passando por várias comunidades, e terminou no Santuário Catedral de Nossa Senhora das Grotas, com missa ao ar livre na Praça Imaculada Conceição.

Nossa Senhora das Grotas é a representação da Virgem Maria, mãe de Jesus. É mãe que recebe as nossas orações e nos indica o melhor caminho a ser tomado. Eu me sinto revigorado. Viva Nossa Senhora das Grotas. Um abraço para toda a comunidade católica de Juazeiro”, declarou Paulo Bomfim.

Janot pede a prisão de Joesley, Saud e Miller

O empresário depôs por quase três horas na sede da PGR, em Brasília. (Foto: Felipe Frazão/AE)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu, nesta sexta-feira (8), ao Supremo Tribunal Federal (STF) as prisões do dono do grupo J&F, Joesley Batista, do executivo Ricardo Saud e do ex-procurador Marcello Miller. O pedido ainda precisa ser analisado pelo ministro Edson Fachin, que é relator da Lava Jato na Corte.

A prisão preventiva já vinha sendo analisada por Janot nos últimos dias.  Em depoimento à Procuradoria-Geral da República, Joesley Batista afirmou que não recebeu orientações do ex-procurador Marcello Miller para negociar um acordo de delação nem para gravar o presidente Michel Temer no encontro no Palácio do Jaburu, em 7 de março. O empresário depôs por quase três horas na sede da PGR, em Brasília.

Com informações do FolhaPE

STF apresenta denúncia contra políticos do PMDB no Senado

Com a denúncia em mãos, Fachin deverá notificar os acusados a apresentarem uma defesa prévia. (Foto: Internet)

Nesta sexta-feira (8) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra políticos do PMDB do Senado. Foram denunciados os senadores Edison Lobão (MA), Jader Barbalho (PA), Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO), ex-senador pelo PSDB e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, além do ex-senador e ex-presidente José Sarney.

A acusação aponta crime de organização criminosa, cuja pena varia entre 3 a 8 anos de prisão, além de multa. Para a PGR, há indícios de que o grupo mantinha controle sobre a Diretoria Internacional da Petrobras para angariar propinas de fornecedores da estatal.

As vantagens indevidas seriam cobradas por diretores indicados pelo partido, que se mantinham no cargo graças ao apoio dos políticos. Com a denúncia em mãos, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, deverá notificar os acusados a apresentarem uma defesa prévia.

Depois, levará o caso para análise da Segunda Turma do STF, que decidirá se eles viram ou não réus pelo crime. Compõem o colegiado, além de Fachin, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Fonte G1

Em entrevista, Fernando Bezerra aposta em Fernando Filho para o governo de Pernambuco em 2018

“Ele é um quadro muito promissor pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do ministério”. (Foto: Arquivo)

Diferente da aposta feita por senador Romero Jucá (PMDB), Fernando Bezerra Coelho (PMDB) acredita que Fernando Filho (PSB) seria uma boa aposta para o governo de Pernambuco.

Durante entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (8), FBC teceu críticas ao governador Paulo Câmara (PSB), a quem vai fazer oposição nas eleições de 2018. O senador foi colocado pelo presidente nacional do partido, Romero Jucá, como o candidato contra o governador, que vai tentar reeleição. Na entrevista, porém, fez coro às conversas de bastidores e defendeu o nome do filho, o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) como alternativa. “Ele é um quadro muito promissor pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do ministério”, justificou.

“Não teve ninguém que desejasse mais participar do governo Paulo Câmara do que eu. E isso não se deu no início, no meio”, disse. “Foi uma série de atitudes tomadas pelo governador, pelo PSB e por nós”. Revelou reforçando que o rompimento com o governador não é algo recente.

“O processo que desejamos implementar no PMDB de Pernambuco com apoio da executiva nacional é preparar o partido para eleições majoritárias”, afirmou. A articulação faz parte de um plano nacional para tentar montar bases para uma candidatura própria à presidência em 2022.

Com informações do Blog do Jamildo

Com grande público, militares e estudantes celebram o Dia da Independência do Brasil em Juazeiro

Segundo a prefeitura, o evento contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas (Foto: Divulgação)

Com o tema “A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga”, estudantes e militares percorreram a Orla e a Avenida Adolfo Viana, durante o desfile de 7 de Setembro em Juazeiro.

Após o hasteamento das bandeiras, com a execução do Hino Nacional e de Juazeiro, pela Banda da Polícia Militar, às 8h, no Paço Municipal, o prefeito Paulo Bomfim (PC do B), o Tenente Coronel Welton Gomes Maia, Comandante do 72 BI MTZ e o Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN (Comando de Policiamento Regional Norte) se dirigiram para a revista das tropas, na Avenida Santos Dumont.

“Estou feliz e emocionado por estar reunido com o povo de Juazeiro, familiares, autoridades e amigos para comemorar os 195 anos da Independência da nossa Pátria. Quero parabenizar os militares, as escolas, as entidades pelo belíssimo desfile, e dizer à população que o nosso Governo vai continuar trabalhando para melhorar cada dia mais a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.

Em seguida foi dado início ao desfile da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiro, Policia Militar e do Colégio Policia Militar, que abrilhantaram mais um ano, as comemorações da Independência do Brasil. Na sequência desfilaram a Guarda Municipal, Soapom, Bombeiro Civil, Unep, Clube de Desbravadores, Lojas Maçônicas Harmonia e Amor, Segredo Força e União e o Grito dos Excluídos.

Segundo a prefeitura, o evento contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas, entre militares, estudantes de 12 escolas municipais e estaduais. As unidades escolares trouxeram para o desfile muitas novidades, destacando a importância da preservação da Caatinga.

Geddel é preso em Salvador e está a caminho de Brasília

O pedido de prisão de Geddel aconteceu para evitar “a destruição de elementos de provas imprescindíveis à elucidação dos fatos”. (Foto: Internet)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima voltou a ser preso, na manhã desta sexta-feira (8), em Salvador, três dias após a Polícia Federal encontrar mais de R$ 51 milhões, atribuídos a ele, em um apartamento. Duas viaturas da PF estiveram no condomínio residencial onde Geddel cumpria prisão domiciliar, no Bairro da Barra, região nobre da capital baiana. A prisão ocorreu pouco antes das 7h.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi encaminhado para o Aeroporto de Salvador, de onde viaja a Brasília e ficará à disposição da Justiça.

O Ministério Público Federal (MPF) faz parte da força-tarefa denominada Greenfield, que cumpre dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão. Todos ocorrem em Salvador e fazem parte de mais uma fase da Operação Cui Bono, que investiga desvios de recursos em vice-presidências na Caixa Econômica Federal. O MPF não detalhou os nomes e endereços dos mandados.

LEIA MAIS

Pedro Caldas é exonerado do cargo de secretário de Finanças e Gestão Administrativa em Cabrobó

(Foto: Internet)

O vice-prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas (PT), foi exonerado do cargo de Secretário de Finanças e Gestão Administrativa após quase três meses de serviço. A portaria nº 396/2017 foi assinada pelo prefeito Marcílio Cavalcanti no dia 1º desse mês, mas só foi publicada nessa quarta-feira (6).

De acordo com informações, a decisão não abalou a relação entre os gestores. Ainda não se sabe quem assumirá a pasta.