Desfile cívico marca a programação dos 122 anos de Petrolina

(Foto: Marco Aurélio)

O tradicional desfile cívico celebrou dos 122 anos de Petrolina, nesta quinta-feira (21) na Av Guararapes. O desfile conta com escolas municipais e estaduais, fanfarras e instituições da cidade.

Neste momento a Avenida está sendo tomada por bandas e fanfarras. Os desfiles tiveram início das 18h na Praça das Algarobas com destino à Avenida Guararapes. Com o tema “Petrolina 122 anos: uma história em verso e prosa”, o desfile contou com um forte esquema de segurança com equipes da Polícia Militar, Bobeiros, Ammpla e Guarda Civil Municipal.

(Foto: Marco Aurélio)

(Foto: Marco Aurélio)

Luto: Morre Geomarco Coelho, prefeito de Dormentes

(Foto: Arquivo)

Uma notícia trite surpreendeu a região no início da noite desta quinta-feira (21). Pela manhã muitas postagens nas redes sociais já pediam por orações para o prefeito da cidade de Dormentes, Geomarco Coelho (PSB), que iria se submeter uma cirurgia cardíaca, o que ninguém esperava era que o gestor não resistisse ao procedimento e viesse a óbito.

A notícia foi dada durante o desfile em homenagem aos 122 de emancipação política de Petrolina, realizado na avenida Guararapes no centro da cidade.

De acordo com relatos de amigos, Geomarco estava animado e confiante na cirurgia, mas durante o procedimento houve complicações e ele não resistiu.

A vice-prefeita, Josimara Cavalcanti, assumirá o cargo de prefeita de Dormentes a partir de agora.

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti parabeniza Petrolina durante sessão em Brasília

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21) o Deputado Federal Adalberto Cavalcanti (PTB) parabenizou Petrolina, durante sessão na Câmara dos Deputados em Brasília.

“Sr. Presidente, eu quero parabenizar, hoje, dia 21 de setembro, a cidade de Petrolina, que está completando 122 anos de emancipação política, terra da fruticultura, da irrigação, cidade acolhedora. Parabéns a todo povo de Petrolina. Muito obrigado”, declarou o deputado.

Na sequência, o presidente da Câmara em exercício, Fábio Ramalho (PMDB-MG) também parabenizou o município “Leve a Petrolina os nossos parabéns também, Deputado Adalberto Cavalcanti, e pelo seu brilhante trabalho”, declarou.

MPF dá parecer favorável a Lula em recurso que pede a suspeição de Moro

Lula foi condenado em julho passado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro. (Foto: Internet)

O MPF (Ministério Público Federal) emitiu um parecer favorável à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que um recurso em tramitação no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que pede a suspeição do juiz Sergio Moro no processo do caso do tríplex do Guarujá (SP), seja julgado.

O caso chegou à instância superior após o recurso ter sido negado pelo próprio Moro e também pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em Porto Alegre. Agora, o pedido da defesa está no STJ, que por meio do ministro relator Felix Fischer, da 5ª Turma, vai declarar se o magistrado de Curitiba agiu de forma parcial ou não.

A defesa de Lula elencou nove motivos para pedir a suspeição do juiz de Curitiba, entre eles, o uso de linguagem que poderia indicar certeza de condenação ainda no recebimento da denúncia e um vídeo divulgado onde Moro aparece com os procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

O parecer foi dado pela subprocuradora-geral da República Aurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa Pierre e juntado no agravo no STJ na última segunda-feira (18). No documento, a subprocuradora votou pelo conhecimento e provimento do agravo feito pela defesa.

LEIA MAIS

PT planeja boicotar eleições de 2018 caso Lula não consiga ser candidato

“rachadura na democracia brasileira”. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

Durante entrevista ao portal BBC, a presidente do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleise Hoffmann (PR), disse que a legenda pode boicotar a disputa presidencial de 2018 caso o ex-presidente Lula (PT) for barrado de concorrer o pleito.

“O que estamos denunciando é que o impedimento de Lula seria uma fraude as eleições. (O boicote) é uma coisa que não está sendo oficialmente ainda, mas vai caminhar para isso se ele for impedido de ser candidato. É um processo que não tem base jurídica”, disse a petista.

A estratégia do partido é de além não disputar a Presidência da República, o PT também vai boicotar as eleições para o Senado ou da Câmara dos Deputados e se dedicaria a uma corrida internacional para propalar o que considera mais uma “rachadura na democracia brasileira”.

Com informações do Blog do Jamildo

Com investimento de R$ 1,7 milhões, Miguel Coelho anuncia recapeamento e pavimentação em Petrolina

A expectativa é que em quatro meses os serviços sejam concluídos nas 11 comunidades. (Foto: Divulgação)

O prefeito Miguel Coelho assinou, na manhã desta quarta (20), duas ordens de serviço totalizando R$ 1,7 milhão para serviços estruturantes em 19 vias de 11 comunidades de Petrolina.

Parte dessas ruas e avenidas serão pavimentadas para a criação de corredores de ônibus nos bairros do Terras do Sul, São Gonçalo e Jardim São Paulo. “Esse tipo de obra dá uma nova vida aos bairros. Valoriza as ruas, traz mais conforto, acaba com aquela poeira que incomoda tanto a população e melhora o trânsito. É, portanto, não apenas uma obra pedra e cal, mas também mais qualidade de vida para toda essa população que sofreu por muito tempo com falta de infraestrutura”, destacou o prefeito Miguel Coelho durante a solenidade ocorrida no bairro Terras do Sul.

Confira as ruas que serão beneficiadas pelas obras: 

  • Terras do Sul : Travessa Mar Mediterrâneo;
  • São Gonçalo: Ruas 26 e 27;
  • Jardim São Paulo: Ruas 4, 6, 8, 9 e 24;
  • Santa Luzia: Rua 09;
  • Nova Vida I e II: Avenida dos Tropeiros.
  • Cohab Massangano: ruas 61 e Pedro Gomes
  • KM 2: ruas Osa Santana e Manoel Bandeira
  • Gercino Coelho: ruas da Piedade, da Paz e dos Prazeres
  • Vila Mocó: Rua Santos Dumont
  • Jardim Maravilha: Travessa João Barracão

Adalberto Cavalcanti encontra ministro da integração e reforça apelo por famílias do Projeto Pontal

A audiência contou com a presença do Líder do Governo na Câmara dos Deputados Agnaldo Ribeiro, no apoio ao Deputado Adalberto Cavalcanti. (Foto: Divulgação)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti (PTB) esteve em reunião com o Ministro da Integração Nacional Hélder Barbalho, nesta quarta-feira (20). Durante o encontro o deputado buscou recursos para emendas e fez apelo para famílias do Projeto Pontal.

Adalberto reforçou o pedido referente a situação do assentamento das mais de 900 famílias de Agricultores da Agricultura Familiar no Projeto Pontal. Também tratou da liberação dos recursos das suas emendas parlamentares junto ao Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, as quais envolve a Aquisição de Tratores, Retroescavadeiras, Serviços Recuperação, Limpeza, Manutenção e Desassoreamento de Aguadas em diversos municípios do Estado de Pernambuco.

A audiência contou com a presença do Líder do Governo na Câmara dos Deputados Agnaldo Ribeiro, no apoio ao Deputado Adalberto Cavalcanti para viabilizar as ações necessárias para o crescimento e fortalecimento dos municípios.

O Líder do Governo Agnaldo Ribeiro se propôs a contribuir com o Deputado Sertanejo, sempre que for preciso, visando sempre o desenvolvimento, não só do Sertão, mas de todo o Estado.

Comandante do Exército descarta punir general que sugeriu intervenção

(Foto: Internet)

O comandante do Exército brasileiro, Eduardo Villas Bôas, afirmou que o general Antonio Hamilton Mourão não receberá punição por ter sugerido uma intervenção das Forças Armadas no país.

Em sua primeira manifestação sobre o tema, o comandante disse ao apresentador Pedro Bial que já conversou com Mourão “para colocar as coisas no lugar, mas punição, não”. A entrevista foi exibida na noite desta terça-feira (19) pela TV Globo.

Em meio a questões envolvendo a crise política, ele ainda declarou que a possibilidade de intervenções militares “ocorre permanentemente” e disse que “as Forças Armadas têm mandato para fazer [uma intervenção militar] na iminência de um caos”.

LEIA MAIS

Contribuição da família Coelho para o desenvolvimento de Petrolina é exaltada e criticada por vereadores

Nas homenagens ao município de Petrolina pela passagem, nesta quinta-feira (21), dos 122 anos de emancipação política, alguns vereadores divergiram ao citarem a influência da família Coelho no desenvolvimento do município.

O vereador Ronaldo Silva elogiou a família Coelho enumerando algumas obras estruturadoras que contribuíram para o crescimento de Petrolina. “Você anda na avenida de Integração foi Geraldo Coelho, você anda no Centro de Convenções foi Fernando Coelho, você anda no Bodódromo foi Guilherme Coelho, você anda de Petrolina  a Recife foi Nilo Coelho, então nós não podemos deixar de agradecer a esta família que tanto fez e tanto faz por nossa cidade”, assegurou.

Concordando com o devido reconhecimento ao papel exercido pela família Coelho, mas afirmando que muitas famílias também contribuíram com o desenvolvimento de Petrolina e não têm o devido reconhecimento, o vereador Gilmar Santos disse que a crítica também precisa ser feita porque Petrolina se tornou uma cidade de domínio oligárquico. “Por que é que quando se lembra da família Coelho, se lembra das grandes obras? Coloca placa aqui e acolá? Mas tem muita coisa do nosso povo que não foi resolvido”, disse.

Gilmar ratificou que se é para reconhecer o trabalho da família Coelho que se debite também na conta dela os problemas. “A água que até hoje não é tratada nos projetos de irrigação, vai debitar na conta da família Coelho? O rio que ainda continua recebendo esgoto, vai debitar na conta da família Coelho? Os trabalhadores da agricultura que são envenenados, que são explorados, que são assalariados e que moram nos bairros mais esquecidos e negligenciados do nosso município, vai debitar na conta da família Coelho? Então a gente precisa fazer uma reflexão crítica, com coragem”, salientou.

Vereador Gaturiano Cigano solicita recursos para compra de máquina perfuratriz

Durante discurso na Reunião Plenária da Câmara Municipal nesta terça-feira (19), o vereador Gaturiano Cigano (PRP) solicitou do prefeito Miguel Coelho e do Ministro de Minas e Energia (ambos do PSB) recursos públicos para a compra de uma máquina perfuratriz que possa beneficiar os agricultores da área de sequeiro.

De acordo com o parlamentar “a chegada do equipamento na zona rural irá aumentar a segurança hídrica e também aumentará o banco de alimentos para os animais com a implantação do programa municipal terreiros produtivos”, comentou.

Aprovada PEC que simplifica prestação de contas de pequenos municípios

PEC foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (19), em segundo turno, a proposta que estabelece a prestação de contas simplificada para municípios de pequeno porte (PEC 77/2015). A medida, de iniciativa do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorece a adoção de regras mais simples para a celebração de convênios e transferências de créditos da União e estados. A PEC havia sido votada em primeiro turno em agosto, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e agora segue para a análise da Câmara dos Deputados.

Atualmente, os pequenos e grandes municípios seguem os mesmos critérios de prestação de contas, o que acaba prejudicando as administrações municipais de menor porte, que sofrem com a burocracia. A expectativa é de que a medida simplificará o funcionamento de mais de 60% dos municípios brasileiros, assim considerados aqueles com até 15 mil habitantes.

Com a aprovação da PEC, a obrigatoriedade dos municípios de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei ao arrecadarem seus impostos será diferenciada para os de menor porte. Os órgãos e entidades da administração pública dispensarão a eles um “tratamento jurídico diferenciado”, ao simplificar a liberação de recursos e a fiscalização das contas prestadas, inclusive quando se tratar de transferências voluntárias entre os entes da federação.

Um dos objetivos da PEC é evitar a demora na liberação de recursos e a suspensão de repasses de convênios em decorrência de trâmites burocráticos. Na prática, a definição das novas regras de prestação de contas ainda deverá ser feita pelos parlamentares por meio de projeto de lei complementar, depois que a PEC for aprovada na Câmara dos Deputados.

Gonzaga Patriota destaca 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro

(Foto: Internet)

Em rápido pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19), Gonzaga Patriota (PSB-PE) destacou os 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O parlamentar foi responsável por apresentar a primeira versão do CTB quando assumiu a Secretaria Nacional de Trânsito, em 1993.

“Era uma necessidade urgente estabelecer estas normas: em 1992, tínhamos 10 milhões de veículos e morreram 60 mil pessoas em acidentes. Mandei um projeto ao Presidente da República, que pediu aprovação do Congresso e após 3 anos de tramitação, com diversas melhorias, foi instituído pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, esse importante CTB”, destacou o deputado federal.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelaram que o Brasil tinha, em abril de 2017, mais de 94 milhões de unidades, incluindo todos os tipos de veículos automotores, como tratores e motos. Em 2015, quase 50 milhões dessas unidades eram carros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA MAIS

Em Brasília, Fernando Bezerra recebe apoio e demandas de Clebel Cordeiro

Fernando Bezerra Coelho recebeu no gabinete do Senado, o correligionário e prefeito do município pernambucano de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB).

O prefeito de Salgueiro Clebel Cordeiro (PMDB) esteve no gabinete do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), nesta terça-feira (19). Clebel reforçou o apoio ao senador e apresentou demandas de Salgueiro.

Durante o encontro, Fernando Bezerra garantiu a atuação dele, junto ao Executivo federal, para que o milho subsidiado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) seja entregue aos criadores de caprinos, ovinos e bovinos de Salgueiro, o mais rapidamente possível. O senador também vai trabalhar para que novas ambulâncias, máquinas agrícolas e recursos financeiros (por emendas parlamentares) cheguem aos salgueirenses.

“O retorno de Fernando Bezerra Coelho ao PMDB é um ganho extraordinário para o país, o Nordeste, o estado de Pernambuco e à população do nosso município”, afirmou Clebel Cordeiro. “O senador tem todo o nosso apoio e fará um trabalho brilhante no partido, como é característica de Fernando Bezerra”, acrescentou o prefeito.

Paulo Bomfim discute ampliação do Hospital SOTE em Juazeiro

A proposta de ampliação da unidade contempla o incremento de mais dois pavimentos. (Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (19) o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim (PC do B) esteve em reunião com representantes do Hospital SOTE, para discutir sobre a ampliação do Hospital Sote de Juazeiro.

De acordo com José Cláudio, assessor da diretoria da SOTE, a proposta de ampliação da unidade hospitalar contempla o incremento de mais dois pavimentos, ampliando os serviços atuais, incluindo os serviços de UTI, que vão qualificar para a realização de todas as cirurgias de alta complexidade na área de ortopedia.

“Temos interesse em melhorar os serviços de saúde em Juazeiro. O Hospital SOTE é um parceiro e esperamos que logo este reencontro seja confirmado. E só quem ganha é a população de Juazeiro e região”, declarou o prefeito.

Lula lidera pesquisa para presidência com 20,2% das intenções de voto

O petista aparece com 20,2% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro, com 10,9% (Foto: Arquivo)

Pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários apontados para as eleições de 2018. Ele lidera nos dois turnos e nas pesquisas espontânea a estimulada.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes, o petista aparece com 20,2% das intenções de voto, contra 16,6% da pesquisa anterior, em fevereiro. Ele é seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro, com 10,9% (tinha 6,5% em fevereiro) e João Doria, com 2,4% das citações (tinha 0,3% na última).

Pesquisa estimulada

No cenário estimulado, Lula aparece com 32,4% das intenções de voto. Assim como na espontânea, Bolsonaro aparece em segundo, 19,8% das citações. Ele é seguido por Marina Silva (12,1%), Ciro Gomes (5,3%) e Aécio Neves (3,2%).

Nos cenários de segundo turno, Lula tem seu pior desempenho em um possível enfrentamento com sua ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede). Nesse cenário, fica com 39,8% das intenções de voto contra 25,8% de Marina. Em fevereiro, o petista teve 38,9% das citações e Marina, 27,4%.

Contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) seria o adversário com o melhor desempenho contra Lula. Ele aparece com 28,5% de intenções de voto enquanto Lula teria 40,5%.

Com informações do FolhaPE