Trump diz que os EUA boicotarão o G20 na África do Sul

O presidente Donald Trump disse na sexta-feira, 7, que nenhum funcionário do governo dos EUA participará da cúpula do G20 este ano na África do Sul, citando o tratamento dado pelo país aos fazendeiros brancos.

Trump já havia anunciado que não participaria da cúpula anual para chefes de estado das principais economias emergentes do mundo. O vice-presidente JD Vance compareceria ao evento no lugar do presidente. Uma pessoa próxima de Vance, com acesso a sua agenda, e que teve sua identidade preservada, disse que ele não viajaria mais para a África do Sul para participar da cúpula.

“É uma desgraça total que o G20 seja realizado na África do Sul” disse Trump em uma de suas redes sociais. Na postagem, Trump citou “abusos” aos africânderes (grupo étnico branco da África do Sul, a maioria descendente de holandeses, franceses e alemães que imigraram para o Cabo da Boa Esperança a partir do século 17), incluindo atos de violência e morte, bem como confisco de suas terras e fazendas.

A administração Trump há muito acusa o governo sul-africano de permitir que fazendeiros brancos da minoria africânder sejam perseguidos e atacados. Ao restringir o número de refugiados admitidos anualmente nos EUA para 7.500, o governo norte-americano apontou que a maioria seria de sul-africanos brancos, que enfrentavam discriminação e violência em casa.

O governo da África do Sul, em contrapartida, disse estar surpreso com as acusações de discriminação, já que as pessoas brancas no país geralmente têm um padrão de vida muito mais alto em comparação aos dos residentes negros, mais de três décadas depois do fim do apartheid em um governo de minoria branca.

O presidente do país, Cyril Ramaphosa, disse a Trump que as informações sobre a suposta discriminação e perseguição de africânderes são “completamente falsas”. A administração Trump, contudo, manteve suas críticas ao governo sul-africano. No início desta semana, durante um discurso sobre a economia do país em Miami, Trump afirmou que a África do Sul deveria ser expulsa do Grupo dos 20.

No início desta semana, o secretário de Estado Marco Rubio boicotou uma reunião do G20 para ministros das Relações Exteriores porque sua agenda estaria focada na diversidade, inclusão e esforços com relação às mudanças climáticas./Fonte: Associated Press *Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Estadão Conteúdo

Miguel Coelho revela tentativa de impedir instalação do Hospital Altino Ventura em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Simão Durando reuniu autoridades, imprensa e a população para apresentar o balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão à frente da Prefeitura de Petrolina. Durante o evento, que aconteceu no Parque Josepha Coelho, uma das grandes conquistas anunciadas foi a confirmação da chegada do Hospital dos Olhos – Altino Ventura ao município.

O novo hospital será construído em terreno doado pela Prefeitura, com investimento de mais de R$ 30 milhões e capacidade para realizar até 16 mil consultas oftalmológicas por mês, oferecendo atendimento gratuito à população.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a fala do ex-prefeito Miguel Coelho, que ressaltou a importância histórica do hospital, mas também denunciou tentativas de impedir sua instalação em Petrolina:

“O segundo ponto que eu queria destacar: o Hospital Altino Ventura. Muitas pessoas falavam que, na campanha, aquilo ali não iria acontecer. Teve médico, inclusive, fazendo campanha contra, pra gente não trazer, pra não atrapalhar o seu próprio negócio. Inclusive, pra quem a gente derrotou ano passado, que trabalhou por muito tempo pra Altino Ventura não se instalar aqui na cidade de Petrolina”, afirmou Miguel, em discurso firme.

A vinda do Hospital Altino Ventura representa não só uma grande vitória para a saúde pública, mas também a superação de interesses contrários à coletividade. A gestão Simão Durando mostra que está comprometida em priorizar o que realmente importa: o bem-estar do povo de Petrolina.

PT planeja boicotar eleições de 2018 caso Lula não consiga ser candidato

“rachadura na democracia brasileira”. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

Durante entrevista ao portal BBC, a presidente do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleise Hoffmann (PR), disse que a legenda pode boicotar a disputa presidencial de 2018 caso o ex-presidente Lula (PT) for barrado de concorrer o pleito.

“O que estamos denunciando é que o impedimento de Lula seria uma fraude as eleições. (O boicote) é uma coisa que não está sendo oficialmente ainda, mas vai caminhar para isso se ele for impedido de ser candidato. É um processo que não tem base jurídica”, disse a petista.

A estratégia do partido é de além não disputar a Presidência da República, o PT também vai boicotar as eleições para o Senado ou da Câmara dos Deputados e se dedicaria a uma corrida internacional para propalar o que considera mais uma “rachadura na democracia brasileira”.

Com informações do Blog do Jamildo