Apesar de voto favorável, Oposição levanta questionamento sobre remanejamento de recurso para saneamento de Petrolina

Recurso de R$ 6 milhões deve ser usado para solucionar problema do Dom Avelar (Foto: Blog Waldiney Passos)

O projeto de Lei nº 007/2019, no qual a Prefeitura de Petrolina pedia autorização para remanejar recurso da pavimentação ao saneamento básico, foi aprovado unanimidade, mas não foi poupado de críticas da Bancada de Oposição. O discurso dos seis vereadores opositores foi o mesmo: apesar do “sim”, a matéria deixava brechas para questionamentos.

Gabriel Menezes (PSL) foi o primeiro a apontar as falhas no texto. Segundo o edil, “não há critérios de escolha”. Gilmar Santos (PT) discursou após o colega e referendou o companheiro de bancada, afirmando que falta transparência na gestão.

LEIA TAMBÉM:

Com votos da Oposição, vereadores autorizam Executivo a destinar recurso para saneamento de Petrolina

Mais enfático, o líder do grupo, Paulo Valgueiro (MDB) lembrou que a Oposição votaria em peso pela aprovação, mas isso não significaria uma mudança na postura deles. “Somos contrários a endividamento, mas a Bancada de Oposição votará favorável ao remanejamento e vamos continuar atentos, fiscalizando”, disse.

LEIA MAIS

Tum propõe CPI para discutir preço das passagens aéreas

Tum propôs debate durante sessão na Alba (Foto: Ascom)

O preço das passagens aéreas – impulsionado pela crise da Avianca – pode ser tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo deputado estadual Tum (PSC). Durante discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na segunda-feira (27) o casanovense disse ser necessário discutir essa pauta.

Tum lembrou que o preço da passagem entre Petrolina e Salvador até o começo do ano custava R$ 250 e ultimamente é encontrada a R$ 2.500. “No entanto, sabe-se lá com base em quê, as empresas reajustaram a passagem desse trecho para 2500 reais, nada menos que um mil por cento de aumento, uma prova de esse problema afeta o turismo e os negócios não só da capital, mas de toda Bahia”, destacou o deputado.

O deputado esteve presente em uma audiência pública sobre o turismo, que contou com a participação do senador Jaques Wagner e deputados federais eleitos no estado. Tum aproveitou o momento para reunir assinaturas para a instalação da CPI no Congresso Nacional.

Vereadores aprovam projeto que fortalece a produção de orgânicos em Petrolina

Petrolina também terá um Mercado específico aos orgânicos, no segundo semestre

Além do projeto do Executivo aprovado na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (28), os edis também discutiram matérias do Legislativo. Uma delas foi o PL nº 137/2019, regulamentando as feiras de produtos orgânicos no âmbito do município de Petrolina e dispõe sobre a comercialização destes produtos.

Maria Elena de Alencar (PRTB) foi a autora da matéria que ainda contou com o apoio do vereador Gilmar Santos (PT). O projeto beneficia não apenas os produtores de orgânicos, representados pela Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), mas também consumidores, garantindo “maior segurança ao adquirir produtos orgânicos em feiras exclusivas”.

LEIA TAMBÉM:

Com votos da Oposição, vereadores autorizam Executivo a destinar recurso para saneamento de Petrolina

“No meu mandato anterior eles expunham uma vez por semana no térreo do Centro de Convenções, nós conversávamos com os produtores e eles falavam da necessidade de o município fazer um trabalho mais efetivo a todos que estavam nessa luta”, destacou Elena ao defender seu projeto.

LEIA MAIS

Ameaças de ataques a escolas de Casa Nova suspendem aulas e vereador cobra segurança

Escola Odete Viana seria um dos alvos do suposto ataque.

Desde o início desta semana, circula nas redes sociais de Casa Nova postagens de ameaças de ataques às escolas do município. Na noite da segunda-feira (27), o medo havia tomado de conta de alunos, professores e profissionais da educação, levando à suspensão das aulas nas escolas Julia Borges, citada em uma das postagens, e na Odete Viana.

Acompanhado da Secretaria de Educação, o prefeito Wilker Torres percorreu as unidades escolares da cidade, tranquilizando os profissionais e alunos e esteve na delegacia e no batalhão da Polícia Militar, solicitando informações do andamento das investigações e reforço na segurança.

O vereador Uilian Pereira (PMDB) ocupou a tribuna na noite dessa terça-feira (28) para falar das ameaças. “Desde ontem à noite e hoje pela manhã fomos bombardeados pelas redes sociais com suposto atentado nas escolas municipais de Casa Nova, em especial a Escola Julia Borges e Odete Viana”.

LEIA MAIS

Com votos da Oposição, vereadores autorizam Executivo a destinar recurso para saneamento de Petrolina

Bancadas se uniram na aprovação de projeto que deve beneficiar população (Foto: Blog Waldiney Passos)

Por 19 votos a zero os vereadores de Petrolina autorizaram o prefeito Miguel Coelho a acrescer no empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 60 milhões, o uso de verba para saneamento básico da cidade. A matéria foi apreciada nessa terça-feira (28) e contou com apoio das duas bancadas.

O Poder Executivo pediu autorização para utilização de parte da verba do empréstimo obtido no Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) – aprovado em 2018 – não na pavimentação e sim no saneamento básico. Os membros da bancada da Oposição foram os primeiros a justificar seus votos e o discurso foi uníssono: aprovação do projeto de Lei n° 007/2019.

LEIA MAIS

Câmara aprova Moção de Aplausos a Bolsonarianos pela recepção ao presidente em Petrolina

Por 12 votos Moção foi aprovada (Foto: Blog Waldiney Passos)

Jair Bolsonaro voltou a pauta da sessão dessa terça-feira (28) na Casa Plínio Amorim. Autor do projeto de Decreto Legislativo que propôs o Título de Cidadão Petrolinense, Elias Jardim (PHS) apresentou o Requerimento nº 196/2019, solicitando Moção de Aplausos aos Bolsonarianos.

Elias citou o 5º BPM, 72 BIMTZ, o senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito Miguel Coelho na Moção por terem promovido uma “calorosa recepção” a Bolsonaro. O Requerimento, no entanto, voltou a dividir as bancadas. A Oposição criticou o pedido.

Cristina Costa (PT), Domingos de Cristália (PSL), Gabriel Menezes (PSL) e Gilmar Santos (PT) votaram contra a Moção. Autor do pedido de destaque, Gabriel afirmou que o Requerimento era de “bajulação”, enquanto Gilmar alegou que a Câmara deve trabalhar com pautas de relevância social e Cristina alegou que a solicitação é um “constrangimento” ao Legislativo.

Na defesa da sua Moção, Elias frisou que não se trata de uma homenagem a Bolsonaro e sim a quem o recepcionou e garantiu sua segurança. Ele contou com apoio do líder da Situação, Aero Cruz (PSB) que solicitou aprovação e por 12 votos a favor, quatro contra e duas abstenções (Paulo Valgueiro e Elismar Gonçalves) o Requerimento foi aprovado.

Projeto do Executivo sobre saneamento básico pode entrar em pauta na Câmara de Petrolina

Quatro matérias estão confirmadas, mais uma deve entrar (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois da tumultuada sessão de quinta-feira (23) marcada por protestos contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), os vereadores de Petrolina voltaram aos trabalhos hoje (28) e terão quatro projetos de lei para analisar.

LEIA TAMBÉM:

Compesa quer continuar operando em Petrolina, segundo Miguel

Contudo, o mais esperado é o PL nº007/2019, do Poder Executivo e que poderá entrar em discussão. A matéria dá autorização ao prefeito Miguel Coelho para acrescentar no contrato do FINISA, junto a Caixa Econômica Federal, a possibilidade de execução de obras de saneamento.

Confirmados na pauta estão um Título de Cidadão Petrolinense, um sobre denominação de prédio público e outros dois que tratam da regulamentação da feira de produtos orgânicos em Petrolina (proposto por Maria Elena de Alencar) e a obrigação de estabelecimentos públicos e privados no Município de Petrolina a inserir nas placas de atendimento prioritário o Símbolo Mundial do Autismo (Gaturiano Cigano).

Relatora de projeto, Cristina Costa vê inconstitucionalidade em Título de Cidadão Petrolinense a Bolsonaro

Bolsonaro visitou Petrolina na semana passada (Foto: Reprodução/Jornal do Commercio)

A celeuma do título de Cidadão Petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro ainda repercute na Câmara de Vereadores. Relatora do projeto de Decreto Legislativo n° 26/2019, Cristina Costa (PT) apontou inconstitucionalidade à matéria, retirada de votação na quinta-feira (23), mas que deverá voltar a discussão futuramente.

De acordo com Costa, a Lei Orgânica Municipal é clara sobre a entrega de títulos. “Conforme o artigo 3 da Lei Orgânica Municipal recebe o Título de Cidadão Petrolinese a pessoa que reconhecidamente tenha prestado serviços relevantes ao município de Petrolina. Diante do artigo coloquei o parecer desfavorável pela inconstitucionalidade”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Elias Jardim justifica retirada de projeto e se mantém firme na decisão de homenagear Bolsonaro

A vereadora viu “incoerência”, já que até o momento o presidente da República ainda não prestou serviços relevantes. É importante destacar que a entrevista foi feita na quinta-feira (23), véspera da vinda de Bolsonaro à Petrolina.

LEIA MAIS

Prefeito de Juazeiro comenta corte nos gastos municipais e critica Bolsonaro: “não estamos vendo na prática a mudança efetiva”

Prefeito comentou corte nos gastos, anunciado em maio (Foto: Blog Waldiney Passos)

No dia 21 de maio a Prefeitura de Juazeiro (BA) anunciou um corte nas despesas do município com a justificativa de racionalizar e diminuir os gastos públicos. Hoje (27) o prefeito Paulo Bomfim (PC do B) participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina e comentou a decisão.

“A situação de Juazeiro não é diferente das demais prefeituras do Brasil, nós estamos passando por um momento muito delicado. Há dois anos e meio assumi Juazeiro, a gestão passada deixou tudo muito organizado, Isaac [Carvalho] teve as parcerias com Lula e Dilma para que Juazeiro avançasse bastante. Eu tive dois presidentes: [Michel] Temer e o presidente Jair Bolsonaro”, justificou.

Apesar disso, Bomfim celebrou as ações municipais em quase três anos de governo, obtidas com apoio dos políticos baianos. “Eu costumo dizer que Juazeiro venceu e está vencendo essa crise. Apesar de tudo nós entregamos mais de 170 obras em dois anos e cinco meses, temos mais de 100 obras em execução e a cidade de Juazeiro se você olhar, você vê a evolução de Juazeiro”, frisou. Entre as ações está o Parque Fluvial, o Centro Gastronômico e a requalificação da Avenida Adolfo Viana.

LEIA MAIS

Vale do São Francisco também registra atos de apoio a Bolsonaro

Em Petrolina, grupo percorreu algumas ruas do Centro (Foto: Emerson Rocha/G1 Petrolina)

As manifestações de apoio ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) também foram realizadas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Mobilizados através das redes sociais, os apoiadores do presidente da República foram às ruas na tarde de domingo (26).

Em Juazeiro a concentração aconteceu na Orla da cidade. Vestindo camisas da seleção e com a foto do presidente estampada, os juazeirenses levaram cartazes, alguns deles com críticas ao prefeito Paulo Bomfim (PC do B).  Já em Petrolina os manifestantes percorreram algumas ruas do Centro, como a Avenida Guararapes e seguiram até a Orla.

Os atos foram registrados em diversas capitais do país, inclusive no Distrito Federal e tinha como pautas: apoio às reformas de Bolsonaro e o pacote anti-crime apresentado por Sergio Moro. Os órgãos de segurança não informaram números oficiais a respeito do público presente nas manifestações.

“Não há recompensa maior do que estar entre amigos”, disse Bolsonaro em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A passagem do presidente Jair Bolsonaro por Petrolina (PE), na última sexta-feira (24), foi marcada pelo apoio de seus eleitores e autoridades políticas da região. Na maioria dos discursos, políticos e gestores afirmaram apoio ao atual governo.

A manifestação do público contra o governador Paulo Câmara (PSB) também marcou a primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste. Por diversas vezes, a plateia que lotou o Residencial Morada Nova, vaiou o socialista, ao contrário das autoridades que durante o evento tentaram transparecer um clima harmônico entre a comitiva que acompanhou a visita presidenciável.

LEIA TAMBÉM:

Evento com Bolsonaro é marcado por vaias a Paulo Câmara

“Aqui está o que todo o povo brasileiro quer, neste palanque não tem cor partidária, neste palanque só tem uma cor, a cor do nosso querido Brasil. Precisamos muito senhor presidente, do apoio, da parceria, da aliança com o governo federal”, disse o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

LEIA MAIS

PSDB lança novo Código de Ética, mas isenta Aécio de punição imediata

(Foto: Internet)

O PSDB quer recuperar a imagem, após ter o nome do partido envolto em denúncias de corrupção nos últimos anos. Para isso a cúpula tucana lançará na próxima semana o novo Código de Ética, o qual prevê punição a filiados os quais se envolvam em ilegalidades.

Essa é a primeira vez que o partido elabora um documento específico para punir corrupções. No novo Código é prevista a expulsão de filiados, mas um dos nomes mais conhecidos do PSDB deve ficar impune. Aécio Neves delatado por Joesley Batista, empresário da J&F não deve ser punido de imediato pela cúpula, de acordo com o jornal O Estado de Minas.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Salgueiro adia duas audiências públicas

(Foto: Reprodução/Google Maps)

Dois temas de relevância social tiveram seus debates adiados pela Câmara de Vereadores de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco nessa semana. Prevista para o dia 22, a audiência pública para tratar da falta de insulinas e insumos a diabéticos da cidade não aconteceu.

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza audiência pública para debater falta de insulinas na cidade

Segundo a Câmara, o debate precisou ser remarcado devido à realização da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco e pela falta justificada dos representantes do Governo do Estado. Até o momento a assessoria de comunicação do Poder Legislativo não informou a nova data.

Já o encontro agendado para a próxima quinta-feira (30), cujo tema é a epidemia dos casos de dengue na cidade também foi suspensa. Contudo, já tem uma nova data para acontecer: 4 de junho. E a audiência sobre as políticas públicas de defesa das crianças especiais está mantida para a quarta-feira (29), às 9h.

Defesa do senador Fernando Bezerra afirma que acusações de improbidade administrativa “não se sustentam”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) respondeu através de nota que as acusações contra ele por improbidade administrativa “não se sustentam”. Ontem (24) o Blog mostrou que a Justiça do Paraná havia determinado o bloqueio de bens de partidos e políticos.

LEIA TAMBÉM:

Justiça do Paraná determina bloqueio de R$ 3,57 bilhões de partidos

Um dos atingidos era o senador, ex-PSB e hoje no MDB. A decisão vem no desdobramento da Operação Lava-Jato. Segundo a defesa de FBC, a decisão do TRF-4 “tem caráter provisório, e o mérito do agravo de instrumento ainda será submetido ao colegiado da 4ª Turma do TRF da 4ª Região, após a apresentação de defesa pelas partes”.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS