Queda de braço entre Odacy e Cristina, pode engrossar o caldo do PT em 2020

Não é nenhuma novidade, por onde passa a vereadora Cristina Costa (PT) tem afirmado que não vai entrar “na briga da criatura com o criador”. Como para um bom entendedor meia palavra basta, acreditasse que possivelmente ela estaria se referindo a Odacy Amorim (criatura) e o senador Fernando Bezerra Coelho (criador). É simples de entender, esta comparação se deve ao fato de Odacy ter sido aliado de FBC durante muitos anos, tendo inclusive assumido ao mandato de prefeito quando Fernando renunciou o cargo de prefeito para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico, na primeira gestão do saudoso governador Eduardo Campos.

O afastamento político entre eles aconteceu quando Odacy decidiu concorrer a prefeitura de Petrolina deixando o PSB e se filiando justamente ao PT em 2012. Antes, em 2010, Odacy ainda contou com o apoio de FBC em sua primeiro eleição para deputado estadual.

Alimentando o sonho de retornar à prefeitura nas eleições de 2012, Odacy, vendo suas chances de contar com o apoio de FBC minguarem, decidiu, portanto, caminhar sozinho.

Agora, Odacy ensaia novamente sair candidato, mas pelo andar da carruagem vai ter mutas dificuldades pela frente, pois sua companheira de partido está irredutível. Cristina, que também teve seu nome cogitado pela deputada Marília Arraes (PT) como sendo um bom quadro para disputar a sucessão municipal no ano que vem, tem reiterado que 2020 vai passar pelo crivo do partido e que o projeto a ser seguido vai ser definido de forma coletiva e democrática dentro do partido, sinalizando que os filiados não irão aceitar um nome que venha de cima para baixo, mas sim que seja um consenso na legenda.

Eleições 2020: Fernando Filho recebe lideranças do Sertão e da Região Metropolitana do Recife

Toninho Valadares e Carlos Valadares (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fernando Filho (DEM) recebeu na última sexta-feira (30), lideranças políticas da Região Metropolitana do Recife e do Sertão Pernambucano, com as quais tratou das articulações para as eleições municipais de 2020.

Fernando Filho se reuniu com o ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo, que se filiou ao MDB a convite do próprio parlamentar. Também estiveram reunidos Toninho Valadares e Carlos Valadares, filhos do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares; o prefeito de Orobó, Chaparral; Mário Viana, liderança de Ingazeira; e Alexandre Soares, pré-candidato no Recife.

“Essa é uma fase em que muitas lideranças têm nos procurado para ampliar o campo das oposições, disputando as eleições do ano que vem por esse partido, onde se encontram partidos como o DEM e o MDB. Certamente esses quadros serão um grande reforço e se somarão conosco para construirmos um campo ainda mais forte”, destacou Fernando Filho.

Datafolha: reprovação de Bolsonaro chega a 38%

Nova pesquisa aponta queda na aprovação e crescimento na reprovação

A reprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) segue crescendo. Foi o que apontou a nova pesquisa do Datafolha, a pedido da Folha de São Paulo, publicada nessa segunda-feira (2): 38% dos eleitores entrevistados reprovam o trabalho do Bolsonaro.

Segundo o Datafolha, a aprovação do presidente também caiu de 33%, em julho para 29% — dentro do limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos. Por outro lado, a avaliação do governo como Regular ficou estável: antes 31% e agora 30%.

Com 38% de reprovação, Bolsonaro segue sendo o presidente eleito mais mal avaliado em um primeiro mandato, levando em conta os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Nos primeiros oito meses de governo, ele apresenta maior rejeição que seus antecessores Dilma (11%), Lula (10%) e FHC (15%).

(Com informações de O Globo)

Ronaldo Silva elogia vereadores por emendas na LDO e cutuca Governo de Pernambuco

Vereador é presidente da Comissão de Finanças e falou sobre LDO (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os trabalhos na Câmara de Vereadores de Petrolina se intensificam no final de ano, com a chega de projetos como a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), principais matérias encaminhadas pelo Poder Executivo.

LEIA TAMBÉM:

Apesar de críticas da Oposição, secretária destaca importância da audiência sobre LDO

Aero afirma que Prefeitura seguiu protocolo na elaboração da LDO; Valgueiro cita descumprimento da legislação

Os PLs apontam como os recursos municipais devem ser investidos e até a semana passada os vereadores de Oposição e Situação trabalharam para elaborar suas emendas. Presidente da Comissão de Finanças, Ronaldo Silva (PSDB) elogiou os colegas de Casa Plínio Amorim por mais uma vez darem exemplo no Estado.

LEIA MAIS

Pedro Caldas alfineta ex-vereador Domingos de Cristália a diz que ele burlou mesmo eleição

Pedro Caldas, presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE)

O presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE), Pedro Caldas, não poupou críticas ao ex-vereador Domingos de Cristália que afirma ter sido injustiçado com a cassação do seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TJPE).

Pedro Caldas disse achar que justiça foi feita e que realmente ficou comprovado que ele (Domingos) burlou a eleição ao sair de 600 para mais de 3 mil votos na última eleição. “Na verdade toda Petrolina é conhecedora que ele burlou a eleição, ele assegurou por diversas vezes no programa de Chico José (Rádio Grande Rio AM), dizendo que tinha uma equipe de máquinas da prefeitura e ele fazia justamente esse trabalho aí de troca de voto. Então, infelizmente ele agora quer se fazer de vítima mas a justiça se fez e eu acredito que será um exemplo para a nova eleição”, avaliou.

Pedro Caldas afirmou ainda que Domingos tem que reconhecer que a justiça fez o seu papel. “Então Domingos você tem que baixar a sua cabeça reconhecer o seu erro, procurar trabalhar para no futuro você voltar a ser candidato a vereador de Petrolina.

Militância petista segue em campanha para eleger Angélica presidenta do partido em Juazeiro

No próximo domingo, dia 08, filiadas/os ao Partido dos Trabalhadores (PT) irão eleger dirigentes em nível nacional, estadual e municipal. Em Juazeiro, desde o lançamento da candidatura de Ana Angélica Almeida para presidenta do partido, diversas lideranças estão na rua discutindo o projeto que a mesma representa para a próxima gestão do PT no município.

Para a candidata, que encabeça a chapa “Lula Livre: resistir e avançar”, o período de campanha favorece o debate de ideias e este ano tem evidenciado a necessidade de rearticulação do partido em Juazeiro. Angélica destaca o envolvimento de militantes históricos que se articulam com recém chegados/as no partido como um fator que só contribui com a reoxigenação do PT.

Reuniões, participação em eventos, visitas, entrevistas, dentre outras atividades, tem sido momentos valiosos para discussão a respeito dos atuais desafios do partido tanto em âmbito local quanto no estado e no país. Com isso, a cada dia cresce também à adesão à candidatura de Angélica e a referida chapa.

A jovem e representante dos povos de terreiro de Juazeiro, Iuana Louise, declara que vota em Angélica “pelo enfrentamento ao racismo, pelo combate à intolerância religiosa”, acreditando também que é preciso fortalecer a resistência frente ao atual contexto de perda de direitos no país. Na mesma pauta da defesa da diversidade, Eduardo Rocha (Dudu) convoca a comunidade LGBT petista para contribuir com a eleição de Ana Angélica.

Dentre os compromissos de campanha, a chapa “Lula Livre: resistir e avançar” se propõe a reestruturar o partido, inclusive garantindo uma sede e a periodicidade das reuniões. O fortalecimento de candidaturas de mulheres, negras/os, jovens, além do incentivo a mandatos coletivos estão também dentre as prioridades.

O momento exige mudança, e “nós do PT temos uma responsabilidade muito grande no Brasil, na Bahia e em Juazeiro”, reconhece o deputado federal Afonso Florence, que é um dos parlamentares que apoiam a chapa. “Ter Angélica na presidência [em Juazeiro] é fundamental. Fortalecer o PT e construir uma intervenção para as eleições de 2020 pra garantir a vitória das forças democráticas populares”, adianta Florence. Os deputados federais petistas Nelson Pelegrino e Jorge Solla também apoiam a candidatura de Angélica, assim como em nível estadual declaram apoio também os parlamentares Marcelino Galo e Osni Cardoso.

Em Juazeiro, as eleições vão acontecer no Colégio Municipal Paulo VI, das 9h às 17h do domingo (08). Para votar, as/os filiados/as devem levar um documento com foto. Após o resultado, o diretório será composto por representantes de todas as chapas concorrentes que tiverem seus votos válidos, atendendo a proporcionalidade dos votos. Já a presidência do partido será ocupada pela/o candidata/o que obtiver maior votação.

Dulcicleide Amorim faz análise crítica do Governo Bolsonaro

POLÍTICA – Para a parlamentar, País vive uma crise diplomática “devido ao descontrole emocional do presidente”. Foto: Roberto Soares

A deputada Dulcicleide Amorim (PT) fez, na Reunião Plenária da última quinta (29), um balanço crítico do governo de Jair  Bolsonaro. Na avaliação da parlamentar, o País vive uma crise diplomática “devido ao descontrole emocional do presidente”, com efeitos negativos na área econômica. Ela fez questionamentos, ainda, às privatizações pretendidas e aos cortes de verbas nas áreas da saúde e educação.

A petista destacou as atitudes de Bolsonaro ao ofender a primeira-dama da França, Brigitte Macron, e recusar a oferta de US$ 20 milhões (cerca de R$ 91 milhões), feita pelo G7 para auxiliar no combate aos incêndios na Amazônia. “Não estamos em situação confortável para rejeitar ajuda de outros países”, agregou.

A deputada citou a destruição do meio ambiente e outros problemas, como grilagem de terras, lavagem de dinheiro, coerção de comunidades tradicionais e trabalho escravo. Também condenou a demissão do cientista Ricardo Galvão do comando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após o órgão revelar o crescimento do desmatamento.

“Não cabe negar a existência desses fatos lamentáveis e fazer os brasileiros desacreditarem nas instituições”, avaliou. “A nossa população precisa urgentemente se politizar e se informar do que tem acontecido no Brasil. Precisamos estar atentos e ver o que é possível fazer antes que o barco naufrague com todos nós dentro”, emendou Dulcicleide.

Vereador do PT afirma que partido vai continuar apoiando o prefeito Wilker Torres

José Carlos Borges (PT), vereador de Casa Nova-BA

Após ser derrotado nas últimas eleições, o ex-prefeito de Casa Nova Wilson Cota, que perdeu a reeleição justamento por se afastar do povo e maltratar a população, tenta agora de todas as formas emplacar o nome da sua esposa como pré-candidata a prefeita. Para tanto o ex-gestor tem feito algumas articulações. Por exemplo, uma das tentativas é se aproximar do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e propagar nas redes sociais uma possível filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). O Problema é que o partido faz parte da atual gestão do prefeito Wilker Torres e pelo andar da carruagem pretende permanecer com está.

Em entrevista neste domingo (1), ao programa Alerta Geral da Rádio Grande Rio AM, o vereador Zé Carlos Borges descartou qualquer possibilidade de aproximação com o adversário Wilson Cota e disse que o partido não precisa de quadros para apresentar uma candidatura e que vai mesmo, pelo bem de Casa Nova, continuar apoiando o prefeito Wilker Torres.

“O PT de Casa Nova tem uma gama de lideranças, o PT hoje abriga em seus quadros o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o presidente da APLB, o professor Everaldo que foi candidato duas vezes a prefeito de Casa Nova, foi candidato a vice mais uma, o Toga que foi candidato a prefeito e outros também foram candidatos a prefeito. O PT hoje tem o secretário de Cultura e Turismo do município, o PT teve Zé Carlos Borges como secretário secretário de Assistência Social, secretário de Governo, teve Zé Carlos Borges como assessor do município e hoje está como vereador. Então o PT não precisa de quadros, para vir para o partido pleitear uma cadeira, mesmo por que o PT faz parte do governo municipal.

“O nosso objetivo hoje é que Casa Nova cresça e se desenvolva, é que este governo que está representado pelo nosso deputado TUM e pelo nosso grande líder municipal Wilker der certo. Para que isso aconteça nós temos que dar as mãos e correr atrás dos recursos do município e do estado”, disse.

Por fim, o edil acrescentou ainda que o PT faz parte do projeto político que elegeu Wilker desde o início, que não chegou de ultima hora, e portanto, vai continuar ao lado do atual prefeito.

“O PT não chegou por último, nós somos criadores, nós trabalhamos no projeto, isso é um projeto e nós do PT chegamos juntos desde o primeiro momento, primeiro instante construindo este projeto”, finalizou.

Vereador celebra aprovação de lei que cria SIM em Casa Nova

(Foto: Ascom/CMCN)

Na sessão da última sexta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Casa Nova (BA) aprovou o projeto de Lei do Poder Executivo que cria o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A matéria deve beneficiar a agricultura local, garantindo aos produtores uma certificação da qualidade dos produtos.

O vereador Zé Carlos Borges (PT) enalteceu a matéria aprovada em duas votações e que agora segue para sanção do prefeito Wilker Torres (PSB). Segundo o edil, “os pequenos agricultores familiares, que hoje já fornecem à prefeitura, no programa de merenda e com o selo poderão ampliar a comercialização para supermercados e outros estabelecimentos comerciais”.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, sendo responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais.

Fachin nega mais um habeas corpus para libertar Lula

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou nessa quinta-feira (29) mais um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconhecer a suspeição dos procuradores da Operação Lava Jato e determinar a soltura do ex-presidente.

No habeas corpus protocolado em 12 de agosto, a defesa de Lula alegou que supostas mensagens divulgadas pelo site The Intecept Brasil e por outros órgãos de imprensa confirmam que os procuradores atuaram ilegalmente para acusar Lula.

LEIA MAIS

Paulo Afonso: secretaria de Meio Ambiente tem novo titular

Secretário foi nomeado pelo prefeito de Paulo Afonso (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito de Paulo Afonso (BA), Luiz de Deus promoveu uma alteração na sua equipe. Ele nomeou o engenheiro Joel de Jesus Lima Souza para o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (28).

Ele substitui Francisco Alves, que ocupava o Meio Ambiente de forma interina. Agora ele exercerá função na pasta de Infraestrutura da cidade baiana. Os dois secretários devem ficar no cargo até o final do mandato do atual prefeito, eleito em 2016 com 43,29% dos votos.

Gonzaga Patriota se posiciona contra privatizações de estatais

Deputado defende maior participação da sociedade no processo de privatização.

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) reforçou seu posicionamento contrário às Privatizações de Empresas Estatais e suas Subsidiárias durante Audiência Pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, para tratar do referido assunto.

O encontro teve a mediação do presidente da Comissão Especial de Advocacia em Estatais, Carlos Castro, e participação do ex-ministro Ciro Gomes, da ex-senadora gaúcha Ana Amélia e do professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Nogueira da Costa.

“Não podemos aceitar esse processo de privatização que o governo Bolsonaro quer fazer sem uma ampla discussão com a sociedade. Falta transparência do governo com os setores técnicos das empresas e temos que avaliar qual será o real impacto no país com essas privatizações. Será que esse é o único caminho?”, comentou.

LEIA MAIS

Procuradora da Lava Jato pede desculpas ao ex-presidente Lula e confirma mensagens

(Foto: Mauro Pimentel/AFP)

A procuradora Jerusa Viecili, da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, usou o Twitter para pedir desculpas ao ex-presidente Lula na noite da última terça-feira (27). “Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula”, escreveu Viecili em sua rede social.

Quase uma hora e meia após a publicação do tuíte, a procuradora voltou ao microblog e disse que “uma mensagem não autentica todo o conjunto” e que “a existência de mensagens verdadeiras não afasta o fato de que as mensagens são fruto de crime e têm sido descontextualizadas ou deturpadas para fazer falsas acusações”.

LEIA MAIS

Cristina Costa chama atenção da secretaria de Saúde para problemas no Posto de Nova Descoberta

Vereadora denunciou problemas no funcionamento do Posto de Saúde de Nova Descoberta (Foto: Blog Waldiney Passos)

Entre as demandas apresentadas pelos vereadores na sessão de terça-feira (27), a vereadora Cristina Costa (PT) chamou atenção da secretaria de Saúde para o Posto de Saúde de Nova Descoberta, no interior de Petrolina. Na Indicação n° 918/2019, a edil reivindica a substituição do médico em férias e a contratação de mais um profissional, para que assim as demandas da comunidade possam ser supridas.

“Em alguns postos de saúde a demanda é muito grande, é o caso de Nova Descoberta. Quando o médico sai de férias não tem substituto, as pessoas têm que chegar de madrugada para tentar uma ficha e a quantidade de fichas não atende. É necessário ampliar [a equipe]”, justificou a vereadora.

Para a vereadora da Oposição, é responsabilidade do Poder Executivo adotar medidas para garantir serviços de qualidade à população. “A situação da saúde vem se agravando, é preciso essa Casa Legislativa, junto à secretária de Saúde e o prefeito Miguel Coelho, reestruturar a saúde. É preciso que a Prefeitura possa se mobilizar. Doença, a gente não espera. Na hora que acontece, é preciso que tenha uma estrutura”, finalizou. O pedido foi aprovado por 20×0.

Ministro do Meio Ambiente tem mal súbito e é internado em Brasília

Salles passa bem, de acordo com Hospital (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente foi internado às pressas na noite de ontem (27), após ter um mal súbito. A informação só foi confirmada na manhã de hoje pelo G1 e segundo o Hospital das Forças Armadas (HFA), de Brasília (DF), Salles passa bem.

O boletim médico divulgado pelo Ministério da Defesa apontou que o ministro deu entrada na Unidade de Emergência do hospital “com quadro de mal estar”, mas sem sintomas. O boletim médico indica que o quadro de Salles “evoluiu durante o período noturno sem intercorrências clínicas. Atualmente segue com quadro clínico estável”

Salles, que vem sendo pressionado devido ao tema Amazônia nas últimas semanas, teria um evento na manhã de hoje, porém não poderá comparecer e a agenda foi cancelada.