Robson Nascimento é eleito novo presidente do PT em Petrolina e Odacy mostra força

Filiados e filiadas da militância petista foram às urnas, em todo País, neste domingo (08), das 9h às 17h, para votarem no Processo de Eleições Internas (PED) do PT.

Em Petrolina o atual diretor-presidente do IPA, Odacy Amorim, mostrou força. A chapa apoiada por Odacy, encabeçada pelo deputado estadual Doriel Barros, terminou a votação em primeiro lugar com 497 votos, ou seja, apenas 35 votos de diferença para a chapa Força Militante – Lula Livre, que tinha a vereadora Cristina Costa como candidata a vice.

O candidato de todas as tendências do Partido dos Trabalhadores em Petrolina recebeu votação expressiva, Robson Nascimento, coordenador regional do Sintepe foi eleito novo presidente do PT em Petrolina para os próximos quatro anos. A atual presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, tambem conseguiu expressiva votação entre os filiados do partido em Petrolina.

Prefeitura inaugura Centro de Referência de Assistência Social na zona rural de Petrolina

Nesta segunda-feira (9), por exemplo, a comunidade de Izacolândia, na zona rural do município, irá receber um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A inauguração, que contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, será às 19h, na Avenida José Silvestre, N° 24.

O equipamento, que funcionará em sede própria, é gerido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e atenderá cerca de 5.000 pessoas. Além de Izacolandia, serão beneficiadas as localidades de Nova Descoberta; Cristália; Simpatia; Bebedouro e áreas circunvizinhas.

Popularmente conhecido por ‘Cras’, é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população, principalmente aquela em vulnerabilidade social, tem acesso a benefícios, programas e políticas públicas, além do registro no Cadastro Único.

As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal.  Os CRAS também possuem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),  onde os cidadãos podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.

“É um momento de muita alegria para nós, pois agora estamos dando a população um equipamento amplo, garantindo maior conforto e bem- estar a quem utiliza os serviços do CRAS. Esse é mais um compromisso da gestão do prefeito Miguel Coelho sendo cumprido, de levar assistência social  de qualidade a quem mais precisa“, salienta o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.

Professor denuncia Alex Tanuri por negar informações públicas aos cidadãos

Na último sábado (7), o professor Cleber Jesus, nos enviou uma nota questionando a postura do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanury, por ter negado o acesso as informações solicitadas como, por exemplo, a relação dos vereadores mais faltosos e quais projetos apresentados por cada edil.

De acordo com o docente, no dia 12 de agosto, diante da negativa foi protocolado uma documento solicitando ao Ministério Público providência em relação a falta de transparência sobre a produtividade de cada um dos vereadores de Juazeiro.

Confira a íntegra da nota:

No último 23 de Julho foi protocolado na câmara uma solicitação baseada na lei de acesso a informação que regulamenta o direto constitucional de acesso dos cidadãos as informações públicas e seus dispositivos. De forma arrogante e grosseira, o presidente da câmara se negou a informar quais eram os vereadores mais faltosos e quais os projetos que os mesmo haviam apresentado durante seus mandatos. Em face da negação de um direito constitucional, no dia 12 de agosto foi protocolado uma documento solicitando ao Ministério Público providência em relação a falta de transparência sobre a produtividade de cada um dos vereadores de Juazeiro, também, contra a sucessão de atos desrespeitosos contra população de Juazeiro, cometidos por Alex Tanuri.

Em vídeo postado nas redes sociais, Cléber explicou por que solicitou essas informações.

Prefeitura inaugura Centro de Referência de Assistência Social na zona rural de Petrolina

Nesta segunda-feira (9), a comunidade de Izacolândia, na zona rural do município, irá receber um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A inauguração, que contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, será às 19h, na Avenida José Silvestre, N° 24.

O equipamento, que funcionará em sede própria, é gerido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e atenderá cerca de 5.000 pessoas. Além de Izacolandia, serão beneficiadas as localidades de Nova Descoberta; Cristália; Simpatia; Bebedouro e áreas circunvizinhas.

Popularmente conhecido por ‘Cras’, é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população, principalmente aquela em vulnerabilidade social, tem acesso a benefícios, programas e políticas públicas, além do registro no Cadastro Único.

As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal.  Os CRAS também possuem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),  onde os cidadãos podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.

“É um momento de muita alegria para nós, pois agora estamos dando a população um equipamento amplo, garantindo maior conforto e bem- estar a quem utiliza os serviços do CRAS. Esse é mais um compromisso da gestão do prefeito Miguel Coelho sendo cumprido, de levar assistência social  de qualidade a quem mais precisa“, salienta o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.

Deputado estuda novas alterações no saque do FGTS

(Foto: Ilustrativa)

A proposta de liberar dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a forma de saque dos recursos pode sofrer alterações no Congresso. Relator da medida, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), estuda usar a matéria para ajustar a gestão do fundo.

Um dos pontos que pode sofrer alteração é o fim da multa adicional de 10% em caso de demissão sem justa causa —um pedido do grupo do ministro Paulo Guedes (Economia). Outra alteração será o valor do saque: hoje pode-se sacar R$ 500, mas Motta pretende fixar um salário mínimo (R$ 998).

“Quero poder avançar um pouco na governança do FGTS para que a gente possa melhorar mesmo a sistemática do fundo, para que ele seja mais rentável e mais sólido”, disse. O deputado quer apresentar a proposta ainda em setembro.

Ainda está em análise pelo relator a efetividade dos empréstimos feitos com recursos do FGTS, inclusive para o setor habitacional. Quanto a demissões, caso a ideia de Motta seja aprovada, demissões a partir da sanção da proposta já fiquem livres da taxa de 10%. (Com informações da Folha de São Paulo).

Paulo Câmara viaja à Ásia e Luciana comandará Pernambuco por 10 dias

Depois de acompanhar o desfile do Sete de Setembro em Recife, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) viajou a Singapura, na Ásia. Dessa forma, a vice Luciana Santos ocupará o Executivo por 10 dias. A transmissão de cargo foi feita ainda hoje.

Câmara visitará a Ásia e participará do seminário de Gestão Pública, Educação e Gestão de Pessoas, entre 10 e 14 de setembro. Na comitiva do evento também estarão representantes do Governo Federal e sociedade civil.

Na manhã desse sábado ele cumpriu agenda acompanhando o desfile da Independência. 44 escolas e entidades civis, 320 integrantes da Marinha do Brasil, 1.169 integrantes do Exército Brasileiro, 700 da Aeronáutica, 500 da Polícia Militar de Pernambuco, 300 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 250 da Guarda Municipal do Recife desfilaram pela capital.

Bolsonaro participa de primeiro desfile da Independência como presidente

(Foto: Agência Brasil)

Jair Bolsonaro (PSL) fez hoje (7) sua primeira aparição como presidente no Desfile da Independência. Maior autoridade do país, ele fez um curto pronunciamento à TV Brasil, antes de deixar o Palácio da Alvorada e seguir ao desfile.

Vestindo a faixa presidencial, Bolsonaro desfilou no veículo oficial da presidência e acenou ao público presente. Ele estava acompanhado de um dos filhos, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), que seguiu sentado no banco de trás.

O presidente chegou ao palanque das autoridades às 9h02. Antes de subir, cumprimentou ministros, o vice-presidente Hamilton Mourão e demais autoridades presentes na cerimônia. Convidados como o bispo Edir Macedo, o apresentador Silvio Santos e o empresário Luciano Hang marcaram presença na festa oficial.

Codevasf executará R$ 4 milhões de emendas do deputado Fernando Filho 

(Foto: Arquivo)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba foi escolhida pelo deputado federal Fernando Filho (DEM) para a execução de R$ 4 milhões de emendas parlamentares. A empresa pública, destinada ao progresso das regiões ribeirinhas, fará ações como perfuração de poços e aquisição de equipamentos como máquinas e retroescavadeiras.

“Este ano fizemos a opção de executar uma parte das nossas emendas parlamentares junto à Codevasf, que tem sido parceira no nosso trabalho de fomentar o desenvolvimento do São Francisco. Lideranças dessas doze cidades já se reuniram com o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, estabelecendo o cronograma, e esses recursos chegarão em breve e já serão utilizados para benefício da população desses municípios”, destacou Fernando Filho.

As doze cidades contempladas são: Afogados da Ingazeira, Betânia, Bonito, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Itacuruba, Petrolândia, Tabira, Tacaratu, Triunfo e Tupanatinga.

Alvorlande provoca “existe vereador que surrupiou a EPTTC”, Valgueiro rebate “não tenho medo de macho nenhum”

O vereador Alvorlande Cruz, que assumiu recentemente o mandato na Câmara Municipal de Petrolina, disse ontem durante a sessão plenária que na mesma medida que a oposição bater vai levar  da situação “se bater nas pernas vai receber nas pernas, na cintura e na cabeça isso é só um recado”, afirmou.

Neste sentido, o edil, sem citar nomes, denunciou existir vereador na Casa Plínio Amorim que surrupiou a EPTTC  (hoje Ampla). “Eu não discuto pessoas, eu discute ideias, mas toda ação tem uma reação. Corre à boca miúda,  que eu não acredito, que aqui tem um vereador que surrupiou EPTTC, eu não acredito, eu não quero crer…. Se tem alguém que serve aqui de marica de recado, que só serve para trazer recado e assinar carta, assinar nota, não fez um projeto, faz um mandato medíocre, da forma que está aí vai beber água”, alfinetou.

Em resposta o vereador Paulo Valgueiro disse que a EPTTC colocou na Câmara dois vereadores com votação significativa, mas que responde por si só. “Não tenho nenhum medo de colocar a abertura da minha gestão à frente da EPTTC e  desafio o vereador, vamos nós dois no Ministério Público, a gente abre o nosso sigilo fiscal, telefônico e o que e tiver de sigilo. Eu e ele para ver quem é que tem alguma coisa a esconder. Não tenho medo desse tipo de ameaça pequena, não vai me amedrontar jamais, Deus não me deu tamanho, mas me deu coragem, fez com que eu nascesse lá em Floresta do Navio, não nasci na rua de baixo não, nasci em Floresta do Navio e nunca queimei minha língua com papa quente. Não tenho medo de macho nenhum, não me amedronto com ameaça de quem quer que seja”, disse.

Deputado Tum critica suspensão de licitação de linhas de ônibus de Juazeiro e Jacobina: “penaliza somente o usuário”

 

A Agerba, agência estadual que regula o serviço de transporte intermunicipal na Bahia, vai protocolar pedido de suspensão da liminar que impediu a realização de concorrência pública para exploração de linhas de ônibus em Juazeiro e Jacobina. De acordo com o deputado estadual Tum (PSC), a sessão pública, que aconteceria nesta última terça-feira (3), foi cancelada após determinação judicial a pedido da empresa Falcão Real – atual detentora das linhas.

Em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia, Tum denunciou a péssima qualidade dos serviços prestados pela Falcão Real. Em ofícios enviados à Agerba, o deputado também já externou as insatisfações da comunidade quanto aos problemas da empresa, como ônibus mal conservados e descumprimento de horários. “Por isso, estou em contato permanente com a Agerba, no sentido de acompanhar o desenrolar dessa disputa judicial, na qual só perde o cidadão, que é obrigado a continuar usando um serviço de transporte precário, que representa um verdadeiro desrespeito aos baianos”, criticou Tum.

Após ser chamado de vereador que surrupiou mandato, Alvorlande dá recado: “Toda ação requer uma reação”

Alvorlande foi curto e grosso, Valgueiro não se calou

Alvorlande Cruz (PSL) e Paulo Valgueiro (MDB) se estranharam na sessão da última terça-feira (3) durante a votação do Requerimento sobre a demissão de professores contratados na rede municipal. Tudo começou com uma fala do líder da Oposição.

Valgueiro afirmou que “temos nessa Casa 23 vereadores, temos até alguns que surrupiaram o mandato de quem foi eleito”, em referência à chegada de Alvorlande após a cassação de Domingos de Cristália (PSL). O colega não deixou barato e respondeu o emedebista em tom de ameaça.

“Toda ação requer uma reação. Eu vim para essa Casa porque a Justiça decidiu que teve corrupção eleitoral, como suplente eu vim. [Valgueiro] faz um mandato medíocre, o jogo daqui vai ser o seguinte: se bater nas pernas, é nas pernas, na cintura e na cabeça”, afirmou Alvorlande.

Alvorlande também disse que iria investigar a EPTTC (atual AMMPLA), fazendo referência à época na qual Valgueiro foi o diretor-presidente no governo de Julio Lóssio. O líder da Oposição não se calou e rebateu. “Não tenho nenhum medo de colocar a abertura da minha gestão a frente da EPPTC e desafio o vereador, vamos nós dois ali no Ministério Público, a gente abre nosso sigilo fiscal para ver quem tem o que esconder”, disse.

Com proposta de interiorizar o partido, PT promove eleições internas e tem Cristina Costa como candidata a vice

Vereadora conta com apoio de Marília Arraes e Gilmar Santos (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de tentar uma candidatura a deputada estadual na eleição de 2018, a vereadora Cristina Costa (PT) mais uma vez colocou seu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores, agora como pleiteante a vice no Processo de Eleições Diretas (PED) em Pernambuco.

Costa integra a chapa do atual presidente estadual, Glaucus Lima e tem um apoio importante no PT: Marília Arraes, deputada federal eleita com apoio da vereadora. “Fui chamada pela força militante, trazendo o PT para a interiorização do Sertão ao Cais. A discussão é sempre focada lá no Recife”, destacou a vereadora.

As eleições diretas serão realizadas no dia 08/09, das 8h às 17h na Câmara de Vereadores de Petrolina. “A organização interna do partido é muito importante, nós temos mais de três mil diretórios, os filiados do diretório participam dessa votação para escolher o presidente estadual, municipal e nacional. É a força militante, o PT resgatando as suas bases“, disse a edil.

Além de Marília Arraes, a deputada federal Teresa Leitão e o colega de Câmara, Gilmar Santos também apoiam o nome de Cristina Costa. “Estamos tentando fortalecer o Partido dos Trabalhadores nesse momento importante. É uma convocação a cada filiado, que reafirma o compromisso de deixar o PT mais forte. Esperamos ter o PT cada vez mais conectado com as lutas do povo”, concluiu Gilmar.

Cid Gomes passa mal e é socorrido no plenário do Senado; assista!

O senador Cid Gomes (PDT-CE) passou mal na noite desta terça-feira, 3, durante sessão do Senado Federal desta terça-feira, 3. O senador apresentava relatório sobre a proposta de alteração na distribuição de royalties do pré-sal entre estados e municípios, quando teve uma queda de pressão e precisou de atendimento médico. Por conta do incidente, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu a sessão.

Poucos minutos após o “susto”, no entanto, Cid voltou à tribuna do Senado e terminou seu discurso, sendo aplaudido pelos colegas. “Eita cearense arretado”, diz um dos senadores próximos. O senador foi atendido no plenário da Casa pelos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Otto Alencar (PSD-BA), ambos médicos.

“O senador Cid estava em casa com atestado médico, cuidando de um problema de saúde, mas decidiu vir ao Senado Federal por conta da importância da matéria. O senador Cid teve uma queda de pressão, mas foi atendido e está bem”, informou Alcolumbre, ao reabrir a sessão. Apesar do incidente, o relatório de Cid foi aprovado e a sessão seguiu normalmente.

Outras ocorrências

Esta é a quarta vez que o senador passa mal e precisa de atendimento médico durante ato público. Em junho de 2014, o então governador desmaiou durante convenção do PDT às vésperas de lançar Camilo Santana (PT) como candidato ao governo do Ceará.

Cid Gomes também teve quedas acentuadas de pressão durante a assinatura da ordem de serviço do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim (maio de 2012), e na inauguração de uma policlínica em Limoeiro do Norte (abril de 2013).

Plínio Amorim afirma que capacidade na gestão pública do prefeito Miguel Coelho é ‘digna de um estadista’

Plínio Amorim, Secretário de Planejamento e Finanças de Petrolina

O Secretário de Planejamento e Finanças de Petrolina nos enviou um texto enaltecendo a capacidade de gestão pública do prefeito Miguel Coelho que já no segundo ano de mandato conseguiu conveniar mais recursos do que os oito anos da gestão passada.

Confira a íntegra do texto:

Por que Miguel é, disparado, o melhor para Petrolina?

Não é segredo para ninguém que as prefeituras das cidades brasileiras amargam problemas imensos para custear e financiar suas obrigações legais. Investimento, às vezes, é apenas um plano de desejo, embora as necessidades surjam indefinidamente.

Em Petrolina é diferente. Enquanto a administração anterior conveniou 149 milhões ao longo dos seus oito anos, Miguel conquistou 159 milhões já no seu segundo ano. Ou seja, em apenas dois anos já se conveniou mais que todos os oito do antigo governo. Em números absolutos 10.107.180,25 (dez milhões, cento e sete mil, cento e oitenta reais e vinte cinco centavos).

Tais números revelam que o jovem prefeito expressa uma capacidade na gestão pública digna de um estadista. Com o apoio do Senador Fernando Bezerra, do Deputado Federal Fernando Filho e do Deputado Estadual Antônio Coelho, Miguel comprova que a população de Petrolina acertou muito em elegê-lo. Sua gestão apresenta marcas que encantam e comprovam que o trabalho comprometido, inteligente e com articulação política consegue entregar os avanços que a população tanto deseja, necessita e merece.

Mesmo com a economia nacional ainda em recuperação, a cidade já comemora a autoestima e a referência de desenvolvimento regional historicamente conquistada. Ao longo de 2019 as conquistas permanecem e mais recursos estão garantidos. Petrolina continuará experimentando um volume extraordinário de empreendimento público. Bem gerida, manterá sua vocação para ser uma ótima cidade para passear, morar e viver com qualidade.

Plínio Amorim

Secretário de Planejamento e Gestão

Com debate acalorado, Situação derruba Requerimento apresentado por Paulo Valgueiro

Situação derrubou Requerimento por 14×4 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Mais uma vez as bancadas da Oposição e Situação se dividiram para votar um Requerimento. Dessa vez a proposta era Paulo Valgueiro (MDB), pedindo uma audiência pública para tratar da demissão dos professores da rede municipal.

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Petrolina analisará pedido de audiência sobre reorganização do quadro de professores

O Requerimento número 272/2019 foi derrubado por 14×4 votos, a pedido do líder da Situação, Aero Cruz (PSB) o qual classificou a solicitação de “politicagem”. Durante as justificativas para derrubar o pedido, os vereadores governistas alegaram que a Comissão de Educação da Câmara já havia se reunido com a secretária Margareth Zapponi.

LEIA MAIS