“Desejo sorte e sucesso para a governadora Raquel Lyra”, afirma Miguel Coelho

Raquel Lyra (PSDB) começou a anunciar, na quinta-feira (29), os primeiros nomes para compor seu governo. Especulado como possível secretário estadual, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB) não foi contemplado pela governadora eleita.

Apesar da negativa, Miguel disse acreditar no trabalho de Raquel e que seguirá na política. “Mesmo não sendo convidado a integrar sua equipe, estarei à disposição para contribuir para Pernambuco voltar a ser grande de novo. Como já havia dito publicamente, entrei na vida pública com o desejo de transformar a vida das pessoas. Meu único compromisso é trabalhar pelo nosso Pernambuco”, afirmou.

Leia a seguir a nota enviada pelo ex-prefeito de Petrolina:

LEIA MAIS

Alepe convoca reunião extraordinária para votar reajuste no salário de governadora, vice e deputados 


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) convocou uma reunião extraordinária para 10h30 desta sexta-feira (29). O motivo da sessão é o reajuste salarial da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), sua vice, Priscila Krause (Cidadania) e dos próprios deputados.

O reajuste passará a vigor em 1° de janeiro de 2023. O valor será aumentado de forma gradual para os deputados, que deixarão de receber R$ 25,3 mil mensal para R$ 31,2 mil mensal, a partir de 2023. Quem também será contemplado são os novos deputados estaduais.

A reunião inicialmente estava marcada para hoje (29), mas foi reagendada para amanhã, pois há um veto do Poder Executivo sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) em votação de última hora.

Câmara de Petrolina dá posse aos novos integrantes da Mesa Diretora na próxima semana

A Câmara de Vereadores de Petrolina dará posse aos novos membros da Mesa Diretora, para o biênio 2023/2024 na próxima segunda-feira (02/01).

A solenidade está marcada para 9h, no Plenário da Casa Plínio Amorim. Na eleição, Aero Cruz (MDB) foi reeleito presidente. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da Câmara.

Para o novo mandato, Aero já havia revelado ao Blog que pretende tirar do papel a Comissão de Ética do Legislativo.

Raquel Lyra deve anunciar secretários nesta quinta-feira

Os nomes que vão compor o secretariado de Raquel Lyra (PSDB), a primeira governadora de Pernambuco, serão anunciados nesta quinta-feira (29). A governadora eleita tomará posse no dia 1° e no dia seguinte, os secretários serão empossados.

Raquel prega cautela e não reveleou nenhum nome. “Estamos procurando os melhores nomes, dentro da nossa proposta de reforma administrativa e dando visibilidade aos temas que a gente precisa, como habitação, água, saneamento, desenvolvimento metropolitano, desenvolvimento regional. Para isso estamos trazendo as pessoas que têm sensibilidade política a capacidade técnica para fazer a liderança do movimento de mudança que Pernambuco escolheu para os próximos anos”, disse em entrevista ao Jornal do Commercio.

No começo da semana, o governo de transição apresentou um balanço dos números encontrados na gestão de Paulo Câmara (PSB), os quais foram criticados pela atual gestão estadual, afirmando que a vice-eleita, Priscila Krause (Cidadania) não “desceu do palanque”.

Governo de Pernambuco apresenta balanço fiscal nesta terça-feira

Um dia após o governo de transição apresentar um balanço dos números observados pelo novo governo de Pernambuco, a atual gestão estadual fará uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (27), para detalhar o resultado financeiro deste ano.

A coletiva está marcada para 11h, na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e contará com a presença do secretário Décio Padilha. Ainda ontem, quando a vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania) apresentou o balanço da transição, Paulo Câmara (PSB) afirmou que ela deveria descer do palanque, dando a entender que os números não seriam verdadeiros.

Público feminino será prioridade no governo, afirma Raquel Lyra

Foto: Twitter/Reprodução

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou nas redes sociais que sua gestão será pautada pelo diálogo com o público feminino. Em mensagem divulgada na segunda-feira (26), ela disse que se trata de eleger prioridades.

“Governar é eleger prioridades, e fiz uma escolha importante: ter um diálogo reto com as mulheres. É por isso que, em nosso governo, vamos conversar primeiro com elas: construir novas maternidades, dobrar o número de creches, promover qualificação profissional, oportunidades de empreendedorismo e, claro, criar uma política pública eficiente de combate à violência. Somente assim, cuidando delas e das suas crianças, vamos superar desafios antigos e focar no desenvolvimento de todas e todos”, afirmou.

Raquel tomará posse no domingo (1°), se tornando a primeira mulher a governar Pernambuco. Ela terá ao seu lado Priscila Krause (Cidadania).

Aumento salarial de deputados, senadores, ministros, presidente e vice é publicado no DOU

Reajuste foi aprovado na semana passada e passa a valer em 2023

O aumento salarial do presidente da República, vice-presidente, deputados federais, senadores e ministros foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26). O reajuste foi aprovado na semana passada, em votação no Congresso Nacional.

O aumento passará a valer a partir de 1° de janeiro de 2023 e custará cerca de R$ 3 bilhões aos cofres públicos, apenas no próximo ano. Confira a seguir como será repassado o aumento salarial pelos próximos quatro anos:

  • A partir de 1º de janeiro de 2023: R$ 39.293,32;
  • A partir de 1º de abril de 2023: R$ 41.650,92;
  • A partir de 1º de fevereiro de 2024: R$ 44.008,52;
  • A partir de 1º de fevereiro de 2025: R$ 46.366,19.

Paulo Câmara começa última semana de governo com agenda no Sertão do Moxotó

Paulo Câmara (PSB) se despede do Governo de Pernambuco nesta semana. E nos últimos atos como gestor estadual, ele fará uma série de visitas nesta segunda-feira (26). Hoje, Câmara estará no Sertão do Moxotó, no Agreste Central e na Zona da Mata.

Ele entregará ações executadas no Plano de Retomada do Governo do Estado. Os compromissos serão cumpridos nos municípios de Arcoverde, Belo Jardim, Tacaimbó, Caruaru, Pombos e Vitória de Santo Antão. Confira a seguir a agenda de hoje:

LEIA MAIS

Ala pernambucana do PSB espera ser contemplada com Codevasf no governo Lula

Fora dos ministérios do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ala pernambucana do PSB aguarda ser indicada para comandar órgãos como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Doncs).

A informação é da Folha de São Paulo. O anseio do grupo pernambucano veio após o governo eleito priorizar Márcio França (PSB-SP) para o ministério de Portos e Aeroportos e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) no Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Dentro da sigla, um nome que ganha peso é do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que tem seu nome ventilado em um possível ministério. Mas que, poderá comandar alguns desses órgãos indicados pelo governo federal.

Jaques Wagner deve ser anunciado como líder do Governo no Senado

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já escolheu seus líderes no Senado e Câmara Federal. De acordo com o Metrópoloes, o senador Jaques Wagner (PT-BA) comandará a bancada, enquanto José Guimarães (PT-CE) comandará os deputados governistas.

Wagner teve atuação fundamental nos bastidores para criar um clima de apoio em torno da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, o que pesou para sua escolha. Ele também tem experiência como ministro nos governos do PT.

Para a Câmara, Guimarães (PT-CE) se destacou durante toda campanha de Lula e também participou ativamente das negociações da PEC na Casa. Desta forma, seus dois líderes serão nordestinos, caso a apuração do Metrópoles se confirme.

Presidente eleito Lula anuncia mais 16 ministros da futura gestão

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia novos ministros que comporão o governo.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (22) 16 ministros para o próximo governo. Até o momento, já tinham sido anunciados Fernando Haddad, na Fazenda; Rui Costa, na Casa Civil; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio, na Defesa; Mauro Vieira, na Relações Institucionais. A cantora Margareth Menezes já havia informado que aceitou o convite para o Ministério da Cultura, que será recriado.

Segundo Lula, na próxima semana serão anunciados outros 16 ministros. As informações foram divulgadas após entrega do relatório final da equipe de transição pelo coordenador-geral, o vice-presidente eleito Geraldo Alckimin, que assumirá o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

LEIA MAIS

Jerônimo anunciou mais cinco secretários e fechará equipe ainda nesta semana

Mais secretários serão apresentados até amanhã, garante petista

Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta quinta-feira (22) mais nomes que vão compor o Governo da Bahia a partir de 2023. O governador eleito afirmou que serão 25 secretários estaduais, além da chefia de Gabinete, que tem status de subsecretaria.

Hoje o governador eleito anunciou os seguintes nomes:

Administração Penitenciária e Ressocialização: José Antônio Maia Gonçalves (atual secretário);
Desenvolvimento Rural: Osni Cardoso (reeleito deputado federal pelo PT);
Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais: Ângela Guimarães;
Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Larissa Gomes Moraes;
Meio Ambiente: Eduardo Sodré.

Durante a cerimônia desta quinta, mais nove nomes serão introduzidos nesta sexta-feira (23), fechando sua equipe para a próxima legislatura estadual. No começo da semana o petista apresentou 10 nomes.

Abrafrutas e VALEXPORT celebram escolha de Tum como secretário de Agricultura da Bahia

Tum (centro) foi anunciado por Jerônimo (dir.) como secretário estadual

O deputado estadual Tum (Avante) foi anunciado como secretário estadual de Agricultura, pelo governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). E a escolha do casanovense rendeu saudações da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e da Associação dos Produtores Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (VALEXPORT).

LEIA TAMBÉM

Jerônimo anuncia primeiros secretários; Tum será o responsável pela Agricultura

Os presidentes da Abrafrutas, Guilherme Coelho, e da VALEXPORT, José Gualberto de Freitas Almeida, encaminharam ofícios ao futuro secretário, celebrando sua nomeação como secretário.

LEIA MAIS

Teresa Leitão e Priscila Krause se despedem da Alepe

Teresa vai para o Senado e Priscila atuará como vice de Raquel

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou na quarta-feira (21) sua última sessão do ano. O dia foi marcado pela despedida de Teresa Leitão (PT) e Priscila Krause (Cidadania). A partir de janeiro elas estarão, respectivamente, no Senado e no Governo do Estado.

No seu discurso de despedida, Teresa destacou o crescimento da representatividade feminina na política estadual. “A parlamentar mais bem votada na história do Legislativo de Pernambuco foi Gleide Ângelo, a primeira experiência de mandato coletivo na Alepe é de mulheres. A primeira mulher a ocupar a vice-presidência e a presidência interinamente da Mesa Diretora da Casa é dessa legislatura, Simone Santana. Para concluir, duas mulheres estão saindo diretamente da Alepe para exercer o cargo de vice-governadora e de primeira senadora de Pernambuco”, disse.

Em sua fala, Priscila que deixa a Alepe para caminhar ao lado da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que o diálogo com o legislativo será constante. “Como vice-governadora eleita quero deixar uma mensagem simples e direta: Pernambuco precisa da Assembleia Legislativa. Todos vocês terão do governo Raquel Lyra portas abertas para o diálogo e para a construção de um Pernambuco que nosso povo merece”, pontuou.

Tadeu Alencar é anunciado como Secretário Nacional de Segurança Pública

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), anunciou na quarta-feira (21) o nome do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) como Secretário Nacional de Segurança Pública. Tadeu tem 59 anos, é de Pernambuco e é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tadeu já atuou como procurador da Fazenda Nacional e procurador-geral do estado de Pernambuco. Pelas redes sociais, o deputado federal comentou sobre o convite. “Recebi, com alegria, o convite do futuro Ministro da Justiça, Flávio Dino, para ser Secretário Nacional de Segurança Pública. Aceitei o desafio com motivação para colaborar com o avanço do Brasil ao lado de Lula, da sua equipe, e de Dino, que assume uma pasta fundamental“, escreveu.

Antes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia anunciado José Múcio, que também é pernambucano, para ocupar o Ministério da Defesa. Quem também deve integrar a equipe do presidente eleito é a atual vice-governadora do Estado, Luciana Santos (PCdoB).