Eleito deputado estadual, Jordávio Ramos será diplomado nesta sexta-feira

Jordávio Ramos (PSDB) será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta sexta-feira (16). Eleito deputado estadual em 2022, o juazeirense receberá seu diploma em solenidade marcada para 17h, no Teatro Castro Alves, na capital Salvador.

“Nesta sexta-feira, serei diplomado como deputado estadual da Bahia, darei o último passo antes da posse para um mandato de muito trabalho em todo o estado. Desde o resultado das eleições, tenho me reunido com lideranças de diversas cidades já em busca de melhorias para o povo. Agradeço a Deus, minha família, amigos, equipe e ao povo baiano que me concederam essa oportunidade de trabalhar pela Bahia”, disse.

Câmara de Vereadores de Petrolina realiza última sessão do ano nesta quinta-feira

(Foto: Ascom CMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina encerra, nesta quinta-feira (15), o ano legislativo de 2022. E para concluir as atividades, a Casa Plínio Amorim será palco de uma longa manhã de trabalho (confira a pauta aqui).

Na pauta de hoje constam quatro projetos do Poder Executivo, incluindo uma atualização na organização da administração pública (na Prefeitura de Petrolina) e mais seis do Legislativo.

Deputado baiano será relator da PEC da Transição

A proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição já tem um relator na Câmara dos Deputados. Trata-se de Elmar Nascimento (UB-BA). A informação foi confirmada pelo próprio político, em entrevista ao jornal A Tarde. A matéria foi aprovada no Senado Federal na última semana e será analisada pelo deputados ainda neste ano.

Nascimento afirmou que a sua indicação como relator foi confirmada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “Temos aí um mínimo de quinta-feira e um máximo de terça-feira da semana que vem para que a gente traga essa proposta constitucional à votação no plenário”, disse Elmar.

Ele também detalhou como será o debate na Casa. “O máximo [a ser votado] é o texto que foi aprovado no Senado, aqueles R$ 200 reais de complemento do Bolsa Família, o aumento do salário-mínimo, os R$ 150 das crianças, tudo isso está precificado. Não acredito que deputado nenhum, seja de oposição ou de governo, vá votar contra [esses pontos]. Agora, a partir daí o que vai prevalecer do texto do Senado é que a gente precisa apurar e ouvir os deputados“, explicou.

Cantora Margareth Menezes comandará Ministério da Cultura

Após um encontro com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta terça-feira (13), a cantora Margareth Menezes confirmou que aceitou o convite para ser a ministra da Cultura, pasta que será recriada em 2023. O anúncio foi feito a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está concentrada a equipe de transição do novo governo.

“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também”, disse a cantora.

A baiana é a primeira mulher a ser anunciada como parte da equipe ministerial de Lula. “O presidente disse que para ele é de uma importância muito grande, e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura e do Brasil pelo potencial da nossa cultura”, acrescentou.

LEIA MAIS

Requerimento de Gilmar provoca novo embate contra bancada de Situação na Câmara de Petrolina

Vereadores da Situação derrubaram pedido de Gilmar (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Parecia um “deja vu”, mas não era. Na sessão desta terça-feira (13), um novo Requerimento apresentado pelo vereador Gilmar Santos (PT) foi derrubado. A solicitação da vez era à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, sobre a prestação de contas dos recursos destinados à pasta.

Através do Requerimento n° 648/2022, Gilmar pedia informações sobre os recursos liquidados destinados à secretaria, através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais. Porém, a reivindicação foi derrubada após orientação do líder do Governo, Diogo Hoffmann (PSC) para voto contrário.

LEIA MAIS

Capitão Alencar apresenta Requerimento pedindo revogação do decreto que cria RVS Tatu-Bola

Foto: Ascom CMP

Após a Câmara de Vereadores de Petrolina receber os agricultores que estão sendo prejudicados pelo decreto responsável por criar o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-Bola, Capitão Alencar (Patriota) está apresentando nesta quinta-feira (13), um Requerimento ao Governo de Pernambuco.

O edil reforçou o pedido para revogação do decreto, criado em 2015. O RVS Tatu-Bola é uma área de proteção ao bioma caatinga, porém, da forma como foi proposta, está impedindo os donos das terras de produzirem ou conseguirem empréstimo para suas plantações.

Lula defende democracia em discurso após diplomação

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje (12) a democracia e reafirmou o compromisso de fazer do Brasil um país “mais desenvolvido e mais justo”.

Lula discursou após ser diplomado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, como candidato eleito. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também recebeu o documento.

Após receber o diploma, Lula fez um discurso emocionado em defesa de democracia e do sistema eleitoral. Segundo o presidente eleito, durante as eleições, a nação foi “envenenada com mentiras” produzidas nas redes sociais, semeando “mentira e ódio”.

CMJ manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador Raimundo Medrado

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta, publicamente, profundo pesar, pelo falecimento do juazeirense que construiu uma história dedicada à educação, atuou como juiz de direito, professor, durante muitos anos foi diretor do Colégio Estadual Rui Barbosa e ex-vereador, Raimundo Medrado Primo.

Medrado faleceu no último sábado (10), aos 90 anos, em Salvador, onde morava. Vereador por três mandatos consecutivos (1967 a 1977), foi homenageado pela própria Câmara, em 2009, com a Comenda Acetides Oliveira, um reconhecimento pelo brilhantismo e protagonismo na profissão. Conhecido pela dedicação, exerceu a magistratura até a sua aposentadoria. 

LEIA MAIS

Vereador Marquinhos do N4 engrossa coro do movimento Revoga Tatu-Bola

Foto: Jadson Alves

Depois de se juntar ao movimento pela revogação do Tatu-Bola, na última quinta-feira (08), na Câmara de Petrolina, durante uma Audiência Pública onde representantes de agricultores do Sertão do São Francisco expuseram a necessidade de invalidar o Programa, o vereador Marquinhos do N4 foi neste domingo (11), até Baixa Alegre, conhecer os agricultores atingidos com as restrições do programa que os impedem de usufruir das áreas para o cultivo agrícola.

LEIA TAMBÉM

Secretária estadual de Meio Ambiente vai a Lagoa Grande debater Refúgio Tatu-Bola

Na oportunidade, o vereador conversou com agricultores e com a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Anamara Melo, que juntos buscam uma alternativa para a revogação da programa de reserva ambiental. Várias autoridades políticas e representativas também estiveram no encontro.

LEIA MAIS

Lula e Alckmin serão diplomados na tarde desta segunda-feira

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados presidente e vice, respectivamente, às 14h desta segunda-feira (12). A cerimônia conclui o processo eleitoral de 2022 e será realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante o evento, que marca o fim do processo eleitoral, serão entregues a Lula e a Alckmin os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. Esse processo ocorre após o término da apuração dos votos e do prazo para questionar o resultado da eleição.

Lula foi eleito presidente em outubro deste ano, ao vencer Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do pleito. Ele será o primeiro político a ter três mandatos como presidente do Brasil.

Bahia: Jerônimo Rodrigues anunciará secretários até quinta-feira

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve começar a anunciar seu secretariado nesta semana, é o que afirma o jornal A Tarde. A expectativa é que o petista divulgue parte da sua equipe até quinta-feira (15). Ele se prepara para assumir o Governo do Estado e já elaborou uma proposta de reforma administrativa.

Um dos nomes dados como certo na equipe de Jerônimo é o de Adolpho Loyola como Chefe de Gabinete. Ele foi responsável pela coordenação de campanha e se faz presente na equipe de transição entre o governo de Rui Costa (PT) com o eleito.

Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, também deve ganhar uma cadeira. A experiência de Caetano pode voltar a ser usada para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), que tem as suas atribuições alteradas pela reforma administrativa encaminhado ao Legislativo baiano.

Lula anunciará mais ministros nesta semana

Após anunciar os primeiros nomes a compor seu governo em 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve revelar mais ministros nesta semana. O presidente eleito espera dar uma resposta à falta de diversidade no seu time, fator questionado na última sexta-feira (9), já que apresentou apenas homens.

Um anúncio esperado é o de Margareth Menezes como ministra da Cultura. Ela recebeu um convite e, se aceitar, será a primeira mulher e a primeira mulher negra a estar no governo de Lula em 2023. A representatividade é um ponto chave na base da esquerda.

Outra pasta que possivelmente terá uma mulher é o ministério de Meio Ambiente. Um dos nomes mais cotados é o da ex-ministra Marina Silva, que apoiou Lula nas eleições deste ano.

Simão destaca trabalho de FBC: “Petrolina conhece o que você fez aqui na cidade”

Durante a confraternização de final de ano com os servidores da Prefeitura de Petrolina, no sábado (10), o prefeito Simão Durando (UB) fez questão de homenagear o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que se despediu de forma simbólica do Senado Federal na semana passada.

LEIA TAMBÉM

Fernando Bezerra faz discurso de despedida no Senado nesta quarta-feira

“Petrolina conhece o que você fez aqui na cidade, foram obras de infraestrutura, saúde e educação. Ações transformadoras que ajudaram a melhorar a vida do petrolinense. Mas não tenho dúvida, que o futuro vai confirmar, ainda mais todo o seu trabalho, não só por Petrolina, mas por todo Pernambuco. O senhor se despede da vida pública, mas não se despede da política. Quero contar com sua ajuda, orientação e conselhos. Para juntos continuarmos trabalhando por Petrolina”, disse o prefeito.

LEIA MAIS

Câmara vai analisar PEC da Transição nesta terça-feira

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição será pautada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13). O presidente da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL) colocou a matéria em pauta, após debate e aprovação no Senado Federal, no último dia 7.

O governo de transição quer aprovar a PEC na Câmara dos Deputados até quinta-feira (15). A proposta que chegou à Câmara prevê o aumento do teto de gastos em R$ 145 bilhões, mais a excepcionalização do teto de gastos de R$ 23 bilhões referentes ao excesso de arrecadamento, que poderão ser usados já neste ano para desafogar o orçamento do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Raquel destaca indicação de pernambucano para Defesa no Governo Lula

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na sexta-feira (9), os primeiros nomes para compor seu governo. Entre as novidades está o pernambucano José Múcio Monteiro, que será responsável pelo Ministério da Defesa.

Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi secretário estadual e nasceu no Recife. Ele tem 74 anos e será responsável pela desmilitarização da pasta. Ele foi elogiado pela governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Em entrevista a GloboNews, o futuro ministro afirmou que “as Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo” e enfatizou que “as Forças Armadas devem, assim como eu, lealdade ao nosso povo, respeito à Constituição”.