Requerimento de Gilmar provoca novo embate contra bancada de Situação na Câmara de Petrolina

Vereadores da Situação derrubaram pedido de Gilmar (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Parecia um “deja vu”, mas não era. Na sessão desta terça-feira (13), um novo Requerimento apresentado pelo vereador Gilmar Santos (PT) foi derrubado. A solicitação da vez era à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, sobre a prestação de contas dos recursos destinados à pasta.

Através do Requerimento n° 648/2022, Gilmar pedia informações sobre os recursos liquidados destinados à secretaria, através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais. Porém, a reivindicação foi derrubada após orientação do líder do Governo, Diogo Hoffmann (PSC) para voto contrário.

Pedido tem caráter de “politicagem”, diz líder do Governo

Diogo alegou que a prestação de informações está disponível no Portal da Transparência e que o pedido de Gilmar tem apenas “cunho político”, para tentar desgastar o governo. “A gente observa o caráter político desse Requerimento, porque quando se sugere a existência de irregularidade, além de fazer uma politicagem rasteira, se desrespeita o trabalho dos órgãos de controle”, enfatizou Diogo.

Papel do vereador é fiscalizar, afirma Gilmar

O autor da solicitação rebateu a colocação do colega de parlamento. “Nós temos aqui mais um comportamento vergonhoso, um comportamento anti-povo e anti-transparência. Se é papel de cada vereador fiscalizar a Prefeitura, e principalmente como o Poder Público está gastando, é obrigação dessa Casa, chamada Casa do Povo, aprovar qualquer Requerimento que se solicite informações da Prefeitura. É o mínimo”, afirmou.

Na sequência, Gilmar pediu a Diogo que, se ele como líder, tivesse as informações, apresentasse no Plenário, já que o próprio Gilmar não conseguiu acesso no Portal. Após longos discursos dos membros da Situação, o Requerimento foi derrubado por 14 votos a seis.

Veja a seguir como votaram os vereadores presentes na sessão desta terça-feira:

A FAVOR (6 votos)
Gilmar Santos
Samara da Visão
Marquinhos do N4
Júnior Gás
Ronaldo Silva
Gaturiano Cigano

CONTRA (14 votos)
Diogo Hoffmann
Josivaldo Barros
Marquinhos Amorim
Capitão Alencar
Ruy Wanderley
Rodrigo Araújo
Manoel da Acosap
Zenildo Nunes
César Durando
Wenderson Batista
Osório Siqueira
Major Enfermeiro
Maria Elena
Edilsão do Trânsito

 

Deixe um comentário