Marília sugere que Raquel é ovo da serpente do fascismo

Em postagem nas suas redes sociais a deputada federal e candidata derrotada ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), fez críticas ao decreto assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Na última decisão da nova gestora do Estado, foram exonerados de seus cargos todos os comissionados da administração direta e indireta. Confira abaixo o que disse Marília:

A negação da política levou ao fascismo de Bolsonaro e todas as suas consequências. Aqui em Pernambuco estamos presenciando o ovo da serpente ser gestado de novo.

Vilanizar, de forma generalizada, cargos comissionados e funções gratificadas é muito prejudicial ao funcionamento do serviço público e aos direitos dos servidores. E foi isso que vimos acontecer nos primeiros dias do novo governo de PE.

Assinar e publicar um decreto exonerando sem critérios os cargos comissionados e funções gratificadas é temerário por colocar em risco de paralisia serviços essenciais à população, que não se resumem a saúde, educação e segurança.

A transição faz parte do processo democrático e garante o pleno funcionamento do Estado. Qualquer nível de insegurança institucional pode causar graves prejuízos a nossa população.

Grave também é atacar direitos adquiridos de servidores, a exemplo do cancelamento de licenças-prêmio em pleno gozo. O Estado precisa funcionar sem lapsos temporais.

Adotar medidas radicais, sem qualquer planejamento, apenas por revanchismo, além de demonstrar arrogância podem afetar outros poderes e órgãos das mais variadas esferas, como a Alepe, TCE, prefeituras e até estruturas de outros estados.

Gestão, como tudo na vida, deve-se fazer com diálogo e análise detalhada de cada situação.

VÍDEO: Barroso é xingado e vaiado em Miami

Barroso é vaiado ao embarcar em voo no aeroporto de Miami (EUA)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, foi hostilizado nesta segunda-feira (02) ao embarcar em um voo no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.

O magistrado ouviu gritos de “sai do voo” e foi xingado de “ladrão”, “lixo” e expressões como “pede pra sair”. Barroso ou o STF ainda não se manifestaram sobre o fato.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, classificou os manifestantes como “extremistas antidemocráticos” e afirmou que vai enviar ofício à presidente do STF, ministra Rosa Weber, frisando que a Polícia Federal está à disposição para investigar episódios de agressão e ameaças a ministros da corte.

VÍDEO: Presidente é recebido aos gritos de ‘Lula ladrão’ no velório de Pelé

O presidente Lula foi xingado na Vila Belmiro durante visita para se despedir de Pelé. O corpo do jogador foi velado no estádio do Santos, time que consagrou o Rei do Futebol.

Na parte externa do estádio, manifestantes gritaram palavras de ordem contra o petista e entoaram o verso “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.

Durante a visita, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja. O presidente cumprimentou familiares de Pelé e saiu sem falar com a imprensa.

No Twitter, uma publicação de Lula também gerou discussão.

O petista postou uma foto que mostra Pelé, incluindo o rosto do jogador, dentro do caixão. Internautas classificaram a foto como “desnecessária” e “desrespeitosa”.

Exonerações de comissionados visam “reorganizar a máquina pública”, afirma Governo de PE

O Governo de Pernambuco enviou uma nota à imprensa, nesta terça-feira (3), para comentar a decisão de Raquel Lyra (PSDB) de exonerar servidores comissionados e suspender a cessão de trabalhadores a outros órgãos.

LEIA TAMBÉM

Raquel renomeia secretarias e revoga licenças de servidores

De acordo com a gestão estadual, a medida da nova governadora busca “reorganizar a máquina pública” e visa garantir condições para os secretários estaduais iniciarem seus trabalhos, montando então, suas equipes.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Jerônimo dá posse ao secretários estaduais da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deu posse a sua equipe de secretários na manhã desta terça-feira (3). A solenidade foi realizada na parte externa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pouco antes das 8h. São 25 secretarias e mais duas pastas.

Os nomes já haviam sido anunciados pelo governador ainda em dezembro. Um dos destaques é de Tum (Avante), ex-deputado estadual e que ocupará o posto de secretário de Agricultura.

LEIA MAIS

Raquel renomeia secretarias e revoga licenças de servidores

Além de empossar seu secretariado, um dos primeiros atos de sua gestão, Raquel Lyra (PSDB) promoveu mudanças no “desenho” das pastas, renomeando algumas, extinguindo uma e dividindo mais uma em duas. As mudanças anunciadas pela governadora são:

Secretaria de Desenvolvimento Agrário: renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca;

Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação: renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo;

Secretaria de Meio Ambiente de Sustentabilidade: renomeada para Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha;

Secretaria de Imprensa: renomeada para Secretaria de Comunicação;

Secretaria de Planejamento e Gestão: renomeada para Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional;

Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas: foi extinta e passa a estar vinculara a outra pasta, renomeada para Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas;

Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos: dividida em duas, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento.

LEIA MAIS

“Vamos continuar trabalhando por Petrolina”, destaca Aero Cruz

Aero foi reeleito para o posto de presidente (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Ao tomar posse, na segunda-feira (2) como presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina e seguir no posto para o biênio 2023/2024, Aero Cruz (MDB) fez questão de destacar o apoio dos colegas do parlamento na sua reeleição. No pleito interno, ele obteve 20 dos 23 votos.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Petrolina empossa membros da Mesa Diretora do biênio 2023/2024

O presidente lembrou das ações de melhorias na Câmara, como a reforma do estacionamento e a construção de um espaço de convivência. “As minhas palavras são de agradecimento, agradecer a todos pelo apoio, agradecer aos servidores da Casa”, afirmou. “Quero dizer que vamos continuar trabalhando por Petrolina, por dias melhores“, finalizou.

A cerimônia foi prestigiada por vereadores de Juazeiro (BA), representados pelo presidente Berg da Carnaíba e demais integrantes da Mesa Diretora de Juazeiro.

“A Câmara hoje está à altura do que a cidade de Petrolina exige e merece”, destaca Simão Durando

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB) prestigiou a posse dos membros da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, na Câmara de Vereadores de Petrolina, nesta segunda-feira (2). E parabenizou o presidente Aero Cruz (MDB), mantido no posto mais importante do Legislativo.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Petrolina empossa membros da Mesa Diretora do biênio 2023/2024

“Queria fazer esse reconhecimento: a Câmara hoje está à altura do que a cidade de Petrolina exige e merece. Você soube conduzir com muita administração, com muita verdade e principalmente, com muita seriedade. Hoje a Câmara é respeitada pela população de Petrolina”, disse Simão.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina empossa membros da Mesa Diretora do biênio 2023/2024

A Câmara de Vereadores de Petrolina deu posse aos integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. A sessão foi realizada na manhã desta segunda-feira (2), iniciada por volta das 10h15, com a presença do prefeito Simão Durando (UB).

Representantes do Poder Legislativo de Juazeiro (BA) marcaram presença, bem como da Prefeitura de Petrolina e familiares dos vereadores empossados. Aero Cruz (MDB) seguirá no comando da Casa Plínio Amorim. Antes da posse, Diogo Hoffmann (PSC), comunicou através de ofício, a renúncia ao posto de 2º vice-presidente, já que ele é líder do Governo de Simão na Câmara.

A Mesa Diretora está composta da seguinte forma:

LEIA MAIS

Lucinha Mota se diz honrada com convite para ser secretária estadual

O primeiro escalão do governo de Raquel Lyra (PSDB) toma posse às 10h desta segunda-feira (2). Entre os nomes anunciados pela governadora está o de Lucinha Mota (PSDB), secretária da Justiça e dos Direitos Humanos. A cerimônia acontece no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

LEIA TAMBÉM

Lucinha Mota é indicada para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Antes da solenidade, Lucinha conversou por telefone com Waldiney Passos no programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina. E falou sobre a nova missão que assume a partir de hoje. “Pra mim é uma honra esse convite, ele está legitimando de fato a nossa luta de sete anos de justiça. Raquel Lyra é uma mulher sensível e ela mostra, quando ela faz esse convite, que o governo dela terá espaço para todos“, afirmou a nova secretária.

LEIA MAIS

Reunião com líderes internacionais marca agenda de Lula nesta segunda-feira

Lula tomou posse no domingo (1°) e hoje tem agenda cheia

Após tomar posse no domingo (1°), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma segunda-feira (2) marcada por reuniões com líderes internacionais. O rei da Espanha e os presidentes da Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Portugal e Equador estão na agenda.

Todas as reuniões serão realizadas no Itamaraty, em Brasília (DF). Não consta na agenda oficial, mas Lula deve ir a Santos (SP), para o velório de Pelé, o rei do futebol. Veja a seguir a programação do presidente para hoje:

LEIA MAIS

“Não iremos governar de cima para baixo”, destaca Raquel durante posse

Pernambuco vivenciou um domingo histórico no começo de 2023. Ontem (1°), o estado viu a primeira mulher assumir o posto de governadora. Raquel Lyra (PSDB) tomou posse ao lado da vice, Priscila Krause (Cidadania), em uma cerimônia prestigiada por prefeitos, deputados e autoridades estaduais.

Raquel tomou posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) durante a tarde. Na sequência, participou da solenidade de transmissão de cargo. E à noite, discursou como governadora empossada. Hoje (2), seus secretários estaduais tomam posse para um governo inédito na história pernambucana.

Leia a seguir a integra do discurso de Raquel:

LEIA MAIS

“Eu assumo com muita consciência e responsabilidade o meu papel”, afirma Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues (PT) tomou posse como governador da Bahia na manhã de domingo (1°). O ex-secretário estadual sucede Rui Costa (PT) no Governo do Estado. A cerimônia de posse acontece na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Autoridades do Legislativo e Judiciário acompanharam a solenidade. No discurso feito na Alba, ele falou sobre a infância e destacou a importância dos pais.

“Sou um homem trabalhador, vindo do interior da Bahia. Como outros tantos, eu também precisei sair em busca de oportunidades longe de onde nasci, na comunidade de Palmeirinha, em Aiquara. Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país – e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu, viessem algum dia a governar esse Estado. Mas, aqui, estou eu, filho de Ziza, um vaqueiro, e de Maria Cerqueira, uma costureira. Eu assumo com muita consciência e responsabilidade, o meu papel nessa luta secular por justiça social“, disse no discurso.

Bolsonaro faz balanço do governo e afirma não apoiar confrontos

Às vésperas de deixar a Presidência, Jair Bolsonaro fez um balanço de seus quatro anos de governo, em uma transmissão pela internet, e afirmou que não estimula confrontos de seus apoiadores diante da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1°.

Para Bolsonaro, o resultado de sua gestão nos quatro anos de governo foi “bastante positivo”, mesmo com desafios como a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia.

Ele citou diversas medidas adotadas pelo governo, como a renegociação de dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), o auxílio emergencial, o marco ferroviário, internet nas escolas, redução de impostos, reajuste do piso da educação e porte de armas para moradores de áreas rurais. Na avaliação do presidente, o porte de armas reduz a violência.

Em mensagem direcionada a manifestantes em quartéis, que questionam resultado das eleições, Bolsonaro disse que não se pode achar que o “mundo vai se acabar no dia 1º”. “Creio no patriotismo de vocês, na inteligência. Sei o que vocês passaram ao longo desses dois meses, no sol, na chuva. Isso não vai ficar perdido. Imagens foram para fora do Brasil”, disse, acrescentando que, no país, houve um despertamento da população para entender mais de política e a preocupação com o voto responsável.

LEIA MAIS

Bolsonaro encerra mandato com aprovação de apenas 39% dos brasileiros

Jair Bolsonaro (PL) encerra seu mandato como presidente da República neste sábado (31). E sua gestão tem avaliação positiva para apenas 39% dos brasileiros, aponta um levantamento do Instituto Datafolha. Outros 37% consideram o trabalho de Bolsonaro como ruim ou péssimo e 24% como regular.

O levantamento foi divulgado na quinta-feira (29). Com o resultado, o desempenho de Bolsonaro é considerado o pior entre os eleitos que completaram um mandato, desde a redemocratização do Brasil, em 1985, excluindo Fernando Collor, que renunciou ao ser alvo de impeachment, em 1992.

A pesquisa foi realizda entre 19 e 20 de dezembro, com 2.026 eleitores em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.