Acidente grave deixa três mortos e uma pessoa feriada em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Durante a noite deste domingo um acidente envolvendo quatro pessoas da mesma família, deixou três mortos e um ferido, na PE-626, na zona rural de Petrolina.

Segundo informações, entre as vítimas estão duas crianças de 4 e 8 anos, o tio das crianças de 21 anos, que morreram no local. A quarta vítima é a mãe das crianças, que tem 27 anos e está internada no Hospital Universitário (HU). De acordo com o Instituto de Criminalística (IC), as vítimas, estavam todos em uma moto e nenhuma utilizava capacete.

O acidente ocorreu por voltas das 20h30, na estrada que liga os povoados de Pedrinhas e Nova Descoberta. Segundo informações da Polícia Civil (PC), o condutor da moto perdeu o controle do veículo e bateu em muro baixo de concreto. Com o impacto, as vítimas foram arremessadas na pista. O tio e os dois sobrinhos morreram na hora. A mãe das crianças foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o HU, com fraturas no antebraço, tornozelo e bacia.

O perito criminal e gestor do Instituto de Criminalística (IC), Ivan Câmara, esteve no local do acidente e informou que as vítimas morrem principalmente em decorrência de ferimentos provocados na cabeça, com afundamento de crânio.

Exame de alcoolemia foi realizado no jovem para comprovar a presença de álcool no sangue e ele teria ingerido bebida alcoólica antes do acidente. Após a perícia feita pelo IC os corpos das três vítimas foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde aguardam liberação.

Com informações do G1

Pernambuco: novo comandante da PM toma posse no Quartel do Derby

Vanildo substitui o coronel Carlos D’Albuquerque Maranhão. (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

Nesta segunda-feira (20), o novo comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, tomou posse do cargo em solenidade realizada no Quartel do Derby, no Recife. Vanildo substitui o coronel Carlos D’Albuquerque Maranhão, que teria deixado o cargo por motivos pessoais.

“Não faltarão esforços para atender as expectativas. Agradecemos aos nossos pares e subordinados pelo apoio e troca de experiências ao longo desses anos”, afirmou em discurso o novo comandante,Vanildo Maranhão.

Carlos D’Albuquerque e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, foram afastados de suas funções na última sexta-feira (17). Barros será substituído pelo delegado Joselito Kehrle do Amaral, que atualmente faz parte da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) da Polícia Civil. A posse está marcada para a tarde desta terça-feira (21).

Com informações da FolhaPE

Assaltantes são presos com diversos celulares em Petrolina

(Foto: Divulgação/Whatsapp)

Neste domingo (19), dois homens foram presos acusados de praticar diversos roubos em Petrolina. Com os acusados a polícia encontrou 14 celulares.

Segundo informações da polícia, após uma denúncia de que homens em um veículo Amarok, cor branca, teriam assaltado um rapaz, no bairro Rio Corrente. Buscas foram feitas e o veículo foi encontrado no bairro Alto da Boa Vista ao avistar os policiais os bandidos iniciaram a fuga, percorrendo diversos bairros e praticando um novo assalto no bairro José e Maria, onde foram localizados e abordados por policiais, entretanto iniciaram uma nova fuga e colidiram, com o veículo contra o muro de uma loja de materiais de construção.  Os assaltantes deixaram o veículo e iniciaram uma fuga a pé. A equipe policial continuou a busca e prendeu dois assaltantes, o terceiro conseguiu fugir.

Com os assaltantes a polícia encontrou: um revólver calibre 32 com três munições. O veículo utilizado nos assaltos foi roubado durante o primeiro assalto do trio, eles ainda assaltaram 14 pessoas. Foram recuperados:  um veículo Amarok, cor Branca; 06 (seis) aparelhos celulares da Marca Samsung; 02 (dois) aparelhos celulares da Marca Lenovo; 03 aparelhos celulares da Marca LG; 02 (dois) aparelhos celulares da Marca Motorola; 01 (um) aparelho celular da Marca Alcatel.

Os acusados foram conduzidos a 1ª DPC onde foram apresentados e entregues.

Homem é morto a pedradas em Salgueiro

(Foto: Ilustração)

Um homem, de 41 anos, foi morto encontrado morto, neste domingo (19), no Centro de Salgueiro. Uma pedra foi encontrada no ferimento da vítima.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima foi encontrada no chão, com uma pedra sobre a cabeça. Testemunha disseram que viram o homem passar por volta das 21h pelo local onde ocorreu o crime.

O corpo foi identificado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. A Delegacia de Polícia Civil, onde foi instaurado inquérito polícia para investigar o caso.

Governo do estado afasta PMs da Associação de Cabos e Soldados

(Foto: Internet)

A Secretária de Defesa Social afastou o presidente e o vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos da Silva e Nadelson Leite Costa, de seus cargos na Polícia Militar. O afastamento, de 120 dias, foi motivado por “cometimento, em tese, de crimes militares”.

A informação foi publicada no Boletim Geral da SDS do sábado. De acordo com o texto do boletim, os dois cabos são acusados de “praticarem, em tese, fatos incompatíveis com a função pública, os quais afetam a ética, como também a honra pessoal e o decoro da classe”.

Ainda segundo o boletim, o prazo de 120 de afastamento pode ser renovado automaticamente pelo mesmo tempo e, caso o prazo total do afastamento acabe sem a conclusão do processo administrativo, os servidores retornarão às atividades. Em dezembro do ano passado, o presidente e vice da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco forão presos durante uma assembleia da categoria para deliberar sobre uma possível greve.

LEIA MAIS

Da “lista da morte” encontrada em cemitério cinco pessoas já foram assassinadas

Um homem identificado como Urrobson de Lima dos Santos, 24, foi morto neste domingo (19) no município de Amaraji, Zona da Mata Sul pernambucana. A vítima é um das pessoas citadas na “lista da morte”, que foi fixada em um muro do cemitério de Chã Grande, no Agreste, e já fez, com mais este homicídio, um total de 5 vítimas

Apontado na lista como Chuchu, Urrobson estava numa galeteria junto com outro homem, o Cidinho, quando foi atingido por vários disparos. Segundo a Polícia Militar (PM), as duas vítimas, naturais de Chã Grande, teriam ido ao município vizinho ao encontro das namoradas. Os dois morreram no local. Urrobson já foi preso uma vez e tem envolvimento com tráfico de drogas, roubo e assalto, de acordo com a PM.

Lista Negra

19 nomes integram a “Lista Negra da Morte” que foi encontrada no Cemitério Público de Chã Grande. Ao todo, até este domingo, 5 pessoas listadas morreram. Para a PM, todos os nomes são de pessoa envolvidas com crimes na região.

Número de PMs nas ruas teve queda em Pernambuco e em outros quatro estados nos últimos três anos

(Foto: Arquivo)

Para fazer a segurança de quase metade dos brasileiros, estados têm hoje um efetivo de policiais militares menor do que três anos atrás. A redução de contingente foi constatada em Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará segundo levantamento feito na última semana.

A falta de reposição de policiais diante de aposentadorias, mortes ou demissões é mais um reflexo da crise fiscal, que estrangula desde 2015 orçamentos estaduais, comprometendo a prestação de serviços públicos.

Nesses cinco estados vivem 91,7 milhões de pessoas — 44% da população brasileira, segundo o IBGE. Juntos, eles perderam algo em torno de 17 mil homens da Polícia Militar nos últimos 38 meses (de dezembro de 2013 a fevereiro de 2017). Isso é equivalente ao efetivo policial de estados de porte médio no Brasil, como Ceará ou Santa Catarina.

A situação é ainda mais dramática se considerarmos que a população segue crescendo lentamente. A lógica seria que o efetivo policial acompanhasse esse crescimento. Em 2013, eram 191 mil policiais militares na ativa em São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Hoje são 174 mil, distribuídos em funções administrativas e no policiamento. Se a proporção de três anos atrás de policial por habitante tivesse sido mantida, esses estados deveriam ter atualmente uma força de segurança de 196 mil homens. No Rio de Janeiro, seriam 1.100 policiais a mais do que hoje e, em São Paulo, o reforço teria que ser de 14 mil.

Com informações de O Globo

Novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco reduziu homicídios entre 2009 e 2012

(Foto: Folha de Pernambuco)

O delegado Joselito Kehrle do Amaral, novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco, toma posse amanhã (20), e terá como principal meta unir esforços da categoria para investigar e desarticular os grupos de extermínio.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, são essas quadrilhas as responsáveis pelas crescentes estatísticas de homicídios no Estado. Kehrle estava à frente do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) entre 2009 e 2012 – os anos em que houve maior redução de assassinatos da história do programa de segurança pública Pacto pela Vida, que completa dez anos em maio.

Em 2008, Pernambuco registrou, oficialmente, 4.528 homicídios. No ano seguinte, o número caiu para 4018. Uma redução de quase 12% – meta prevista pelo programa estadual e pela primeira vez atingida. Em 2010, o Estado registrou 3.509 mortes. Quase 500 a menos que no ano anterior. Em 2011, os números mantiveram o mesmo patamar: 3.507. Mas em 2012, houve mais uma redução. Foram contabilizadas 3.321 mortes. Joselito deixou o DHPP no final do primeiro semestre daquele ano, quando assumiu nova função na Polícia Civil.

LEIA MAIS

Agricultor é preso por homicídio em Trindade

(Foto: Ilustração)

Neste sábado (18), um homem foi preso, no bairro Espírito Santo, em Trindade. A prisão aconteceu através de um mandato.

Segundo informações da polícia, o agricultor é acusado de um assassinato cometido em 2012. A prisão foi feita durante a manhã, na residência de familiares.

 O acusado foi preso e recolhido para a cadeia de Ipubi (PE).

Homem é assassinado a tiros no bairro Piranga, em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Durante a noite de sábado (18) um homem, foi morto a tiros no bairro Piranga, em Juazeiro.

Segundo informações, o crime foi cometido na rua Juca Sento Sé, no bairro Piranga, quando a vítima foi alvejada com diversos tiros com arma de fogo. A vítima morreu no local.

A policiais estiveram no local e o Instituto Médico Legal (IML), esteve no local para recolher o corpo.

Traficante foi preso com drogas em Salgueiro

(Foto: Ilustração)

Um traficante, de 27 anos, foi preso neste sábado (18), no Planalto em Salgueiro.

Segundo informações da polícia, o criminoso foi localizado depois de uma campana dos policiais, no local onde o traficante comercializava a droga. Durante a prisão o traficante chegou a tentar fugir, mas foi detido pelo os policiais. Em sua residência foram encontradas 11 pedras de Crack pesando aproximadamente 2,6g, dez trouxas de cocaína pesando cerca de 469,16g, 21 petecas de cocaína pesando aproximadamente 15,56g, 01 uma balança de precisão, além de R$ 294,00.

O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local onde foi autuado e será recolhido ao PSAL ficando a disposição da Justiça.

Idoso briga em bar e é assassinado em Serra Talhada

(Foto: Ilustração)

Na última sexta-feira (17) um comerciante de 63 anos, foi morto a tiros em Serra Talhada. A motivação do crime seria a suspeita de que o idoso teria matado um cão.

Segundo informações da polícia, o idoso foi assassinado por um eletricista de 36 anos, após uma discussão em um bar. O suspeito acredita que o idoso, teria matado o seu cão e iniciou uma discussão, sobre este assunto, em um bar. Segundo a polícia, o suposto criminoso e o comerciante estavam ingerido bebida alcoólica quando começaram a discutir e atingiu o idoso por seis disparos de arma de fogo, de acordo com a PM.

O suspeito ainda tentou esconder a arma utilizada no crime. O idoso chegou a ser levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital. O eletricista foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, onde irá prestar depoimento.

Com déficit de 4.500 agentes penitenciários MPPE cobra concurso público em Pernambuco

(Foto: Internet)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às secretarias Executiva de Ressocialização (Seres) e de Administração (SAD) a realização de concursos para agentes penitenciários para que o estado cumpra a proporção estabelecida pelo Ministério da Justiça de um agente para cada cinco detentos. A publicação no Diário Oficial do Estado foi feita nesta sexta (17), o órgão considera que o atual número de agentes penitenciários “está muito aquém do desejado”.

Atualmente, as 22 unidades prisionais de Pernambuco comportam cerca de 29,8 mil presos, de acordo com a Seres.

Também de acordo com o texto do MPPE, existem ações civis públicas ajuizadas pelo próprio órgão para garantir que o estado realize quantos concursos sejam necessários para atingir o número de seis mil profissionais que atuam nas unidades prisionais do estado, uma projeção esperada para 2018.

As duas secretarias têm 20 dias para informar as providências para adotar a recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital.

Com informações do G1

Mulher é vítima de feminicídio no N-7, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Uma mulher de 25 anos, foi assassinada com golpes de faca, no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, N-7, em Petrolina. O crime aconteceu nesta sexta-feira (17) e foi motivado por ciúmes.

Segundo informações da polícia, o corpo de uma mulher foi localizado no interior de uma residência, no N-7. A mulher teria sido vítima de golpes de faca, e de imediato uma busca foi feita na região e os policiais encontraram um homem de 25 anos, que confessou ter cometido o crime. O assassino estava com um frasco contento veneno e disse ter tentado cometer suicídio, por estar arrependido, e que o crime aconteceu porque ele teria sido traído pela vítima.

O acusado foi preso e encaminhado ao Hospital Universitário de Petrolina e em seguida conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.

Sinpol avalia de maneira negativa a troca de comandos das policias de Pernambuco

(Foto: Facebook SINPOL)

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), emitiu uma nota sobre o anuncio feito pelo o governo de Pernambuco, na manhã de sexta-feira (17), sobre a alteração dos comandos das policias do estado.

Veja a nota na íntegra:

Obviamente a medida é uma tentativa de dar resposta à sociedade pernambucana, cada vez mais acuada pela violência que bate recorde e supera números de países em guerra. Contudo, se não forem realizados investimentos que garantam efetivo suficiente e condições mínimas de trabalho às forças policiais, será impossível conter essa onda de criminalidade.

A Polícia Civil, por exemplo, responsável por investigar os crimes cometidos, tem trabalhado com apenas 50% do efetivo que seria necessário para atender dignamente a população, o mesmo quadro quantitativo de 30 anos atrás. Como se a realidade não fosse tragicamente suficiente, faltam coletes à prova de balas, armamento, viaturas, gasolina para empreender diligências, papel para imprimir boletins de ocorrência e até mesmo limpeza nas delegacias, já que os funcionários terceirizados responsáveis pelos serviços gerais das unidades não recebem salário há 7 (sete) meses. Além disso, muito desses locais estão com estruturas comprometidas.

Temos alertado há cerca de dois anos, enquanto entidade sindical representante dos Policiais Civis de Pernambuco, que o Pacto Pela Vida precisava ser revisto, que se fazia necessário voltar às origens. Não por coincidência, o período de maior sucesso na obtenção de resultados com o programa foi justamente durante seu início, quando as Polícias receberam reforço de efetivo e estrutura para agirem. Precisamos, na verdade, de vontade para que o problema da violência seja resolvido aqui. Não tem segredo, a política de segurança pública neste estado deu certo enquanto houve investimento na área. Não adianta trocar o comando quando toda a estrutura está sucateada. Repito, só com investimentos que garantam reforço de efetivo e condições mínimas de trabalho conseguiremos reverter a situação caótica em que se encontra a segurança pública do estado”.