Dois homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio na praça da Sementeira, em Petrolina

(Foto: Divulgação/Whatsapp)

Durante a tarde desta quarta-feira (15), dois homens foram presos, ao tentar matar um outro rapaz, na praça da Sementeira, em Petrolina. Os criminosos foram impedidos pela Guarda Municipal.

Segundo informações de testemunhas, os criminosos foram presos em flagrante pela Guarda Municipal. A vítima ficou com alguns ferimentos.

Em breve outras informações.

Insatisfeitos com aprovação de reajuste, PMs afirmam que não vai ter Galo da Madrugada em Recife

(Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco)

Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 1166/2016 pelos deputados estaduais, no fim da tarde desta terça-feira (14), os manifestantes, que se aglomeram desde cedo em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), voltaram a gritar “não vai ter Galo”. A frase se refere ao policiamento durante o tradicional bloco Galo da Madrugada, que desfila no sábado de Zé Pereira.

Em cima do trio elétrico, estava o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), Alberisson Carlos, instigando os manifestantes a engrossarem o coro. Em entrevista na noite desta terça-feira (14), Alberisson Carlos afirmou que a operação padrão da Polícia Militar continuará.

“Vamos continuar na operação padrão, a operação Polícia Legal. Vamos intensificar, não vamos entregar de maneira nenhuma os nossos pontos. Até porque a população tem que saber que se tivesse um projeto que a categoria estivesse contemplada e satisfeita, jamais nós continuaríamos fazendo a operação”, declarou. Segundo ele, categoria saiu frustrada da Assembleia Legislativa.

Questionado sobre o que significa, na prática, os gritos de “não vai ter Galo”, entoados durante a manifestação, Alberisson Carlos afirmou que tem relação com o trabalho durante os festejos de Momo.

LEIA MAIS

Bandidos explodem carro-forte em Terra Nova

(Foto: Divulgação / PRF)

Mais um assalto a carro-forte foi registrado nesta terça-feira (14), em Pernambuco, desta vez o assalto aconteceu na BR-232, em Terra Nova. Esse já é o segundo assalto registrado na BR-232, este ano.

Segundo informações da polícia, o carro-forte foi encontrado em chamas, e os vigilantes que estavam no carro informaram a direção que os assaltantes seguiram.

A polícia seguiu em busca dos assaltantes e encontraram um carro modelo Fiat Uno, em chamas e em seguida, já no o Sítio Mandacaru, em Cabrobó-PE, localizaram outro veículo modelo Fiat Bravo, que também estava envolvido no assalto, o carro estava com o pneu dianteiro estourado.

Até o momento, ninguém foi preso.

Reajuste da Polícia Militar de Pernambuco é aprovado pelos deputados

Proposta do governo Paulo Câmara (PSB) passou em primeira votação por 32 votos a 0. Segunda votação e denitiva ocorre nesta quarta

O projeto que prevê o reajuste da PM de Pernambuco foi aprovado na tarde de ontem (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Dos 49 deputados, 32 votaram a favor da proposta. Ao todo, 11 deputados deixaram o plenário durante a votação, todos da oposição. O presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), não vota

A oposição anunciou que entrará com um mandado de segurança para tentar anular a votação, já que o grupo acredita que o regimento interno foi rompido durante o processo de tramitação, já que ele só poderia ser apreciado a partir desta quarta-feira (15). Por isso o grupo se retirou do plenário.

Do lado de fora, policiais militares foram acompanhar a sessão e pressionar pela não aprovação do projeto. O presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE), Albérisson Carlos, prometeu fazer “greve de fome” caso seja preso. Ele já havia sido detido em novembro, durante assembleia da categoria para deliberar sobre greve.

Segundo o governo, o impacto na folha salarial será de R$ 303 milhões neste ano e de R$ 600 milhões no próximo. Em 2017, porém, serão apenas R$ 176,4 milhões a mais de dinheiro novo. O resto dos R$ 300 milhões é incorporação dos auxílios que já eram pagos pelo Executivo

PROPOSTA

O reajuste do governo prevê aumentos em três parcelas (a primeira em maio e as outras duas em abril e dezembro do próximo ano), a criação de faixas salariais para quase todas as patentes, a incorporação no soldo dos militares de benefícios como auxílio-transporte e defesa de vida, e o não recebimento dos ganhos para PMs que tenham passado mais de 30 dias em prisão disciplinar no último ano.

Com informações do JC Online.

Defesa pede a Moro absolvição de Marisa Letícia

(Foto: Internet)

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-primeira-dama Marisa Letícia protocolaram hoje (14) pedido para que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos decorrentes da Operação Lava Jato na primeira instância, decrete a absolvição sumária da ex-primeira-dama em virtude da morte dela.

Na petição, os advogados argumentam que dispositivos do Código Penal e do Código de Processo Penal preveem a absolvição sumária e a extinção da punibilidade em caso morte do réu antes do julgamento final do processo.

A defesa afirma ainda que a morte é causa de extinção da punibilidade de acordo com o Artigo 107 do Código Penal e com o Artigo 397, Inciso IV, do Código de Processo Penal.

Com informações do EBC

Homens são presos por tráfico de drogas e receptação de veículo roubado na BR-316

(Foto: Ilustração)

Nesta segunda-feira dia (13), Policiais Militares da 1ª CIPM prenderam três homens na BR-316. Durante a abordagem os policiais encontraram drogas que seriam transportadas para o projeto Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista.

Os suspeitos estavam em um veículo roubado, com 14 petecas de cocaína escondidas dentro do forro do porta-malas. Eles confessaram que a droga foi adquirida em Belém do São Francisco.

O veículo roubado pertence a um morador de Petrolina, que não foi identificado. Os três acusados foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta.

Número de acidentes em Rodovias federais cai em PE, diz PRF

(Foto: Internet)

As estatísticas divulgadas nesta segunda-feira (13), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mostram que foram contabilizadas 3.624 ocorrências no ano passado, em contraste com os 5.082 registros feitos em 2015. O ano de 2016 teve 28,7% menos acidentes nas rodovias federais de Pernambuco em comparação com o total registrado em 2015

O número de óbitos teve uma redução de 6,8%, em relação ao ano anterior, caindo de 410 para 387 mortos. O quantitativo de feridos graves também foi 9,4% menor do que o registro realizado em 2015, diminuindo de 1.104 para 1.000.

Ainda no ano passado, foram feitas 116.300 autuações por diversas infrações em Pernambuco, número 20% maior do que os 96.863 autos de infração emitidos nas rodovias do estado em 2015. A nível nacional, foram 21.439 feridos graves e 6.405 mortos em decorrência dos acidentes nas rodovias federais em todo o país em 2016, números que sofreram reduções de 4,8% e 6,8%, respectivamente, em relação a 2015.

De acordo com a PRF, a diminuição das estatísticas foi motivada por campanhas de conscientização e de operações em épocas de intensificação de fluxo de veículos nas rodovias. Uma das operações é a Rodovida, iniciada em dezembro de 2016. Responsável por tentar reduzir a violência no trânsito, a operação acontece até o início de março de 2017.

Com informações do G1

Mais de 370 aves silvestres são soltas na natureza em Salgueiro

(Foto: Divulgação/CPRH)

Mais de 370 aves vítimas do tráfico de animais, foram devolvidas a natureza, durante a manhã desta terça-feira (14) em Salgueiro.

As aves passaram por um período de tratamento médico e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) em Recife.

De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), das 378 aves soltas, 56 haviam sido repatriadas no mês de janeiro de São Paulo para Pernambuco, após terem sido resgatadas pela polícia. Entre estas, 19 galos de campina, 19 papa-capim baianos, oito patativas, cinco cravinas, três sofrês e dois cancões. Esse foi o primeiro repatriamento que o Cetas recebeu da região sudeste.

Com informações do G1

Homem é assassinado no bairro Vivendas II, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um homem de 44 anos foi morto a tiros, nesta segunda-feira (13), na Rua C-1, do bairro Vivendas II. Assassinato motivou protesto de moradores.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi assassinada, quando quatro homens armados e encapuzados chegaram em um carro, se aproximaram e efetuaram os disparos. Em depoimento, a esposa do homem contou que no dia anterior ele teria feito uma cobrança e recebeu como resposta que no dia seguinte pagariam.

Em protesto contra a morte da vítima, moradores interromperam o trânsito na BR-428, nesta terça-feira (14). Os moradores afirmam que os assaltos acontecem diariamente dentro do residencial. Segundo eles, os criminosos agem livremente e até andam armados intimidando a comunidade.

A rodovia só foi liberada com a garantia da entrada no bairro de uma equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Secretaria de Saúde de Petrolina emite nota de esclarecimento sobre assalto sofrido por equipe de saúde móvel

(Foto: ASCOM)

Nesta segunda-feira (13), o Blog recebeu uma denúncia sobre um assalto a Unidade Móvel de Saúde Bucal de Petrolina durante atendimento no Vivendas. Em nota a Secretaria de Saúde esclarece o ocorrido e avalia a possibilidade de reforçar a segurança para o serviço.

Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Petrolina confirma o assalto a Unidade Móvel de Saúde Bucal publicado por este blog na tarde de ontem (14). O crime aconteceu no período da manhã durante atendimento no bairro no bairro Vivendas.

Os ladrões levaram o celular do motorista da unidade e o atendimento foi suspenso. Nenhum integrante da equipe se machucou. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na delegacia. A Secretaria lamenta o ocorrido e esclarece que está estudando uma possibilidade para reforçar a segurança”.

Processo de demissão de 161 PMs é iniciado pelo Governo do ES

(Foto: Internet)

Após o período de paralisação de dez dias dos policiais no Estado do Espírito Santo, a Polícia Militar afirmou que vai fazer, nesta terça-feira (14), a publicação, no Diário Oficial do estado, da instauração dos primeiros inquéritos policiais militares (IPMs) e de procedimentos demissionários dos envolvidos no aquartelamento dos agentes.

“Serão publicados procedimento administrativo disciplinar rito ordinário [para quem tem menos de dez anos de PM] ou Conselho de Disciplina [para quem tem mais de dez anos de PM] de 161 policiais militares. Os procedimentos demissionários têm prazo inicial de 30 dias para serem concluídos”, diz a nota.

LEIA MAIS

Idoso é preso acusado de abusar sexualmente netas de 9 e 14 anos

(Foto: Reprodução/TV Jornal)

Foi preso, nesta terça-feira (13), um pedreiro de 62 anos acusado de abusar sexualmente duas netas, de 9 e 14 anos, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Além das netas, uma vizinha, de 8 anos, também estaria sendo vítima dos abusos do idoso. Na delegacia o acusado confessou o crime.

Segundo o delegado, Ivanildo Pereira, o pedreiro sabia o motivo da prisão e se mostrou totalmente indiferente à situação. “Ele é muito cínico, sempre debochando da situação, algo que causou bastante revolta para a gente. Nós estamos aguardando a perícia, pois só através dela podemos ter certeza”, afirmou.

As crianças e a adolescente eram abusadas quando iam ajudar a esposa, que tem problemas de saúde, do suspeito. O filho do idoso e pai das vítimas classificou o suspeito como “monstro”. “Ele criou a gente muito bem. Eu não esperava isso dele e ninguém esperava. Estamos todos sem acreditar. Infelizmente, tínhamos um monstro dentro de casa e não sabíamos”.

Com informações da TV Jornal

Prejuízo do comércio com portas fechadas pode ultrapassar R$ 300 milhões no ES

(Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta)

A crise na segurança pública no Espírito Santo trouxe prejuízos que podem passar dos R$ 300 milhões aos lojistas nesses dias de portas fechadas. A estimativa é da Federação do Comércio e Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O valor não inclui as depredações e os assaltos: pelo menos 300 lojas foram saqueadas e depredadas e o prejuízo calculado nesses casos gira em torno de R$ 30 milhões. Só na capital capixaba, 200 lojas sofreram ataques desde o último dia 4. As lojas mais visadas são as que vendem eletrodomésticos, joias e roupas.

Com a paralisação da Polícia Militar e o clima de insegurança nas ruas, estima-se prejuízo no comércio do estado em torno de R$ 45 milhões por dia com as lojas fechadas. O levantamento, realizado pela Fecomércio, considera o PIB do comércio do Espírito Santo diário como o valor máximo que poderia ser perdido em um dia parado e a quantidade de dias úteis perdidos.

Além do comércio, outros setores tiveram perdas, como serviços e turismo. Segundo a Fecomércio, no caso do turismo, houve cancelamento de reservas de hotéis e de eventos importantes, como o da 43ª Feira Internacional do Mármore e Granito que tinha expectativa de receber 25 mil visitantes.

Com informações do EBC

Denúncia: Equipe da unidade móvel da Prefeitura de Petrolina sofre assalto no bairro Vivendas, em Petrolina

(Foto: Arquivo)

No final da tarde desta segunda-feira (13), a equipe do blog recebeu uma denúncia sobre um assalto sofrido pela equipe da unidade móvel da Prefeitura de Petrolina. O crime aconteceu na manhã de hoje no bairro Vivendas, em Petrolina.

O assalto aconteceu durante o atendimento aos moradores do bairro e embora o assaltante estivesse arma, ninguém ficou ferido. Veja a denúncia na íntegra:

“A equipe de Saúde Bucal que trabalha na unidade móvel da Prefeitura de Petrolina sofreu assalto na manhã dessa segunda-feira no bairro Vivendas enquanto realizava atendimento odontológico aos comunitários. Segundo informações dos próprios moradores que presenciaram o ocorrido, um assaltante aproximou-se armado com um revólver calibre .38 e apontou a arma ao motorista da unidade móvel pedindo o celular. Durante o assalto a equipe estava atendendo um paciente da comunidade e outros aguardavam serem atendidos, mas ninguém foi ferido. O assaltante evadiu-se do local caminhando, a polícia militar foi chamada e chegou ao local logo em seguida, pouco pôde fazer pois o assaltante provavelmente escondeu-se em alguma residência na própria comunidade”.

Nossa equipe já entrou em contato com a prefeitura de Petrolina, em busca de esclarecimentos sobre o ocorrido.

Projeto de reajuste da Polícia e Bombeiros militares foi aprovado nas comissões

(Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco)

No início da tarde desta segunda-feira (13), o projeto do Executivo que reajusta entre 27% e 40% os salários da Polícia e Bombeiros militares foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Administração, sob protesto dos policiais e da bancada da oposição.

No momento em que a matéria foi colocada em votação, as galerias condenaram e a bancada de oposição se retirou do plenário, sob a alegação de que não iria compactuar com a aprovação.

A bancada de oposição se reunirá para definir os encaminhamentos que tomarão. Mas a tendência é que entrem com uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça para que a tramitação seja interrompida. A expectativa é de que o projeto vá a votação em plenário nesta terça-feira (14).

Com informações do FolhaPE