Operação Policial erradica 48 mil pés de maconha em Orocó, Cabrobó e Ibó

(Foto: Divulgação / Polícia Federal)

A “Operação Carcará Branco”, da Polícia Federal conseguiu erradicar 48 mil pés de maconha e 53 mil mudas da planta. A operação aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em Orocó, Cabrobó e Ibó.

Os números da operação foram divulgados nesta segunda-feira (13) e contou com o apoio de Policiais Militares do Corpo de Bombeiros. O principal objetivo desta operação foi o de evitar que os traficantes abasteçam o mercado consumidor de toda a região Nordeste, principalmente durante o período carnavalesco, onde o consumo de drogas costuma aumentar.

Todo o clico produtivo da maconha é acompanhado pelos policias federais e as ações ocorrem quando se aproxima o período da colheita, coibindo a secagem a consequente introdução da droga no mercado consumidor. Se os 48 mil pés fossem colhidos e prensados, produziria 16 toneladas de maconha.

Com informações do G1

Jovem é sequestrado e assassinado em Petrolina

Neste segunda-feira (12) um jovem de 19 anos, que foi sequestrado no bairro José e Maria, foi encontrado morto durante a manhã.  O tio da vítima, tentou seguir os criminosos e foi morto a tiros.

Segundo informações da polícia, o jovem foi sequestrado quando estava na porta de casa no bairro José e Maria, ele foi surpreendido por quatro homens encapuzados, que o obrigaram a entrar no carro. Em seguida, o tio da vítima de 40 anos, seguiu os bandidos que estavam em um veículo Voyage de cor preta, e foi baleado. O tio da vítima não resistiu e morreu no local.

Na manhã de hoje o corpo do jovem, foi encontrado próximo a uma fazenda, com ferimentos na cabeça. Não a informações sobre a motivação do crime ou o nome dos envolvidos.

Hospital Dom Malan/IMIP divulga nota de esclarecimento sobre jovem de 17 anos que morreu durante o parto

(Foto: arquivo)

Em resposta ao blog, a assessoria de comunicação do Hospital Dom Malan/IMIP emitiu uma nota de esclarecimento sobre a morte da adolescente de 17 anos, que aconteceu durante o parto na última sexta-feira (10).

O Hospital deve realizar uma sindicância em breve para esclarecer a morte da jovem, inclusive, na própria nota, o hospital reconhece que trabalha acima da meta estipulada pelo o Ministério da Saúde para cesárias. Entretanto, o procedimento não foi adotado no caso da adolescente. O quadro clínico da paciente não foi divulgado pelo o hospital.

Veja a nota na íntegra

“O Hospital Dom Malan/IMIP informa que a paciente em questão deu entrada na unidade materno-infantil no dia 10/02, às 9h38, com o quadro de gestação única a termo, com 4cm de dilatação, e a pressão arterial controlada, tendo o trabalho de parto evoluído sem qualquer intercorrência.

A equipe de ginecologia e obstetrícia reforça que não existe uma recusa por parte do hospital em realizar o parto cesariano. Para fins estatísticos e comparativos a unidade materno/infantil esclarece que somente no ano passado foram realizados 3.064 partos por cesárea e 4.218 partos normais. Ou seja, as cesarianas correspondem à 42% do total de partos realizados no HDM, um índice inclusive bem maior do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 30%.

A decisão da equipe médica-obstétrica do HDM baseia-se sempre no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para cesariana, do Ministério da Saúde, que estabelece um modelo de indicação para o procedimento. No caso da paciente citada, a equipe avaliou que não havia recomendação para o parto cesárea, visto que não havia comprometimento materno ou fetal.

Sobre o bebê, o HDM informa que ele continua sendo acompanhado na UTI pediátrica.

O hospital lamenta o ocorrido, ressalta que foi prestada toda a assistência necessária à paciente, que o incidente foi uma fatalidade sem precedentes clínicos aparentes, e que está abrindo uma sindicância interna para melhor investigar o caso. O HDM/IMIP de Petrolina ratifica que está à disposição da família para maiores esclarecimentos”.

Homem é baleado durante tentativa de assalto em Juazeiro

Neste domingo (12), um homem de 26 anos, deu entrada no Hospital Universitário de Petrolina (HU), vítima de um disparo com arma de fogo na perna durante um assalto em Juazeiro.

Segundo informações da polícia, a vítima foi baleada quando fugiu de uma tentativa de assalto, em Juazeiro. Ele foi socorrido e levado ao HU, onde foi atendido e passa bem.

Força Tarefa atua na segurança do carnaval de Juazeiro

(Foto: Divulgação/Ascom)

Representantes da Polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual e Federal, e Corpo de Bombeiros estiveram reunidos, neste domingo (12), para avaliar a segunda noite do carnaval de Juazeiro.

A festa de Momo, termina neste domingo e o Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), contou um efetivo de 1.800 policiais que atuam no carnaval de Juazeiro, uma média de 600 por dia.

“Novamente, nessa segunda noite de carnaval tivemos um número de ocorrências muito menor do que a segunda noite do ano passado: uma redução de 55,8% de ocorrências”, afirmou o Major.

A Polícia Rodoviária Federal está realizando blitz com o uso de bafômetro todos os dias do carnaval, e nesse sábado (11) realizou 300 abordagens e 29 pessoas foram autuadas. Já a Polícia Rodoviária Estadual, que está atuando na entrada da cidade na BA-210, realizou abordagens em 102 veículos e 121 pessoas. A PRE realizou 22 autuações e quatro veículos foram apreendidos.

De acordo com a Comandante da Guarda Civil Municipal, Josilene Lins, 95 guardas estão atuando no carnaval de Juazeiro. 24 GCM´s estão patrulhando o circuito e os demais estão apoiando as equipes de trânsito, transporte, fiscais da SEMAO e realizando a segurança do Terminal de ônibus, barquinha, além da UPA, SAMU e Hospital da Criança.

“Neste sábado a Guarda conduziu duas pessoas a delegacia da polícia civil. Um por uso de arma branca em uma rua próxima ao circuito e o outro foi flagrado quebrando as lâmpadas do Calçadão da Conselheiro Saraiva”, informou Josilene Lins.

Participaram da reunião o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes, Damião Medrado, o diretor operacional da CSTT, Marcos Cardoso e o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes.

Mesmo com o retorno de alguns PMs às ruas, familiares continuam em frente a batalhões da Grande Vitória, Espírito Santo

(Foto: Raquel Lopes/ A Gazeta)

Oitocentos e setenta e cinco policiais militares atenderam ao chamado operacional e se apresentaram para trabalhar neste domingo (12), no Espírito Santo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Alguns Oms já estão nas ruas, mas familiares continuam em frente a batalhões da Grande Vitória.

Na Grande Vitória, iniciaram o patrulhamento neste domingo 250 policiais, todos fardados. No Sul do Estado, foram 275 PMs; e na região Norte, 350. A maioria está atuando a pé, mas segundo a assessoria da Sesp, há veículos empregados nas operações.

Em dias normais, dois mil policiais militares fazem o patrulhamento em todo o estado. De acordo com o Ministério da Defesa, 3.130 homens das Forças Armadas e da Força Nacional atuam no Espírito Santo.

Mesmo com o policiamento, familiares dos policiais dizem que seguem a ocupação e questionam o patrulhamento. A crise de segurança no Estado chegou ao 9ª dia e já soma 142 homicídios, segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol).

Com informações do G1

Salário de policiais militares de PE é o 9º menor e o do Espírito Santo é o menor do país

(Foto: Arte/G1)

O salário de um policial militar no início de carreira pode variar de R$ 2.646 a R$ 6.500 no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo o G1 em todos os estados e no DF.

Os dados, fornecidos pelos governos, levam em conta o salário-base da categoria mais as gratificações incorporadas a ele, ou seja, comuns a todos os soldados do estado. As vantagens variáveis, que podem ou não ser concedidas, não entram na conta.

O Espírito Santo, que vive uma crise na segurança pública em razão da ausência de PMs nas ruas, possui o pior salário de um soldado do Brasil. O salário de um soldado em início de carreira no Espírito Santo é de R$ 2.646,12. O governo diz, no entanto, que há uma remuneração extra paga a todos os soldados e que o salário-base, na prática, é de R$ 3.052,06. Segundo o estado, apesar de não estar incorporado ao salário, o valor da escala extra é pago a todos os policiais porque todos fazem hora extra. A associação de cabos e soldados do estado nega que todos façam hora extra.

O Distrito Federal é o que paga melhor. Além do soldo de R$ 706, todo policial militar, não importa a patente, recebe um adicional de posto ou graduação (de 50% a 80%), um adicional de certificação profissional (de 10% a 30%), um adicional por tempo de serviço (1% por ano), auxílio-moradia (de R$ 11,58 a R$ 143,91), entre outros. Isso faz com que o salário de um soldado 1ª classe seja de no mínimo R$ 6.500.

Com informações do G1

Lava Jato: Delegado que iniciou a operação deixa investigação

(Foto: Internet)

Um dos delegados que deu início à investigação da Lava Jato, Marcio Adriano Anselmo deixou a força-tarefa da operação nesta semana. Ele irá assumir a corregedoria da Polícia Federal no Espírito Santo, a convite, onde está em uma missão desde a semana passada.

Em uma carta enviada aos superintendentes, Anselmo menciona “esgotamento físico e mental”, e diz que já havia pedido afastamento da Lava Jato em meados do ano passado.
“Tal pedido se dá por questões de natureza pessoal, sem qualquer interferência da administração”, declara Anselmo, que diz querer se dedicar a “novos desafios”.

Para ele, a Lava Jato tem condições de prosseguir as investigações sem qualquer prejuízo com a sua saída. “Sempre atuei nos casos que presidi com absoluta independência”, afirma Anselmo. “Reitero, mais uma vez, [que são] absolutamente infundadas algumas manifestações na imprensa no sentido de interferências na investigação.”

Com informações do FolhaPE

Caruaru: detento é esfaqueado dentro de presídio

(Foto: Internet)

Detento foi esfaqueado dentro da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O ataque ocorreu na última sexta-feira (10). A vítima foi socorrida por agentes penitenciários e passa bem.

O motivo da agressão e como a arma branca foi levada para dentro da penitenciária ainda está sendo investigado pela polícia. A confusão iniciou com uma discussão no corredor que dá acesso ao pavilhão D. Quando os agentes ouviram o barulho, correram para prestar socorro.

O autor da agressão, entretanto, já foi identificado pelos próprios agentes e foi entregue ao plantão policial antes de retornar à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

Fonte FolhaPE

Governo do Espírito Santo anuncia acordo para volta de PMs ao trabalho

(Foto: Internet)

O governo do Espírito Santo anunciou na noite de hoje (10) a assinatura de um acordo com as associações que representam os policiais militares capixabas para suspender a paralisação dos agentes para a retomada das atividades amanhã (11), a partir das 7h. Aqueles que retornarem até este horário não sofrerão punições administrativas.

“Conversamos com os nossos soldados e pedimos bom senso e que retomem as atividades. São mais de 100 mortes”, disse o secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Cesar Pompeu. “Estou esperançoso de que não serão necessárias medidas para garantir o império da lei”, acrescentou.

LEIA MAIS

Caminhoneiro é assaltado e atingido por disparos de arma de fogo em Mirandiba

Na noite desta sexta-feira (10), um caminhoneiro foi assaltado na BR-232, em Mirandiba (PE), que fica próximo a Salgueiro (PE).

De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes interceptaram o caminhão com tiros e mandando o motorista parar o veículo. Contudo, o caminhoneiro não obedeceu e jogou o caminhão por cima dos assaltantes, que tentaram retornar para um posto de gasolina próximo a cidade.

Os assaltantes voltaram e conseguiram fazer com que o condutor parasse o veículo. O motorista desceu rápido e correu para o mato, tentado preservar sua vida. Ele foi atingido por dois disparos de raspão, um na cabeça e outro na mão.

Os criminosos subtraíram R$ 10 mil, que foi encontrado no interior do veículo. A vítima foi socorrida por policiais para o hospital do município de Mirandiba. Até o momento nenhum suspeito foi identificado.

Governo do ES e PMs fecham acordo para terminar paralisação

(Foto: Diony Silva/ A Gazeta)

Representantes dos policiais militares e do Governo do Estado chegaram a um acordo, na noite desta sexta-feira (10).

A PM volta às ruas do Espírito Santo às 7h da manhã deste sábado (11). A paralisação completou sete dias nesta sexta-feira (10).

Durante a paralisação, foram registradas 127 homicídios, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol).

O Espírito Santo ficou sem policiamento porque protestos de familiares impediram a saída de policiais militares dos Batalhões e Quartéis do Estado. A onda de violência causada pela falta de polícia nas ruas durou sete dias e registrou 126 homicídios, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol).

Com informações do G1

Temer condena movimento grevista de PMs no Espírito Santo

(Foto: Internet)

Em nota divulgada nesta sexta-feira (10), o presidente Michel Temer disse condenar o movimento de policiais militares no Espírito Santo. Foi a primeira manifestação oficial do presidente sobre o assunto.

Para o presidente, a paralisação, que ele chamou de “ilegal”, é “inaceitável”. Temer afirmou ainda que o direito à reivindicação “não pode tornar o povo brasileiro refém”.

“O presidente Michel Temer acompanha, desde os primeiros momentos, todos os fatos relacionados à segurança pública no Espírito Santo. Condena a paralisação ilegal da polícia militar que atemoriza o povo capixaba. Ao saber da situação, determinou o imediato envio de dois mil homens para restabelecer a lei e a ordem no Estado”, diz trecho da nota da Presidência da República.

“O presidente ressalta que o direito à reivindicação não pode tornar o povo brasileiro refém. O estado de direito não permite esse tipo de comportamento inaceitável”, continua o texto.

Com informações do G1