Secretário de Defesa Social Segurança garante a segurança no carnaval de Pernambuco

(Foto: Internet)

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Angelo Gioia, garantiu que as mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar, anunciadas nesta sexta (17), não trarão prejuízos ao esquema de segurança durante o Carnaval. Gioia afirmou que a mudança no comando da Polícia Civil tem caráter reestruturador e já vinha sendo programada há algum tempo.

 Com a saída de Antonio Barros, que ocupava a chefia há dois anos, e a entrada de Joselito Kehrle, até então na Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), a Civil ganha expertise na repressão a homicídios, principalmente na investigação e combate a grupos de extermínio.

“Daremos direcionamento diferenciado a essas operações. São poucos os casos de prisões de homicidas em flagrante”, disse o secretário. Na comparação entre janeiro de 2016 e o mesmo mês deste ano, o aumento no número de homicídio foi de 35%.

Já a troca do comando da Polícia Militar foi feita a pedido do coronel Carlos D’Albuquerque, que deixa o cargo para Vanildo Maranhão, que integra a Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e tem perfil operacional. D’Albuquerque volta à reserva da corporação. O destino de Antonio Barros na Civil ainda não foi definido. O comando do Corpo de Bombeiros continua com o coronel Manoel Cunha.

“Adotamos medidas legais há três meses para evitar deflagração de greves, que atentam contra a legislação. A Constituição veda qualquer manifestação de greve à categoria”, acrescentou Gioia. Cerca de 50 policiais estão passando por processos disciplinares por envolvimento em ações sindicais, que é vedado por lei. Alguns já tramitam na Justiça Militar, inclusive contra os presidentes das duas associações.

Com informações do FolhaPE

Fugitivo da penitenciária de Petrolina é preso em Salgueiro acusado de estuprar e roubar uma adolescente

(Foto: Ilustração)

Durante a manhã de sexta-feira (17), um homem de 43 anos, foi preso acusado de estuprar e roubar uma adolescente no bairro do Imperador, em Salgueiro.

Segundo informações da polícia, o acusado foi reconhecido pela vítima depois de pesquisas no sistema de informação da polícia, onde foi possível identificar e verificar que ele é um fugitivo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

Ainda segundo a polícia, o criminoso não retornou da saída temporária do regime semiaberto. Ele responde por crimes de homicídio, tentativa de homicídio, roubo, tráfico e estupro. Inclusive a prisão por estupro, teria acontecido no mesmo bairro em 2012, em Salgueiro, onde chegou a lesionar a mandíbula da vítima.

O acusado será foi apresentado ao Plantão Judiciário de Serra Talhada.

Lava Jato: Ministro arquiva um dos inquéritos sobre Collor

(Foto: Internet)

O Ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (17) o arquivamento de um dos inquéritos abertos na Operação Lava Jato para investigar o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL).

O ministro atendeu a pedido da Procuradoria Geral de República (PGR), que apontou falta de provas para o prosseguimento da apuração. Collor ainda responde a cinco inquéritos no STF por suposto envolvimento com crimes investigados na Lava Jato. Em um dos processos, ele já foi denunciado pela PGR, junto com a mulher e outras pessoas.

No inquérito arquivado por Fachin, aberto em maio do ano passado, Collor era investigado por corrupção passiva por fatos narrados na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que relatou ter ouvido de um aliado do senador – Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, ex-ministro do governo Collor – que houve cobrança de propina por parte de Collor em razão da negociação de um dos prédios da BR Distribuidora em Salvador. Cerveró já foi dirigente da BR Distribuidora.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu arquivamento e afirmou que “mostra-se forçoso reconhecer que as afirmativas constantes do termo de colaboração, com base nas quais se iniciou a apuração, especificamente em relação à suposta cobrança de propina em favor de parlamentar, não foram corroboradas por outros elementos de prova independentes”.

O ministro Fachin atendeu ao pedido da Procuradoria. Segundo ele, pelo entendimento consolidado do STF, o procurador é o titular da ação penal em relação a pessoas com foro privilegiado e cabe a ele decidir o que investigar.
“É pacífico o entendimento jurisprudencial desta Corte considerando obrigatório o deferimento da pretensão”, afirmou o ministro na decisão.

Com informações do G1

Detran-PE: Serviços estão sendo prestados, apesar da greve dos servidores

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Com uma greve por tempo indeterminado, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou, no início da tarde desta sexta-feira (17), que serviços estão sendo prestados aos clientes, apesar da greve dos servidores, deflagrada na segunda-feira (13).

Segundo informações, motoristas podem contar com entrega de documentos, captura de imagens, além de obter informações. Ainda segundo o Detran-PE, também estão disponíveis a realização de exames teóricos e práticos já agendados. Nas Circunscrições Regionais de Trânsito do interior (Ciretrans), os serviços funcionam parcialmente.

Um dia depois da determinação de volta ao trabalho, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou que vai à Justiça, para contestar a decisão do Judiciário.

Com informações do G1

1.151 PMs do ES são processados pela Polícia Militar

(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

A Polícia Militar informou que 1.151 policiais vão responder a inquéritos internos por “risco a disciplina” e por “dano a sociedade ou a corporação” durante a crise de segurança que afeta o Espírito Santo. Os dados foram publicados no Boletim Geral da PM, que circula internamente, nesta sexta-feira (17).

Os nomes ainda não foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-ES) e os policiais podem até ser expulsos.

Hoje, na ativa, há cerca de 10 mil policiais, sendo 2 mil por dia nas ruas. Portanto, mais de 10% deste quadro vai responder aos inquéritos.

O Espírito Santo ficou sem polícia militar nas ruas por sete dias por causa do protesto de familiares na porta de batalhões. O policial militar não pode fazer greve porque é proibido pela constituição. Nas ocupações, as mulheres sempre alegam que são elas que estão no comando da paralisação. Mas, para as  autoridades, essa é uma tentativa de encobrir o que, supostamente, seria um motim dos PMs.

Um homem e um adolescente foram presos por envolvimento com desmanche e roubo de motos em Sobradinho (BA)

(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (16), um adolescente e um homem foram presos por desmanche de uma moto, em Sobradinho. A prisão foi feita pela 96ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Segundo informações da polícia, através de uma denúncia anônima, foi possível encontrar o local onde os acusados estavam com algumas peças de motocicleta, que confessaram onde estavam o restante das peças da motocicleta furtada. As peças apreendidas pertenciam a motos furtadas na Vila Santana (BA).

Mulher cai em canal de irrigação e morre no N-6, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (16), uma mulher de 25 anos, morreu afogada em um canal no N-6, no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

Segundo informações, a mulher caiu no canal e desapareceu, o corpo foi encontrado durante a noite e o Instituto de Medicina Legal (IML), esteve no local para recolher o corpo, que já foi liberado para o velório.

Comandantes das polícias militar e civil no estado de Pernambuco são afastados

(Foto: Folha de Pernambuco)

O comandante da Policia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque, e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, foram afastados de suas funções nesta sexta-feira (17).

Os dois comandantes das corporações vinham enfrentando pressão das entidades que representam os policiais civis e militares desde o ano passado. A revisão dos salários e as condições de trabalho foram uma reclamação constante das entidades.

Para a substituição foram escolhidos, para chefe da Polícia Civil será Joselito Kehrle, que atualmente faz parte da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) da Polícia Civil. O novo comandante da PM será Vanildo Maranhão, que integra a Diretoria Integrada Especializada (DIRESP).

Na segunda-feira (20), o Governo do Estado fará a transmissão dos cargos, em cerimônia que deverá ser realizada no Palácio do Campo das Princesas. O Governo do Estado prepara um comunicado para anunciar oficialmente as mudanças na Secretaria de Defesa Social (SDS).

Com informações do FolhaPE

Tentativa de homicídio no bairro São Gonçalo deixa homem ferido em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um homem de 24 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio nesta quinta-feira (16), no bairro São Gonçalo, em Petrolina.

Segundo informações da polícia, o rapaz deu entrada no Hospital Universitário de Petrolina, com ferimentos nas costas e no tórax. Uma testemunha informou que dois homens encapuzados efetuaram os disparos.

A vítima foi socorrida e seu estado de saúde é estável. A polícia registrou a ocorrência e deve investigar o caso.

STF decide que preso tem direito à indenização por condições precárias em cadeia

(Foto: Internet)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (16) que presos em situações degradantes têm direito à indenização em dinheiro por danos morais. Por unanimidade, a Corte entendeu que a superlotação e o encarceramento desumano gera responsabilidade do Estado em reparar os danos sofridos pelos detentos pelo descumprimento do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

A questão foi decidida no caso de um preso que ganhou o direito de receber R$ 2 mil em danos morais após passar 20 anos em um presídio em Corumbá (MS). Atualmente, ele cumpre liberdade condicional.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e a presidente do STF, Cármen Lúcia, votaram a favor do pagamento da indenização. Houve divergência apenas em relação ao pagamento dos danos morais para o caso julgado.

Apesar de também entender que a indenização é devida, Barroso defendeu que o pagamento em dinheiro não é a forma adequada para indenização e sugeriu a compensação por meio da remição (redução da pena) na proporção de um a três dias de desconto na pena a cada sete dias em que o detento passar preso inadequadamente. Para o ministro, a indenização pecuniária iria agravar a situação fiscal dos estados.

“A indenização pecuniária não tem como funcionar bem. Acho que a indenização pecuniária é ruim do ponto de vista fiscal, é ruim para o preso e é ruim para o sistema prisional. É ruim para o preso porque ele recebe R$ 2 mil e continua preso no mesmo lugar, nas mesmas condições”, argumentou Barroso.

O ministro Luiz Fux concordou com Barroso e afirmou que a situação dos presídios contraria a Constituição, o que torna as condenações penas cruéis. “A forma como os presos são tratados, as condições das prisões brasileiras implicam numa visão inequívoca de que as penas impostas no Brasil são cruéis”, disse.

Com informações da IstoÉ

Irmãos gêmeos são detidos com 74 toneladas de confecções em Petrolina

(Foto: Ivo Ferraz/ TV Grande Rio)

Uma carga de mais de R$ 300 mil em confecção vinda do Paraguai foi apreendida com dois irmãos gêmeos. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas a apreensão das mais de 74 toneladas de produtos ocorreu na quarta (16).

Os gêmeos traziam duas carretas com os produtos. A ação conjunta foi realizada pela PRF e Receita Federal, com apoio da PM e Secretaria da Fazenda de Pernambuco, nos municípios de Petrolina e Salgueiro. Os veículos haviam saído de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, em direção ao município de São Bento, na Paraíba.

Nas BRs 116 e 428, os motoristas foram abordados e apresentaram documentos com indícios de adulteração, deixando desconfiados os policiais rodoviários federais. A documentação foi encaminhada à Receita Federal, que atestou a irregularidade e então foi pedido apoio da Polícia Militar e da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, para verificar as cargas.

Os gêmeos foram levados à Delegacia de Polícia Federal de cada localidade e as carretas e mercadorias foram encaminhadas à Receita Federal – na foto, um posto de combustível usado para descarregar o veículo em Petrolina. A dupla deve ser enquadrada no crime de descaminho, ou seja, em importar mercadoria sem pagar o imposto devido, com pena de um a quatro anos de reclusão.

Traficante de drogas é preso no Residencial Brasil, em Petrolina

(Foto: Divulgação/DP. Ouro Preto)

No início da noite desta quarta-feira (15), policiais conseguiram prender um traficante de drogas, no Residencial Brasil, em Petrolina.

Com informações de uma denúncia anônima, os policiais montaram uma campana próximo a residência do suspeito, que ao chegar no local foi preso em flagrante. Com o suspeito a polícia encontrou três petecas de maconha e em sua residência foram encontrados um recipiente com outra porção da droga, totalizando 261g.

A traficante foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, localizada no bairro Ouro Preto.

Reajuste de PMs e Bombeiros é aprovado em segunda votação e oposição judicializará caso

A matéria foi acatada pela unanimidade dos parlamentares presentes e a votação aconteceu sob protestos dos deputados de Oposição, que novamente deixaram o Plenário

Após a aprovação, em segunda votação, do projeto que reajusta os salários de bombeiros e policiais militares na tarde desta quarta-feira (15), a bancada de oposição da Assembleia Legislativa anunciou que vai entrar com uma ação judicial solicitando a anulação das sessões que aprovaram o texto. O líder da bancada, Sílvio Costa Filho (PRB), também protocolou um ofício para pedir esclarecimentos ao procurador geral da Assembleia sobre o não cumprimento do inciso 1° do artigo 231 do regimento interno da casa.

No entendimento dos oposicionistas, houve atropelo no regimento quando as comissões de Administração, Finanças e Legislação e Justiça votaram os pareceres do projeto na última segunda-feira (13). A leitura é de que precisaria haver cinco sessões legislativas, a contar do início da tramitação do projeto, para que houvesse deliberações. Desde que passou a tramitar na Casa, houve sessões nos dias 7, 8, 9 e 13 de fevereiro.

O projeto de lei complementar 1166/2017, que reajusta os subsídios de 27,5% a 40%, a depender da patente dos militares, foi chancelado por 32 parlamentares, assim como aconteceu na tarde da última terça-feira (14). Novamente, a oposição retirou-se do plenário por não concordar com a legalidade da tramitação do texto. Nesta quinta-feira (16) o texto será analisado na comissão de redação final e depois seguirá para a sanção do governador Paulo Câmara (PSB), que deve acontecer na sexta-feira.

O deputado Joel da Harpa (PTN), que representa os militares na Casa de Joaquim Nabuco, fez críticas ao projeto 1159/2017. De acordo com o parlamentar, o texto configura-se como uma “grande armadilha do governo para para os militares do estado”, já que três promotores de Justiça do Ministério Público (MPPE) que atuavam na corregedoria geral da Secretaria de Defesa Social para analisar decisões envolvendo questões disciplinares dos militares foram retirados do posto. “Estamos assinando um cheque em branco para o estado perseguir (a categoria)”.

Governo defende legalidade

O líder do governo, Isaltino Nascimento (PSB), voltou a defender a legalidade da tramitação do projeto que reajusta os salários de PMs e Bombeiros, afirmando que o texto atende às principais reivindicações da categoria. “Foi discutido dentro das comissões. A oposição participou do debate ontem e hoje, não participando apenas da votação”, resumiu.

Sobre o projeto envolvendo a atuação do MPPE dentro da corregedoria da Secretaria de Defesa Social, Isaltino defendeu que o órgão tem condições de fazer a análise dos processos envolvendo os militares sem estar auxiliando diretamente o Poder Executivo. “(Esse auxílio) vai ser restabelecido quando for necessário, quando houver qualquer tipo de questionamento ou recurso”, disse.

Com informações do Diário de Pernambuco

Garota de 14 anos é estuprada na zona rural de Ouricuri

(Foto: Ilustração)

Na última terça-feira (14) um agricultor de 18 anos foi preso, suspeito de estuprar uma garota de 14 anos, em Ouricuri. O crime ocorreu no Assentamento José de Castro, Zona Rural da cidade.

Segundo informações da polícia, o estupro foi denunciado pela mãe da vítima, que informou que a adolescente estava em casa, quando o suspeito invadiu o local e forçou a relação sexual. Familiares disseram ainda que a jovem tem problemas psiquiátricos.

A Polícia Militar conseguiu prender o homem próximo ao local do crime. O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em Araripina.

Com informações do G1

Prefeitura de Petrolina emite nota sobre prisão feita por guardas municipais na tarde de hoje

(Foto: Ilustração)

Durante a tarde de hoje (15), guardas municipais prenderam dois homens por tentativa de homicídio da praça da Sementeira, em Petrolina. Para esclarecer o envolvimento do novo secretário, a prefeitura de Petrolina emitiu uma nota.

Eram aproximadamente 16h15 desta quarta-feira (15) quando dois homens perseguiram um terceiro enquanto andavam pela Praça da Sementeira que fica no bairro Gercino Coelho, zona central de Petrolina. A dupla estava agredindo a vítima com chutes, socos e até uma pedrada quando foram flagrados por homens da Guarda Municipal que passavam pelo local em uma viatura no momento do incidente. Imediatamente, os agressores foram abordados, rendidos, imobilizados e presos em flagrante.

Os acusados da tentativa de homicídio foram identificados como Caio Henrique e Felipe Nascimento e em seguida conduzidos para a delegacia de Polícia Civil do Ouro Preto para a tomada das providências cabíveis”.