Bento denuncia ruas alagadas e falta de saneamento no bairro Mandacaru após chuvas em Petrolina

Bento Florêncio dos Santos, presidente da Associação de Moradores do Bairro Mandacaru

As fortes chuvas registradas nos últimos dias em Petrolina voltaram a evidenciar problemas antigos de infraestrutura no bairro Mandacaru. A situação foi relatada pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Mandacaru – Bento Florêncio dos Santos, durante participação no programa Espaço Aberto, da Rádio Rural FM.

Segundo ele, o bairro enfrenta sérias dificuldades devido à falta de saneamento básico, o que provoca alagamentos em várias ruas sempre que chove.

LEIA MAIS

Eduardo Bolsonaro associa assalto na casa de avós a Alexandre de Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) insinuou nas redes sociais que o assalto na casa de familiares dele em Resende, no sul fluminense, na manhã deste domingo (24), estaria associado às recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra ele e o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em um post publicado no X, neste domingo, Eduardo questiona se os criminosos estariam seguindo “ordens de Moraes”, e diz que o assalto ocorreu após “vazamentos seletivos e perseguições de Moraes”. “Bandidos sequestraram meus avós e minha mãe. Ordens de Moraes? (…) E tudo isso acontece depois dos vazamentos seletivos e perseguições de Moraes, que expõem nossos familiares como alvos fáceis. Até onde vai a sede de vingança desse homem? Até onde irá a obediência cega de policiais que cumprem suas ordens sem questionar?”, escreveu.

De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, policiais militares do 37º BPM (Resende) foram acionados na manhã do domingo para uma ocorrência de roubo a residência no bairro Vila Julieta, em Resende. Segundo informações da PM, “as vítimas não ficaram feridas durante a ação criminosa”.

“Após buscas na região, os policiais recuperaram um automóvel levado pelos assaltantes. A Corporação, por meio de seus setores de inteligência, segue trabalhando para identificar e prender os responsáveis pelo crime. A ocorrência foi registrada na 89ª DP (Resende)”, diz a PM do Rio em nota.

Em outra publicação, Eduardo culpa a Polícia Federal e questiona se os agentes vazaram informações para os criminosos. “Vocês que dizem que só estão seguindo ordem, vocês da Polícia Federal, vocês são os responsáveis por isso, por entrar nessa onda, desse maluco do Alexandre Moraes, tem que me segurar aqui para não falar um palavrão, para tentar fazer esse tipo de coisa (…) Quem é que me garante que vocês não vazaram para esses criminosos entrarem na casa dos meus avós?”, afirmou.

Procurados pelo Estadão, a Polícia Federal e o STF não se pronunciaram sobre as declarações de Eduardo Bolsonaro. O deputado, na publicação, voltou a associar o crime com o ministro Alexandre de Moraes: “Se esses caras forem realmente mandados do Alexandre Morais, boato diz que tem relação com o Primeiro Comando da Capital, maior organização criminosa do País não sei se é verdade ou não, mas e aí, como é que a gente fica? Tem o juízo final. Mas a gente vai correr atrás e muito para fazer valer a justiça dos homens, porque o que vocês estão fazendo é errado. Nem polícia, nem bandido, vai na casa do familiar de um do outro. Olha o que o vocês estão fazendo”.

Estadão Conteúdo

Ambulantes já podem se cadastrar para trabalhar no São João de Petrolina 2025

A Associação de Barraqueiros, Ambulantes e Eventos do Vale do São Francisco (ABAEV) iniciou o cadastramento de ambulantes que desejam atuar no entorno do Pátio de Eventos Ana das Carrancas durante o São João de Petrolina, que será realizado entre os dias 13 e 23 de junho.

O cadastro começa nesta terça-feira (13) e segue até a próxima segunda-feira (19). A inscrição é voltada exclusivamente para trabalhadores informais interessados em comercializar seus produtos na área externa do evento, um dos maiores festejos juninos do Brasil.

LEIA MAIS

Associação de praças da PM e dos Bombeiros da Bahia elege mulher para presidência pela 1ª vez

Pela primeira vez em seus 62 anos de existência, a Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) terá uma mulher na presidência. A militar Alaíce Gomes irá chefiar a entidade pelos próximos quatro anos.

Segundo ela, o fato de ser mulher e assumir o cargo já é um grande diferencial. Alaíce será a terceira mulher no Brasil a assumir o posto.

Com uma extensa pauta de reivindicações dos policiais e bombeiros militares, Alaíce garantiu, logo após a sua eleição, que o foco será “manter um bom diálogo com o governo para que alguns desses direitos sejam adquiridos”.

“Nós temos uma dificuldade de diálogo com a área sistêmica do governo do Estado e por isso recorremos muito a Justiça”, ressaltou Alaíce, que emendou: “Essa é a nossa luta”.

A gestão de Alaíce se iniciará no próximo dia 15 de outubro, quando tomará posse juntamente com o seu vice, o sargento Jackson Barreto dos Santos, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Associação Petrolinense de Atletismo convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária

A diretoria da Associação Petrolinense de Atletismo(APA) convoca todos os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária de prestação de contas, marcada para o dia 12 de Outubro, às 9h, na Unidade do SESI-Petrolina.

Os associados terão a oportunidade de apreciar, debater e deliberar sobre as finanças da instituição, além de analisar o parecer técnico elaborado pelo conselho fiscal. A convocação dessa Assembleia e a publicação dos balancetes financeiros, documentos fiscais, relatório de gestão e diversos documentos no site e nas redes sociais da APA reafirmam o compromisso da atual gestão em agir com transparência e responsabilidade com as finanças e o patrimônio do clube.

LEIA MAIS

Apicultores de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, recebem kits apícolas da Codevasf

(Foto: Ascom/Codevasf)

A Associação dos Apicultores do Sertão Central, no município de Triunfo, no sertão de Pernambuco, foi beneficiada com 220 colmeias que foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Quase 20 famílias poderão incrementar suas rendas por meio da apicultura. Com um investimento no valor de R$ 59,4 mil foi possível também doar aos apicultores macacões, botas, luvas, fumigadores, formões e carretilhas informativas para orientá-los na produção do mel.

Doações que trouxeram de volta a esperança de dias melhores para a apicultora Maria Mendes. Ela havia perdido suas colmeias por conta do cupim e agora poderá retomar sua profissão. “Eu comecei na apicultura fazendo capacitação em 2003. Eramos mais de 20 apicultores e eu era a única mulher. A gente passou muitos anos de seca de lá pra cá. Nossas colmeias foram destruídas pelo cupim, mas eu me mantive firme e hoje estamos aqui recebendo esses kits que vão ajudar demais”, comemorou.

LEIA MAIS

Associação do Terras Alpha Petrolina convoca associados para assembleia geral ordinária

[pdf-embedder url = “https://www.waldineypassos.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Edital-Assembleia-22.11.18.pdf”]

A Associação do Terras Alpha Petrolina está convocando os associados para participarem de uma assembleia geral ordinária convocada para o dia 21 de novembro, às 19h – primeira convocação – e 19h30 – segunda convocação.

A reunião acontecerá no Clube Social do Terras Alphaville Petrolina, localizada na rua 17, estrada das Pedrinhas, Km-5, bairro Boa Esperança, em Petrolina (PE). A ordem dia será a apresentação e deliberação da proposta orçamentária para o ano 2020.

Na Assembleia todos os presentes deverão estar munidos de documentos de identidade que comprovem sua condição de associado, ou munidos de procuração. Os representantes legais das pessoas jurídicas deverão comprovar tal condição, mediante a apresentação de contrato social ou Ata de Eleição de Diretoria, ou ainda procuração.

A procuração deve conter o reconhecimento de firma da assinatura. A associação lembra, ainda, que de acordo com o Capítulo IV, artigo 19 do Estatuto Social, só poderão votar os associados que estiverem em dia com suas obrigações junto à associação até o mês de outubro de 2019.

Eleição para presidente da associação de moradores da Cohab VI acontece neste domingo

A eleição acontecerá na Escola Jornalista João Ferreira Gomes.

Os moradores da Cohab VI, em Petrolina (PE), participarão de uma eleição para escolher o novo presidente da Associação de Moradores do bairro no próximo domingo (17).

O processo acontece após o falecimento do ex-presidente, Sargento Arruda, vítima de um acidente automobilístico no ano passado, e pelo fato do vice-presidente não poder assumir por problemas de saúde.

Duas chapas disputam o pleito. A Chapa 1, encabeçada pelo morador Ênio, e a Chapa 2, pela moradora Regina. A eleição acontecerá na Escola Jornalista João Ferreira Gomes, das 8h às 13h.

Os moradores que quiserem participar da eleição devem comparecer ao local munidos de documento de identificação com foto e com comprovante de residência.

Associação do Terras Alpha Petrolina convoca associados para assembleia geral ordinária

[pdf-embedder url = “https://www.waldineypassos.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Edital-Assembleia-28.03.19-convertido.pdf”]

A Associação do Terras Alpha Petrolina está convocando os associados para participarem de uma assembleia geral ordinária convocada para o dia 28 de março, às 19h – primeira convocação – e 19h30 – segunda convocação.

A reunião acontecerá no Clube Social do Terras Alphaville Petrolina, localizada na rua 17, estrada das Pedrinhas, Km-5, bairro Boa Esperança, em Petrolina (PE). A ordem dia será a prestação de contas ano 2018 e o remanejamento orçamentário para manutenção da Quadra de Tênis do Clube II.

Na Assembleia todos os presentes deverão estar munidos de documentos de identidade que comprovem sua condição de associado, ou munidos de procuração. Os representantes legais das pessoas jurídicas deverão comprovar tal condição, mediante a apresentação de contrato social ou Ata de Eleição de Diretoria, ou ainda procuração.

A procuração deve conter o reconhecimento de firma da assinatura. A associação lembra, ainda, que de acordo com o Capítulo IV, artigo 19 do Estatuto Social, só poderão votar os associados que estiverem em dia com suas obrigações junto à associação até o mês de fevereiro de 2019.

Após reunião, sindicatos e associação garantem adicional aos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina

Representantes da categoria e da secretaria de Saúde reunidos.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Pernambuco (SINDSCS/PE) estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (09), com a Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Petrolina e a Secretaria de Saúde para discutir o Incentivo Adicional da categoria.

Após a prefeitura apresentar a proposta de pagar o incentivo aos servidores que estivessem cumprindo as metas estabelecidas, os dois sindicatos e a associação fizeram uma nova proposta com a realização do pagamento para todos os agentes.

A Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, e a Gerente de Endemias, Râmila Cristina, que representaram a secretaria de Saúde, acataram o que foi apresentado pela categoria e garantiram o pagamento já na folha deste mês.

LEIA MAIS

Petrolina: bairro Padre Cícero reorganiza associação de moradores

A reunião que definiu o novo presidente do bairro acontece nesse sábado (04)

A Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE) foi convidada pelos moradores do Bairro Padre Cícero, zona norte do município, para reorganizar a associação de moradores. Com mais de 15 anos de existência, o bairro sofre com a falta de um representante que possa interceder pela comunidade.

Após duas assembleias, a CUBAPE convocou os moradores para uma assembleia geral na noite desse sábado (04). A reunião teve como objetivo deliberar sobre a eleição da Diretoria Executiva por aclamação ou eleição, caso tivesse mais de um candidato a presidente.

Após as formalidades, apenas uma chapa compareceu e por deliberação da assembleia, que é soberana, foi eleita para o biênio 2018/2020. O morador Plínio Lacerda, que reside no bairro há mais de 10 anos foi o vencedor.

Para Pedro Caldas, presidente da CUBAPE, a definição de um nome para comandar a associação vai facilitar as cobranças da comunidade perante o Poder Executivo Municipal.

“O bairro Padre Cícero sofre com a falta de saneamento, escola, creche, área de lazer, atendimento médico e segurança. Até aqui a CUBAPE tem solicitado ao Poder Executivo as ações para a comunidade e a partir de hoje a Diretoria da Associação de Moradores vai tomar à frente das cobranças e contará sempre com o nosso apoio”, afirmou.

Casa Nova: Lei torna Associação dos Pescadores e Apicultores de Utilidade Pública

Presidente da Câmara Municipal de Casa Nova entrega lei aprovada a associados.

A Lei n. 288/2018, aprovada pela Câmara de Vereadores de Casa Nova (BA), torna de Utilidade Pública a Associação dos Pescadores e Apicultores do município. Dessa forma, a associação passa a gozar de todos os benefícios dispensados constitucionalmente a essas entidades.

O documento foi entregue aos associados pelo presidente da Casa Legislativa, Paulo Sérgio de Brito Rocha. Segundo o parlamentar, “é muito importante o documento que aprovamos. Agora a associação está isenta de muitos impostos e apta a assinar qualquer convênio com as instituições que venham a investir nessa associação”.

Afibrovasf elege mesa diretora e conselho fiscal

(Foto: Ascom)

Julho marcou a fundação da Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco (Afibrovasf), em uma solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Com a participação de membros e familiares, a Afibrovasf elegeou sua primeira Mesa Diretora e Conselho Fiscal. Wilson Alencar foi eleito presidente, acompanhado de Cleudenir Souza como vice. Professora Francis e Jackeline Pereira ocuparão os cargos de primeira e segunda secretárias, respectivamente.

Inácia Geymy e Adriana Galvão terminam a composição da Mesa Diretora, exercendo as funções de primeira e segunda tesoureiras. Na assembleia, também foi eleita a Assessoria de Comunicação da associação.

Fundação de Associação dos Portadores de Fibromialgia acontece na próxima semana

A Associação surgiu a partir do projeto FibroVasf. (Foto: Convite)

Na próxima quinta-feira (19), às 19h, acontece a Assembleia de Fundação da Associação dos Portadores de Fibromialgia e Fadiga/Dor Crônica do Vale do São Francisco (AFibroVaSF). O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Durante o evento, além da fundação da associação, acontecerá a aprovação dos estatutos e a eleição para definir o Conselho de Administração-Diretoria e o Conselho Fiscal.

AFibroVaSF

A AFibroVaSF é uma entidade de caráter social, sem fins lucrativos. A Associação surgiu a partir do projeto FibroVasf, que começou suas atividades em julho de 2016 com o objetivo de dar visibilidade às pessoas que possuem a síndrome Fibromialgia.

O projeto promovia encontros para proporcionar espaços de aprendizagem a fim de promover saúde, bem-estar e o empoderamento para quem vive com a síndrome.

Fibromialgia

A fibromialgia é um transtorno de dor crônica, bastante comum, que causa o surgimento de dor em várias partes do corpo e que não tem cura. Embora ainda não seja conhecida uma causa específica, é possível que a fibromialgia surja devido a uma sensibilidade genética ou traumas físicos ou psicológicos, por exemplo.

Para aliviar os sintomas de fibromialgia, que além da dor por todo o corpo, também podem incluir cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de 3 meses, algumas opções de tratamento são tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.

População realiza audiência pública no bairro Mandacaru para tratar sobre construção de UBS no bairro

Avenida principal do bairro mandacaru

No próximo dia 29 deste mês, a população do Mandacaru, em Petrolina (PE), deve realizar uma audiência pública para tratar sobre a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A Associação de Moradores do bairro Mandacaru/Parque Mandacaru é quem está organizando o evento. O evento acontece na avenida principal do bairro, no cruzamento entre as ruas seis e sete.

De acordo com a convocação, será ampliado e aprofundado o debate sobre a  “democratização e universalização do direito à saúde pública”, além de “questões que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores do bairro”.

123