Equipe de Miguel Coelho não compareceu a reunião de transição de governo, segundo assessoria da prefeitura

Segundo a comissão instituída por Lossio, a Prefeitura continua à disposição para transmissão de informações. (Foto: ASCOM)

De acordo com informações da Prefeitura de Petrolina (PE), a equipe de transição de governo de Miguel Coelho (PSB), prefeito eleito da cidade, havia solicitado uma reunião para obter informações sobre a Agência Municipal do Empreendedor (AGE) e  a Vale Digital, empresa responsável pelo setor de tecnologia de informação da Prefeitura. Contudo, a equipe não foi ao encontro marcado para a tarde desta quarta-feira (14).

Ainda segundo a prefeitura, Os representantes do prefeito Julio Lossio, Fabio Lima, procurador-geral do município e Carlos Coelho, assessor, além dos responsáveis pela AGE e Vale Digital comparecem ao local marcado para o encontro.

LEIA MAIS

Por falta de dinheiro Hospital Imip Dom Malan suspende internamentos e atendimentos ambulatoriais

Uma notícia ruim para Petrolina e região foi divulgada no final da tarde de ontem (14), pela Fundação Martiniano Fernandes (IMIP Hospitalar), responsável pela administração do Hospital Dom Malan, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo de Pernambuco.

“Por absoluta falta de recursos financeiros para o seu custeio, o Hospital Dom Malan, estará temporariamente suspendendo os internamentos de obstetrícia e pediatria, bem como os atendimentos ambulatoriais”, afirma a nota enviada a imprensa.

Ainda de acordo com a direção do hospital durante este período só serão atendidos casos de urgência.

Comentário nosso

Esse é o modelo de gestão que não prioriza os investimentos no Sertão do Estado. Muito pelo contrário, até mesmo na área da saúde recebemos esse tipo de tratamento por parte de um governo que prometeu em campanha melhorar o atendimento a nossa gente. É lamentável que o governador vire as costas para Petrolina desta forma, a cidade mais importante do Sertão Pernambucano, que recebe pessoas de toda região.

O Art 196 da Constituição Federal de 1988, estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Portanto, se é um direito nosso e dever do Estado, enquanto cidadãos e cidadãs temos que levantar a voz e cobrar do Governo do Estado para que no mínimo cumpra com o seu papel e garanta os recursos necessários para gestão do Hospital Dom Malan.

Codevasf: Horta Comunitária vai beneficiar famílias de agricultores do Sítio Coelho

O projeto de uma horta orgânica comunitária, na qual quinze famílias de agricultores do semiárido pernambucano poderão produzir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, está sendo concretizado numa parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e a Associação Agropecuária e Comunitária do Sítio Coelho, a 52 km de Petrolina (PE), na comunidade de Izacolândia.

A implantação do sistema de irrigação pela Codevasf começa já no início de 2017. O projeto prevê uma estação de bombeamento mais adutora com dois reservatórios e capacidade de 5 mil litros cada – um investimento federal de R$ 215 mil em recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emenda parlamentar.

Serão 2,5 hectares dedicados a hortaliças e olerícolas como alface, coentro, cebolinha, tomate cereja, pimentão, repolho e quiabo. “Essas famílias hoje trabalham como agricultores diaristas em terras de terceiros. Com a implantação da horta orgânica irrigada, elas poderão produzir em seus próprios lotes e comercializar a produção no sistema de venda direta ou para o comércio local”, aponta o engenheiro agrônomo Osnan Ferreira, gerente regional de Revitalização da Codevasf na 3ª Superintendência Regional, em Petrolina.

“Teremos vida mais digna, trabalho e geração de emprego e renda”, aposta Gracilda Pereira, presidente da Associação Agropecuária e Comunitária do Sítio Coelho.

LEIA MAIS

Empresário do ramo de gastronomia Avelar Antônio Lima recebe o Título de Cidadão Petrolinense

Filho da cidade de Belém do São Francisco, mas residindo em Petrolina desde o ano de 1982, o empresário Avelar Antônio de Lima, proprietário do renomado restaurante Bode Bom do Avelar, na Cohab Massangano, em Petrolina, foi agraciado na noite desta quarta-feira (14) com o Título de Cidadão Petrolinense.

Autor da honraria, o vereador Aílton Guimarães (PMDB), fez questão de ressaltar a trajetória de vida do homenageado, que cresceu gradativamente nesta cidade.

O vereador Ronaldo Souza (PTB), ressaltou a religiosidade do homenageado como sendo uma de suas qualidades. “Um homem católico, que acredita em Deus e que sempre contribuiu com a Igreja Católica”.

“Avelar é um homem simples e a simplicidade é a principal ferramenta que nos faz caminhar e vencer na vida” salientou o vereador Edinaldo Lima (PMDB).

O vereador Pérsio Antunes (PV) falou da alegria em poder compartilhar da homenagem ressaltando que “o título representa a grandeza que a população deposita em uma pessoa”.

Visivelmente emocionado, após ouvir também a homenagem dos filhos Dr. Camargo Álvaro e Bruna Lorrane, Avelar agradeceu a todos pela presença.

Detran divulga nomes dos contemplados pelo programa CNH Popular

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) divulgou nesta quarta-feira os nomes dos contemplados pelo programa CNH Popular. Confira aqui se você foi contemplado. Nesta edição, um total de 4.504 cidadãos, divididos igualmente entre a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior, terão a oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas do processo para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesta rodada, foram beneficiados exclusivamente os candidatos para conduzir veículos de duas rodas (categoria A) e automóvel (categoria B).

A iniciativa faz parte do Programa CNH Popular, que realiza também renovação, adição e mudança de categoria. O público-alvo são pessoas em situação social de vulnerabilidade, como cidadãos de baixa renda, desempregados, alunos e ex-alunos de escolas públicas, trabalhador com remuneração de até dois salários mínimos e beneficiários de programas assistenciais, como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família.  Criado em 2008, o projeto já investiu mais de R$ 100 milhões para habilitar mais de cem mil cidadãos pernambucanos a custo zero.

Como funciona

Ao fazer sua inscrição, o candidato preenche um cadastro onde informa dados que permitirão sua alocação num dos grupos contemplados pelo Programa. Além dos dados pessoais, devem ser informados o número de dependentes do candidato, a situação empregatícia, valor da renda, dentre outros.

Finalizadas as inscrições, será disponibilizada e divulgada, no site do DETRAN/PE, a relação dos 4.504 selecionados de acordo com a ordem de classificação por segmento. Por fim, começa a fase de convocação, onde os candidatos devem comparecem ao DETRAN/PE munidos da documentação exigida para cada segmento beneficiado, tendo em vista comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Estando tudo certo, o selecionado começa a usufruir o benefício.

Fonte Diário de Pernambuco

Sugestões de presentes de natal para todos os gostos

O natal se aproxima e com ele a cultura de presentear familiares, amigos e  fazer as compras de lembrancinhas para as confraternizações das empresas.

Com a crise financeira pela qual passa o Brasil é preciso se planejar para não passar a data comemorativa em branco e nem contrair dívidas.

Para tanto fomos pesquisar as melhores opções e  preços que estão disponíveis na cidade de Petrolina.

As meninas gostam de receber as famosas bijous que inclui brincos, colares, pulseiras, adereços para o cabelos dentre outros.  Estes itens são facilmente encontrados no comércio com preços que variam de R$ 8,00 até R$ 70,00. Estão na lista de sugestões femininas como sendo o que elas mais gostam de receber bolsas, sapatos, perfumes, blusinhas, relógio ou se preferir uma joia com preços variados.

Para as crianças é necessário saber o gosto de cada uma, normalmente os brinquedos eletrônicos tem grande aceitação entre os pequenos.

Para os homens você pode optar por itens como kit de barbear, camisa social, um filme ou um kit para bebidas do time favorito dele. Se o homem que você quer presentear for seu pai, vale a pena investir em um presente bem caprichado, como um terno. Para o seu namorado, noivo ou marido, o presente pode ser desde um perfume até um tablet ou smartphone.

Vale lembrar que cada tipo de relacionamento que você tem também pode significar um presente diferente. Afinal, aquele que você vai dar para sua mãe pode ser bem diferente do presente que vai dar para sua amiga secreta de fim de ano.

Adalberto Cavalcanti se reúne com Ministro da Saúde e consegue recursos para Apami

(Foto: ASCOM)

O deputado Adalberto Cavalcanti esteve reunido com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o líder do Governo, André Moura, e pediu a liberação do recurso de sua emenda destina a trazer melhorias para Apami de Petrolina (PE). O valor da emenda é de R$ 1.500.000,00, que será pago através do Governo do Estado, conforme pedido da Apami.

Além disso, R$ 750.000,00 foi liberado e já foi pago para aquisição de equipamentos da instituição. A Apami perdeu um valor equivalente a R$ 750.000,00, pois uma das emendas do deputado não foi aprovada.

Afrânio

A cidade de Afrânio (PE) também recebeu uma emenda no valor de R$ 650.000,00. Esse valor já consta na conta da cidade. Os recursos, que serão entregues até o fim do mês, serão utilizados para aquisição de equipamentos, como ultrassonografia, máquina de lavar industrial e tantos outros equipamentos para o Hospital e Maternidade Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues

Dormentes

A cidade de Dormentes também foi contemplada com emendas do Deputado Adalberto Cavalcanti no valor de R$ 1.780.000,00 que já estão empenhados. O valor será destinado para construção de maternidade, construção de USB e equipamentos na atenção de saúde básica e especializada de saúde, esses valores serão pagos a partir de janeiro de 2017.

Caso Beatriz: delegada Gleide Ângelo chega a Petrolina e encontra-se com MPPE

A nova delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Gleide Ângelo, chegou em Petrolina (PE) nesta terça-feira (13). Ela foi designada para compor a equipe da força-tarefa para resolução do caso Beatriz, que foi morta a facadas no Colégio Maria Auxiliadora. Gleide Ângelo esteve presente em uma reunião com representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Gleide Ângelo afirmou que este foi o primeiro contato e que ainda vai analisar os 13 volumes do inquérito. “Eles estão organizando para nos entregar na quinta-feira (15) para a gente começar a analisar. A gente vai analisar, ver tudo para tomar as providências. Vamos dar continuidade às investigações”, declarou a delegada responsável.

De acordo com a delegada, Marceone Ferreira, delegado de Petrolina, que até então estava à frente das investigações, também fará parte da equipe. “O delegado Marceone continua nas investigações com a gente e estamos aqui para dar continuidade e chegar a um desfecho que todo mundo quer, inclusive nós. Teremos dois peritos conosco à disposição. A gente vai ter também uma equipe de polícia e escrivães para nos ajudar e vai vir outro delegado. Então vamos ter uma equipe boa, uma equipe grande, porque está na hora de dar uma resposta, todo mundo quer”, afirmou a delegada Gleide.

Com informações do G1

Prestação de contas do prefeito Júlio Lossio é alvo de recomendação do MPF/PE

(Foto: Arquivo)

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina (PE) recomendou ao prefeito do município, Julio Lossio, sobre a necessidade de prestar contas de recursos públicos do Governo Federal, diretamente ou por intermédio de convênios, contratos de repasse, termos de compromisso e outros instrumentos, cujo prazo de prestação de contas total ou parcial seja encerrado em 31 de dezembro de 2016. A responsável pela recomendação é a procuradora da República Ticiana Sales Nogueira.

Além de recomendar a prestação de contas ao órgão competente, sob pena de cometimento de crime de responsabilidade e ato de improbidade administrativa, o MPF requer que Julio Lossio entregue, ao seu sucessor, todos os documentos relacionados aos recursos federais em questão, bem como que providencie cópia e arquivamento da documentação.

De acordo com a recomendação, o gestor também deverá repassar, ao prefeito eleito e seu vice (além do Legislativo, órgãos de controle e cidadãos interessados), informações relacionadas às dívidas e receitas do município, situação das licitações, contratos e obras, listagem de servidores, lotação e folha de pagamento, e aos prédios e bens públicos municipais.

A procuradora da República também recomenda que o prefeito adote todas as medidas administrativas necessárias para assegurar a continuidade dos atos da administração pública, em especial os serviços essenciais prestados à população, além de não assumir obrigação cuja despesa não possa ser paga no atual exercício financeiro, incluindo aumento de gastos com pessoal.

Em caso de descumprimento da recomendação, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Fonte MPF

Feijão, tomate e leite apresentam queda de preço na cesta básica

Uma boa notícia para os consumidores da região do Vale do São Francisco que irão aos supermercados neste final de ano: segundo pesquisas do Índice da Cesta Básica (ICB) em Petrolina a cesta básica apresentou, no mês de novembro, deflação de 4,77% em comparação com outubro.  A pesquisa foi realizada pelo colegiado de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

A deflação foi resultado da queda de preço do leite integral, feijão carioca e tomate. Os preços do leite e seus derivados apresentaram aumento nos últimos meses e isto fez com que a procura diminuísse. Este fator somado com uma maior oferta fez os preços reduzirem nos supermercados.

Com relação ao feijão carioca, muitos consumidores passaram a procurar bens substitutos, como o feijão preto, na tentativa de fugir dos altos preços que estavam sendo comercializados. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) a chegada de parte da última safra do ano fez com que os preços diminuíssem de forma generalizada pelo país e, consequentemente, no Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Limite de gastos do governo deve reduzir concursos públicos, diz advogado

(Foto: Ilustração/Internet)

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que congela os gastos do governo por 20 anos, aprovada nesta terça-feira (13) pelo Senado, deve afetar diretamente a realização de concursos públicos para órgãos e empresas do governo federal – como Receita Federal, Correios, INSS, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Estados e municípios ficam de fora das regras.

“São justamente os concursos mais visados por pagarem salários mais altos”, diz o advogado Danilo Rogério Peres Ortiz Camargo, especialista no assunto. “Com o Orçamento reduzido, o governo deve reduzir a abertura de concursos públicos para contratar novos servidores”, afirma Camargo.

PEC X concursos

Com as novas regras aprovadas, o governo passa a ter um limite máximo para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Se ultrapassar esse limite em um ano, no ano seguinte o governo precisa cumprir uma série de restrições – até que o limite volte a ser cumprido.

LEIA MAIS

Secretaria da Cidade emite nota e explica porquê não liberou Concha Acústica para manifestação em homenagem à garota Beatriz

Após o blog Waldiney Passos noticiar que a Secretaria da Cidade havia negado o espaço da Concha Acústica, no último dia (10), para a realização da manifestação de fé em homenagem à garota Beatriz Angélica, a Secretaria emitiu uma nota explicando porque negou o espaço.

Segundo a nota, a Concha Acústica estava reservada para um evento nos dias 9 e 10 de dezembro, contudo, no dia 8, a organização do evento informou que só iria utilizar o espaço no dia 9. Ainda segundo a Secretaria, não havia tempo hábil para liberação do local, já que são necessários 15 dias para que os documentos de liberação estejam regularizados.

A nota não explica a afirmação do professor e pai da garota, Sandro Romildo, de que a manifestação de fé estava programada somente para o dia 21.

“Quando eu e Lucinha fomos na Ordem Pública, reservar o espaço da Concha Acústica, tivemos uma surpresa, aliás duas, alguém já havia marcado os dias 8, 9, 10 e 11. E outra, o meu nome com a nossa manifestação de fé programada para o dia 21”, afirmou Sandro.

Confira a íntegra da nota:

A Secretaria da Cidade, através do Setor de Licitação de Eventos da Ordem Pública esclarece que a manifestação de um ano da morte da garota Beatriz Mota não aconteceu na Concha Acústica porque o espaço já havia sido reservado para um evento religioso.

O fato é que o espaço da Concha estava reservado pelo segmento evangélico para o evento “Oraculo – Deus fala ao coração”, que aconteceria nos dias 09 e 10. No entanto, o setor de Licitação de Eventos soube no dia 08 através da organização do evento que só iriam utilizar do espaço no dia 09. Diante dessa confirmação a Secretaria ficou impossibilitada de conceder o espaço para a Manifestação, visto que são necessários 15 dias para que todos os documentos que legalizam a realização de um evento sejam liberados.

A Secretaria informa ainda que deu todo suporte à organização da Manifestação junto a AMPLA e AMA para a interdição da rua em frente ao colégio Maria Auxiliadora, agilizando os trâmites necessários no sentido de garantir a realização da Manifestação. É importante frisar que a Secretaria da Cidade através da Ordem Pública vem ao longo desse ano também colaborando junto com diversos setores da sociedade para elucidação desse bárbaro crime que deixou uma família desolada e uma região inteira aflita, e que juntos vem clamando por justiça“.

Filho de vereador de Casa Nova morre em acidente de caminhão

(Foto: Internet)

O caminhoneiro Alan Moreira, de 32 anos, filho do vereador reeleito de Casa Nova (BA), Ademir Cota e sobrinho do atual prefeito Wilson Cota, ambos do PMDB, veio a óbito, na noite desta terça-feira (13), após um grave acidente na região de Irecê (BA).

Alan era residente no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina (PE), e estava transportando uma carga de frutas para o Oeste da Bahia. A população de Casa Nova ficou em comoção com a notícia.

O caminhoneiro Alan Moreira era casado e deixa uma filhinha de poucos meses, além de ser o único filho homem do vereador, que tem outras cinco filhas.

O Juiz Sanfoneiro, Dr. Ednaldo Fonsêca, rende homenagens ao Rei do Baião

Dr. Ednaldo Fonsêca rende homenagens ao ídolo e conta sobre a emoção de ter tocado para o Rei do Baião. (Foto: ASCOM)

A semana é toda dedicada ao Rei do Baião, que comemoraria 104 anos caso estivesse vivo, no último dia 13/12. Para falar sobre este ícone da música nordestina o Juiz Sanfoneiro, Dr. Ednaldo Fonsêca conta que conheceu Luiz Gonzaga, quando tinha 12 anos, e que o mesmo, após ouvi-lo tocar, o incentivou a seguir em frente com a sanfona. Conselho que o mesmo levou a sério. Hoje o Juiz Sanfoneiro tem como bandeira musical o forró pé de serra, cantada pelo eterno Lua.

Dr. Ednaldo Fonsêca rende homenagens ao ídolo e conta sobre a emoção de ter tocado para o Rei do Baião. “Eu tinha 12 anos. Ele (Luiz Gonzaga) passava por Belém de São Francisco, onde eu morei alguns anos, e fui chamado para tocar pra ele. Fui bastante envergonhado e ele com a voz de bronze, disse: – esse é o sanfoneiro mirim? Toque pra eu lhe ouvir, cabra!”, relembrou.

“Toquei duas músicas. Ainda não cantava. Quando terminei, ele fez o seguinte comentário: Toca direitinho. Mas, tem dois defeitos: toca olhando pros teclados e eu de imediato, respondi: é por que eu tenho vergonha. De imediato ele respondeu: tocar sanfona não faz vergonha a ninguém, não. E o outro defeito é que você deve aprender música, teoria musical, pois eu perdi muito em não fazer isso. Vá em frente, meu filho. Nossa! Pra mim, foi um sonho!”, confessou o Juiz Sanfoneiro.

Importância cultural

Dr. Ednaldo Fonsêca assegurou, que Luiz Gonzaga tem uma grande importância na cultura musical brasileira. Lembrando que o seu trabalho musical popularizou o acordeon e uma instrumentação típica do nordeste (zabumba, triângulo e sanfona) utilizando a música e poesia para contar as alegrias e tristezas da vida do sertanejo. “Sua obra popularizou a maneira nordestina de produzir arte no sul e sudeste, numa época em que a migração foi bastante significativa. Acolhida inicialmente pelos nordestinos que moravam no sul, a música de Luiz Gonzaga conquistou não só essas regiões, mas todo o país. Foi o precursor do Xote, Baião, Xaxado (Forró), popularizado hoje em todo país com o rótulo de forró pé-de-serra”.

LEIA MAIS

Homem é preso após assaltar e tentar estuprar mulher e criança de 12 anos

Na noite desta terça-feira (13), por volta das 23h, no bairro Jardim Amazonas, em Petrolina (PE), a Polícia Militar prendeu Francisco de Assis Gonçalves de Barros, de 36 anos, acusado de praticar assaltos na região. O suspeito estava em um terreno baldio quando foi abordado pelos policiais, reagiu à ação da equipe policial e teve que ser imobilizado pela polícia.

O imputado havia acabado de assaltar uma mulher, de 30 anos, e uma criança, de 12 anos. As vítima estavam gritando quando foram encontradas e relataram que foram forçadas pelo acusado a irem para um matagal próximo do local para serem estupradas.

Com o suspeito foram encontradas uma faca peixeira, um martelo enrolado em uma camisa para simular uma arma e um aparelho celular. A equipe policial conduziu os envolvidos juntamente com os materiais apreendidos até a 1ª DPC onde foram apresentados e entregues ao delegado de plantão que ratificou o APFD.