Crianças da casa Tribo de Gade ganham festa e doação de alimentos e brinquedos

Equipe responsável pela realização da festa em prol das crianças da casa Tribo de Gade no bairro São Gonçalo

“Crianças são como uma flor…é preciso plantar a semente,cuidar bem do solo e se preocupar em dá luz e regar com carinho, para assim criar o livre encanto”, Nivia Torres Neves de Carvalho.

Foi com este pensamento de contribuir com a transformação da sociedade cuidando bem das nossas crianças que a jovem Andreza Nascimento, filha da radialista Socorro Nascimento, idealizou uma ação natalina com a arrecadação de alimentos e brinquedos que foram doados à casa Tribo de Gade, no bairro São Gonçalo em Petrolina.

A campanha contou com total apoio da Rádio Grande Rio AM, que serviu de ponto de recolhimento das doações. O gerente Francisco Fernandes e o repórter Almir de Castro, prestigiaram a entrega dos brinquedos e alimentos.

Para distribuir os donativos foi organizada uma linda festa com as crianças, que além de receberem com alegria os presentes de natal, vibraram com a apresentação da peça teatral “Sonho de Artur”, encenada pelos alunos da igreja.

Satisfeita com a iniciativa a direção da casa Tribo de Gade agradeceu a todos pela colaboração.

Mudanças nas regras trabalhistas prevê jornada flexível para trabalhadores

Deverá ser anunciada pelo governo na próxima semana uma série de propostas para mudanças nas regras trabalhistas. O pacote, que ainda está em discussão, prevê a criação da modalidade de contratação por hora trabalhada, com jornada flexível.

Sob esse regime de jornada intermitente, o trabalhador poderá ter mais de um patrão, que poderá acioná-lo a qualquer hora do dia, sem necessidade de cumprir horário comercial. Os direitos trabalhistas serão pagos proporcionalmente.

Na última segunda-feira, dia 12, o Broadcast – serviço em tempo real do Grupo Estado – antecipou que o projeto que regulamenta o trabalho intermitente pode ser votado, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado na quarta-feira (21).

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, porém, disse ao Estado que essa questão ainda não está pacificada e que o governo só vai avançar nos temas a respeito dos quais houver um “amplo entendimento” entre os trabalhadores e os empregadores.

A jornada intermitente vem sendo estudada como uma maneira de estimular a geração de empregos, mas encontra resistência entre movimentos sindicais, que veem na iniciativa uma forma de precarização dos direitos trabalhistas.

Segundo Nogueira, entre os temas em que já há consenso está o aumento do prazo dos contratos temporários – de 90 dias para 180. Outro item é estabelecer a jornada parcial de 25 horas de trabalho, com direito a cinco horas extras, e da possibilidade de a convenção coletiva deliberar sobre a forma como a jornada semanal vai ser executada.

O anúncio dessas novas medidas será feito junto com a edição da medida provisória para transformar o Programa de Proteção ao Emprego em uma ação permanente do governo, que passará a ser chamado de Programa Seguro Emprego. Não há definição, ainda, sobre se essas outras mudanças serão feitas via MP ou projeto de lei. As informações são do jornal.

 O Estado de S. Paulo

Jovem é morto no jardim Petrópolis após se envolver em briga

Na madrugada deste domingo (18), a Polícia Militar foi comunicada sobre uma briga no bairro Jardim Petrópolis em Petrolina.

Ao chegarem nas proximidades do local indicado encontraram na Av. da Cerca, em frente ao número 55, no interior de um imóvel murado o corpo já sem vida de um homem, com ferimentos de objeto perfuro-cortante e contundente.

De acordo com informações preliminares a vítima teria se envolvido em uma briga e ao fugir foi alcançado e morto a facadas e pedradas pelos demais envolvidos na confusão. Ninguém foi preso até o momento.

Em contato com o IML fomos informados que o corpo segue sem identificação.

 

Susto no monumento da Integração em Petrolina

Foto: WhatsApp

Logo nas primeiras horas desta manhã, um motorista perdeu o controle do carro e terminou descendo uma rampa que dá acesso a Rua Dr. Júlio de Melo, próximo ao Monumento da Integração, região central da cidade, atingindo outro veículo que estava estacionado no local.

Apesar do susto ninguém ficou ferido, os danos foram somente materiais.

O local do acidente sofreu alterações na sinalização, o que vem ocasionando muitas dúvidas e inseguranças nos condutores de veículos que transitam naquela área. Em horários de pico os carros que vêm da Av. Guararapes devem parar para os que estão contornando o Monumento passarem, estes por sua vez deveram parar logo à frente para os que estão vindo da Av.: Monsenhor Ângelo Sampaio seguirem em direção a Facape, ocorre que a sinalização ficou confusa e que certamente facilita o número de acidentes naquele que é um dos pontos mais movimentados de Petrolina.

P1 Rappers lança neste sábado o álbum “Nordestinias”

 

(Foto: Divulgação)

O grupo “P1 Rappers” lança hoje o mais novo projeto “Nordestinias”, o álbum reforça a crítica social feita em trabalhos anteriores, revelando que periferia também é capaz de produzir arte.

Álbum será lançado hoje (17) às 18h no parque Lagoa do Calú (Foto: Divulgação)

P1 Rappers ganhou destaque na 19ª edição do festival “Edésio Santos da Canção” e levou os principais prêmios da edição entre eles um com o rap “Nordestinias”, que dá nome ao CD que será lançado hoje (17) às 18h no parque Lagoa do Calú. O evento conta com diversas apresentações de outros grupos de rap e hip-hop da região.

 

Petrolinenses devem preparar o bolso para 2017: “A tarifa de remuneração das empresas apontará para valores superiores a R$ 4,00” afirma Sentravasf

Na última quinta-feira (15), foi aprovado na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) o projeto de lei nº 064/2016 que proíbe o exercício de dupla função do motorista de transporte coletivo na cidade. Na ocasião o vereador Pérsio Antunes fez o alerta de que “se o projeto for aprovado e a lei mantiver a decisão, a passagem vai passar de R$ 3,20 para R$ 4,00 a partir do dia 1º de janeiro de 2017”. Ele se absteve de seu voto.

A Setranvasf, que teria três meses para se adequar aos novos termos, reafirmou em nota a importância da adaptação dos ônibus para a extinção do cobrador, por questões de segurança, assegurando que o projeto já é utilizado em outras cidades. Na nota à imprensa, a Setranvasf também confirmou a previsão do vereador Pérsio Antunes. “Caso a lei seja sancionada, a tarifa de remuneração das empresas apontará para valores superiores a 4,00”

Confira a nota na integra:

“Em virtude dos avanços tecnológicos e da ampla utilização do Cartão Bip, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do São Francisco – Setranvasf reafirma a importância e a necessidade de readequações nos coletivos. A circulação de ônibus sem cobradores é uma realidade em várias cidades do Brasil e do mundo, tendo objetivos como reduzir a criminalidade, agilizar o serviço e conter a majoração no custo do transporte. O Setranvasf espera que a Prefeitura de Petrolina posicione-se de acordo com o setor Jurídico da Câmara de Vereadores, que julgou como inconstitucional o projeto de lei do vereador Geraldo Acerola. Caso a lei seja sancionada, a tarifa de remuneração das empresas apontará para valores superiores a 4,00. O Setranvasf lembra que atualmente mais de 70% dos usuários utilizam o Cartão Bip, podendo fazer a aquisição pela internet, pelas lojas Bip e nos mais de 50 pontos de recarga.”

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Petrolina

Prefeito eleito Miguel Coelho, a vice Luska Portela e os 23 vereadores diplomados (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), foi diplomado pela justiça eleitoral na noite de sexta-feira (16) juntamente com a vice-prefeita Luska Portela e estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro e administrar a cidade até 2020.

Na ocasião também foram diplomados os 23 vereadores eleitos e seus suplentes. Marcaram presença na cerimônia a Juíza Carla Adriana de Assis da 83º Zona eleitoral e a Drª Ana Rúbia Torres de Carvalho, além do Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB), o Ministro de Minas e Energia Fernando Filho (PSB), Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o atual presidente da Casa Plínio Amorim Osório Siqueira e o representante do executivo Paulo Valgueiro, além de diversos simpatizantes dos diplomados da noite.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Miguel Coelho recebeu o diploma acompanhado de sua mãe Adriana Coelho e em seu discurso deixou claro que os palanques estão desmontados e que esse é o momento de somar forças em prol de Petrolina.

“Mesmo diante de tantos ataques desleais, quero dizer que os palanques foram desarmados, agora não é a cor azul, mas a cor do povo de Petrolina. Irei buscar incansavelmente uma relação amistosa, transparente e respeitosa”.

O prefeito eleito reafirmou a gratuidade do projeto Nova Semente. “Sei da imensa responsabilidade de liderar o desenvolvimento de Petrolina. Vamos ampliar e fazer o Nova Semente de graça a partir do próximo ano, ampliar as parcerias com as instituições de ensino superior, entre tantas demandas”.

Durante este final de semana a “Mostra 14” segue com atividades culturais de dança

(Foto: Divulgação)

A “Mostra 14”, que teve início na última quarta-feira (14), tem continuidade hoje (17) e amanhã (18) com uma programação diversificada que conta com apresentações de performances, discussões sobre dança e um ensaio aberto.

O projeto que está em sua quinta edição, conta com artistas locais e convidados de outras cidades. Neste sábado (17) a programação terá início as 15h com a performance “Corpo da Criação”, com bailarinos locais e a noite a partir das 19h será o espetáculo aberto “Sentimentos Gis”, no teatro Dona Amélia.

No domingo (18) a programação terá início às 15h com o “Chá Performático”, com a artista Renata Pimentel (Recife-PE). O projeto Mostra 14 é promovido Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança que presta uma homenagem ao bailarino Ailton Marcos, que faleceu em 2009.

A programação completa está disponível através do site do evento.

Moradores do bairro João de Deus recebem ordem de despejo e cobram do prefeito uma solução

(Foto: ASCOM PMP)

Na manhã de hoje (16), o presidente da associação do bairro João de Deus, Eugênio Alves, e uma comitiva formada por moradores do bairro estiveram no gabinete do Prefeito Julio Lossio em busca de uma solução para evitar o despejo de suas famílias e de outros moradores do bairro.

As 104 famílias receberam ordem de despejo, porque em 2013 a empresa proprietária de onde os moradores construíram suas casas a mais de 17 anos, abriu falência e seus bens foram penhorados, incluindo a área ocupada por essas famílias.

O grupo que esteve na prefeitura hoje fez uma proposta para o prefeito, através do presidente da associação. “Para evitar esse despejo solicitamos do prefeito que permutasse o terreno e promovesse a regularização fundiária no João de Deus” afirmou Eugênio Alves.

Toda a situação vivida pelo os moradores, foi avaliada pelo governo, que encaminhou a Câmara Municipal de Petrolina um Projeto de Lei, para solucionar esse impasse. “Agora é esperar que o Projeto entre na pauta ainda este ano para que essas famílias passem o Natal e Ano Novo na casa deles de verdade” afirmou o prefeito Júlio Lossio.

Campus UPE divulga edital para mestrado e pós-graduação, em Petrolina

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para o programa de pós-graduação em ciências e tecnologia ambiental para o semiárido, no campus Petrolina da UPE.

O processo seletivo conta com 15 vagas, direcionadas para candidatos com graduação em diversas áreas do conhecimento, ou ainda, candidatos com previsão de conclusão do curso de graduação até a data de matrícula no PPGCTAS informado no cronograma.

O período de inscrição será de 19 de dezembro de 2016 a 18 de janeiro de 2017, e poderá ser feito de maneira presencial de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, na Coordenação Setorial de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina ou pelo os correios para o endereço: BR 203, Km 2, s/n. Bairro: Vila Eduardo, Petrolina – PE, CEP: 56.328-900.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 150,00 e o resultado do processo seletivo está previsto para o dia 03 de março de 2017, com início das aulas em abril.

Outras informações através do site da UPE

Público é convidado a participar do processo criativo do espetáculo “Sentimentos Gis”, neste sábado

(Foto: Divulgação)

O Tetro Dona Amélia recebe neste sábado (17) o espetáculo “Sentimentos Gis”. A obra tem como referência a vida da transexual Gis. O evento acontece em parceria com o público, que é convidado a participar do processo criativo do espetáculo.

“Sentimentos Gis” recebeu o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e parte da programação da Mostra 14 de dança, que segue até domingo (18) que contará com diversos espetáculos.

Neste sábado (17) será o primeiro ensaio aberto. Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa cênica feita pelo o bailarino petrolinense Cleybson Lima, que teve início em 2012, com o objetivo de investigar o corpo a partir das discussões de gênero, apresentando a figura da travesti/transexual para a cena. “O que me move falar disso é questionar as pessoas sobre esse universo. É um tema atual, quero saber o motivo delas serem marginalizadas, coisa que acontece tanto”, explica o criador.

A apresentação tem início às 19h, no Teatro Dona Amélia. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.mostra14dedanca.livreh.com​

Lucas Ramos afirma ser urgente saída de socialistas da base de governo Temer e pede eleições diretas

(Foto: ASCOM)

O deputado estadual e vice-líder do Governo Paulo Câmara, Lucas Ramos (PSB), afirmou, em pronunciamento feito na sua página do Facebook, que o Partido Socialista Brasileiro “não pode fazer parte de um governo que está fadado ao fracasso”, referindo-se ao Governo do Presidente Michel Temer, e disse ser “urgente a saída dos socialistas da base do governo Michel Temer para que o PSB faça jus à sua história”.

O parlamentar defendeu, ainda, “uma posição de independência do partido em relação a Temer”, já que o Governo Federal tem optado por medidas impopulares e ignorado as vozes da sociedade, afastando a possibilidade de recuperação do otimismo político e econômico do país. Ao finalizar o seu discurso, Lucas foi enfático: “É preciso dar um passo à frente! Por novas eleições diretas para presidente!”.

Confira o texto

O Brasil não pode esperar mais. O PSB tem compromisso com o país e não pode fazer parte de um governo que está fadado ao fracasso. As medidas impopulares tomadas pelo presidente Michel Temer ignoram as vozes da sociedade e afastam qualquer possibilidade de recuperação do otimismo político e econômico.

Hoje discursei na Assembleia Legislativa de Pernambuco para defender uma posição de independência do Partido Socialista Brasileiro em relação a Temer. Esta posição já é defendida pelo diretório estadual do partido no Rio Grande do Sul e possui o respaldo de grandes socialistas. Inspirado nas ideias e posições de Miguel Arraes, quero me somar a este grupo que pede um Brasil decente, honesto, limpo e que trabalhe para quem mais precisa.

É preciso dar um passo à frente! Por novas eleições diretas para presidente!

Codevasf suspende abastecimento de água para 47 usuários do Projeto Senador Nilo Coelho

(Foto: CODEVASF)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) informou na manhã de hoje (16) a suspensão do fornecimento de água para 47 usuários do Projeto Senador Nilo Coelho.

Segundo informações da assessoria a suspensão acontecerá de maneira parcial ou definitiva ou por prazo de 3 anos para os usuários de não cumprem a resolução 660/2003. Os interessados na regularização do fornecimento de água deverão procurar a Gerência Regional de Irrigação da 3º Superintendência da Codevasf de Petrolina (PE), prazo de 15 dias, que será encerrado no dia 31 de dezembro de 2016.

Outras informações através do telefone (87) 3866-7743.

Com informações da ASCOM Codevasf

 

Zé Batista deixa de lado a disputa da presidência da Câmara Municipal para assumir secretaria

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador José Batista Gama (PDT), foi o escolhido por Miguel Coelho (PSB) para ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário. Um velho conhecido da população petrolinense, Zé Batista foi secretário de agricultura de Petrolina durante o governo de Fernando Bezerra Coelho e atualmente ocupa o cargo de vereador pelo quarto mandato.

Durante a coletiva de ontem (15) afirmou que seu foco está voltado para a geração de empregos e renda, e, quando questionado sobre a continuidade das suas atividades na câmara municipal de Petrolina, afirmou ter plena confiança em seu substituto Aero Cruz (PSB). “Me identifico com a câmara e acredito que quem vai assumir o meu cargo com certeza vai fazer um excelente papel”. Ao assumir o cargo de secretario, Zé Batista deixa de lado o desejo de se tornar presidente da câmara municipal de Petrolina em 2017.

Miguel reduz número de secretarias e afirma que “não existe dono de cargo, fica quem entrega!”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante o anúncio de secretariado, na manhã de ontem (15) o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), fez diversas declarações sobre a crise que o país enfrenta e de que maneira essa fase refletiu diretamente na sua decisão em reduzir o número de secretários.

Em busca de um “conforto financeiro”, Miguel optou por reduzir o número de secretarias e secretários executivos, além de extinguir os cargos de secretários adjuntos. Ainda durante o anúncio informou que a redução seria uma maneira de conter gastos. “Vamos fazer um plano de contenção de gastos e otimizar os gastos da prefeitura dando mais qualidade aos investimentos, gastando dinheiro com o que realmente precisa”, afirmou.

Para os novos secretários Miguel avisou que não existem garantias nos cargos. “Não existe dono de cargo, fica quem entrega, quem não entregar não terá oportunidade”.