Procon/Facape entra em recesso

(Foto: Arquivo)

A unidade do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), localizada no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), entrou em recesso nesta terça-feira (20).

Os serviços do Procon/Facape, estarão suspensos até o dia 12 de fevereiro de 2017. O Procon funciona na Facape, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com distribuição de fichas na portaria a partir das 7h. O atendimento é gratuito.

Alunos da UPE iniciam processo de desocupação do prédio da instituição em Petrolina

Estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, deram início, na manhã desta quarta-feira (21), à desocupação do prédio da instituição. Os alunos estavam no campus da UPE em Petrolina desde o dia 10 de outubro.

A ocupação aconteceu como forma de protesto à PEC 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Durante o período, os estudantes realizaram várias ações nas ruas e até “aulões” contrários ao projeto. Além disso, os alunos queriam melhorias para a universidade.

Hospital Universitário informa estado de saúde de criança atropelada próximo ao Centro de Convenções

Segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital Universitário (HU) de Petrolina, a criança de 4 anos atropelada na tarde desta terça-feira (20), próximo ao Centro de Convenções, foi atendida na emergência e passou por diversos exames. Neste momento a criança está em observação e seu estado de saúde é estável.

De acordo com a Polícia Militar, uma mulher de 36 anos, conduzindo um carro Ford Ka, vermelho, foi a responsável pelo acidente.

A criança teve várias escoriações nos membros inferiores e superiores, além de um edema na parte frontal da cabeça.

Confira o horário de funcionamento das feiras livres de Petrolina neste final de semana

As feiras livres de Petrolina vão antecipar o funcionamento neste final de semana. A mudança aconteceu devido as festas de final de ano, Natal (25) e Ano Novo (01).

Com a alteração as feiras do domingo (25) acontecerão no sábado (24) e as que aconteceriam no dia 01/01/2017, funcionarão no dia 31/12/2016.

Após pagamento do 13º salário, Sindsemp cancela manifestação

Após anunciar que seria realizada uma manifestação caso o 13º salário dos Servidores Muncipais não fosse pago, O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) emitiu uma nova nota nesta quarta-feira (21) afirmando que o compromisso foi regularizado. Segundo o sindicato, a pressão exercida pela categoria foi fundamental para o pagamento dos valores.

Confira a nota

“Graças a uma pressão do SINDSEMP, a prefeitura de Petrolina honrou seu compromisso e pagou no dia que preconiza a Lei o 13º salário dos servidores da Saúde.

Por isso, nossa manifestação, agendada para hoje, caso não fosse creditado os valores, foi cancelada. A diretoria da entidade reforça a disponibilidade de continuar atentos às demandas do servidor e ficar vigilantes”.

Comissão de Educação na Alepe critica falta de novas bolsas para o Proupe

A deputada garantiu que a Comissão continuará com o debate sobre o Proupe no próximo ano. (Foto: Internet)

Após o anúncio feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), de que o Estado não tem recursos para abrir novas bolsas par ao Programa Universidade para Todos (Proupe), a presidente da Comissão de Educação na Assembleia  Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Teresa Leitão (PT), criticou as declarações do governo do Estado.

“O jornal de hoje dá conta de que as bolsasa não serão ampliadas como nós esperávamos que fossem. O máximo que o governo do Estado vai fazer é o pagamento dos atrasados. Isso significa que as autarquias e fundações do Estado de Pernambuco, todas elas funcionando no interior do Estado, serão submetidas a uma situação que pode prejudicar o trabalho direcionado a expansão da oferta de licenciatura”, afirmou Teresa.

A deputada garantiu que a Comissão continuará com o debate sobre o Proupe no próximo ano. Ela lembrou ainda que o colegiado chegou a fazer parte de um grupo de trabalho do governo, com o deputado Eduíno Brito (PP), para debater a reformulação do Proupe.

Com informações do JConline

Criança de 4 anos é atropelada no centro de Petrolina

Uma criança de apenas 4 anos foi atropelada, na tarde desta terça-feira (20), próximo ao Centro de Convenções, no Centro de Petrolina (PE). De acordo com a Polícia Militar, uma mulher de 36 anos, conduzindo um carro Ford Ka, vermelho, foi a responsável pelo acidente.

A criança teve várias escoriações nos membros inferiores e superiores, além de um edema na parte frontal da cabeça. A Viatura Regaste do Corpo de Bombeiro procedeu com os primeiros socorros da criança, que foi encaminhada para o Hospital de Urgências e Traumas (HUT).

A mulher foi conduzida e apresentada na DPC a autoridade competente a fim de ser tomada as medidas legais cabíveis.

Nova invasão é demolida no bairro Vila Eulália, em Petrolina

Agentes do Núcleo de Operações da Secretaria de Ordem Pública com apoio da Guarda Municipal de Petrolina combateram, nesta terça-feira (20), uma nova invasão no bairro Vila Eulália.

A invasão começou a se instalar nesse último fim de semana, mas 12 estruturas já estavam sendo erguidas de maneira ilegal e foram demolidas pela equipe.  De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, a área da ação já esteve em pauta em 2015.

“Em novembro de 2015 a Ordem Pública esteve empenhada na reintegração de posse dessa mesma área no Vila Eulália, garantido que equipamentos públicos chegassem a comunidade”, destacou.

Comunidade Católica Shalom de Petrolina, apresenta Musical “Filho de Deus, Menino Meu” na noite de Natal

(Foto: Divulgação)

Em celebração ao Natal, neste domingo (25), a Diocese de Petrolina e Comunidade Católica Shalom promovem o espetáculo “Filho de Deus, Menino Meu”.

A apresentação é aberta para a comunidade e acontecerá na Concha Acústica, localizada no Centro da Cidade. O ato terá início às 21h, logo após a Missa de Natal.

O musical, inspirado no livro “Filho de Deus, Menino Meu”, homônimo de Emmir Nogueira, encena o nascimento de Jesus de forma alegre, jovial e dinâmica. A apresentação natalina, já percorreu as principais capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, entre outras.

Para apresentação o elenco conta artistas locais, incorporam ao teatro mambembe vários elementos de arte, por meio da diversidade musical da trilha sonora, que vai do tango ao pop, passando pelo forró, jazz, soul, blues e samba. Com adaptação para o teatro de Wilde Fábio e direção geral de Maurício Moisés

Em nota, a Compesa afirma que houve uma falha no procedimento de análise das amostras coletadas pela própria empresa

(Foto: Internet)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinou, nesta segunda-feira (19), que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) forneça água dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. A determinação foi feita depois da constatação de que a água distribuída na cidade é imprópria para o consumo.

Em resposta, a Compesa afirmou que água distribuída para a cidade está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, que o teste feito falhou ao analisar as amostras coletadas pela própria empresa e que a distribuição de água na região está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo o Ministério da Saúde.

Confira a nota na íntegra:

A Compesa tranquiliza a população de Petrolina informando que a água distribuída para a cidade está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com a portaria Nº 2914/11. A cidade possui três estações de tratamento de água que, juntas, produzem 1.600 mil metros cúbicos. A companhia investe R$ 850 mil apenas com produtos químicos, o que garante a produção de água com excelente padrão de qualidade. A água produzida na unidade da Compesa passa por um rigoroso controle operacional que monitora a cada duas horas todas as etapas do processo de tratamento. De acordo com os dados do monitoramento bacteriológico realizado na saída das estações de tratamento dos últimos 12 meses, os resultados foram satisfatórios. Em nenhuma das amostras foi detectada a presença da bactéria Escherichia Coli

A Compesa também realiza o monitoramento na rede de distribuição, diariamente, em vários pontos da cidade. Quanto à positividade de contaminação evidenciada pelo Ministério Público de Petrolina em algumas amostras da rede de distribuição, a Compesa esclarece que o fato decorreu de uma falha no procedimento de análise das amostras coletadas pela própria empresa. Porém, o caso já foi corrigido e a Companhia está à disposição das instituições que regulam o serviço para comprovar a nossa transparência”.

UPE Campus Petrolina conta com nova diretoria

O campus da UPE em Petrolina (PE), empossou nesta segunda-feira (20), Marianne Marinho e Leilyane Coelho para a nova diretoria da instituição. Deixaram os cargos de diretor o professor Moisés Almeida e vice-diretora professora Marta Guimarães.

A nova direção conta com a professora Marianne Marinho, que é mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e a vice-diretora professora Leilyane Coelho, que é mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com a UPE. Na gestão anterior, a professora Leilyane Coelho exerceu o cargo de assessoria da Direção.

Participaram do evento, além das comunidade acadêmica, representantes das Instituições de Ensino do Vale do São Francisco, compondo a mesa Acadêmica: UNEB, UNIVASF, IF Sertão e FACAPE. Também foi composta uma mesa de honra com as autoridades políticas da região. A Posse foi presidida pelo Reitor da Universidade de Pernambuco Prof. Dr. Pedro Henrique de Barros Falcão. O mandato das atuais gestoras vai até o final de 2020.

Vereador Pérsio Antunes reclama sobre falta de procedimentos de laqueadura tubária e cobra Secretaria da Saúde

O vereador requereu à Secretaria de Saúde os contatos e endereços das pacientes, porém só recebeu os nomes. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim, nesta terça-feira (20), o vereador Dr. Pérsio Antunes (PV) exigiu explicações da Secretaria da Saúde sobre a falta de procedimentos de laqueadura tubária na cidade. Segundo o parlamentar, de um total de 2 mil procedimentos que deveriam ser realizados, somente 320 foram concluídos.

“Nós solicitamos na penúltima sessão à Secretaria da Saúde uma série de informações a respeito de compra de medicamentos que estão faltando nos postos, mas que foram mais de 20 milhões comprados. E de R$ 5 mi que foram colocados no orçamento de 2015 para 2016, para laqueadura tubária. A secretária me mandou a relação das pacientes que foram 320 de um total que eram para ser feitas 2 mil laqueaduras tubárias”.

Pérsio Antunes falou ainda sobre denúncias que ele recebeu nas quais algumas pacientes afirmaram que foram reunidas durante o período eleitoral com a promessa da realização do procedimento. O vereador requereu à Secretaria de Saúde os contatos e endereços das pacientes, porém só recebeu os nomes.

“O que é mais grave é que eu tenho denúncias que no mês de setembro, que era mês eleitoral, algumas pacientes foram reunidas com a promessa da realização do procedimento. Eu mandei solicitar os endereços e os contatos dessas pacientes e só disponibilizaram os nomes. Inclusive existe a denúncia de que pessoas de outras cidades vieram fazer laqueadura aqui. Isto e caso de Polícia Federal, é dinheiro público, dinheiro nosso, só não é de Polícia Federal porque os valores são de rubrica municipal. Mas é preciso que para a secretaria vir prestar contas aqui, que ela mande as solicitações que foram feitas e aprovadas por esse plenário”.

O parlamentar defendeu a fiscalização exercida pela Casa e exigiu que a Secretaria enviasse todos os dados solicitados  e aprovados pelo plenário da Câmara.

“Não é possível que se gaste um dinheiro e a gente não tenha o direito de saber como foi gasto. Nós somos fiscais do povo e do Executivo, e devemos investigar os valores aplicados, de forma transparente. Exijo que a secretaria encaminha a relação com os contatos, endereços e CPF, pois está Casa autorizou e tem o direito de fiscalizar. Se não enviar, vai ter problema para a secretaria e nós não vamos permitir esse tipo de desordem com o erário público”.

Cristina Costa declara apoio a Gilmar Santos: “Foi uma posição política, de não cumprimentar para não ser incoerente, eu respeito”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã de hoje (20), Cristina Costa (PT), vereadora reeleita em Petrolina (PE), falou sobre a atitude do seu colega de partido, o professor Gilmar Santos (PT). Durante a diplomação dos candidatos eleitos na cidade, o vereador eleito, em um ato político, recusou o cumprimento de Guilherme Coelho (PSDB), do ministro Fernando Filho e do senador Fernando Bezerra (PSB) Coelho, na última sexta-feira (16).

“Ele se vestiu da origem dele, que é defender o trabalhador. Então foi uma posição política, de não cumprimentar para não ser incoerente, eu respeito”, afirmou a vereadora.

Ainda durante a entrevista Cristina Costa lembrou a população qual deveria ser o real motivo da preocupação e de vergonha para o povo.

“Você tem aqui o povo que se chateia, fica com vergonha pela atitude do meu companheiro, Gilmar, mas em contrapartida não vejo indignação quando foi soltado hoje o valor do que os parlamentares gastam com telefone”.

Júlio Lossio veta todas as emendas da LOA; Remanejamento de 40% também foi vetado

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lossio (PMDB), vetou todas as 187 emendas dos vereadores da Casa Plínio Amorim relacionadas à Lei Orçamentária Anual (LOA). O fato foi confirmado pelo presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB), que afirmou, durante sessão ordinária nesta terça-feira (20), que “foram vetadas todas as emendas dos senhores vereadores”.

A emenda mais polêmica da LOA, que aprovava o remanejamento de 40% do orçamento para Miguel Coelho (PSB) usar sem necessidade de apreciação da Casa, também foi vetada. Segundo Lossio, a orientação do veto foi baseada na decisão da Procuradoria Municipal, que afirmou haver inconstitucionalidades na emenda. “Já havia sido aprovado 20% na LDO, como é feito para todos os prefeitos. Dá para trabalhar muito bem, como eu trabalhei”.

Agora o projeto volta para a Câmara de Vereadores para apreciação dos legisladores. Segundo o presidente da Câmara, caso a LOA seja aprovada com a emenda de 40%, caberá a prefeito Lossio sancionar a lei.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“A gente vai colocar [o projeto]  para ser apreciado pelos vereadores. Todas as emendas foram consideradas irregular. Agora as comissões vão analisar e nós vamos colocar em pauta até o dia 27 para o plenário decidir se derruba o veto ou não. Caso derrube o veto, a gente vai encaminhar para que o prefeito sancione a LOA”.

Sindsemp ameça fazer greve caso 13º salário não seja pago nesta terça

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) emitiu uma nota prometendo fazer uma manifestação na próxima quinta-feira (22), às 8h, em frente à prefeitura municipal, caso o 13º salário dos servidores públicos não seja pago até o final do dia desta terça-feira (20).

Confira a nota

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina, SindSemp, convoca a todos os servidores da Saúde que não receberam seu 13º salário, que caso o pagamento não seja efetuado até o final do dia, como preconiza a Lei, para uma manifestação nesta quinta-feira, 21, às 8h, em frente a Prefeitura Municipal“.