Cubape e conselhos do idoso e da pessoa com deficiência realizam protesto contra fim da gratuidade nos transporte coletivo nesta quinta

(Foto: Internet)

A Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), juntamente com os Conselhos Municipais do Idoso e o da Pessoas com Deficiência, vai realizar uma manifestação, na próxima quinta-feira (22), às 8h30, em frente à Rádio Jornal, no Centro de Petrolina (PE). A manifestação seguirá até a prefeitura de Petrolina (PE).

A categoria vai protestar contra a decisão do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf) que põe fim à gratuidade do transporte público para os idosos e para as pessoas com deficiência. Além disso, a manifestação vai requerer para que o passe livre seja aprovado na cidade.

Entenda o caso

Após decisão judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, as gratuidades para idosos com menos de 65 anos e portadores de necessidades especiais foram suspensas. O Setranvasf afirmou em nota que após o dia 10 de dezembro esses usuários deveriam revalidar os seus cartões para pagar as passagens de ônibus normalmente.

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) foi à justiça para buscar o cancelamento da suspensão, imposta pelo Sindicato, do direito da gratuidade ao transporte público para os idosos e os portadores de necessidades especiais.

Governador de Pernambuco afirma que Proupe não vai contar com novas bolsas

Paulo câmara garantiu que haverá a regularização do repasse dos recursos. (Foto: Internet)

O Governador Paulo Câmara afirmou, na tarde desta segunda-feira (19), que o Estado de Pernambuco não tem recursos suficientes para criar novas bolsas para o Programa Universidade para Todos (Proupe), que concede bolsas de estudos em graduações oferecidas nas 13 autarquias municipais e que foi criado em 2011 pelo então governador Eduardo Campos.

Paulo câmara garantiu que haverá a regularização do repasse dos recursos e que os atuais bolsistas não serão prejudicados. As parcelas de outubro e novembro ainda não foram pagas, o que está deixando diretores das faculdades preocupados. A de dezembro vence na próxima semana.

“Nós estamos regularizando os pagamentos. As autarquias não vão parar. Eu garanto aos alunos que estão matriculados que eles vão ter suas aulas. O que a gente não tem condições é abrir novas vagas. Não dá. Infelizmente não temos orçamento para isso. Mas os pagamentos, sim, vão ser feitos”, assegurou Paulo Câmara.

O presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe), Rinaldo Remígio, ficou surpreso com as declarações e esteve, juntamente com diretores de seis autarquias, no Recife onde tentou, sem sucesso, falar com o governador a fim de saber quando as entidades receberão as parcelas de outubro e novembro.

“A informação de que não haverá novas bolsas do Proupe nos traz uma grande preocupação porque vai frustrar o ingresso de novos alunos do interior no ensino superior. Muitos fazem o vestibular sonhando com a gratuidade ou com uma bolsa do programa do governo estadual para ajudar no pagamento das mensalidades”, afirmou Rinaldo. “Agora os alunos terão que buscar recursos próprios se quiserem fazer faculdade”, destacou Rinaldo.

PROUPE

Em todo o Estado, o Proupe contempla cerca de 7.500 estudantes, a maioria alunos de licenciaturas e de baixa renda. As bolsas são de R$ 95 e R$ 135. Desde o ano passado as autarquias vêm tendo dificuldades de pagar pessoal e prestadores de serviços por causa dos atrasos do governo estadual.

Com informações JConline

Jovem é presa após furtar estabelecimento comercial na Av. dos Tropeiros

(Foto: Internet/Ilustração)

Uma jovem de 27 anos foi presa, na tarde desta segunda-feira (19), após assaltar o Supermercado Serve Bem, localizado na Avenida dos Tropeiros. A acusada foi detida pelo segurança do estabelecimento que presenciou a suspeita furtando alguns objetos do local.

Ao chegar para averiguação do fato, a Polícia Militar constatou que a jovem havia furtado ainda R$ 380,00. A suspeita foi conduzida, juntamente com os materiais apreendidos, para a 1º DPC, onde a acusada foi autuada em flagrante.

Conselho Universitário da Univasf define reinício das atividades acadêmicas em 6 de fevereiro de 2017

(Foto: Univasf )

No dia 6 de fevereiro de 2017 o calendário acadêmico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será retomado, segundo definição do Conselho Universitário (Conuni) da instituição. A decisão foi tomada na última sexta-feira (16), durante Reunião Ordinária, no Campus Centro, em Petrolina (PE).

O calendário estava suspenso desde 28 de novembro, devido aos impactos nas atividades acadêmicas decorrentes dos movimentos de ocupação e greve deflagrados pelos estudantes da instituição em outubro, e pelo movimento grevista dos docentes da Univasf, que paralisaram as atividades em 8 de novembro. A greve docente está prevista para ser encerrada nesta quarta-feira (21), conforme decisão da Assembleia da categoria, que aconteceu na semana passada.

A nova proposta de calendário acadêmico para a conclusão do semestre letivo 2016.2 deverá ser apreciada pelo Conuni na próxima Sessão Ordinária, com data a ser definida.

Com informações da ASCOM Univasf

Miguel Coelho anuncia em rede social cinco novas escolas em tempo integral para Petrolina

(Foto: Facebook)

Através de sua conta em uma rede social, o prefeito eleito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), anunciou a chegada de cinco novas escolas em tempo integral a cidade.

No encontro com o governador Paulo Câmara, além das novas escolas, Miguel conversou também sobre investimento em saneamento básico e a expectativa para o carnaval.

Sobre os problemas com atraso de pagamento enfrentados pelo os funcionários do Hospital Dom Malan, referência na assistência em ginecologia e obstetrícia na região, Miguel afirmou em sua publicação que o pagamento será feito ainda nesta semana.  “Já tive um retorno de que a liberação dos pagamentos será realizada a partir dessa semana”.

Paróquia de Rajada realiza nesta terça-feira devoção de Padre Cícero

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no distrito de Rajada, em Petrolina (PE), vai realizar, nesta terça-feira (20), mais um dia de programação da devoção de Padre Cícero à Nossa Senhora.

A programação iniciará às 6h com o ofício; às 18h, acontecerá a hora da Graça; a Santa Missa e bênção do Santíssimo iniciará às 19h30. Toda a programação acontecerá na Igreja matriz da Paróquia, com a condução de membros de pastorais e do padre Felipe Gomes, administrador da Paróquia. Mais informações clique aqui.

Com informações da ASCOM

Dois jovens de 16 anos são apreendidos suspeitos de assaltar casas no Residencial Brasil

(Foto: Waldiney Filho)

Dois jovens de apenas 16 anos foram apreendidos, na manhã desta segunda-feira (19), suspeitos de arrombar e assaltar casas no Residencial Brasil. Durante a ação dos adolescentes, populares conseguiram deter os acusados e chamaram a Polícia Militar (PM) para tomar as devidas providências.

Quando o efetivo policial chegou, várias vítimas se aproximaram informando que os infratores estavam praticando os arrombamentos desde a semana passada naquela localidade. Ao serem questionados os jovens deram a localização de dois tanques de lavar roupa, que foram localizados pelos policiais.

Todos os materiais apreendidos juntamente com todos os envolvidos foram apresentados na 1º DPC, onde foi aberta uma portaria.

CUBAPE rebate o Setranvasf quanto ao aumento de passagens para mais de R$ 4,00

Passagens podem passar de R$ 4,00 em 2017

Há uma forte reação da população petrolinense à proposta do Sindicato das Empresas de Transporte do Vale do São Francisco (Setranvasf), de aumentar ainda mais a partir de janeiro de 2017 o valor da passagem nos ônibus coletivos.

No entanto, em carta enviada a este Blog, o presidente da Central Única dos Bairros (CUBAPE), Pedro Caldas, esclarece não ser prerrogativa do Sentanvasf a majoração nos valores da passagens em Petrolina e sim da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e que qualquer reajuste da tarifa será preciso convocar o Conselho Municipal de Transporte Coletivo para abrir a Planilha de Custo de forma transparente e esperar a sanção do Executivo.

Confira

A CUBAPE estranha a nota do SETRANVASF quando afirma que a passagem de ônibus em Petrolina poderá ultrapassar à margem dos R$ 4,00. Quero refrescar a memória da SETRANVASF que quem administra o transporte público de Petrolina é a Prefeitura Municipal através da AMMPLA, e que para decidir qualquer reajuste da tarifa será preciso convocar o Conselho Municipal de Transporte Coletivo para abrir a Planilha de Custo de forma transparente e esperar a sanção do Executivo.

Segundo, que o fato da aprovação do Projeto de Lei que proíbe a dupla função pelo o motorista não é condição para um reajuste já que nos últimos reajustes a figura do cobrador já existia e a tarifa não chegou a esse valor defendido pelo o órgão.

A CUBAPE espera que a nova gestão municipal convoque a sociedade para uma ampla discussão em decorrência da licitação para novas empresas do transporte coletivo da cidade.

Caruaru tem o mesmo perfil de Petrolina em quantidade populacional e lá eles têm três empresas de ônibus e a passagem custa R$ 2,60. Aqui o prefeito Júlio Lossio criou um Fundo Municipal de Mobilidade composto por 1% do faturamento das empresas e ninguém tem conhecimento da regulamentação da Lei – Projeto de Lei n 023/13.

A Prefeitura deu isenção do ISS até Dezembro de 2015 e o Projeto alterando para Dezembro de 2016 foi encaminhado para à Câmara e não foi colocado em pauta de votação.

Então como falar em aumento de passagens se as empresas têm recebido tantos benefícios. Esperamos a convocação do Conselho Municipal de Transporte urgente para debater essa situação e tranquilizar os usuários do transporte coletivo que não terá reajuste da tarifa.

PEDRO CALDAS – Presidente da CUBAPE

Água fornecida pela Compesa não passa em teste de qualidade e o Ministério Público de Pernambuco entra com ação contra a empresa

(Foto: Internet)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) através da promotora de Justiça de Defesa do Consumidor de Petrolina, Ana Cláudia Sena entrou com uma ação civil pública contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para que seja determinado o fornecimento, de imediato, de água própria para o consumo humano, dentro dos padrões de estabelecidos pela legislação para o município de Petrolina. O MPPE requer ainda a análise da qualidade da água nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) que abastecem o município de Petrolina (ETAs Petrolina I e II e Vitória), o distrito de Rajada e o povoado de Pau Ferro (ETA Morro do Crioulo e ETA Monte Orebe), bem como as localidades Agrovila C-1 (ETA C-1) e Agrovila N-11 (ETA N-11), no número previsto pela legislação vigente.

Ainda segundo a determinação a Compesa deve apresentar no mínimo duas amostras semanais, recomendando-se quatro semanais, quanto ao parâmetro microbiológico Coliformes Totais e Escherichia Coli. E uma amostra a cada duas horas para o parâmetro cloro. Durante 24 meses, a Compesa deve apresentar em Juízo relatórios mensais, contendo no mínimo oito análises da qualidade da água proveniente das referidas ETAs, e que essas análises sejam realizadas por dois laboratórios independentes, além das análises pela própria Compesa, comprovando que a água não contém Coliforme Totais nem E. Coli e que se encontra dentro dos padrões de potabilidade.

Segunda a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor de Petrolina, Ana Cláudia Sena, analisando os relatórios enviados pela Compesa, foi constatada a presença de Coliformes Totais na própria saída do tratamento, ou seja, a água que acabou de passar pela estação de tratamento já apresenta contaminação. Para o MPPE, o descaso da Compesa com a qualidade da água que fornece aos seus usuários é patente.

Com informações do MPPE

Confira os horários de funcionamento do comércio de Petrolina

Durante as festas de final de ano, o comércio de Petrolina funciona em horário diferenciado. As lojas do Centro da cidade terão o horário de atendimento estendido. Os comerciários estão autorizados a manter o funcionamento das lojas no domingo e a extensão de duas horas do horário comercial durante a semana que pode ser das 18h às 20h. Aos domingos, a orientação é que as lojas possam abrir das 9h às 15h, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Já o River Shopping, nos dias 24 e 31 de dezembro, lojas, alimentação e lazer funcionam das 10h às 19h.  No dia 25 de dezembro, abrem apenas as operações de alimentação e lazer, das 12h às 20h. No dia 1º de janeiro, o Shopping estará fechado, funcionando apenas o cinema, das 14h às 20h.

 

Ex-secretário de Lagoa Grande morre em acidente

Na tarde de hoje (19), o ex-secretário de agricultura de Lagoa Grande, Francisco Figueiredo, morreu vítima de um acidente de trânsito na estrada de acesso ao povoado dos Vermelhos. Morreu também neste acidente o cunhado de Francisco, José Alves da Cruz.

Além das duas vítimas outras duas pessoas estavam no veículo, uma mulher que quebrou a perna e Franceildo, que é irmão de Francisco. Não há informações sobre o estado de saúde dos sobreviventes.

AMMPLA promove leilão de veículos na próxima quarta-feira

(Foto: Internet)

Na próxima quarta-feira (21) a Autarquia de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), promove um leilão online e presencial para a venda de veículos apreendidos e não retirados por seus proprietários dentro dos prazos estabelecidos.

Os veículos destinados ao leilão não estão aptos a trafegar, destinando-se unicamente ao reaproveitamento de peças e partes metálicas. O evento é destinado para qualquer pessoa, física ou jurídica. É vedada a participação de menores de 18 anos e de servidores da AMMPLA.

O leilão acontece de maneira online ou presencial no auditório do Quality Hotel, às 9h.

Funcionários da Joalina cruzam os braços na manhã de hoje

(Foto: Ancelmo Cipriano)

Os usuários de transporte coletivo da empresa Joalina tiveram uma surpresa hoje (19). A empresa que atende a região não circulou no período da manhã devido a um protesto dos funcionários contra os salários que estão atrasados a cerca de 15 dias.

Segundo a funcionária da empresa, Jucineide Maria Bonfim a paralisação de hoje foi apenas um aviso. “Este manifesto é um lembrete para a empresa, eles prometeram que amanhã o pagamento será feito, por isso voltamos a trabalhar”.

O gerente operacional da Joalina, Adailton Jeremias informou que o pagamento será feito e que o atraso aconteceu devido à queda no número de usuários. “A empresa pagou o 13º antecipado, esse atraso aconteceu devido à queda de 8% no número de passageiros”.

Sobre o pagamento referente ao mês de novembro, o gerente de tráfego confirmou que ele será feito até amanhã (20). A funcionária Jucineide Maria Bonfim, avisou que se o pagamento não for feito outra paralisação será feita. “Se não sair daqui para quarta-feira tudo (o pagamento), a gente vai fazer uma nova parada e dessa vez só voltamos quando o salário estiver em dia na nossa conta” reforça.

“Esse gesto constrangeu ele e não o nosso grupo”, disse Fernando Filho sobre atitude do vereador eleito Gilmar Santos

“Esse gesto constrangeu ele e não o nosso grupo”, acrescentou o ministro. (Foto: Arquivo)

Após a repercussão do gesto do vereador eleito de Petrolina (PE), Gilmar Santos (PT), que recusou cumprimentar os integrantes da família Coelho durante a diplomação dos candidatos eleitos na cidade, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, afirmou respeitar o gesto do futuro parlamentar e disse que o gestou constrangeu somente o próprio Gilmar.

“Esse gesto constrangeu ele e não o nosso grupo, respeito a posição de cada um, acho que só quem sai diminuído nesse episódio é ele, não o conhecia, aproveito para dar os parabéns pelo mandato. Cristina Costa foi a mesa e cumprimentou. Eu sei diferenciar o que é campanha de política administrativa, se ele não sabe, paciência, só desejo sucesso”, disse.