Desemprego atinge 12 milhões de pessoas e tem maior taxa desde 2012

(Foto: Internet)

O desemprego atinge 12,1 milhões de pessoas, o que equivale a 11,9% de pessoas desocupadas no trimestre móvel encerrado em novembro. A taxa de desocupação e o contingente de pessoas são os mais altos da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012.

Os dados foram divulgados hoje (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são semelhantes aos do trimestre móvel imediatamente anterior (junho a agosto), quando a taxa de desocupação fechou em 11,8%. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, foi registrada uma alta de 2,9 pontos percentuais.

Os número de desempregados teve um crescimento de 33,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado – o equivalente a 3 milhões de pessoas a mais em busca de trabalho. O contingente de pessoas ocupadas hoje é de 90,2 milhões.

Carteira de trabalho assinada

O número de empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada ficou estável em relação ao trimestre anterior, fechando em 34,1 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo trimestre de 2015, houve queda de 3,7%.

Já o número de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada cresceu 2,4%,, e chegou a 10,5 milhões de pessoas . Quando comparado ao mesmo trimestre móvel do ano passado, houve um aumento de 3,5%.

Fonte Uol

Buracos espalhados por Petrolina atrapalham trânsito e causam transtorno para população

Buraco na Av. da Integração tem causando transtorno aos condutores que passam pelo local. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A população de Petrolina (PE) tem enfrentado grandes transtornos no que diz respeito à manutenção asfáltica. Por toda cidade, inclusive nas vias mais movimentadas, é possível encontrar, com facilidade, buracos espalhados pelas ruas e avenidas.

Na Avenida da Integração, que cruza boa parte do município e é uma das mais movimentadas, é possível encontrar buracos em vários trechos. Alguns já apareceram há mais de três meses, como é o caso do buraco próximo à escola EREMCC. Contudo, mesmo com as constantes reclamações da população, nenhuma providencia é tomada.

Basta você andar poucos quilômetros e logo aparacem mais buracos. No início da mesma Avenida, próximo ao contorno do Makro, os condutores tem que desviar de mais um para não causar danos aos seus veículos.

Buracos na Av. Mário Rodrigues Coelho. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na Av. Mário Rodrigues Coelho, que passa entre os bairros Parque Massangano e Rio Claro, dois buracos infernizam a vida dos motoristas. Um deles tem causado grande perigo, pois devido ao seu tamanho e profundidade os condutores tem que sair da pista para poder passar no local sem cair no buraco.  O outro, inusitadamente, fica logo depois de um quebra mola.

No retorno próximo ao Posto de combustível do Distrito Industrial há uma “cratera”, como já foi divulgado neste blog, que dificulta, ainda mais, o trânsito no local. Nos horários de pico o local recebe muitos veículos e o trânsito fica bastante lento, principalmente na parte do retorno, e com o buraco o trânsito tem quase parado, pois há apenas um pequeno espaço para os veículos passarem.

‘Cratera’ no retorno do Distrito Industrial. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O condutor Jorge Oliveira, que passa diariamente no local para ir ao trabalho, relatou o sofrimento que é passar por ali. “Não tem condições de andar em Petrolina, esse buraco já tem três meses ou mais e ninguém faz nada. Jogaram uns paralelepípedos que só piorou a situação. O trânsito já é ruim e desse jeito é impossível passar por aqui. Asfaltaram a Orla que nem precisava e o resto da cidade ficou assim [com vários buracos]”.

Não precisa andar muito por Petrolina para encontrar vários locais que sofrem com a falta de manutenção das vias. Os condutores acabam sofrendo, além da lentidão do trânsito nos locais, alguns prejuízos, já que qualquer descuido pode causar danos aos veículos.

Homem é assassinado com vários tiros na Cohab VI, em Petrolina

(Foto: Waldiney Filho)

Um homem foi assassinado na noite desta quinta-feira (29) no bairro Cohab VI, em Petrolina (PE). A vítima estava chegando em sua residência quando foi atingida por seis disparos de arma de fogo.

De acordo com informações dos populares, dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos e empreenderam fuga após a ação.

Até o momento ninguém foi preso. O corpo foi removido pela equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) logo após aos procedimentos realizado pelo Instituto de Criminalística (IC).         

Prefeito Miguel Coelho também acredita em vitória de Osório Siqueira para presidente da Câmara

Questionado sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina, o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), apenas reforçou o que já é do conhecimento de todos, que o atual presidente, vereador Osório Siqueira (PSB), deve ser mesmo reconduzido ao cargo por mais dois anos.

Confira o vídeo:

Miguel Coelho deixa entender que vereadora Maria Elena pode assumir secretaria

Isso mesmo! O prefeito eleito de Petrolina afirmou na noite desta quinta-feira (29) que ao anunciar os nomes dos secretários do primeiro escalão, teria apresentado apenas 9 nomes, mas que o número de pastas poderia ser de 10, assim, não descartou a possibilidade da vereadora Maria Elena assumir uma secretaria e abrir vaga para Ibamar Fernandes retornar à Câmara Municipal de Petrolina.

Miguel também disse que as secretarias executivas serão anunciadas até este sábado (31), mas que o terceiro escalão somente será definido depois da posse.

Confira o vídeo:

Miguel Coelho afirma em coletiva que início de governo vai ser intenso

Como fazem todos os anos, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) ao lado dos filhos: Fernando Filho (Ministro de Minas e Energia) e Miguel Coelho (Prefeito eleito de Petrolina), do mesmo partido, receberam a imprensa na noite desta quinta-feira (29) em um jantar de confraternização.

Em meio ao bate papo com os amigos, o prefeito eleito Miguel Coelho, que será empossado no próximo domingo, falou dos projetos futuros e das primeiras ações a serem adotadas em sua gestão.

Durante esta manhã iremos destacar os principais pontos abordados na coletiva.

De início, o prefeito reafirmou as dificuldades encontradas pela equipe de transição para obtenção das informações junto ao atual governo, como saldo em conta, restos a pagar, destinação dos recursos da repatriação e etc.

Animado

Miguel adiantou que já na primeira semana de trabalho irá assinar um termo de acordo de R$ 4,5 milhões, com a Codevasf, para obras hídricas na Zona Rural e com a Compesa limpeza e manutenção de toda a rede de esgoto da cidade.

Confira vídeo com a 1ª parte da entrevista coletiva

Diocese de Petrolina realizará Marcha pela Vida em janeiro

A Diocese de Petrolina, realizará, no dia 14 de janeiro de 2017, a Marcha pela Vida. Partindo de uma iniciativa de Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo diocesano, em sintonia com outras dioceses do Regional Nordeste II, o evento é uma resposta pública da Igreja Particular de Petrolina à resolução do Supremo Tribunal Federal, que permitirá a descriminalização do aborto até o terceiro mês de gestação. Sendo a favor da vida e contrária a qualquer tipo de atitude que a denigra, a Igreja posiciona-se, amparada pelas palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo: 10,10).

Em reunião organizada pela Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, que coordenará os trabalhos, o assessor Padre Givanildo José esclareceu que é preciso defender a vida, sempre, devendo ser um compromisso de cada cristão. Trabalhando juntos, seremos mais fortes, ressaltou o padre.

A Marcha pela Vida será dividida em três momentos: às 17h, na Igreja São José, no bairro com o mesmo nome, antigo Alto Cheiroso, ocorrerá reflexões sobre o dom da vida e partilha de experiências de mulheres que optaram por não abortar seus filhos; às 18h, ocorrerá a Caminhada pela vida, com o envolvimento de todos os grupos, movimentos, pastorais e associações atuantes na Diocese e, às 19h30, na Igreja Catedral, Dom Manoel presidirá, juntamente com os padres da Diocese, a Santa Missa, concluindo esse ato em favor da vida.

Com informações da Pascom Diocesana

Vereador Pérsio Antunes cria projeto de Lei que permite cirurgia bariátrica pelo SUS

(Foto: blog Waldiney Passos)

Em sua última sessão como vereador da cidade de Petrolina (PE), Dr. Pérsio Antunes (PV) apresentou um projeto de lei que tem como objetivo liberar o tratamento da obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Pérsio, o número de obesos representa cerca de 17% da população do município e, por isso, é necessário que o Poder Público atue para ajudar no tratamento contra a obesidade.

“A obesidade é responsável por uma série de doenças como hipertensão, diabetes, trombose. Por isso é importante que a gente, aqui em Petrolina, ajude a solucionar esse problema. O projeto de lei de nossa autoria busca dar direito ao cidadão do SUS à cirurgia bariátrica com acompanhamento com cardiologista, enfermeiro, psicólogo, endocrinologista, dentre outros. É um projeto que vem para beneficiar um número de pessoas considerável na nossa cidade, ou seja, de cada 100 pessoas em Petrolina, 17 são obesas e precisam de um tratamento cirúrgico ou clínico”.

O parlamentar lembrou que, há aproximadamente quatro anos, apresentou um projeto de lei que proibia alimentos que favoreciam o aumento do número de crianças obesas nas escolas públicas e provadas da cidade. Segundo o vereador, é necessário que a educação alimentar comece desde cedo.

“Há quatro anos atrás nós demos entrada em um projeto de lei, que se tornou lei nesta Casa, proibindo o uso de refrigerantes, salgados, frituras e enlatados nas escolas públicas e privadas de Petrolina. Fizemos isso pois a cada dia que passa o número de crianças com obesidade no Brasil tem aumentado consideravelmente e começando essa educação na escola fazemos com que a criança seja sensibilizada para mudar esse quadro”.

Pérsio afirmou que o município tem condições de levar o projeto adiante e transformá-lo em lei, bastando apenas disponibilizar R$ 2 milhões no orçamento para manter o programa, assim como é feito com as laqueaduras tubárias.

“Nós temos como fazer isso, colocando no orçamento para 2017 R$ 2 milhões para esta finalidade, como colocamos para laqueadura tubária, planejamento familiar, R$ 4.800.000,00 para o ano que vem”.

Moradores reclamam de tampa de ‘boca de lobo’ estourada no Ipsep I, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Moradores da Rua Império Serrano, no bairro Ipsep I, em Petrolina (PE), entraram em contato com nosso blog para reclamar de uma tampa de “boca de lobo” estourada. Segundo eles, já faz algum tempo que o local se encontra nessa situação.

Para evitar acidentes a vizinhança do local teve que sinalizar o local com um pedaço de planta e folhas. De acordo com um dos moradores que preferiu não se identificar, a situação tem atrapalhado o trânsito e causado transtornes aos moradores da localidade.

Após defesa do Sindsemp, professores de Petrolina vão receber abono neste final de ano

(Foto: Internet)

Em uma reunião ordinária nesta quinta-feira (29) com o Executivo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) conseguiu uma excelente notícia para os professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina (PE). É que um abono no valor de R$ 2.300,00 será pago neste final de ano aos servidores que recebem pelo 60% do fundo junto com o salário e as férias.

De acordo com Inês Silva, vice-presidente Sindsemp e presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), esse valor é referente as sobras de repasses. “Estamos atentos aos repasses feitos ela União ao Município e desde outubro quando já prevíamos o orçamento já defendíamos que as sobras deste ano fossem rateadas para os servidores pagos pelo fundo e assim está sendo feito”, comenta.

A professora Elena Alves, diretora de Assuntos Extraordinários do Sindsemp, também participou da reunião. “Valorizar e lutar pelo servidor é uma luta constante do Sindicato. Esperamos que esse abono ajude a todos nesse final de ano”, pontua a vice-presidente.

Com informações da ASCOM

Filho de Guilherme Coelho se filia ao Democratas e fala sobre futuro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O filho de Guilherme Coelho, Arthur Coelho, se filiou ao Partido Democratas nesta quarta-feira (28) e em entrevista ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, falou sobre seu futuro na política. De acordo com o jovem, o seu maior desejo é seguir o caminho do seu avô, Osvaldo Coelho.

“Minha vontade sempre foi seguir os passos de Osvaldo Coelho, que sempre foi a minha inspiração, o meu exemplo, tanto na vida política, quanto na família. Um avô muito presente. Eu dizia para ele que nossas conversas rendiam mais do que qualquer aula. Quero tentar trazer o que eu aprendi com ele para o Democratas. ”.

Quando questionado sobre seguir o caminho da família dentro da política, o jovem afirmou que, por enquanto, não tem pretensões políticas e que só quer terminar seu curso na faculdade. Arthur falou também sobre a importância da participação dos jovens no cenário político do país.

“Hoje eu só quero entrar na faculdade, me formar em Direito e quem sabe futuramente [entrar na política]. Hoje eu sou somente um estudante, não tenho nenhuma pretensão, mas não se pode esquecer o que a família Coelho fez por Petrolina e ainda faz. Porém, eu acho que os jovens, atualmente, devem se engajar mais na política. Eu acredito que seja importante que os jovens se interessem mais pelo assunto, cobrar dos seus candidatos, dos prefeitos, do legislativo, para que a política seja mais respeitada”, afirmou.

Três menores de idade são presos por roubo em Petrolina

(Foto: Waldiney Filho)

Na noite desta quarta-feira (28), a Polícia Militar prendeu três menores de idade por roubo. Os suspeitos foram presos na Av. da Integração, em Petrolina (PE). O mais velho tinha 16 anos e os outros dois 14.

Os policiais foram acionados para ir ao local averiguar uma ocorrência de roubo. Ao chegar nas proximidades do local, a guarnição se deparou com três menores de idade com as mesmas características que foram passadas pela Central de Operações.

A equipe policial realizou a abordagem com revistas pessoais e encontrou, na cintura do jovem de 16 anos, um simulacro de pistola, e com os outros menores o material produto do roubo: um óculos de sol, uma calculadora, uma carteira porta cédulas contendo R$ 10,00 em espécie, um adaptador de memória com um cartão de memória e uma luva de cor preta.

As vítimas foram orientadas a se dirigirem até a 1ª D.P.C. e os menores foram conduzidos juntamente com os objetos do roubo até a 1ª D.P.C. onde foi registrado um B.O.C. em desfavor dos mesmos.

Denúncia: Entulho causa transtornos para moradores da Cohab Massangano

Entulho tomou conta de toda a calçada.

Nosso blog recebeu uma denúncia sobre um entulho jogado na calçada do antigo ponto final do bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE). De acordo com a denúncia, o responsável pela sujeira seria um morador que está fazendo reforma em sua casa próximo ao local. É possível encontrar até vasos sanitários nos restos de lixo.

Além disso, o entulho já tomou conta de toda a calçada, obrigando os pedestres a passarem pelo meio da rua. Nosso blog entrou em contato com a prefeitura da cidade e aguarda uma resposta sobre o caso.

 

Após mais quatro inaugurações, Petrolina soma 180 unidades do programa Nova Semente

(Foto: ASCOM)

Durante a tarde desta quarta-feira (28) foram inauguradas mais quatro unidades do programa Nova Semente. Ao todo, a cidade conta com 180 unidades em funcionamento na sede e interior, beneficiando 10.425 crianças de 6 meses a seis anos.

A inauguração aconteceu no bairro Idalino Bezerra, onde foi entregue a primeira unidade modular do programa Nova Semente. As demais unidades que seguem o padrão das demais já em funcionamento no município foram inauguradas ao mesmo tempo e beneficiarão a população dos bairros Alto do Cocar, São Gonçalo e a ampliação da unidade do Núcleo 11 no Projeto Senador Nilo Coelho.

Juntas, as creches atenderão mais 375 crianças. O programa além de beneficiar diretamente as crianças e suas famílias também oportuniza a geração de 3.050 empregos.

“Fizemos a opção de cuidar mais das crianças e proteger seu futuro. E acreditamos que este é o maior desejo de cada pai, de cada mãe. Estou feliz de ter oportunizado educação de qualidade para tantas crianças”, afirmou o Prefeito Julio Lossio.