Caminhão com placa de Petrolina sofre acidente em rodovia do Ceará e deixa uma pessoa morta

(Foto: internet)

Na manhã desta quarta-feira dia (10), aconteceu um grave acidente automobilístico no Km 326, entre os municípios de Icó e Jaguaribe, no Estado do Ceará.

Segundo informações do Blog TVJ1, um caminhão com placa OES-4470 de Petrolina, no Sertão pernambucano, que transportava acerolas, tombou e tirou a vida do motorista identificado como Wilton Oliveira de Souza. Ele que morreu no local.

Ainda de acordo com as informações, o ajudante do motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e foi encaminhado para o hospital mais próximo. Ainda não se têm informações sobre a causa do acidente.

Fenômeno: Chove granizo no sertão cearense

(Foto: Toinha Nogueira/Reprodução/blog Sertões de Crateús)

Um fato, no mínimo inusitado, foi registrado por moradores no Sertão dos Inhamuns, do Ceará. Uma chuva de granizo no fim da tarde desta quarta-feira (20), mudou a paisagem da região.

“Foi uma cena maravilhosa. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Parambu”, afirmou Antônia Rocha, que filmou e fotografou o granizo no interior cearense.

A presença de uma nuvem cúmulo-nimbo gerou o fenômeno, de acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz. Essa nuvem, segundo Fritz, pode ultrapassar os 10 quilômetros de altura, da base ao topo.

“Lá em cima é muito frio e cria-se o cristal de gelo. Em muitas ocasiões surgem pedras de gelo e, com as chuvas, acabam caindo junto com a água”, explica.

O meteorologista ressalta que tanto as chuvas e o granizo foram influenciados também pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura, sobre o Nordeste do Brasil.

Fonte G1

Projeto de lei garante multa para assediadores em Fortaleza

Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Reprodução)

Foi aprovado nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Fortaleza, um projeto de lei que prevê multas de até R$ 2 mil para pessoas que cometerem atos de assédio contra mulheres na cidade.

Pela lei aprovada, fica vetado todo tipo de “comentários abusivos, insinuações ou sons e expressões verbais de cunho sexista alusivas ao corpo, a ato sexual ou situação sexual humilhante”. O projeto é de autoria do vereador Célio Studart.

A lei vem depois de denúncias de casos de assédio sexual contra mulheres em ônibus de Fortaleza. Em outubro, um homem ejaculou em uma passageira da linha Parangaba-Siqueira. Um retrato falado do criminoso foi feito, mas a polícia ainda não conseguiu prendê-lo.

A lei prevê punição para “gestos obscenos, formas fálicas e insinuações de atos de natureza sexual”. Segundo o texto, “ficam sujeitos à sanção abordagens intimidadoras ou todo tipo de contato corporal sem consentimento”. O valor das multas será destinado a projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome.

Jovem estuprada durante 11 anos denuncia o pai e é rejeitada pela família

(Foto: Ilustrativa)

Um homem foi preso nesta quarta-feira (9) , no Ceará, suspeito de estuprar a filha durante 11 anos. A garota, atualmente com 17 anos, fez a denúncia ao Conselho Tutelar da cidade, que comunicou o caso ao Ministério Público e à Polícia Civil.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Thiago Paixão da Silva, “há indícios suficientes” para manter a prisão do suspeito. O homem e a família negam os crimes e, após a denúncia, a adolescente passou a ser rejeitada pelos familiares.

“Ela vinha sofrendo abusos desde os seis e sofria ameaças para não contar sobre o caso. Ela disse em depoimento que sofria abusos de todas as formas, são detalhes que é melhor nem descrever”, afirma o delegado.

De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, a garota chegou a ser amarrada a uma cama enquanto o pai a abusava.
O delegado afirma, ainda, que ouviu várias testemunhas. “A juíza entendeu que houve elementos suficientes para determinar o mandado de prisão, e a gente espera que ela mantenha também essa prisão”, diz Thiago Paixão.

LEIA MAIS

Grupo preso em concurso para agente penitenciário planejava fraude em prova do Detran

Todos candidatos que participaram do esquema foram liberados após o pagamento da fiança. (Foto: Arquivo)

O grupo que foi preso nesse domingo (1º), por articulação de esquema de fraude no concurso para agente penitenciário do Ceará, planejava atuar no concurso do Detran, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No total, 22 pessoas foram detidas com materiais como pontos eletrônicos, anotações referentes a negócios ilícitos, uma arma de fogo e munições. O grupo foi desarticulado pela operação intitulada “Boa Fé”, que teve início há cerca de um mês através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas organizadas (Draco).

Durante o concurso para agente penitenciário, três homens foram presos e apontados como gerenciadores do grupo e, além disso, 19 candidatos tiveram a tentativa de fraude frustrada. “Com essas prisões, nós conseguimos evitar que pessoas mal intencionadas assumissem um cargo tão importante”, afirmou Harley Alencar.

Fraude

Um dos líderes do esquema respondia as provas e depois enviava as respostas por mensagem de celular para outros envolvidos. Após as informações serem repassadas, os candidatos recebiam o gabarito por meio dos pontos eletrônicos.

Depois da aprovação no concurso, quando assumisse a vaga, a pessoa deveria pagar dez vezes o valor do salário ao grupo. Mesmo assim, uma quantia deveria ser antecipada antes do certame.

Todos candidatos que participaram do esquema foram liberados após o pagamento da fiança, que custou R$ 5 mil a cada um, mas seguem respondendo ao processo.

Maior açude do Ceará, Castanhão chega a menor volume de sua história

O Castanhão contribuía com 70% da água consumida na Grande Fortaleza. (Foto: Arquivo)

Maior açude público de usos múltiplos do Brasil, o Castanhão, no Ceará, chegou esta semana ao volume mais baixo de toda a sua história. Atualmente, o reservatório mantém 4,46% de toda a sua capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³). Uma marca semelhante a essa só havia sido atingida em 2004, quando era recém-inaugurado e estava pegando os primeiros aportes de água.

Pelos cálculos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado (Cogerh), essa quantidade de água deve ser suficiente para manter os usos do açude, que já estão reduzidos, até por volta de janeiro de 2018.

Após essa data a situação será reavaliada considerando os prognósticos do período chuvoso do Ceará, que começa em fevereiro e se estende até maio. O volume total disponível atualmente é de 298,5 milhões de m³. Desses, 75 milhões de m³ correspondem ao chamado volume morto.

LEIA MAIS

Tentativa de furto de cabos deixa três mortos e causa apagão em Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda

(Foto: Ilustração)

Durante a noite desta segunda-feira (21) três municípios localizados na Região do Cariri, sofreram um apagão devido a uma tentativa de furto de cabos dentro da subestação de Juazeiro do Norte. Três envolvidos no crime morreram eletrocutados.

Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda, sofreram um apagão por volta de 18h30 durante a tentativa de furto dos cabos de transmissão da subestação. Quatro homens participaram do crime, três morreram no local e o quarto conseguiu fugir.

A energia foi restabelecida por volta de 19h10, e a polícia está dando apoio para investigar o caso.

Juazeiro do Norte pode ter nome modificado

O deputado Manoel Santana diz que Juazeiro do Norte já é conhecida como Juazeiro do Padre Cícero por muitos brasileiros e romeiros

A Assembleia Legislativa cearense retoma, nesta manhã, suas sessões ordinárias após uma semana de folga dos deputados e vereadores. Na pauta da Assembleia, o destaque é para a leitura do projeto de Decreto Legislativo determinando a realização de um plebiscito sobre a mudança do nome da cidade de Juazeiro do Norte, para Juazeiro do Padre Cícero. O plebiscito seria feito pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o deputado Manoel Santana (PT), ex-prefeito daquele Município, o projeto de sua autoria de mudança do nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero é objeto de discussão há muitos anos, tendo esse debate se iniciado na Câmara de Vereadores daquela cidade e, posteriormente, o mesmo assunto tendo sido objeto de discussão na Assembleia, através dos deputados Giovanni Sampaio (PSD), Heitor Ferrer (PSB) e outros.

“Recentemente o deputado Fernando Hugo (PP) fez em plenário uma consistente armação elencando uma série de motivos que reforçam a tese dos defensores da mudança, não somente pela justa homenagem e méritos do Padre Cícero Romão Batista, fundador do Município e seu primeiro prefeito, mas também pelo fato de Juazeiro não ser do Norte, nem do Estado do Ceará e nem do Brasil”.

Além disso, o parlamentar justica que o Município é frequentemente confundido com Juazeiro da Bahia, sendo que naturalmente para distingui-lo as pessoas o fazem dizendo Juazeiro do Padre Cícero. “Apesar da tendência natural dos populares de identicarem como Juazeiro do Padre Cícero, a lei maior de nosso País e de nosso Estado determina que assuntos desta natureza devem ser objeto de amplo debate e consulta popular”.

Chuvas causam alagamentos em Fortaleza-CE

Ruas alagadas em Fortaleza-CE/Foto: Nah Jereissati

A capital do Ceará, Fortaleza, foi surpreendida na manhã de ontem (31) com as fortes chuvas. Ruas e avenidas ficaram alagadas. Em alguns cruzamentos da cidade, os semáforos se apagaram e outros permaneceram intermitentes devido a problemas na rede elétrica.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações atingiram 43 municípios do Estado. Em Fortaleza, o órgão registrou, de 0h de terça-feira (31) até o fim da manhã, chuva de 70 mm.

A previsão para hoje (1º) é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado do Ceará.

Ministério Público no Ceará denuncia grupo que fraudava Enem e vestibulares

Sete pessoas foram denunciadas à Justiça por associação criminosa. (Foto: Internet)

O Ministério Público Federal no Ceará ((MPF/CE)) denunciou na Justiça Federal um grupo que agia no estado acusado de fraudar edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares. Segundo o órgão, o esquema visava a aprovação de candidatos principalmente em cursos de medicina em instituições públicas e privadas de ensino superior.

De acordo com a denúncia, professores de um cursinho pré-vestibular com sede em Campina Grande (PB) atuavam como “pilotos” – pessoas com alto grau de conhecimento que faziam as provas e passavam os gabaritos para os candidatos. As fraues ocorriam em quatro municípios do Sul do Ceará: Juazeiro do Norte, Barbalha, Porteiras e Brejo Santo.

Para ter sucesso, alguns candidatos se inscreviam como sabatistas – religiosos que suspendem as atividades laborais até o pôr do sol. Eles entravam nos locais de prova no mesmo horário dos demais, mas só iniciavam a prova à noite. Nesse período, os “pilotos” respondiam a prova e passavam o gabarito por mensagens de celular para os que ainda não haviam começado o exame.

LEIA MAIS

Região do Cariri registra primeira grande chuva do ano no Ceará

Em Juazeiro do Norte, as águas voltaram a correr com vontade, levando esperança à população. Em alguns locais, porém, houve alagamentos e outros transtornos. A novidade ficou por conta da queda na temperatura ( Foto: André Costa)

Pela primeira vez em 2017, choveu forte na região do Cariri. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7h de segunda-feira e 7h de ontem, choveu em 45 municípios cearenses, dos quais 22 estão localizadas no Cariri. Dos dez maiores volumes verificados, nove são da região. Várzea Alegre liderou com 100mm; seguido por Lavras da Mangabeira (88mm); Milagres (77.6mm) e Barbalha (71.5mm).

Devido às chuvas das últimas 24h, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registrou aporte em oito açudes, que totalizaram uma variação de volume de 76.527m³. Apesar disso, a situação hídrica cearense pouco se alterou. A capacidade total ainda permanece com 6,4% e 137 açudes estão com volume abaixo dos 30%.

Justiça suspende reajustes dados por câmaras municipais

Para exigir maior moralidade do poder público, população protestou contra reajuste proposto em Juazeiro do Norte. O MP impediu a ação/Foto: Arquivo

O juiz da 2ª Vara da comarca de Santa Quitéria-CE, Elison Pacheco Oliveira Teixeira, suspendeu a majoração, em torno de 32%, dos subsídios do prefeito, dos secretários municipais e dos membros do Poder Legislativo daquele Município, divulgou ontem (12) o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Outras tentativas de aumento dos próprios salários, que causaram protestos da população, foram impedidas pelo Ministério Público logo após as eleições municipais do ano passado.

A determinação judicial atendeu a uma Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo MPCE, por meio do promotor de Justiça de Santa Quitéria, Déric Funck Leite. Segundo o representante do Ministério Público, o referido aumento salarial dos vereadores, prefeito e secretários, impactaria em R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. Déric Funck Leite argumentou que a aprovação e sanção da Lei aconteceram fora do período previsto em Lei, além de haver a ausência de justificativa nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quase no apagar das luzes de 2016, não foi incomum câmaras municipais se reunirem para aprovar aumento de vencimentos dos seus integrantes. Como houve uma reação imediata do Ministério Público, as ações foram inibidas na maioria das cidades, embora houvesse como defesa, por parte dos legisladores, o argumento de que se ganha pouco e o aumento é estabelecido para o período dos próximos quatro anos.

Deputados aprovam PEC que extingue TCM no Ceará

Parlamentares não descartam, porém, nova medida judicial que questione a constitucionalidade da matéria/Foto: Internet

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) está extinto. Ontem (21), os deputados estaduais aprovaram, em dois turnos, uma emenda à Constituição Estadual que transfere todas as competências daquela Corte para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os atuais conselheiros do TCM ficam em disponibilidade e os servidores efetivos da Corte de Contas extinta passarão a integrar os quadros do TCE.

Uma medida judicial para evitar a extinção do órgão, no Tribunal de Justiça do Ceará, foi negada. O recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) perdeu o objeto. Não está descartada uma próxima medida judicial, que seria uma Ação Direta de Inconstitucionalidade

A promulgação da emenda  aprovada ontem será feita pela Mesa Diretora da Assembleia hoje para, após a sua publicação no Diário Oficial do Estado, começar a correr o prazo para o Tribunal de Contas do Estado iniciar o trabalho de fiscalização das contas de todos os 184 municípios cearenses.

Presos fazem rebelião na penitenciária de Juazeiro do Norte

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

Foi registrada, na noite deste sábado (26), uma rebelião dos internos da Penitenciária Industrial Regional Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte (CE). Os detentos das vivências 1 a 6 , atearam fogo nos colchões e um túnel foi descoberto. Os agentes penitenciários e policiais da força tática conseguiram conter o motim e evitar fugas.

O Corpo de Bombeiros foi ao local para acabar com o incêndio provocados pelos presos.De acordo com  o coordenador Regional do Sistema Penal, da Seção Cariri, Wanderson Pereira, o túnel foi descoberto pelos agentes. Sete presos foram encontrados dentro do túnel e 20 estavam auxiliando nas escavações.

Após tomarem o controle da situação, os agentes penitenciários fizeram revista, contagem dos presos e transferiram 60 detentos. 30 foram para a Cadeia Nova de Juazeiro e 30 para a Cadeia do Crato até que os danos causados nas vivências da penitenciária sejam restaurados.

LEIA MAIS
123