Segundo SAAE, 13 bairros devem ficar sem água nesta quarta em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

O Setor de Engenharia do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro emitiu um comunicado informando sobre a suspensão do abastecimento em 13 bairros da cidade, nesta quarta-feira (19), das 8h às 12h, devido à necessidade de um serviço para retirar um vazamento na adutora principal, no trecho da Avenida São João.

Os bairros que serão afetados pelo serviço são: Country Clube, Maringá, Alto da Maravilha, Morada do Rio, Santo Antônio, Piranga e Jardim Vitória, Alto do Alencar, Centro, Jardim Universitário, Novo Encontro, Mais Viver e Sol Levante.

LEIA MAIS

Comunidades de Petrolina são beneficiadas com mais de  R$ 33 milhões em iluminação pública

(Foto: Ascom/PMP)

O programa “Mais Luz” da prefeitura municipal de Petrolina já investiu mais de R$ 33 milhões na melhoria da iluminação pública do município.

O dinheiro aplicado permitiu que fossem feitas expansões na sede e no interior, como nas comunidades de Caititu, Satisfeito, Uruás e tantas outras localidades, como também fossem Implantadas as iluminações em LED e a manutenção do serviço.

Durante os últimos anos, as principais avenidas da cidade, como a Integração, Clementino Coelho, 7 de Setembro, Monsenhor e Nações, assim como diversas ruas de bairros receberam uma iluminação mais econômica e sustentável em LED.

As demandas de troca de lâmpada ou implantação são acionadas através do call center do programa “Mais Luz”. Desde 2017, quase 37 mil atendimentos foram realizados. O serviço continua ativo mesmo durante a pandemia e pode ser acionado através do telefone (87) 3862-2993. Em caso de troca de lâmpadas, o cidadão de informar o endereço, ponto de referência e o barramento do poste, que é uma sequência composta por uma letra e seis números (Ex.: M123456).

O horário de atendimento da Central do “Mais Luz” continua  de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Com melhorias nos sistemas de abastecimento, prefeitura garante acesso à água na zona rural de Petrolina

Garantia de acesso à água para centenas de famílias que moram no interior de Petrolina. Isso é o que tem sido feito pela prefeitura ao longo desses quatro anos da atual gestão.

Ações como perfuração de poços em área de sequeiro, implantação e ampliação de adutoras e instalação de motobombas, cisternas e caixas d’água proporcionam maior segurança hídrica para quem vive em comunidades e vilas mais distantes do município e sofrem com os efeitos de longos períodos de estiagem.

A ‘Terra dos Impossíveis’ tem conquistado diversos avanços e viabilizar o acesso à água tem sido um dos compromissos da administração municipal. Até o momento, mais de 280 poços foram perfurados na área de sequeiro. As perfurações são realizadas por equipes da Secretaria de Governo e Agricultura, responsável em avaliar e atender as áreas que mais carecem de acesso à água e estão distantes das margens do rio São Francisco.

LEIA MAIS

Petrolina: Compesa informa sobre falta de água em cinco bairros

(Foto: Ilustração)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu um informe na manhã dessa sexta-feira (14) sobre a suspensão do abastecimento de água dos bairros Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Quati e Jardim São Paulo, que foi interrompido ontem (13), às 18h,.

De acordo com a companhia, a suspensão foi necessária devido à necessidade de manutenção emergencial para conserto de estouramentos na rede provocados por uma obra em execução de pelo governo federal.

Ainda segundo a Compesa, a previsão é finalizar os serviços às 18h dessa sexta-feira (14), “quando será retomada a operação do sistema e iniciado o processo de regularização do fornecimento de água das áreas afetadas“.

Petrobras confirma alta de 4% na gasolina a partir de quinta-feira

(Foto: Ilustração)

A Petrobras informou que a partir da quinta-feira (13) a gasolina vai subir 4% nas suas refinarias. Já o diesel terá um aumento de 2%, refletindo a ligeira melhora do preço do petróleo no mercado internacional.

Antes, a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) havia informado ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a estatal havia avisado às distribuidoras que a partir desta quinta-feira o diesel iria aumentar R$ 0,0366 o litro nas refinarias e a gasolina subiria R$ 0,0662 por litro.

Pouco antes do fechamento deste texto, o petróleo tipo Brent usado como referência pela Petrobras subia 1,75%, cotado a US$ 45,28 o barril.

Lagoa Grande: Gestão municipal inaugura Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade Jatobá

Água tratada nas torneiras das residências dos moradores e para abastecer a Escola José Arnaldo que atende 500 crianças (Pré ao 9º ano), na comunidade de Jatobá, interior de Lagoa Grande. Um sonho de mais de 20 anos que a população não acreditava que um dia iria acontecer. Ontem (11), o gestor municipal de Lagoa Grande realizou, nas palavras da presidente da Associação este “milagre”. Esta graça alcançada é fruto da Prefeitura e Compesa que realizaram a reativação do Sistema de Abastecimento de Água ETA – JATOBÁ e cisterna com capacidade de 40 mil litros d’água.  Uma obra realizada com recursos próprios do município. Antes a comunidade era abastecida com carros-pipa.

 José Ferreira de Lima Neto, o Sr. José Candeeiro, residente há 23 anos na comunidade deu depoimento de mais esta ação recebida na comunidade “A Prefeitura já fez a manutenção das ruas, o desassoreamento dos rios para produzirmos as nossas frutas com redes de irrigação e agora o abastecimento de água tratada está funcionando. Passou 13 anos para, o pessoal da comunidade mesmo não se importava em fazer funcionar. A gente usava água bruta do rio. Hoje temos água tratada encanada nas residências da melhor qualidade. Não temos do que reclamar”, sentenciou o produtor rural.

O Chefe do executivo aproveitou o momento para anunciar o projeto de construção da quadra de esportes da Escola José Arnaldo, mais um presente para a comunidade. “Nossos agradecimentos a todos vocês da Associação e da comunidade que nos ajudaram a realizar este sonho destas famílias. Água é saúde, água é vida, água é valorização das pessoas. Valorizem cada ação realizada pelo município por que os recursos são de vocês, são da população de Lagoa Grande. Cuidem desta Estação de Água é um bem de toda a comunidade”, enfatizou o gestor.

A presidente da Associação de Produtores de Jatobá, Maria Raimunda Gomes da Silva, fala da alegria da água cristalina e saudável nas torneiras. “Hoje nós temos que agradecer a Deus e ao prefeito por esta riqueza que ele nos trouxe. Nós somos uma comunidade de produtores de manga, goiaba, uva, maracujá e, a água era o maior bem que estávamos precisando. Posso dizer que tem mais de 20 anos que moramos aqui, tomando água bruta do rio e hoje, este milagre aconteceu. Agradecemos a toda gestão municipal por isso”, resumiu Dona Raimunda.

Participaram da solenidade os secretários: Infraestrutura – Antônio Coelho; Educação – Fabiana Ribeiro; Governo – Olavo Marques; Agricultura – Reginaldo Alencar; Assistência Social – Eliene Martins. Os vereadores: Edneuza Lafaiete, Josafá, o vereador licenciado Ademar Nonato e membros da comunidade.

SAAE comunica falta de água em Juazeiro nesta terça

(Foto: Ilustração)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro emitiu um comunicado informando sobre a falta de água em cinco bairros da cidade nesta terça-feira (11). Os bairros atingidos pela suspensão do abastecimento são: Jardim das Acácias, Alto da Aliança, Castelo Branco, Tancredo Neves e Dom Thomaz.

Segundo o SAAE, a suspensão do serviço segue das 8h às 14h para que as equipes possam retirar parte da adutora que passa por baixo do prédio do SAMU, que está passando por uma reforma e foi constatado que havia uma infiltração provocada por esta rede.

Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto o sistema voltará a funcionar de imediato.

Reforma moderniza Centro Gastronômico de Petrolina e garante mais dignidade a comerciantes

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A paisagem na tradicional rua Eraldo Gueiros, área central de Petrolina, foi transformada. O que antes era um amontoado de quiosques deteriorados com esgoto correndo a céu aberto, agora é um equipamento público para compra e consumo seguro de alimentos.

O novo Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral foi inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta quinta (6), num ato simbólico junto aos permissionários que receberam as chaves de seus novos estabelecimentos.

A obra teve investimento de R$ 850 mil e durou 12 meses. O espaço foi totalmente requalificado e ganhou novas estruturas com um visual mais convidativo. Foram construídos 20 quiosques padronizados, quatro banheiros e dois depósitos. A intervenção ainda implantou jardins e revitalizou o histórico chafariz.

Acompanhado do senador Fernando Bezerra e dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, o prefeito Miguel Coelho fez questão de entregar as chaves dos quiosques pessoalmente aos permissionários. A partir de agora, esses comerciantes terão licença formal para trabalhar no local, com instalações adequadas e dignidade.

“Cuidem disso aqui. Sei que foi uma luta de décadas para esse dia chegar, mas agora vocês tem um local decente, bonito para trabalhar e para oferecer um serviço de qualidade à população”, resumiu o prefeito.

Vai faltar água em alguns bairros de Juazeiro nessa terça-feira (4)

(Foto: Ilustração)

O Setor de Redes e Ramais do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro informa aos usuários que vai faltar água em alumas localidade da cidade nesta terça-feira (4).

Os bairros que terão o fornecimento interrompidos são: Santo Antônio, Jardim Vitória, Alto da Maravilha, Piranga, Lomanto Júnior, Vila Nossa Senhora da Penha, Country Clube e Maringá.

A previsão é que essas comunidades fiquem sem água das 8h às 14h, para que as equipes possam fazer a troca de um cano de ferro fundido por outro de PVC, na Rua José Petetinga, proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Para que o serviço seja realizado com maior segurança será necessário desligar a bomba que fornece água para estes bairros. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto, o abastecimento voltará de imediato.

Juazeiro: com apoio da Policia Militar, SAAE desativa ligação clandestina que abastecia chácaras na região de Maniçoba 

(Foto: Ascom/PMJ)

As equipes da Divisão de Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) identificaram nessa quinta-feira (30) o ponto exato de uma ligação irregular que estava abastecendo, com água tratada, sete chácaras no loteamento Umburanas, no distrito de Maniçoba. Acompanhados por uma guarnição da 74ª Companhia da Polícia Militar, lotada em Maniçoba, servidores do SAAE fizeram o corte da ligação e retiraram parte da tubulação.

Os proprietários das terras, que não foram localizados, furaram a rede de 100 milímetros que distribui água para a comunidade de Boqueirão e adjacências e colocaram 1.300 metros de mangueira com ¾ de diâmetro para levar água até as propriedades.

“Só descobrimos o local porque ficou vazando e a água minando o solo. Quando abrimos para retirar o vazamento constatamos a ligação que atravessava a pista por dento de um bueiro e seguia pela caatinga até o loteamento. Solicitamos o apoio da PM para que fosse feito o devido registro e maior segurança dos nossos colegas”, disse Marcelo Souza Mota, supervisor de área do SAAE.

A ligação clandestina de água, popularmente chamada de “gato”, longe de trazer benefícios ao usuário infrator, traz sim, prejuízos e aborrecimentos. Além de determinar imediatamente a suspensão do fornecimento e a aplicação de multa, gera também o registro em boletim de ocorrência policial e a abertura de processo crime por furto de água.

A água é considerada um patrimônio público e eventual artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros poderá ser considerado furto qualificado pelo emprego de fraude (art. 155, § 4º, II, do Código Penal Brasileiro). O SAAE vai continuar intensificando o trabalho de combate a essa prática e conscientizando as pessoas para os prejuízos provocados pelas ligações clandestinas.

Feiras livres de Petrolina voltam a funcionar neste final de semana com medidas restritivas

Após a reabertura gradual do comércio, as feiras livres de Petrolina, que tinham sido suspensas através de decreto devido à pandemia do novo coronavírus, voltam a funcionar neste final de semana. As atividades retornam seguindo o cronograma estabelecido pela prefeitura que visa diminuir a aglomeração de pessoas, evitando assim as chances de disseminação do vírus.

De acordo com a decisão, no sábado, 1º de agosto, serão abertas as feiras da Areia Branca e Cohab Massangano; no domingo (2) é a vez dos bairros São Gonçalo, Ouro Preto, João de Deus e José e Maria. É obrigatório o uso de máscara e de álcool em gel.

Segundo o diretor de feiras, Tony César, a outra orientação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é que os integrantes do grupo de risco, como idosos, fiquem em casa, tanto os clientes quanto os comerciantes. Segue proibido o funcionamento das lanchonetes. O decreto permite apenas a comercialização das bancas de frutas, verduras e cereais.

“Estamos avaliando diariamente o funcionamento e ajustando para que a gente consiga permanecer com as feiras funcionando, porém sem prejuízo para a saúde pública. Pedimos a conscientização da população e dos feirantes para que respeitem as exigências de higienização, distanciamento, horário de funcionamento, entre outros” frisou.

Prefeitura começa a entregar o segundo kit merenda aos alunos da rede municipal em Juazeiro

Os 35 mil alunos da rede municipal de ensino começaram a receber da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, o segundo kit merenda, com objetivo de complementar a alimentação das crianças e adolescentes das escolas da sede e do interior, neste período de enfrentamento ao Coronavírus.

Nesta quarta e quinta-feira (1º e 2), os pais dos alunos das EMEIs Maria Suely, Jandira Borges, Caic e Ana Maria Morgado receberam os kits com feijão, arroz, frango, carne, macarrão, massa de milho, leite em pó, biscoito e frutas referentes à Agricultura Familiar.

A mãe, Maria Uanda, agradeceu ao prefeito por mais essa iniciativa. “Nesse momento de pandemia estamos enfrentando muitas dificuldades, meu esposo está desempregado, com dificuldade de pagar as contas, comprar alimentos. Com esse kit vai melhorar a alimentação da minha filha em casa, tanto no café da manhã como no almoço. O prefeito e a equipe da Educação têm cuidado com muito carinho dos nossos filhos, só tenho a agradecer”, avaliou a mãe da aluna da EMEI Maria Suely.

“Quando o nosso filho está na escola, ele recebe as refeições, mas como estamos em isolamento social é um aumento de gastos para as famílias que já não têm dinheiro suficiente, como a nossa. É um gesto muito nobre do prefeito, acredito que todos os pais e alunos estão muito agradecidos”, disse a mãe Paula Santos, da EMEI Jandira Borges.

A gestora, Tânia Rosa contou que tudo foi preparado com higienização e cuidados para a proteção dos pais e da equipe da escola. “Colocamos suportes com álcool gel, a sinalização com adesivos no piso para manter o distanciamento necessário, solicitamos o uso de máscaras da equipe e também dos pais. Essa é uma ação muito importante do Governo Municipal, principalmente para os alunos, muitos precisam desse kit para complementar a alimentação em casa. Parabéns ao prefeito e à secretária por cuidar dos nossos alunos”, ressaltou a gestora das EMEIs Maria Suely e Jandira, do bairro Tabuleiro.

O prefeito Paulo Bomfim, desde o início da pandemia no mês de março, já decretou várias medidas, como a entrega dos kits merenda no primeiro e segundo semestre, e a suspenção das aulas, buscando conter a expansão da Covid 19, além de várias outras medidas de cuidados e prevenção à população.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, informou que a Prefeitura entregou no primeiro semestre mais de 260 toneladas de alimentos, que somam mais de 35 mil kits merenda para os alunos das 136 escolas da rede nas zonas urbana e rural do município. “Como fizemos no primeiro semestre, a entrega está seguindo o cronograma organizado pela equipe da SEDUC, e as equipes escolares estão entrando em contato om os pais marcando o dia e horário para buscar o kit na escola. Quero agradecer às gestoras, às equipes escolares e da SEDUC e ao prefeito Paulo Bomfim por esta ação tão importante que contribui para a alimentação dos nossos alunos”, conclui.

Segundo o cronograma da SEDUC, nesta e na próxima semana, vão receber os kits merenda os alunos de 11 unidades da Educação Infantil, as EMEIs Maria Suely, Jandira Borges, Caic, Ana Maria Morgado, Arlinda Alves, Gentil Damásio, Leni Lopes, Antônio Guilhermino, Aprígio Duarte, Nosso Senhor dos Aflitos e Anna Hilda.

Casa Nova: Exército, Prefeitura e Câmara alinham procedimentos diante do pedido do MP

Em razão da notificação contida no ofício nº 105/2020 do Ministério Público, encaminhado ao Executivo Municipal de Casa Nova, contendo notícia de fato, questionando a continuidade da distribuição de água em localidades do interior e solicitando esclarecimentos da renovação do contrato emergencial, o Secretário de Agricultura, Jose Avio dos Santos Silva e o responsável pela Defesa Civil no município, Rivelino da Silva Santos, Presidente da COMPDEC,  reuniram-se com o  Coronel Marcus Aurélio Martins Souto, Gerente da Operação Pipa e o Capitão Adriano Patrício da Costa, ADJ-2 Operação Pipa, para esclarecer a importância da continuidade do abastecimento.

Vereadores e pipeiros presentes à reunião, realizada na manhã do dia 16 de junho, no Espaço do Palco, Pátio de Eventos, discorreram sobre a importância da continuidade do abastecimento, necessário para suprir as necessidades básicas de consumo humano e higienização pessoal e familiar da população rural.

O Vereador Pedrinho da Vanda (Pedro dos Santos Costa), que exerceu o cargo de Secretário de Agricultura e coordenou o levantamento das necessidades de água em todo o interior do município de Casa Nova, mostrou que, apesar das chuvas, ainda há comunidades no interior que carecem de água para beber e até para higiene pessoal. O cancelamento da Operação Pipa seria um desastre para estas famílias.

Após as discussões e razões apresentadas pelos presentes, decidiu-se pela elaboração de um documento em resposta a solicitação do Ministério Público do Estado da Bahia, informando a necessidade do município continuar sendo atendido pela Operação Carro Pipa, no âmbito da Defesa representado por integrantes do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Petrolina.

Estiveram presentes à reunião e participaram das discussões Jose Cláudio Braga dos Santos, Vereador; Pedro dos Santos Costa, Vereador; Rivelino da Silva Santos, Presidente COMPDEC; Jose Avio dos Santos Silva, Secretário de Agricultura; Valdenisa Santos Oliveira, Diretora da Agricultura Familiar; Alessandro de Castro Passos, Auxiliar COMPDEC; Valtinei Oliveira Braga, Secretário de Obras; Joao Vilinei Oliveira Braga, Membro da Comissão COMPDEC; Maria da Silva Dias, Membro da Comissão COMPDEC; Ednaldo Nogueira Silva, Pipeiro; Tadeu Amorim Coelho, Pipeiro e Raimundo Alfredo da Silva Souza, Pipeiro, que teve ata assinada por todos.

Juazeiro: moradores do bairro Jardim Primavera ficarão sem água nesta quarta-feira

(Foto: Ilustração)

Mais um dia difícil para os moradores do bairro Jardim Primavera em Juazeiro. A Divisão de Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental-SAAE/Juazeiro informa aos moradores das comunidades Jardim Primavera, Fazendinha e Itamaraty que nessa quarta-feira (03) uma equipe irá fazer manutenção na Estação de Tratamento de Água e rede de distribuição, portanto faltará água das 8h às 18h nessas localidades.

O serviço visa melhorar o abastecimento nestes lugares e, tão logo seja concluído o sistema voltará a funcionar normalmente.

Novo decreto municipal altera horário do Mercado do Produtor de Juazeiro

O

(Foto: ASCOM/PMJ)

Mercado do Produtor de Juazeiro terá seu horário diferenciado devido decreto municipal de nº386/2020 que determina toque de recolher em Juazeiro. A partir desta terça-feira (19), o 4º maior Ceasa do país funciona das 5h da manhã às 22h. O decreto é válido até o dia 30 de maio e a medida tem como principal objetivo combater o coronavírus.

Desde o início da pandemia o município tem realizado diversas ações para diminuir riscos de contágio da Covid-19 em Juazeiro. No Mercado do Produtor, a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento instalou o túnel de higienização, que desinfeta quem passa por ele de forma simples e rápida. Os veículos que chegam ao entreposto são higienizados, além da aferição da temperatura junto com os profissionais da Secretaria da Saúde.

A equipe de limpeza da AMA tem intensificado a varrição, coleta de lixo e junto com SAAE estão sendo realizados mutirões de lavagem no mercado. Os agentes de ordenamento têm contribuído na orientação aos usuários do Ceasa como no uso correto da máscara, a importância da higienização dos produtos e das mãos. Foram instaladas também pias pelo mercado e, através de parceria com o Exército e o grupo voluntário ‘Respira Vida’ mais de mil máscaras já foram entregues aos usuários do entreposto.

A equipe da AMA organizou também o fluxo dos carrinheiros, permitindo o acesso pelo portão de entrada e a saída pelos portões da feirinha e da banana evitando assim aglomerações. Todo o comércio de alimento dentro do Ceasa está sendo delivery e está proibido também o comércio de ambulantes. Estão canceladas as visitas monitoradas, além de reuniões, eventos e todas as atividades coletivas.