Algumas comunidades do interior de Juazeiro ficarão sem água nesta quarta-feira (23)

(Foto: Ilustração)

O alerta é da Divisão do Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) que comunica aos moradores das comunidades Mandacaru I, Barrinha da Conceição, Vila Juca Viana, Ilha Grande, Lagoa da Areia e Ponta D’água que o sistema de abastecimento de água será desligado nessa quarta-feira das 8h às 12h, para que a equipe de manutenção possa realizar ajustes na rede de distribuição.

Segundo o órgão, o serviço é necessário para melhoria no abastecimento dessas comunidades. Caso seja concluído antes do tempo previsto o sistema voltará a funcionar de imediato.

Compesa afirma que abastecimento em Rajada está acontecendo de forma regular

(Foto: Ilustração)

Nessa quinta-feira (17), uma moradora da Morada Nova, em Rajada, distrito de Petrolina (PE), entrou em contato com o nosso blog para informar sobre a constante falta de água na localidade. Segundo a leitora, já eram três meses sem água.

No entanto, em resposta à reclamação, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que o abastecimento na região está acontecendo de forma regular nos dias estabelecidos pelo calendário de distribuição vigente.

LEIA MAIS

Moradora reclama de falta de água em Rajada

(Foto: Ilustração)

Uma moradora de Rajada, distrito de Petrolina (PE), entrou em contato com o nosso blog para falar sobre a situação do abastecimento na localidade. De acordo com a leitora, já são três meses sem água na Morada Nova.

“Aqui é uma situação triste, pois temos que pegar a carrocinha com o tambor para ir à procura de água nas barragens que ficam bem distante. Se quisermos beber e cozinhar, tem que ser com água vermelha das fontes”, disse.

LEIA MAIS

Compesa informa que vai faltar água em alguns bairros de Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Compesa informa que foi necessário suspender o abastecimento dos bairros Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Quati I e II, e Jardim São Paulo em virtude dos danos provocados em uma rede de água de grande porte localizada na Av. Sete de Setembro, quebrada devido à obra de duplicação do DNIT.

O reparo é complexo e têm previsão de conclusão até às 18H de amanhã (16/09) quando o abastecimento será normalizado gradativamente.

Preço da Cesta Básica em Juazeiro ficou mais alto que o de Petrolina no mês de agosto

(Foto: Internet)

A pesquisa do Custo da Cesta Básica de agosto, realizada pelo Colegiado de Economia da Facape faz comparação entre os preços, e foi realizada para agosto em relação à fevereiro, mês pré-pandemia do coronavírus no Brasil.

Os resultados mostram que o custo da Cesta Básica em Juazeiro/BA foi de R$ 361,96 e, em Petrolina/PE, foi de R$ 356,38. Assim, o custo na cidade baiana é maior do que na pernambucana. Em relação ao aumento comparado a fevereiro, este foi de 1,20% em Juazeiro/BA e de 4,17% em Petrolina/PE.

Contudo, estes valores refletem o forte impacto da redução do preço do tomate no período. No início do ano o tomate estava com um preço muito elevado e, em agosto, já não existia mais o desequilíbrio da oferta e demanda.

LEIA MAIS

Juazeiro: SAAE aumenta taxa de esgoto de 50% para 80% e consumidor reclama

Um morador de Juazeiro levou um susto ao receber a conta de água que veio neste mês de setembro. Até o mês de agosto, o Serviço Autônomo de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), responsável pelo o abastecimento na cidade, cobrava 50% de taxa de esgoto sobre o valor de consumo de água. Na cobrança que veio no mês de setembro, a taxa passou para 80% sobre o valor de consumo, sem aviso prévio, segundo ele.

 “Observei na conta de água de setembro de 2020,que o valor do m3 da água continua o mesmo, mas que a taxa de esgoto aumentou de 50% para 80% do valor da água. Nessa lógica gastei R$ 56 de água e deveria pagar R$28, mas com esse aumento vou pagar R$ 45 só de taxa de esgoto”, contou o professor o professor universitário Francisco de Assis Silva.

Francisco que mora na travessa José Matias de Moraes Filho, no Bairro Maringá, detalhou as cobranças no papel de água.

Valor da conta: R$ 114,71 sendo que:
R$ 56,41 de água
R$ 45,21 (esgoto 80% da água)
R$ 0,92 taxa de conservação de hidrômetro
R$ 12,07 taxa de coleta de lixo

O professor não gostou nada nada desse acréscimo no orçamento. “Em tempo de pandemia, de recessão. Em tempos de auxílio emergencial, fazer isso com a população é maldade”, concluiu.

O SAAE informou através de sua assessoria de comunicação que, o usuário deve comparecer ao setor comercial da empresa, no centro da cidade e solicitar uma revisão na sua conta para saber o que houve.

Vai faltar água em 16 bairros de Juazeiro nesta quinta, segundo SAAE

(Foto: Ilustração)

O Setor de Redes e Ramais do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informou que 16 bairros da cidade vão ficar sem água nesta quinta-feira (03). A suspensão do abastecimento acontece das 8h às 16h.

As equipes do SAAE vão retirar um vazamento na adutora de 200 milímetros no trecho da Rua Amazonas, próximo a Empresa Vale Norte, no bairro Santo Antônio. Para que o serviço seja realizado com segurança será necessário desligar as bombas que abastecem esses bairros.

LEIA MAIS

Bairros de Juazeiro ficarão sem água nesta quinta-feira (3)

(Foto: Ilustração)

O Setor de Redes e Ramais do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica aos usuários do Centro, Santo Antônio, Country Clube, Maringá, Jardim Vitória, Lomanto Júnior, Morada do Rio, Jardim Universitário, São Geraldo, Coreia, Alagadiço, Alto da Maravilha, Novo Encontro, Centenário, Maria Gorete e Piranga que interromperá o abastecimento de água nesses bairros das 8h às 16h desta quinta-feira (3).

A interrupção será necessária para que as equipes possam retirar um vazamento na adutora de 200 milímetros no trecho da Rua Amazonas, próximo a Empresa Vale Norte, no bairro Santo Antônio.

Para que o serviço seja realizado com segurança será necessário desligar as bombas que abastecem esses bairros. Caso o reparo seja concluído antes do tempo previsto o sistema voltará a funcionar de imediato.

Compesa emite comunicado sobre falta de água em bairros da zona leste de Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (31) para informar sobre a suspensão do abastecimento de água em bairros da zona leste de Petrolina (PE).

De acordo com a empresa, a suspensão foi necessária para reparo na “rede da Avenida São Francisco, bairro Areia Branca”. Com isso, os bairros Areia Branca, Maria Auxiliadora, Dom Malan e Caminho do Sol ficaram sem água até o final do dia.

LEIA MAIS

Agrovale renova pelo 20º ano ‘Selo Empresa Amiga da Criança’ da Fundação Abrinq

Destaque com a produção de açúcar, etanol, bioeletricidade e na geração de empregos, em Juazeiro da Bahia, a Agrovale, renovou esta semana, pelo 20º ano consecutivo, o ‘Selo Empresa Amiga da Criança’ da Fundação Abrinq.

Atuando em projetos que ajudam a transformar positivamente a vida de jovens e crianças e na prevenção e combate do trabalho infantil, a Agrovale, recebeu a versão 2020 do selo em reconhecimento pelo trabalho socialmente responsável e disseminador da cultura da cidadania.

De acordo com o representante da Área Programática da Fundação Abrinq, Djair Costa da Silva, a renovação do selo reitera o compromisso da Agrovale com projetos e práticas positivas em parceria com a sociedade. “Durante a análise técnica ficamos muito felizes com o nível de engajamento social e compromisso da Agrovale com a causa da infância e adolescência”, ressaltou.

Considerada a principal organização social do gênero no Brasil, a Abrinq, atua desde 1995 para ajudar na luta dos Direitos da Criança. O objetivo é eliminar a exploração de trabalho infantil e incentivar ações que promovam a educação de crianças e adolescentes.

Conheça mais sobre o programa: https://www.fadc.org.br/o-que-fazemos/programa-empresa-amiga-da-criança

IEL abre inscrições para o curso Metodologias Ágeis na Gestão

(Foto: Internet)

Empresários, gestores, consultores, coordenadores, supervisores, analistas, assistentes que atuam como RH e gestão de pessoas ou interessados na temática já podem realizar a inscrição para a nova turma do curso on-line e ao vivo ‘RH ÁGIL – Metodologias ágeis na Gestão do RH’, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE).

Entre os dias 21 e 25 de setembro, os interessados irão conhecer as principais abordagens de metodologia ágil, conceito e métodos para aplicar no RH, visando potencializar os fluxos de trabalho e desenvolvimento de habilidades com os conteúdos voltados para a transformação digital, RH 4.0, gestão ágil, o papel do RH na transformação ágil, designer thinking e as metodologias ágeis para o RH.

O curso será ministrado pelo sócio-fundador da RH Tech, professor no MBA, colunista de inovações e empreendedorismo no Jornal do Commercio e diretor na SUCESU Minas – VP Startups e Empreendedorismo, Bruno Lacerda.

“O curso apresenta uma metodologia ágil aplicada na gestão do RH. Serão apresentados métodos e técnicas para que os participantes possam compreender o papel estratégico do RH Ágil nas organizações que são fundamentais para o processo de transformação na área de Gestão de Pessoas”, disse o palestrante em grandes eventos pelo Brasil. Com um currículo extenso e preparado, Lacerda também é mentor em programas de pré – aceleração de startups e negócios de impacto.

Confira os preços dos hortifrutis comercializados nesta sexta-feira (21) no Mercado do Produtor de Juazeiro

(Foto: ASCOM/PMJ)

Nesta sexta-feira, 21 de agosto, diversos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro estão com preço em baixa. O quilo da acelga está custando R$ 1,75; o da batatinha sai por R$ 2,20 e o saco com 50kg custa R$110,00. Já a caixa com 20kg do chuchu está custando R$ 35,00 e o quilo da cenoura custa em média R$ 1,23.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto pode ser acessada clicando aqui.

 

Compesa informa que abastecimento de água será interrompido em vários bairros de Petrolina nesta sexta-feira (21)

(Foto: Ilustração)

O abastecimento de água dos bairros Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Jardim São Paulo, Quati e Pedro Raimundo, será interrompido temporariamente, a partir das 7h30 desta sexta-feira (21),  em Petrolina, para a realização da obra para desvio da rede de abastecimento localizada na Avenida Sete de Setembro, próximo à entrada da Avenida dos Tropeiros.

Segundo a Compesa, a ação é necessária devido às obras de construção do viaduto na referida avenida. A previsão é que até às 21h o serviço seja concluído, quando o processo de regularização do fornecimento de água das áreas afetadas será retomado gradativamente.

Nova barragem construída em Serrita vai abastecer as comunidades e viabilizar água para plantas e animais

(Foto: Ascom/Codevasf)

A Codevasf acaba de concluir no município de Serrita, localizado no sertão de Pernambuco, uma barragem com capacidade de armazenamento de nove milhões de metros cúbicos de água. A estrutura tem espelho d’água de até oito quilômetros e é a maior barragem da região. O Governo Federal investiu R$ 5 milhões na obra, que deve beneficiar mais de 600 pessoas na região do Sítio Jacú.

“É muito gratificante ver essa obra concluída e com tanta água disponível para essas pessoas. Quando iniciamos as ações, o manancial mais próximo para água de beber estava a cerca de 40 quilômetros. Agora eles têm essa água para beber, mas também têm a possibilidade de produção de piscicultura, pequenas irrigações e outros arranjos produtivos locais que podem proporcionar melhora na qualidade de vida”, afirma Leonardo Cruz, engenheiro da Codevasf.

Antônio Neto, morador do sítio Jacú, se diz esperançoso com a expectativa de um novo futuro para sua família e para a comunidade. “Fomos privilegiados com a maior obra hídrica do município. Temos agora um futuro melhor. Vai gerar trabalho e renda para nossa comunidade, além de empregos”, avalia.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a construção de barragens é uma das principais ações que a Companhia desenvolve no estado. “Hoje a barragem do Sítio Jacú já acumulou água suficiente para abastecer a população local por um longo período. Já podemos ver um espelho de água de seis quilômetros; isso pode chegar a oito quilômetros”, conta Cordeiro.

Pernambuco é destaque em pesquisa sobre garantia de abastecimento de água durante a pandemia

Pernambuco foi um dos quatro Estados brasileiros que se destacaram em uma pesquisa conduzida pela ONG Artigo 19, sobre o planejamento do acesso à água para a população durante a pandemia. De todas as unidades federativas, o Estado pernambucano, juntamente com o Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Espírito Santo, apresentaram planos de ação para garantir o abastecimento de água e o esgotamento sanitário neste período.
 
Em março, a Compesa estruturou o Comitê de Acompanhamento e Combate à Propagação do Coronavírus, responsável pela implementação e monitoramento das ações estratégicas de reforço no abastecimento da população. A primeira medida adotada foi a suspensão, no dia 14 de março, da cobrança da conta de água para os clientes da tarifa social, beneficiando mais de 600 mil pessoas no Estado. Com base nas informações concentradas pelo comitê, e por meio da Lei de Acesso à Informação, a Compesa atendeu à solicitação da ONG Artigo 19, respondendo a sete pedidos de informação. 
 
“Para nós é motivo de orgulho e satisfação ter todo o trabalho que realizamos de enfrentamento à Covid-19, e que ainda está em andamento, reconhecido nacionalmente. A Compesa se manteve na linha de frente para garantir a prestação dos nossos serviços. A meta de levar água para as pessoas não saiu um segundo sequer do nosso radar. Por isso, conseguimos tirar do papel tantas ações que estão fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirmou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
 
Especializada em transparência pública, a ONG Artigo 19 enviou 216 questionamentos, por meio da Lei de Acesso à Informação, às secretarias de governo e às companhias de abastecimento de todos os Estados e do Distrito Federal. O resultado da análise, assinada pela ONG junto com outras 18 ligadas às pautas ambientais e de direitos humanos, pondera que “em um momento de crise sanitária, os mecanismos de transparência e disponibilização de informações à população deveriam ser reforçados, ainda mais em se tratando de um direito essencial para a prevenção do contágio de Covid-19.”
LEIA MAIS