Cúpula do PT fará reunião em Curitiba na véspera de depoimento de Lula

(Foto: Internet)

O PT agendou reunião de sua executiva nacional em Curitiba para a véspera do interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para 3 de maio na capital paranaense. Estarão presentes o presidente do partido, Rui Falcão, a cúpula da legenda e líderes das bancadas.

Na pauta, uma avaliação de conjuntura política e econômica, o que abarca críticas às reformas promovidas pelo governo de Michel Temer e uma resolução dos dirigentes a respeito da Lava-Jato.

Vice-presidente nacional da legenda, o deputado Paulo Teixeira minimizou a “coincidência” de a reunião da executiva acontecer tão perto da data e do local do depoimento de Lula. “São encontros itinerantes. Já fizemos em Porto Alegre, Rio de Janeiro e, agora Curitiba.”

Candidata de Lula a presidir o PT, Gleisi confirma que estará na cidade, sua terra natal, e que vê como “espontânea” a mobilização de militantes rumo a Curitiba no dia do interrogatório.

Humberto Costa chega a Petrolina neste sábado

(Foto: Internet)

O Senador Humberto Costa (PT) desembarga em Petrolina neste sábado (22), para participar de eventos ligados a Reforma Trabalhista e a PEC da terceirização.

Depois de Petrolina, o Senador segue para o município de Ouricuri, onde se reúne com lideranças políticas e faz palestra para trabalhadores. No mesmo dia, Humberto segue para Granito para cumprir agenda com líderes do PT naquele município e aprofundar discussões com os trabalhadores sobre a terceirização.

Dilma nega ter autorizado caixa 2 em suas campanhas

(Foto: Arquivo)

Através da assessoria de imprensa Dilma Rousseff informou hoje (19) que nunca autorizou a arrecadação de recursos por meio de caixa 2 em suas campanhas eleitorais. Nesta terça (18), os marqueteiros João Santana e Monica Moura disseram ter recebido dinheiro de caixa 2 para coordenar a campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2010.

“As únicas pessoas autorizadas a captar dinheiro, em conformidade com a legislação eleitoral, foram os tesoureiros regularmente investidos dessas funções nas campanhas de 2010 e 2014”, disse a assessoria de Dilma, em nota.

A orientação de Dilma Rousseff nas duas eleições, de acordo com a assessoria, sempre foi “clara e direta, para que fosse respeitada a legislação eleitoral em todos os atos de campanha”. Segundo os assessores, Dilma nunca teve conhecimento de que suas ordens tenham sido desrespeitadas. “Todos que participaram nas instâncias de coordenação das duas campanhas sempre tiveram total ciência dessa determinação.”

Com informações do EBC

Petrolina: Diretório Municipal do PT critica nota do PSB

(Foto: Internet)

O diretório Municipal do Partido do Trabalhadores (PT) em Petrolina criticou a nota emitida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) da cidade. O PT afirmou que a nota do PSB é “enganosa e agressiva” e pediu que o partido se retrate das acusações.

Segundo a nota do PT, quem fez a denúncia ao Ministério Público Eleitoral foi o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que disputou as eleições municipais em 2016. Odacy pediu a cassação do prefeito Miguel Coelho (PSB) por abuso de poder econômico e utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social nas eleições municipais de 2016.

Confira a nota do PT

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolina foi surpreendido pela enganosa e agressiva nota do PSB que afirma, em resposta a opinião do Ministério Público Eleitoral pela procedência de ação movida pelo Deputado Estadual Odacy Amorim, que o processo foi “movido pelo PT em torno da campanha eleitoral 2016 [pois]o Partido dos Trabalhadores de Petrolina ainda não aceitou a derrota.

Cabe pontuar que a Ação de Investigação Judicial Eleitoral não foi movida pelo PT, mas sim, acertadamente, pelo candidato do Partido à Prefeitura, sendo a nota do PSB um mero engodo para atacar covardemente o Partido dos Trabalhadores.

Nos causa profunda estranheza serem justamente os representantes do PSB de Petrolina a contestar a Ação de Investigação afirmando que se trata de tentativa de “deturpar o resultado das eleições”, logo quem em 2012 ajuizou ação contra o então Prefeito Júlio Lóssio para impedir sua eleição. Pior, logo o conjunto de dirigentes do PSB que foram apoiadores e entusiastas do Golpe que retirou uma Presidenta legitimamente eleita com mais de 54 milhões de votos e que compõe o Governo ilegítimo de Michel Temer com Fernando Filho sendo seu Ministro, falar em “idoneidade do processo democrático”.

Respeitamos imensamente a história do Partido Socialista Brasileiro e a trajetória de pessoas de honra como Miguel Arraes e João Mangabeira, e justamente por isso exigimos uma retratação por parte do PSB para que não carregue mais uma mácula em sua história, já tão agredida pelos seus próprios membros neste último período.

Senador Humberto Costa usa rede social para rebater inclusão na Lista de Fachin

(Foto: Internet)

Na última terça-feira (11) o senador Humberto Costa (PT) ficou entre os 24 senadores, mencionados na Lista do ministro Luiz Edson Fachin autorizou a Procuradoria Geral da República (PGR). O grupo será investigado durante a Operação Lava Jato.

Nesta sexta-feira (14) o senador usou sua página no Facebook, para divulgar uma nota sobre a investigação. Veja na íntegra:

“Tenho recebido muitas mensagens pelas redes, por e-mail, Whatsapp, de companheiras e companheiros que têm acompanhado essa história das delações da Odebrecht. Tô vindo aqui para deixar bem transparente a minha posição para todo mundo, da mesma forma como sempre agi na minha vida pública: sobre um dos fatos, quero esclarecer que ele nada tem de novo. É uma denúncia vazia, cujo réu mudou de versão SEIS VEZES sobre o que delatou, e para a qual a Polícia Federal já pediu arquivamento por falta de provas. Sobre o outro, é de uma total insubsistência. O “delator” diz que não me conhece, que nunca me viu e jamais tratou comigo. Mas que um ex-diretor da Petrobras, também condenado, talvez tivesse falado em meu nome. Assistam ao vídeo que circula por aí e vejam o que digo. Estou tranquilo, como sempre estive. E com a absoluta convicção de que vou derrubar essas mentiras na Justiça. Já fui alvo de muitas inverdades na vida, que causaram dor a mim, a minha família e a meus amigos. Inverdades que, depois, foram reconhecidas pelo próprio Ministério Público e pelo Poder Judiciário. Jamais fui condenado por nada que desabonasse minha vida pública. Dessa forma, reitero minha retidão, disponibilizei meus sigilos, minha vida, que há dois anos é revirada sem que nada se encontre contra mim, e sigo me colocando à disposição de todas as instâncias legais para quaisquer esclarecimentos. O que não dá mais é para ser condenado nessa Inquisição moderna, em que as falas de réus são propagadas pela imprensa e tomadas como absoluta verdade contra quaisquer pessoas, independentemente do que digam, em condenação sumária. Não vou descansar um segundo enquanto não mostrar que tudo isso não passa de uma imensa mentira destinada a destruir um projeto político que transformou o Brasil e a história da sua gente. Um abraço a vocês! Sigamos na luta!”.

Valério Rocha é o novo presidente do PT em Casa Nova-BA

Petistas da Bahia participaram neste domingo (9), do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolha dos presidentes dos diretórios municipais e dos 310 delegados que vão eleger a nova direção do partido na Bahia, durante o Congresso Estadual que ocorrerá em maio. Neste Congresso também serão eleitos os delegados que elegerão, em junho, a nova Executiva Nacional do PT.

Na Bahia, o PED municipal mobilizou cerca de 60 mil filiados em 308 cidades. Em Casa Nova foi eleito novo presidente do PT, Valério Rocha, ele obteve 103 votos contra 77 votos de Zé Carlos Borges, atual secretário de Desenvolvimento Social do município.

Reginaldo Paes é eleito novo presidente do PT em Petrolina

Vereadora Cristina Costa e presidente eleito do PT em Petrolina, Reginaldo Paes

Centenas de filiados ao Partido dos Trabalhadores em Petrolina, foram à Câmara de Vereadores, local das eleições para a escolha do novo diretório municipal do PT. A votação começou às 8:00 horas deste domingo (09) e terminou às 17:00 horas. Em chapa única, o funcionário público da Embrapa, Reginaldo Paes, foi eleito presidente do Partido para os próximos dois anos. Foram 308 votos válidos dos 453 totais.

Paes ficará à frente das negociações do PT nas eleições de 2018. Em todo o país os petistas participaram das eleições em mais de 4 mil municípios.

Partido dos Trabalhadores de Petrolina emite nota de pesar por morte de Dona Benigna

(Foto: Internet)

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Petrolina emitiu uma nota de pesar pela morte de Dona Benigna, que foi encontrada sem vida na sua residência, nessa quarta-feira (5), no bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE).

Segundo os vizinhos, a senhora de 67 anos foi encontrada amarrada e com uma sacola na cabeça. Até o momento não se sabe ao certo o que aconteceu com a vítima.

Confira

O Partido dos Trabalhadores, lamenta a morte brutal da companheira Abenigna Lúcia do Bonfim, de 67, cujo corpo foi encontrado dentro de sua residência, nesta quarta-feira (05). Benigna como era chamada, foi assassinada de forma covarde e fria.

Há 11 anos, era faliada ao PT, fazendo parte do Diretório Municipal. Sindicalista, defensora dos direitos dos trabalhadores, fez parte do Sindbeb- Sindicato da Indústria de Bebidas em Petrolina quando foi funcionária da Coca Cola por mais de 20 anos.

O Partido dos Trabalhadores quer JUSTIÇA! E espera que a polícia encontre os algozes desse crime bárbaro que chocou Petrolina.

Abenigna Lúcia do Bonfim, presente!

Partido dos Trabalhadores
DIretório Municipal de Petrolina

Após desistência de Lula, Gleisi Hoffmann é convocada para presidir PT

Esta não é a primeira vez que ela é cogitada para suceder Rui Falcão na presidência do PT. (Foto: Internet)

A desistência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de disputar a presidência do PT abriu a possibilidade de um racha inédito na corrente majoritária do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB). A corrente está dividida entre os grupos que apoiam o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ou o tesoureiro do partido, Marcio Macedo. Para evitar a cisão, algumas lideranças da CNB voltaram a cogitar o nome da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Indagada sobre a indicação, a senadora desconversou. “Isso não está posto. O temos são as candidaturas do Lindbergh (Farias, senador e candidato das correntes de esquerda), do Marcio e do Padilha”, disse Gleisi.

Esta não é a primeira vez que ela é cogitada para suceder Rui Falcão na presidência do PT. Anteriormente, Gleisi recusou de forma cabal a possibilidade. Um dos motivos alegados é o fato de ela ser ré em uma ação da Operação Lava Jato ao lado do marido, o ex-ministro Paulo Bernardo.

LEIA MAIS

Lula não será candidato a presidência do PT

(Foto: Arquivo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recusou definitivamente, na noite desta quinta-feira (23), o cargo de presidente do PT, a partir de junho. A disputa pelo comando da legenda deve ficar polarizada entre o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e um nome da CNB, que discute a indicação do ex-ministro Alexandre Padilha ou do atual tesoureiro Márcio Macedo.

A indicação de Lula para presidir o PT era vista como uma tentativa de unir o partido e evitar que ocorra uma disputa no momento em que a legenda enfrenta a maior crise de sua história, com risco de saída de quadros.

Com informações de O Globo

Dia Internacional da Mulher: em nome da ex-deputada Isabel Cristina, vereadora Cristina Costa vai ser homenageada em Recife

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A vereadora Cristina Costa (PT) estará em Recife nesta quarta-feira (8) como representante do sertão na homenagem à ex-deputada Isabel Cristina. A solenidade acontece às 18h, no plenário do Palácio Joaquim Nambuco, no bairro Boa Vista.

A parlamentar foi convidada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), deputado Guilherme Uchoa, e da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Simone Santana para participar da reunião solene de lançamento da agenda da bancada feminina 1945-2016.

A petista afirmou que Isabel teve grande importância na sua carreira política e que deve honrar o nome da ex-deputada. “Tudo o que tenho que fazer é honrar o nome dela. Pondo em prática tudo o que ela me ensinou. Eu sou o que sou porque sou cria dela. Foi uma mulher que me colocou na política e me ensinou que existem políticos honestos. Existem pessoas que vivem a vida política não para se dar bem, não pensando em si, mas na coletividade”, afirmou emocionada.

Para Temer, mal que o PT fez é ‘incalculável’

Presidente Michel Temer (PMDB)

Não há um só dia que deixe de chegar ao presidente Michel Temer algum novo “jabuti em cima de árvore”, no governo federal – de privilégios para grupos de servidores, de custo insuportável ao Tesouro Nacional, à aprovação de leis e medidas provisórias para atender ao lobby de empresários amigos. Temer desabafou em conversa com esta coluna: “O mal que os governos do PT fez a este país é incalculável!”. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O adágio popular ensina que jabuti (ou cágado) não sobe em árvore, por isso, se está lá, “é enchente ou mão de gente”.

Impressionam Michel Temer as revelações sobre a compra e venda de medidas provisórias no balcão de negócios dos governos Lula e Dilma.

Em depoimento esta semana, Marcelo Odebrecht disse ter comprado a MP do Refis por R$ 50 milhões, para beneficiar sua empresa Braskem.

A venda de medidas provisórias para beneficiar empresas do setor automotivo já apareceu na Operação Zelotes, que investiga o Carf.

Confusão entre vereadores marca fim de sessão na Câmara Municipal de Petrolina; Confira vídeo

Vereadores discutem na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O final da sessão ordinária desta quinta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) foi marcada por uma confusão entre os vereadores Ronaldo Silva (PSDB) e Cristina Costa (PT). Os parlamentares começaram a discutir sobre o possível “golpe” sofrido pelo governo petista quando comandava a presidência do Brasil.

Ronaldo Silva estava na tribuna discursando quando começou a proferir acusações contra o governo de Lula, chamando-o de ladrão. Segundo o parlamentar, se realmente estivesse acontecido um “golpe”, todos os brasileiros que foram às ruas eram golpistas.

Cristina Costa pediu o direito de resposta, já que o seu partido havia sido citado, como prevê o regimento interno da Casa. Contudo, o vereador que estava presidindo a sessão, Major Enfermeiro, encerrou a sessão, gerando uma grande confusão entre a petista e Ronaldo. Foi necessário a intervenção de outros vereadores para separar os parlamentares.

Confira momento da discussão

Lula diz que governo Temer “só sabe cortar”; Confira o vídeo

(Foto: Internet)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, na sua página oficial do Facebook, dois vídeos no qual critica a atuação do atual governo liderado por Michel Temer, fala sobre crescimento e geração de emprego.

Lula afirma, em um dos vídeos, que é necessário “acreditar no nosso mercado interno”, e que “precisamos de crédito para a produção e para o consumo”.

Em um, Lula ataca o governo Temer afirmando que o atual presidente só fala em “cortar”. E que “só um governo que eleito pelo povo têm credibilidade para liderar esse processo [de crescimento]”, diz.

No outro vídeo o ex-presidente fala em geração de emprego. “Isso se faz com investimento público e mais crédito para ativar a economia”, disse Lula. Ainda são esperados mais dois vídeos do ex-presidente.

Confira os vídeos

Vereadora Cristina Costa divulga nota de pesar pela a morte da ex-primeira Dama Marisa Leticia

(Foto: Internet)

Nesta quinta-feira (02) foi confirmada a morte cerebral da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, companheira do ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva. A vereadora e Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores, Cristina Costa divulgou uma nota de pesar pelo falecimento da ex-primeira dama.

 “A Vereadora Cristina Costa (PT) lamenta a morte cerebral da Ex primeira dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do Ex Presidente Lula, nesta quinta-feira (2), em São Paulo. Dona Marisa sempre foi considerada por todos uma mulher amável e cordial. Uma mulher de luta, que começou a trabalhar aos 9 anos de idade. E acompanhou como esposa e mãe toda a carreira política de Lula.
Uma perda para o Brasil e para o PT, partido que Dona Marisa ajudou a fundar em 1980. A primeira bandeira do partido foi criada, com as próprias mãos, por dona Marisa, a partir de um recorte de tecido que tinha em casa há muito tempo. Ela costurou a estrela branca ao centro e exclamou: “Ficou lindo!” Na sua casa também estampava camisetas para arrecadar fundos no início do PT.
Nossa solidariedade nesse momento ao Ex Presidente Lula e sua família.
Cristina Costa
Vereadora e Presidente Municipal do PT”